Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Sexualidade


Rodolfo

Posts Recomendados

há 17 minutos, cristovaoga disse:


 

 


amig, os não binários não querem pena, querem respeito :facepalm:

 

Respeito, é o mínimo mesmo. Agora concordar com esse rótulo, é outra história. 

Editado por Vitória
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D23 disse:

O meu artigo de opinião para o Dezanove.pt, em relação à falta de respeito da Cristina Ferreira para com Jacques Costa:

 

A palavra "pessoas" é neutra. Um homem, uma mulher ou uma pessoa não-binária são pessoas. Porque escreveste "respeitades"? A partir do momento em que disseste "pessoas" a neutralidade estava assegurada e a conjugação correcta era "respeitadas". "Respeitadas" não é nenhum pronome feminino.

  • Gosto 3
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Vitória disse:

Respeito, é o mínimo mesmo. Agora concordar com esse rótulo, é outra história. 

Não precisas de "concordar", até porque não há nada para "concordar". Pessoas não-binárias existem, não é um conceito abstrato, é uma forma de sentir.

E tu, se és um apresentador de um programa que está num canal que decidiu incluir pessoas não-binárias num programa, tens o "trabalho de casa" de te ir informar sobre o assunto se vais falar sobre o mesmo. Dizer que vais desrespeitar a identidade de uma pessoa não-binária só porque é mais fácil para ti, não é algo aceitável.

É contribuir para o desrespeito generalizado que já existe na nossa sociedade. Agora, tu não és obrigado a concordar nem levantar bandeiras sobre nenhum assunto.

Se tiveres algum familiar ou amigue que se identifique como não-binário e te peça para ser tratade com um pronome específico, tu tens duas opções: ou respeitas essa pessoa ou ridicularizas a sua identidade. Mas se for alguém que te diz alguma coisa, acredito que faças o possível para deixar essa pessoa confortável, certo?

No caso da apresentadora, é uma questão de responsabilidade social. 

há 3 minutos, Phoenix disse:

A palavra "pessoas" é neutra. Um homem, uma mulher ou uma pessoa não-binária são pessoas. Porque escreveste "respeitades"? A partir do momento em que disseste "pessoas" a neutralidade estava assegurada e a conjugação correcta era "respeitadas". "Respeitadas" não é nenhum pronome feminino.

Porque há pessoas não-binárias que usam exclusivamente pronomes neutros. O objetivo era também incluir essas pessoas. Reuni-me num chat com pessoas não-binárias (inclusive uma pessoa amigue que eu tenho), para ter o máximo de informação possível sobre o assunto. 

Editado por D23
  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, bacalhaucomnatas disse:

eu, enquanto crente na biologia - existem homens, mulheres e hermafroditas -, em vez das aparências sociais e superficiais dos "géneros" e afins, também mereço ser respeitado. merecemos todos ser respeitados. 

de qualquer das formas, como os «não-binários» que vejo por aí ainda vão tendo dinheiro para despesas supérfluas como maquilhagem ou roupa da moda, não devem estar muito mal na vida... no campeonato do vitimismo, acho os sem-abrigo muito mais dignos de pena. 

Seres crente na biologia não impede que respeites e apoies a existência de outros géneros, para além dos três que mencionas.

Ninguém diz que não mereces ser respeitado. Desde que não respeites os direitos e os géneros dos outros...

Contudo, não me parece que respeites, até porque, no parágrafo seguinte, colocas não-binários entre aspas e fazes uma comparação sem sentido entre os sem-abrigos e os não-binarios. :ph34r:

Editado por Diogo O.
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, D23 disse:

Porque há pessoas não-binárias que usam exclusivamente pronomes neutros. O objetivo era também incluir essas pessoas. Reuni-me num chat com pessoas não-binárias (inclusive uma pessoa amigue que eu tenho), para ter o máximo de informação possível sobre o assunto. 

Mas pessoas não binárias são pessoas. “respeitadas” referia-se a “pessoas” que é feminino e não a grupos individuais (homens/mulheres/pessoas não-binárias). Penso que é essa a questão.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Diogo O. disse:

Seres crente na biologia não impede que respeites e apoies a existência de outros géneros, para além dos três que mencionas.

Ninguém diz que não mereces ser respeitado. Desde que não respeites os direitos e os géneros dos outros...

