Jump to content

SIC em Direto


João

Posts Recomendados

Até gosto do sotaque da Rita Blanco, porque como ela disse no Queridas Manhãs, a personagem esteve largos anos no Luxemburgo, passou pelos Açores e é do Douro, ou seja, como a Blanco disse "Se não gostarem do sotaque, tenho desculpa, a Maria já passou pelo Luxemburgo, pelos Açores, pelo Porto, pelo Douro..."

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de saber porque é que para estes autores uma família típica do Porto, tem de ser parola, brega e ter uma casa com uma decoração do século passado. Por favor, estamos em que século? Que estereótipos são estes?

Lol, são os estereótipos que os lisboetas têm dos portuenses, mesmo nunca terem perdido mais de 1 dia a conhecer a cidade.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, são os estereótipos que os lisboetas têm dos portuenses, mesmo nunca terem perdido mais de 1 dia a conhecer a cidade.

São!? Uma cidade nnn vezes nomeada e vencedora de nnn prémios de turismo e que respira vida, arte, cultura e modernidade? Acho que a maioria já não pensa assim. Quero acreditar. Estes estéreotipos cheiram-me a passado, a mofo, achava que já ninguém os perpetuava. Mas pelos vistos ainda existe uma minoria que sim, infelizmente. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São!? Uma cidade nnn vezes nomeada e vencedora de nnn prémios de turismo e que respira vida, arte, cultura e modernidade? Acho que a maioria já não pensa assim. Quero acreditar. Estes estéreotipos cheiram-me a passado, a mofo, achava que já ninguém os perpetuava. Mas pelos vistos ainda existe uma minoria que sim, infelizmente. 

Tão minoria que é essa a imagem que estão a passar lol.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tão minoria que é essa a imagem que estão a passar lol.

Então, podem ter escolhido passar a imagem errada, estamos a dar razão um ao outro. xD E é triste que ainda o façam, quando o Porto agora é conhecido por tudo o resto que enumerei. Claro que há esse bairrismo, mas hoje em dia o Porto é conhecido cada vez menos por isso. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há e sempre vai haver estereótipos. Quantas vezes o mercado é usado para comédia, quantas vezes os totós têm óculos? Os transmontanos também são sempre ignorantes (lembrei-me agora da personagem da Sara Barros Leitão em «I Love It», que nunca tinha visto o mar)... Não é só no Porto.

Mas a personagem dela em I Love It tinha piada, coisa que falta à personagem do Raposo,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a personagem dela em I Love It tinha piada, coisa que falta à personagem do Raposo,

Eu não achava piada nenhuma. Sou transmontano e sentia-me ofendido (então aquele sotaque, era horrível). Mas isto já é off-topic. Há exageros nalguns personagens? Há, mas penso que não é algo assim tão dramático.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho imensa piada ao complexo de inferioridade que os portuenses têm... ou aparentam ter. Em todas as novelas são retratadas famílias pobres, com as casas decoradas de maneira antiquada... quer seja em Lisboa, Setúbal, etc... mas pronto, como é no Porto, já é preconceito. Menos. xD

Mesmo. Eu sou do Alentejo e sempre se contaram anedotas de alentejanos e eu nunca vi um alentejano a sentir-se ofendido com isso. Mas talvez só os alentejanos se saibam rir de si próprios...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho imensa piada ao complexo de inferioridade que os portuenses têm... ou aparentam ter. Em todas as novelas são retratadas famílias pobres, com as casas decoradas de maneira antiquada... quer seja em Lisboa, Setúbal, etc... mas pronto, como é no Porto, já é preconceito. Menos. xD

Lol, aqui não existe complexos de nada, até porque para sentimos isso teriamos de nos achar inferiores, que é algo que não caracteriza os portuenses de todo (até é mais complexo de superioridade, que não gosto nada). Queremos é algo real, bem feito, e equilibrado.
Simplesmente devido à centralização de tudo que é novela em Lisboa, é óbvio que por lá já se filmou de tudo. Mas das poucas vezes que saem da toca para vir ao Porto, vêm sempre com os mesmos estereótipos de sempre, somos todos pobres com casas a cheirar a mofo, parolos, já para falar nos sotaques completamente ridiculos e usados como motivo de piada ou gozo. É a realidade da situação que os mídia nos caracteriza. É preciso ir lembrar o ultimo núcleo portuense da SIC, em SDI? Pois. Ainda levamos com uma amostra dum desses cromos nas tardes do canal... isto não é nada de novo, é algo que já perdura na tv portuguesa, e é natural que os portuenses estejam fartinhos. O que vale é que nesta vamos ter outros nucleos finalmente para contrabalançar, pena é que o estigma "sotaque = pobre e brega" não será desmistificado.

Editado por skizzo
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...