Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Profissionais RTP1


Ruben
Mensagem adicionada por Ruben,

Tópico arquivado. Novos tópicos disponíveis:

Profissionais RTP na Televisão: https://forum.atelevisao.com/topic/14150-profissionais-rtp-na-televisão/
Profissionais RTP nas Redes: https://forum.atelevisao.com/topic/14151-profissionais-rtp-nas-redes/

Posts Recomendados

há 54 minutos, AndreRob disse:

ele ainda vai fazendo o aqui portugal e uma ou outra emissão especial... agora a Silvia Alberto só faz o Got Talent ao longo do ano...

A Sílvia Alberto já merecia outros desafios. É uma excelente profissional. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D91 disse:

A Sílvia Alberto já merecia outros desafios. É uma excelente profissional. 

sim acho que ela é pouco aproveitada em deterimento da Cautela e da Catarina Furtado (ou até o Palmeirim) que fazem muita coisa ao longo do ano ela só aparece no Got Talent e no Moda Lisboa mas que nem é propriamente um programa em si...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Filipe disse:

João Carlos Malato fez uma publicação sobre ser não-binário:

Não sei muito sobre não-binarismo, mas às vezes pergunto-me se algumas pessoas são mesmo não-binárias ou se simplesmente não se encaixam nas definições tradicionais de "homem" e "mulher" e acham que são não-binárias por causa disso. I mean... Para além de serem um espectro, a masculinidade e a feminilidade também são construções sociais que estão sempre a mudar. 

Não sei... Mas respeito. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Buwayh disse:

Não sei muito sobre não-binarismo, mas às vezes pergunto-me se algumas pessoas são mesmo não-binárias ou se simplesmente não se encaixam nas definições tradicionais de "homem" e "mulher" e acham que são não-binárias por causa disso. I mean... Para além de serem um espectro, a masculinidade e a feminilidade também são construções sociais que estão sempre a mudar. 

Não sei... Mas respeito. 

Mas isso é precisamente a definição de não-binário xD

  • Gosto 1
  • Adoro 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, carioquins disse:

Mas isso é precisamente a definição de não-binário xD

Já sabia que iam dizer isso. :riso:
O que eu quis dizer foi que algumas pessoas podem pensar que não são binárias apenas por não serem exatamente como o que a sociedade acha que um homem e uma mulher devem ser. Isto é: onde começa e acaba o binarismo e o que o determina?

Apesar de os estereótipos de género se terem vindo a desconstruir, ainda se acredita que os homens e as mulheres se devem vestir de uma determinada maneira, terem um determinado tipo de personalidade e comportamento e terem determinados interesses. Ora, levando isso a sério e considerando o conceito de não-binarismo, um homem que é sensível, que fala de forma suave, que é bom dono de casa, que não gosta de desporto, que prefere atividades que são atribuídas às mulheres, que expressa abertamente as suas emoções e que gosta de depilar o corpo e pintar as unhas pode chegar à conclusão de que não é binário por achar que não existe espaço para ele dentro do que a sociedade acha que é um homem, ou por não se rever na maioria dos homens que ele conhece e vê na televisão. Ou seja, os limites do binarismo não serão meio subjetivos? Algumas pessoas não estarão confusas por causa dos padrões de género rígidos que ainda são impostos pela sociedade e pela mídia?

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 hours ago, Buwayh said:
Já sabia que iam dizer isso. Riso21.png
O que eu quis dizer foi que algumas pessoas podem pensar que não são binárias apenas por não serem exatamente como o que a sociedade acha que um homem e uma mulher devem ser. Isto é: onde começa e acaba o binarismo e o que o determina?

Apesar de os estereótipos de género se terem vindo a desconstruir, ainda se acredita que os homens e as mulheres se devem vestir de uma determinada maneira, terem um determinado tipo de personalidade e comportamento e terem determinados interesses. Ora, levando isso a sério e considerando o conceito de não-binarismo, um homem que é sensível, que fala de forma suave, que é bom dono de casa, que não gosta de desporto, que prefere atividades que são atribuídas às mulheres, que expressa abertamente as suas emoções e que gosta de depilar o corpo e pintar as unhas pode chegar à conclusão de que não é binário por achar que não existe espaço para ele dentro do que a sociedade acha que é um homem, ou por não se rever na maioria dos homens que ele conhece e vê na televisão. Ou seja, os limites do binarismo não serão meio subjetivos? Algumas pessoas não estarão confusas por causa dos padrões de género rígidos que ainda são impostos pela sociedade e pela mídia?