Contudo, não me parece que respeites, até porque, no parágrafo seguinte, colocas não-binários entre aspas e fazes uma comparação sem sentido entre os sem-abrigos e os não-binarios. :ph34r:

a comparação pode não fazer sentido para ti, mas para mim faz. vejo muitos tiques de pseudo-vedeta vitimista nos autodesignados «não-binários» que vou conhecendo através do twitter e, agora, na televisão (mas admito que a amostra pode não ser representativa). coloco o termo entre aspas porque recuso deixar a minha linguagem ser colonizada pelo wokismo em moda. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Diogo Marreiros disse:

Mas pessoas não binárias são pessoas. “respeitadas” referia-se a “pessoas” que é feminino e não a grupos individuais (homens/mulheres/pessoas não-binárias). Penso que é essa a questão.

Como disse, eu questionei sobre o assunto e pessoas não-binárias disseram-me que aceitam a palavra pessoa, consideram-na inclusiva, porque só tem uma forma, enquanto por exemplo respeitada tem duas: respeitado e respeitada. 

«Por exemplo: As pessoas daqui são bonitas. O género da palavra "pessoa" é feminino, mas pode ser aplicada por pessoas independentemente do género, sendo assim neutra em género.»

deixo aqui mais info, para quem se interessar: https://dezanove.blogs.sapo.pt/sistema-elu-linguagem-neutra-em-genero-1317469.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sejam qual seja a sua sexualidade ou qual se identificam têm de ser respeitadas, também este é um assunto que me passa ao lado porque é uma coisa tão irrelevante para mim que não me interessa saber a sexualidade ou a orientação sexual das pessoas, só se exige respeito por cada um. 

  • Gosto 2
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, D23 disse:

Como disse, eu questionei sobre o assunto e pessoas não-binárias disseram-me que aceitam a palavra pessoa, consideram-na inclusiva, porque só tem uma forma, enquanto por exemplo respeitada tem duas: respeitado e respeitada. 

«Por exemplo: As pessoas daqui são bonitas. O género da palavra "pessoa" é feminino, mas pode ser aplicada por pessoas independentemente do género, sendo assim neutra em género.»

deixo aqui mais info, para quem se interessar: https://dezanove.blogs.sapo.pt/sistema-elu-linguagem-neutra-em-genero-1317469.

Mas por exemplo se nas pessoas se incluir homens e mulheres (cis em todos os casos). Vai ser sempre respeitadas mesmo que haja um homem.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Diogo Marreiros disse:

Mas por exemplo se nas pessoas se incluir homens e mulheres (cis em todos os casos). Vai ser sempre respeitadas mesmo que haja um homem.

Sim, mas a linguagem neutra obedece a outros princípios, por isso é que eu pedi ajuda a pessoas não-binárias, para servirem de consulta do sistema ELU.

E fizeram a revisão do texto e aprovaram. Por isso, senti-me suficientemente confortável para o publicar. Jamais seria capaz de publicar um texto que advogasse pela defesa e respeito de pessoas não-binárias e depois uma  pessoa não-binária dizer-me que se sentia discriminade. 

Elus entendem mais de linguagem não-binária, porque é algo que lhe diz muito. E dizem-me que valorizam muito quando as pessoas se esforçam por falar de forma a incluir todes. 

Editado por D23
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, D23 disse:

Sim, mas a linguagem neutra obedece a outros princípios, por isso é que eu pedi ajuda a pessoas não-binárias, para servirem de consulta do sistema ELU.

E fizeram a revisão do texto e aprovaram. Por isso, senti-me suficientemente confortável para o publicar. Jamais seria capaz de publicar um texto que advogasse pela defesa e respeito de pessoas não-binárias e depois uma  pessoa não-binária dizer-me que se sentia discriminade. 

Então porque é que Jacques prefere usar pronomes femininos em vez de pronomes neutros? É comum nos não binários? 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez fui a uma palestra na universidade em que era sobre linguagem neutra, e quem a deu foi uma mulher. Ela começou por dizer que as posições de poder eram muito associadas a homens, e que a mulher que esteve como vice reitora antes dela assinava "Vice-Reitor" e que dizia que era assim porque o neutro em português faz-se no masculino. Ela ao substitui-la mudou os documentos para "vice-reitoria" ficando assim no entender dela neutro.

Depois começou a dizer que foi à Conforama e que viu "Fique descansado, transportamos o seu sofá por si" e que não se sentiu incluída no descansado porque é mulher e não homem :clap:

Até que um aluno interviu e disse "Então se eu lhe disser feliz dia dos namorados você não está incluída porque não é homem." ao que ela respondeu "mas aí é diferente". :laugh:

Uma boa síntese do que é a ideia de linguagem neutra... uma baralhação desnecessária.

