Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Diz antes que a TVI e a SIC é que não mudam..a RTP e quase todos os outros canais de Portugal e da Europa já mudaram.

 

As televisões nunca mais mudam para 16:9.

 

A SIC e a TVI não mudam por pura teimosia pois pelo que li, só passam para 16:9 quando emitirem em HD na TDT.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A SIC e a TVI não mudam por pura teimosia pois pelo que li, só passam para 16:9 quando emitirem em HD na TDT.

 

Isso, tanto quanto sei, foi uma afirmação da TVI. No entanto, quanto a mim, não deixa de ser uma má decisão. Eles lá saberão e terão as suas razões para não mudar para o 16:9 sem o HD, mas isso é só prolongar mais ainda qualquer mudança. Querem inovar, porque não fazem como a RTP?

 

Sinceramente não sei o que planeiam fazer lançando depois o HD. Como vai ser? Vão ter só o canal generalista em HD? Ou vão ter um canal a emitir em HD e um em SD 16:9? É interessante isto. Só que acho que teremos de esperar muito tempo se quisermos ver algumas mudanças a este nível tanto na SIC como na TVI. Enfim, eles lá saberão o motivo por que não apostam na mudança, mas a meu ver era uma lufada de ar fresco que traziam se o fizessem.

 

Digo mais, a que das duas se antecipar (não vamos incluir a RTP agora, pensemos só nas privadas) terá a vantagem de poder dizer que de certa forma inovou, que foi a primeira privada a fazer a mudança, e a outra que mudar a seguir será vista muito provavelmente como aquela que foi atrás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso, tanto quanto sei, foi uma afirmação da TVI. No entanto, quanto a mim, não deixa de ser uma má decisão. Eles lá saberão e terão as suas razões para não mudar para o 16:9 sem o HD, mas isso é só prolongar mais ainda qualquer mudança. Querem inovar, porque não fazem como a RTP?

 

Sinceramente não sei o que planeiam fazer lançando depois o HD. Como vai ser? Vão ter só o canal generalista em HD? Ou vão ter um canal a emitir em HD e um em SD 16:9? É interessante isto. Só que acho que teremos de esperar muito tempo se quisermos ver algumas mudanças a este nível tanto na SIC como na TVI. Enfim, eles lá saberão o motivo por que não apostam na mudança, mas a meu ver era uma lufada de ar fresco que traziam se o fizessem.

 

Digo mais, a que das duas se antecipar (não vamos incluir a RTP agora, pensemos só nas privadas) terá a vantagem de poder dizer que de certa forma inovou, que foi a primeira privada a fazer a mudança, e a outra que mudar a seguir será vista muito provavelmente como aquela que foi atrás.

 

Essa última situação que referes seria o mais normal mas infelizmente andam sempre atrás um do outro. A SIC deveria de aproveitar os 21 anos para alterar o formato de imagem.

Se querem tanto emitir em HD porque é que não fazem como a RTP que tem a RTP1 HD no cabo e quando fosse possível colocavam em HD na TDT?

 

Se a SIC não mudar com o Factor-X sinceramente, este ano, duvido que mude.

 

Dúvido muito uma vez que se tal acontecesse em princípio divulgavam, penso eu de que mas uma boa surpresa também não fazia mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa última situação que referes seria o mais normal mas infelizmente andam sempre atrás um do outro. A SIC deveria de aproveitar os 21 anos para alterar o formato de imagem.

Se querem tanto emitir em HD porque é que não fazem como a RTP que tem a RTP1 HD no cabo e quando fosse possível colocavam em HD na TDT?

 

 

Dúvido muito uma vez que se tal acontecesse em princípio divulgavam, penso eu de que mas uma boa surpresa também não fazia mal.

 

Não me parece que a SIC mude este ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A SIC e a TVI não mudam para o 16:9 por causa das barras pretas acho eu.

E não há urgência nenhuma quando acontecer acontece. Como tenho TV normal e vejo melhor no atual formato nem me importo com isso...

 

Barras pretas? As produções da SIC e da TVI na sua maioria, na actualidade são gravadas em 16:9, logo, tal não iria acontecer ou se acontece-se seria com conteúdos antigos.

No teu caso tens um televisor CRT mas muitas pessoas já não o têm. A RTP já emite em 16:9 a maioria dos programas e quem tem televisores CRT quase nem se apercebe, ficando quem tem televisores de 16:9 (LCD, LED ou Plasma) com uma qualidade superior.

Possivelmente não fazes ideia mas quem tem televisores no formato 16:9 e que estica a imagem de forma a ocupar o ecrã, vê-la com uma qualidade muito baixa. Quem não estica, fica com barras laterais pretas por falta de imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barras pretas? As produções da SIC e da TVI na sua maioria, na actualidade são gravadas em 16:9, logo, tal não iria acontecer ou se acontece-se seria com conteúdos antigos.

No teu caso tens um televisor CRT mas muitas pessoas já não o têm. A RTP já emite em 16:9 a maioria dos programas e quem tem televisores CRT quase nem se apercebe, ficando quem tem televisores de 16:9 (LCD, LED ou Plasma) com uma qualidade superior.