Concordo exatamente com isso, é algo que já debatei com amigos.

Eu não me revejo em muitas construções/papeis sociais que são atribuídos (apenas) a homens ou a mulheres, no entanto não sou "não-binário".

Até me pergunto, se não é um contrassenso quem se diz não-binário só porque não encaixa na visão binária que o próprio tem do papel do homem/mulher?

Editado por zent
  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Buwayh disse:

Já sabia que iam dizer isso. :riso:
O que eu quis dizer foi que algumas pessoas podem pensar que não são binárias apenas por não serem exatamente como o que a sociedade acha que um homem e uma mulher devem ser. Isto é: onde começa e acaba o binarismo e o que o determina?

Apesar de os estereótipos de género se terem vindo a desconstruir, ainda se acredita que os homens e as mulheres se devem vestir de uma determinada maneira, terem um determinado tipo de personalidade e comportamento e terem determinados interesses. Ora, levando isso a sério e considerando o conceito de não-binarismo, um homem que é sensível, que fala de forma suave, que é bom dono de casa, que não gosta de desporto, que prefere atividades que são atribuídas às mulheres, que expressa abertamente as suas emoções e que gosta de depilar o corpo e pintar as unhas pode chegar à conclusão de que não é binário por achar que não existe espaço para ele dentro do que a sociedade acha que é um homem, ou por não se rever na maioria dos homens que ele conhece e vê na televisão. Ou seja, os limites do binarismo não serão meio subjetivos? Algumas pessoas não estarão confusas por causa dos padrões de género rígidos que ainda são impostos pela sociedade e pela mídia?

para mim quem se diz não binário, reforça precisamente os tais estereótipos de género que dizem combater. em vez de irmos no sentido de tentar esbater um pouco os tais padrões de género rígidos, estamos a ir no sentido contrário e a afirmar que há mesmo uma maneira certa de ser homem ou mulher. 
mas enfim que sejam felizes.

Editado por joanna
  • Gosto 1
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, Buwayh said:

Não sei muito sobre não-binarismo, mas às vezes pergunto-me se algumas pessoas são mesmo não-binárias ou se simplesmente não se encaixam nas definições tradicionais de "homem" e "mulher" e acham que são não-binárias por causa disso. I mean... Para além de serem um espectro, a masculinidade e a feminilidade também são construções sociais que estão sempre a mudar. 

Não sei... Mas respeito. 

Nunca pensei ler isto vindo de ti :surpresa: (com base nas minhas assuncoes enviesadas de ti com base nos posts teus anteriores, claro)

Mas concordo. Quanto mais etiquetas as pessoas adotam para si mesmas, maior sera a divisao de opinioes na sociedade e menor sera a aceitacao das pessoas por aquilo que sao, sem nos preocuparmos em classifica-las e julga-las de acordo com essas classificacoes.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, carioquins disse:

Mas isso é precisamente a definição de não-binário xD

exato. essa é a definição de uma pessoa não-binária. 

On 31/08/2022 at 11:50, Filipe disse:

José Carlos Malato informou, através do seu perfil de Instagram, que é não-binário. Mas x apresentadorx diz não querer dar entrevistas sobre o assunto.

 

Conteúdo Escondido

  • Inicia sessão ou inscreve-te no fórum para veres este conteúdo.

 

nem tem de dar. admiro-o por ter a coragem de dizer aquilo que sente, sem se preocupar com os possíveis julgamentos alheios. 

há 19 horas, Buwayh disse:


O que eu quis dizer foi que algumas pessoas podem pensar que não são binárias apenas por não serem exatamente como o que a sociedade acha que um homem e uma mulher devem ser. Isto é: onde começa e acaba o binarismo e o que o determina?
 

Isso é super subjetivo. Demi Lovato identifica-se como não-binárie, Sam Smith identifica-se como não-binárie. Ezra Miller identifica-se como não-binárie. E só isso interessa. A pessoa pode identificar-se da maneira que melhor se sente. Se as pessoas que a rodeiam, estão dispostas a utilizar pronomes neutros ou a tratar essas pessoas como elas querem ser tratadas, isso já é algo completamente diferente.

