Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Bem fico contente que FINALMENTE 10 a 15 anos depois do resto da Europa ambos os canais vão emitir em 16:9, só acho ridículo é que ambos os canais estiveram 10 a 15 anos à espera que um deles desse o primeiro passo...

15 anos? WAT? Os canais de todo o mundo, tipo nos Estados Unidos e tal, começaram a mudar para 16:9 prai em 2008 :| 7 anos de atraso xddd

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 anos? WAT? Os canais de todo o mundo, tipo nos Estados Unidos e tal, começaram a mudar para 16:9 prai em 2008 :| 7 anos de atraso xddd

Na Grã-Bretanha o Channel 5 UK mudou em 2001, e a maior parte dos restantes canais em 2003. A maior parte dos países desenvolvidos da Europa já tinham emissões regulares em 16:9 em 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só em 2000 chegaram os anúncios televisivos a 16:9 no Reino Unido.

A Austrália usa o 16:9 desde 2001, quando começaram as emissões digitais terrestres (nos grandes cenrtos urbanos). Anos depois foi a vez da Nova Zelândia a passos largos - a TV2 adoptou o formato em 2007.

As emissões regulares de TDT arrancaram no Japão em 2003, mas todos os canais terrestres só passaram a 16:9 quando a cobertura do sinal se estendeu a todo o país.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente. Já calculava que, à primeira vista, nem todos reparassem.

Mas eles às vezes metem assim, e depois tiram assim repentinamente, como quando se enganam a escrever ou assim.

Mas uma coisa, vale a pena meter isso tudo dentro da safe-area 4:3? Grafismo e assim. Ou simplesmente alongar, como fez a RTP?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eles às vezes metem assim, e depois tiram assim repentinamente, como quando se enganam a escrever ou assim.

Mas uma coisa, vale a pena meter isso tudo dentro da safe-area 4:3? Grafismo e assim. Ou simplesmente alongar, como fez a RTP?

Eu acho que não fica mal eles porem assim quando mudarem para o 16:9 porque se alongarem, como a RTP fez, têm de preencher os oráculos com mais informação. Quando na RTP os rodapés são curtos, fica ali muito oráculo vazio. Podem é sempre optar por, a determinadas horas, de manhã e à tarde, por exemplo, pôr o rodapé em safe-area 4:3 e preencher de lado com informações de meteo ou trânsito.

De resto, dá jeito é para noites eleitorais e acontecimentos de última hora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não fica mal eles porem assim quando mudarem para o 16:9 porque se alongarem, como a RTP fez, têm de preencher os oráculos com mais informação. Quando na RTP os rodapés são curtos, fica ali muito oráculo vazio. Podem é sempre optar por, a determinadas horas, de manhã e à tarde, por exemplo, pôr o rodapé em safe-area 4:3 e preencher de lado com informações de meteo ou trânsito.

De resto, dá jeito é para noites eleitorais e acontecimentos de última hora.

Pois é...

Para os acontecimentos de última hora, em vez de porem aquele adamastor amarelo, podem pôr o grafismo do Discurso Direto, em vez de ter o nº de telefone, metem o Última Hora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até parece mentira mas para a semana já temos 16:9 nas generalistas, ao fim de tantos anos finalmente vai acontecer :D

Olha que eu acho que nem acredito mesmo. Parece que é mentira.

Pois é...

Para os acontecimentos de última hora, em vez de porem aquele adamastor amarelo, podem pôr o grafismo do Discurso Direto, em vez de ter o nº de telefone, metem o Última Hora.

Ou podem, no JdU e Jd8, adoptar o grafismo do Notícias 24 a partir das 18h (e a TVI24 fica a usar sempre aquele vermelho e preto que usam durante o dia) e quando houver um acontecimento de última hora, sobem o oráculo e põem aquele ticker de UH do 24 que é, para mim, excelente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que eu acho que nem acredito mesmo. Parece que é mentira.

Ou podem, no JdU e Jd8, adoptar o grafismo do Notícias 24 a partir das 18h (e a TVI24 fica a usar sempre aquele vermelho e preto que usam durante o dia) e quando houver um acontecimento de última hora, sobem o oráculo e põem aquele ticker de UH do 24 que é, para mim, excelente.

O rodapé em amarelo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...