Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 7 horas, Televisão 10 disse:

Antes do Jornal da Tarde, apareceu, durante uns 10 segundos, o separador de produção da RTP Açores.

Mesmo o próprio noticiário tem tido alguns problemas de continuidade.

Troca do sinal das régies de emissão. Desde o ano passado que a régie do Porto anda a dar problemas, principalmente durante o verão.

EDIT: Estive a ver o fim da Eucaristia na RTP1 e na RTP Açores, que hoje foi a partir de Ponta Delgada, e não usaram o separador de produção verde mas sim o branco. Porque será que apareceu o verde se não foi usado hoje?

Editado por mavb98
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎30‎/‎06‎/‎2020 at 16:36, Televisão 10 disse:

Não sei se é o tópico adequado, mas cá vai.

Achei curioso a série Longmire ser legendada pela Buggin Media e não pela própria RTP, como costume.

Crimes Graves é legendada pela RTP, mas com um tipo de letra diferente do habitualmente usado pelo canal.

A propósito deste comentário, uma comparação das várias legendagens...

Legendagem em HD com o tipo de letra habitualmente usado na RTP:

W2vej9H.jpg

Legendagem em HD com o tipo de letra usado na série Crimes Graves, legendada pela RTP:

w5qWivN.jpg

Legendagem em HD com o tipo de letra usado na série Longmire, legendada pela Buggin Media:

jceGam7.jpg

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 09/07/2020 at 21:41, Televisão 10 disse:

A propósito deste comentário, uma comparação das várias legendagens...

Legendagem em HD com o tipo de letra habitualmente usado na RTP:

W2vej9H.jpg

Legendagem em HD com o tipo de letra usado na série Crimes Graves, legendada pela RTP:

w5qWivN.jpg

Legendagem em HD com o tipo de letra usado na série Longmire, legendada pela Buggin Media:

jceGam7.jpg

A segunda fonte parece ser a fonte secundária que a RTP usa nas legendas de sinais, mas com ligeiras alterações. Há tempos dava uma série de animação qualquer do Batman na RTP2 na sua versão original legendada e as legendas, que foram feitas por uma tradutora freelancer (não dizia "RTP-Produção") e tinham o mesmo tipo de letra. Inclusive o título da série ou os créditos de tradução (não me recordo) tiveram direito a um fadezinho).

Mais recentemente, foi usada na séries "Inesquecíveis Viagens de Comboio" como ficha técnica da versão portuguesa, com um fundo transparente. Uma maneira muito inteligente de poupar nos grafismos, devo dizer.

Já a terceira fonte é parecida com algumas legendagens que a Buggin Media faz para as SICs.

Já agora, alguém sabe como funcionam as legendas nos canais de televisão? Sei que há formatos profissionais e que estes têm as suas regras e limitações, mas quando é emitido um programa legendado, as legendas já estão embutidas ou será que é um ficheiro à parte, como os .srt que conhecemos?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Televisão 10 disse:

Na madrugada de quinta para sexta-feira, a série Crimes Graves mudou de nome para Crimes Maiores... :ph34r:

4QvAUXo.jpg

Cada vez maior é o número de erros da régie da RTP... :help: 

Deprimente! Como já vários de nós dissemos uma data de vezes, se é para ser erro atrás de erro, mais vale não porem nada.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LP 98 disse:

Deprimente! Como já vários de nós dissemos uma data de vezes, se é para ser erro atrás de erro, mais vale não porem nada.

Eu sei bem onde foram buscar o Maiores. O nome original da série é Major Crimes e fizeram a tradução literal.

Tenho acompanhado a série (nas gravações automáticas, pois o atual horário é péssimo) e às vezes escrevem Major Crimes, outras Crimes Graves, nuns dias mais num canto, noutros mais para dentro... É estranho não terem um padrão. 

  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, LP 98 disse:

Isso é coisa para aparecer 10 segundos num canto inferior do ecrã, e não durante boa parte da emissão e num canto superior... ?‍♂️

Muitos canais, sobretudo no estrangeiro, utilizam esta estratégia. Num canal onde a promoção é um calcanhar de Aquiles, faz falta e sempre tem mais utilidade do que colocar o logótipo do programa que está a ser transmitido.

Podiam era ter escrito como costume, em vez de colocarem os logótipos dos clubes.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, LP 98 disse:

Isso é coisa para aparecer 10 segundos num canto inferior do ecrã, e não durante boa parte da emissão e num canto superior... ?‍♂️

 

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Muitos canais, sobretudo no estrangeiro, utilizam esta estratégia. Num canal onde a promoção é um calcanhar de Aquiles, faz falta e sempre tem mais utilidade do que colocar o logótipo do programa que está a ser transmitido.

Podiam era ter escrito como costume, em vez de colocarem os logótipos dos clubes.

Faço da opinião do @LP 98 a minha. A RTL também já fez isto para jogos da Liga Europa, mas fica apenas uns segundos no ar de x em x tempo.

E quanto à promoção, já o tenho dito várias vezes: o problema da promoção na RTP não é dentro do ecossistema da RTP, mas sim fora deste. A RTP tem de se preocupar em promover mais para fora se quiser atingir outros públicos ou os que fugiram para as privadas. Isso e ter grelhas estáveis e não andarem a alterar aquilo em cima do joelho mesmo à Fragoso.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, JDaman disse:

 

Faço da opinião do @LP 98 a minha. A RTL também já fez isto para jogos da Liga Europa, mas fica apenas uns segundos no ar de x em x tempo.

E quanto à promoção, já o tenho dito várias vezes: o problema da promoção na RTP não é dentro do ecossistema da RTP, mas sim fora deste. A RTP tem de se preocupar em promover mais para fora se quiser atingir outros públicos ou os que fugiram para as privadas. Isso e ter grelhas estáveis e não andarem a alterar aquilo em cima do joelho mesmo à Fragoso.

Mas na RTP 1 também vai trocando com o logótipo do programa. 

Concordo contigo na questão da promoção. No entanto, já que têm a emissão, penso que podem aproveitar. Mal não faz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, JDaman disse:

 

E quanto à promoção, já o tenho dito várias vezes: o problema da promoção na RTP não é dentro do ecossistema da RTP, mas sim fora deste. A RTP tem de se preocupar em promover mais para fora se quiser atingir outros públicos ou os que fugiram para as privadas. Isso e ter grelhas estáveis e não andarem a alterar aquilo em cima do joelho mesmo à Fragoso.

Confesso que não me lembro de ter visto alguma página da RTP a fazer publicidade paga nas redes sociais, por exemplo.
As privadas fazem publicidade até para as pessoas que já as seguem nas suas páginas... Têm sorte em terem sido os pioneiros no streaming com o RTP Play que tem cada vez mais publicidade e de marcas que nem sequer já estão em interessadas nos canais tradicionais.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, canal5 disse:

Confesso que não me lembro de ter visto alguma página da RTP a fazer publicidade paga nas redes sociais, por exemplo.
As privadas fazem publicidade até para as pessoas que já as seguem nas suas páginas... Têm sorte em terem sido os pioneiros no streaming com o RTP Play que tem cada vez mais publicidade e de marcas que nem sequer já estão em interessadas nos canais tradicionais.

Acho que já chegaram a fazer, mas tenho andado quase sempre de adblock ligado nas redes sociais, por isso, nem sei dizer. Mas a nível de mupis e outdoors, por exemplo, já têm pouca coisa. Em 2015/2016 em Aveiro ainda vi algum esforço com o lançamento da RTP3 e a nova identidade da Antena 3, mas depois acabou.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...