Sou completamente contra aquela narrativa que muitos gays têm, de que pessoas não-binárias estão a dar mau nome à comunidade. Preocupem-se antes com as pessoas que andam a fazer manifs públicas para legalizar a zoofilia e adicionar o Z à comunidade LGBQTIA+, isso sim traz mau nome à comunidade. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, zent disse:

Até me pergunto, se não é um contrassenso quem se diz não-binário só porque não encaixa na visão binária que o próprio tem do papel do homem/mulher?

Eu acho que muitas pessoas acreditam que não são binárias por causa desse equívoco sobre o que é e o que deve ser um homem e uma mulher. Há umas décadas atrás, a identidade de género de um homem seria questionada por ele gostar de se depilar e hoje em dia isso é completamente banal, tal como uma mulher usar calças. A masculinidade e a feminilidade são conceitos que estão sempre a mudar. Até o cor-de-rosa era considerado uma cor masculina e o azul uma cor feminina antes do início do século XX.

há 5 horas, joanna disse:

para mim quem se diz não binário, reforça precisamente os tais estereótipos de género que dizem combater. em vez de irmos no sentido de tentar esbater um pouco os tais padrões de género rígidos, estamos a ir no sentido contrário e a afirmar que há mesmo uma maneira certa de ser homem ou mulher. 
mas enfim que sejam felizes.

Eu não invalido a existência do não-binarismo, mas sinto que essa definição tem vindo a ser distorcida por pessoas que, na minha opinião, estão confusas e se perderam no mar de conceitos (conservadores e progressistas) que existe hoje em dia. São muitas informações, por vezes contraditórias e sem sentido, e não há ninguém qualificado para esclarecê-las com base em dados científicos. 

Eu reconheço o não-binarismo em pessoas que são claramente andróginas, como o José Castelo Branco e o Carlos Costa, e não digo que outras menos andróginas não se devem considerar assim devido aos seus traços de personalidade, mas também acho que os estereótipos de género podem gerar dúvidas e equívocos. E sim, às vezes é como se os conservadores sempre tivessem tido razão e houvesse mesmo uma forma certa e errada de se ser do sexo masculino ou feminino. Não sei se gosto disso. 

há 4 horas, Morpheus disse:

Isso é super subjetivo. Demi Lovato identifica-se como não-binárie, Sam Smith identifica-se como não-binárie. Ezra Miller identifica-se como não-binárie. E só isso interessa. A pessoa pode identificar-se da maneira que melhor se sente. Se as pessoas que a rodeiam, estão dispostas a utilizar pronomes neutros ou a tratar essas pessoas como elas querem ser tratadas, isso já é algo completamente diferente.

Sou completamente contra aquela narrativa que muitos gays têm, de que pessoas não-binárias estão a dar mau nome à comunidade. Preocupem-se antes com as pessoas que andam a fazer manifs públicas para legalizar a zoofilia e adicionar o Z à comunidade LGBQTIA+, isso sim traz mau nome à comunidade. 

A Demi Lovato já não se identifica como não-binária, mas, de resto, estamos de acordo. :p Só quis partilhar este questionamento. 

O quê!!!??? Como assim? :maquinadaverdade:

há 5 horas, mastiksoil disse:

Nunca pensei ler isto vindo de ti :surpresa: (com base nas minhas assuncoes enviesadas de ti com base nos posts teus anteriores, claro)

Vocês acham todos que eu sou um fanático que fez um doutorado em militância no Twitter. :lol: 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, Buwayh disse:

Eu acho que muitas pessoas acreditam que não são binárias por causa desse equívoco sobre o que é e o que deve ser um homem e uma mulher. Há umas décadas atrás, a identidade de género de um homem seria questionada por ele gostar de se depilar e hoje em dia isso é completamente banal, tal como uma mulher usar calças. A masculinidade e a feminilidade são conceitos que estão sempre a mudar. Até o cor-de-rosa era considerado uma cor masculina e o azul uma cor feminina antes do início do século XX.

Eu não invalido a existência do não-binarismo, mas sinto que essa definição tem vindo a ser distorcida por pessoas que, na minha opinião, estão confusas e se perderam no mar de conceitos (conservadores e progressistas) que existe hoje em dia. São muitas informações, por vezes contraditórias e sem sentido, e não há ninguém qualificado para esclarecê-las com base em dados científicos. 

Eu reconheço o não-binarismo em pessoas que são claramente andróginas, como o José Castelo Branco e o Carlos Costa, e não digo que outras menos andróginas não se devem considerar assim devido aos seus traços de personalidade, mas também acho que os estereótipos de género podem gerar dúvidas e equívocos. E sim, às vezes é como se os conservadores sempre tivessem tido razão e houvesse mesmo uma forma certa e errada de se ser do sexo masculino ou feminino. Não sei se gosto disso. 