Possivelmente não fazes ideia mas quem tem televisores no formato 16:9 e que estica a imagem de forma a ocupar o ecrã, vê-la com uma qualidade muito baixa. Quem não estica, fica com barras laterais pretas por falta de imagem.

É. Vai ter que se resolver este assunto de forma rápida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A SIC e a TVI não mudam para o 16:9 por causa das barras pretas acho eu.

E não há urgência nenhuma quando acontecer acontece. Como tenho TV normal e vejo melhor no atual formato nem me importo com isso...

Suponho que gostes de ver filmes cortados na tua TV normal...

Eu também tenho uma TV 4:3 e vê-se bem os programas em 16:9...melhor do que ver 4:3(esticado ou normal) numa TV 16:9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barras pretas? As produções da SIC e da TVI na sua maioria, na actualidade são gravadas em 16:9, logo, tal não iria acontecer ou se acontece-se seria com conteúdos antigos.

No teu caso tens um televisor CRT mas muitas pessoas já não o têm. A RTP já emite em 16:9 a maioria dos programas e quem tem televisores CRT quase nem se apercebe, ficando quem tem televisores de 16:9 (LCD, LED ou Plasma) com uma qualidade superior.

Possivelmente não fazes ideia mas quem tem televisores no formato 16:9 e que estica a imagem de forma a ocupar o ecrã, vê-la com uma qualidade muito baixa. Quem não estica, fica com barras laterais pretas por falta de imagem.

Eu não percebo muito disso mas já vi as barras pretas em plasmas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo muito disso mas já vi as barras pretas em plasmas...

 

É isso que estava a tentar explicar. Neste momento como os canais emitem em 4:3, nos plasmas temos barras laterais se não esticarmos a imagem (o que a deforma).

Se emitirem em 16:9, tal deixa de ocorrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A SIC e a TVI não mudam para o 16:9 por causa das barras pretas acho eu.

E não há urgência nenhuma quando acontecer acontece. Como tenho TV normal e vejo melhor no atual formato nem me importo com isso...

 

 

Eu não percebo muito disso mas já vi as barras pretas em plasmas...

 

Vamos lá então tentar resolver esta confusão. Já foi aqui explicado mais que 1001 vezes que o 16:9 só resulta em letterbox em TVs 4:3 e isto, claro está, se o espectador quiser. É bem possível, através dos equipamentos receptores, cortar a imagem para que esta caiba na totalidade numa TV 4:3 (embora aí se vá perder conteúdo, como é óbvio). Por isso, a existir barras pretas, é só porque alguém assim o quer. Eu tenho uma TV 4:3 no quarto com um receptor TDT, e preferi usar o letterbox para não perder conteúdo, e honestamente, o raio das barras não me fazem espécie. Já na sala tenho um PDP da LG que é HD (logo é 16:9) e vejo a RTP1 e a RTP2 sem qualquer tipo de letterbox (só vejo estes canais com barras pretas, quando dão conteúdos em 4:3, como os noticiários). Cabe ao espectador configurar correctamente, e se tanto, perde praí um minuto a fazê-lo.

 

Quanto ao letterbox em TVs 16:9, das duas uma:

-ou estavas a ver um canal que estava a emitir em 4:3 com conteúdos em letterbox;

-ou então viste uma situação onde os aparelhos estavam mal configurados.

 

As duas ocorrem com muita frequência. A primeira por causa de alguma ignorância por parte de alguns canais (cof cofc SIC cof cof, cof cofc TVI cof cof). A segunda foi porque ninguém se importou de configurar os aparelhos em condições. E antes que me acusem de alguma coisa em relação ao segundo ponto, recordem-se que, seja qual aparelho for, seja TV ou o mais banal electrodoméstico, estes têm sempre que ser configurados após a compra dos mesmos. Primeiro, para garantir que o produto se vai adequar melhor à nossa experiência pessoal. Segundo, para garantir que o equipamento vai funcionar bem dentro de casa e não será apenas mais um empecilho bonito em "Modo Demonstração" que nos suga a factura da EDP até mais não.

 

E como estamos neste tema, um insider no fórum ZWAME acabou de anunciar a mudança da SIC Radical e da SIC Mulher para 16:9 no dia 7 de Outubro. E não, este não é daqueles insiders ao estilo MaisTVI. É um de confiança.

 

Fiquem Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como estamos neste tema, um insider no fórum ZWAME acabou de anunciar a mudança da SIC Radical e da SIC Mulher para 16:9 no dia 7 de Outubro. E não, este não é daqueles insiders ao estilo MaisTVI. É um de confiança.

 

Será que a própria SIC também vai passar a emitir em 16:9 nesse dia? Ou colocam primeiro os canais temáticos à experiência?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serão apenas a SIC Radical e a SIC Mulher a fazer a mudança.

 

Fica Bem.

 

Acabei de pesquisar sobre isso e já estive a ler os comentário do pessoal. Há quem diga que a mudança ocorrerá só na segunda-feira. Enfim, o ideal é mesmo aguardar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...