A Demi Lovato já não se identifica como não-binária, mas, de resto, estamos de acordo. :p Só quis partilhar este questionamento. 

 

Demi Lovato continua a responder pelos pronomes they/them e She/her. Demi já esclareceu que é gender-fluid,noutras entrevistas, mas se manteve os pronomes they/them, então continua a identificar -se como não -binárie. 

O resto, não me vou pronunciar, porque já expliquei bem explicado o que significa uma pessoa sentir-se não -binárie. É uma experiência pessoal, varia de pessoa para pessoa e só temos de respeitar isso, no meu entender, claro.  Acho que a pessoa sabe mais a forma como se sente/identifica, do que eu ou tu. 

há 1 hora, Buwayh disse:

Eu acho que muitas pessoas acreditam que não são binárias por causa desse equívoco sobre o que é e o que deve ser um homem e uma mulher. Há umas décadas atrás, a identidade de género de um homem seria questionada por ele gostar de se depilar e hoje em dia isso é completamente banal, tal como uma mulher usar calças. A masculinidade e a feminilidade são conceitos que estão sempre a mudar. Até o cor-de-rosa era considerado uma cor masculina e o azul uma cor feminina antes do início do século XX.

Eu não invalido a existência do não-binarismo, mas sinto que essa definição tem vindo a ser distorcida por pessoas que, na minha opinião, estão confusas e se perderam no mar de conceitos (conservadores e progressistas) que existe hoje em dia. São muitas informações, por vezes contraditórias e sem sentido, e não há ninguém qualificado para esclarecê-las com base em dados científicos. 

Eu reconheço o não-binarismo em pessoas que são claramente andróginas, como o José Castelo Branco e o Carlos Costa, e não digo que outras menos andróginas não se devem considerar assim devido aos seus traços de personalidade, mas também acho que os estereótipos de género podem gerar dúvidas e equívocos. E sim, às vezes é como se os conservadores sempre tivessem tido razão e houvesse mesmo uma forma certa e errada de se ser do sexo masculino ou feminino. Não sei se gosto disso.

Estás a confundir expressão de género,com identidade de género. Uma drag Queen como a Pablo Vittar, não se identifica como não -binárie. O Castelo Branco e o Carlos Costa também não se identicam como não -binárie. Achares que só porque um homem tem características mais femininas, ou age de uma forma mais feminina, deve ser considerado não -binárie, só mostra a tua ignorância em relação ao assunto, tbh.

Eu tenho amigues não -bináries e posso dizer-te que não têm nem um pouco de parecença com essas pessoas. São conceitos que estão a ser esmiuçados há muito pouco tempo. A sociedade ainda tem muito que evoluir para começar a incluir verdadeiramente estás pessoas, que existem e merecem ter a sua identidade de gênero respeitada. Volto a dizer que expressão de género e identidade de gênero são coisas diferentes. Faz-me lembrar um pouco as pessoas que cobram do facto de um homem se identificar como bissexual e só ter tido relações homossexuais e as outras pessoas esperarem que venha a ter uma relação heterossexual, para validar a sua orientação sexual. É um bocado estranho, tbh. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Morpheus disse:

Demi Lovato continua a responder pelos pronomes they/them e She/her. Demi já esclareceu que é gender-fluid,noutras entrevistas, mas se manteve os pronomes they/them, então continua a identificar -se como não -binárie. 

O resto, não me vou pronunciar, porque já expliquei bem explicado o que significa uma pessoa sentir-se não -binárie. É uma experiência pessoal, varia de pessoa para pessoa e só temos de respeitar isso, no meu entender, claro.  Acho que a pessoa sabe mais a forma como se sente/identifica, do que eu ou tu. 

Eu li que @ Demi tinha voltado a usar os pronomes femininos e assumi que el@ tinha voltado atrás nessa questão de não ser binári@. Erro meu. 

Certo. Não me cabe a mim definir a identidade das outras pessoas, mas acho saudável discutirmos estas coisas de forma aberta em vez de nos limitarmos a aceitar tudo sem nos atrevermos a partilhar as nossas dúvidas e os nossos pontos de vista. Ao contrário das barbaridades que se escreve nas redes sociais apenas para ofender e desmerecer, o diálogo saudável não tem por que ofender ninguém, desde que cada um saiba quais são os seus limites. 

há 17 minutos, Morpheus disse:

Achares que só porque um homem tem características mais femininas, ou age de uma forma mais feminina, deve ser considerado não -binárie, só mostra a tua ignorância em relação ao assunto, tbh.

Eu assumi a minha ignorância sobre este assunto no início do meu primeiro comentário, mas não disse que fulano e beltrano não deviam ser considerados binários seja lá pelo que for. Disse que entendia mais facilmente a não-binariedade de alguém visivelmente andrógino do que alguém que, aparentemente, apenas não se encaixa no estereótipo do homem super macho e da mulher super feminina. Como disseste, é uma questão pessoal, e por isso eu frizei que respeitava, mesmo não deixando de ter dúvidas.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao Malato, fiquei confuso quando ele disse que "ser não-binário é uma questão de princípio ativista". Faria sentido ele dizer que "ASSUMIR A NÃO-BINARIDADE é uma questão de princípio ativista" por causa da visibilidade, mas SER ou NÃO SER binário é uma questão de identidade que não tem, ou não devia ter nada a ver com ativismo e política. Assim ficou a parecer que ele fez isto só para chamar à atenção. 

Editado por Buwayh
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudando de assunto, acho que a RTP deveria renovar o leque de diretores (programas) de todos os canais da RTP, ja estão na cadeira há muito tempo, eu apostava em caras jovens, nomeadamente o Gonçalo Madail da Memória que fez um excelente trabalho no Festival,faria na RTP 1 também, a RTP 2 precisa de alguém com boa estratégia de programação porque a atual direção tem até bons conteúdos mas uma grelha horrível , assim como a RTP Internacional e África,diversificar a grelha e não serem meros canais de reposição de programas da generalista. 

Editado por Tiago TV
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, joanna disse:

para mim quem se diz não binário, reforça precisamente os tais estereótipos de género que dizem combater. em vez de irmos no sentido de tentar esbater um pouco os tais padrões de género rígidos, estamos a ir no sentido contrário e a afirmar que há mesmo uma maneira certa de ser homem ou mulher. 
mas enfim que sejam felizes.

@Morpheuspodes responder a isto? Só te peço isto porque nunca tinha pensado neste assunto deste ponto de vista e fiquei intrigado. Gostava de saber o que tu tens a dizer sobre isto já que dizes estar bem informado no que diz respeito a este assunto. 

Spoiler

Não penses que te estou a criticar/pregar uma rasteira. Estou genuínamente curioso.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Diogo Marreiros disse:

@Morpheuspodes responder a isto? Só te peço isto porque nunca tinha pensado neste assunto deste ponto de vista e fiquei intrigado. Gostava de saber o que tu tens a dizer sobre isto já que dizes estar bem informado no que diz respeito a este assunto. 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Não penses que te estou a criticar/pregar uma rasteira. Estou genuínamente curioso.

 

Vão haver sempre pessoas a associar erradamente esteriotipos. Há montes de pessoas que pensam que gays=efeminados. O pai inclusive pensava assim, até eu fazer o coming out. Mas isso é motivo para dizer aos efeminados "não se portem dessa maneira, porque isso dá mau nome aos gays". É isto que penso sobre o assunto. Vão haver sempre pessoas a criticar, mas quem sou eu para dizer: "tu não podes identificar-te como não -binário, porque isso dá mau nome à comunidade LGBTQIA+ e confunde as pessoas". Percebes o que quero dizer? Vai haver sempre pessoas a criticar. O ser humano é complexo, hoje em dia as pessoas perdem mais tempo a pensar sobre o assunto da sexualidade. A sexualidade é um espectro. Existem diversos graus. As pessoas não -binárias estão incluídas nesses espectro. Se essas pessoas sentem que não se encaixam nem num género nemno outro, então isso é uma percepção íntima, que só diz respeito às pessoa. Não sou eu que vou "fiscalizar" a sexualidade alheia. não existe uma forma correta de ser homem ou ser mulher. Existem homens Trans, existem mulheres Trans, que também desafiam os conceitos clássicos associados ao homem e à mulher. O termo não -binário é só mais um umbrella-term utilizado para representar pessoas que experimentam sentimentos que anteriormente não tinham uma designação própria. A designação, os termos são importantes para validar a existência destas pessoas, para o ativismo pelo direito de existirem e serem respeitades. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
Este tópico está fechado a novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...