Editado por Dimitri
  • Gosto 8
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Dimitri disse:

Uma vez fui a uma palestra na universidade em que era sobre linguagem neutra, e quem a deu foi uma mulher. Ela começou por dizer que as posições de poder eram muito associadas a homens, e que a mulher que esteve como vice reitora antes dela assinava "Vice-Reitor" e que dizia que era assim porque o neutro em português faz-se no masculino. Ela ao substitui-la mudou os documentos para "vice-reitoria" ficando assim no entender dela neutro.

Depois começou a dizer que foi à Conforama e que viu "Fique descansado, transportamos o seu sofá por si" e que não se sentiu incluída no descansado porque é mulher e não homem :clap:

Até que um aluno interviu e disse "Então se eu lhe disser feliz dia dos namorados você não está incluída porque não é homem." ao que ela respondeu "mas aí é diferente". :laugh:

Uma boa síntese do que é a ideia de linguagem neutra... uma baralhação desnecessária.

não será uma política idealista e utópica de "linguagem neutra" que irá resolver as desigualdades de poder a nível micro e macrofísico. mas pronto, a vice-reitora lá teve assunto para uma palestra e, quiçá, mais uma linha no CV :adoro_jj:

  • Obrigado 1
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, D91 disse:

Então porque é que Jacques prefere usar pronomes femininos em vez de pronomes neutros? É comum nos não binários? 

Eu falei disso na crónica, há pessoas não-binárias que aceitam ser tratades com pronomes binários, como forma de agilizarem a comunicação, porque até o sistem ELU é utilizado como "arma de arremesso" contra pessoas não-binárias. Então, algumas pessoas optam por aceitarem pronomes binários, como uma forma de auto-preservação, mas a sua expressão de género continua a ser não-binária. Isso já depende de pessoa para pessoa, do quão confortáveis se sentem com serem tratades com pronomes binários ou não. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, D23 disse:

Eu falei disso na crónica, há pessoas não-binárias que aceitam ser tratades com pronomes binários, como forma de agilizarem a comunicação, porque até o sistem ELU é utilizado como "arma de arremesso" contra pessoas não-binárias. Então, algumas pessoas optam por aceitarem pronomes binários, como uma forma de auto-preservação, mas a sua expressão de género continua a ser não-binária. Isso já depende de pessoa para pessoa, do quão confortáveis se sentem com serem tratades com pronomes binários ou não. 

Ok, mas então porque essa pessoa não quer ser tratada por "ele" e sim "ela"? Não, é que se não se identifica com nenhum género, o mais lógico seria optar por ser tratado pelo sexo de nascença, para "simplificar".

Que confusão, juro. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Vitória disse:

Ok, mas então porque essa pessoa não quer ser tratada por "ele" e sim "ela"? Não, é que se não se identifica com nenhum género, o mais lógico seria optar por ser tratado pelo sexo de nascença, para "simplificar".

Que confusão, juro. 

mas assim perdia oportunidade de ser o centro das atenções e de exercer poder e controlo linguístico sobre os circundantes... :drink:

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Vitória disse:

Ok, mas então porque essa pessoa não quer ser tratada por "ele" e sim "ela"? Não, é que se não se identifica com nenhum género, o mais lógico seria optar por ser tratado pelo sexo de nascença, para "simplificar".

Que confusão, juro. 

Não há nenhuma confusão. A pessoa em questão sente-se mais feminina do que masculina, mas não se encaixa na binariedade. Não me incomoda nada, tbh. Mas eu tenho amigues não-bináries. Já estou habituado ao sistema elu. mas ainda cometo as minhas falhas, que elus corrigem sem grande estardalhaço. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, Vitória disse:

Ok, mas então porque essa pessoa não quer ser tratada por "ele" e sim "ela"? Não, é que se não se identifica com nenhum género, o mais lógico seria optar por ser tratado pelo sexo de nascença, para "simplificar".

Que confusão, juro. 

Para as pessoas não binárias, ser tratadas com os pronomes que correspondem ao seu sexo de nascimento pode ser desconfortável. Talvez por isso, e devido à tal ausência de pronomes neutros na língua portuguesa, a Jacques prefira ser tratada por "ela".

Editado por Lee
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Lee disse:

A Jacques só se torna o centro das atenções porque existem pessoas como tu, que não respeitam a escolha dela.

não é isso que tenho visto nas transmissões a que tenho assistido do Big Brother, mas pode ser preconceito meu, claro... 

eu respeito a escolha da pessoa Jacques. ela respeitaria a minha? não sei, não estou no Big Brother para saber. aliás, nunca por nunca me meteria nesse programa que, ainda nos dias de hoje, considero atentatório dos direitos humanos. mas quem tem ética passa fome, já dizia uma Teresa Guilherme. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, bacalhaucomnatas disse:

mas assim perdia oportunidade de ser o centro das atenções e de exercer poder e controlo linguístico sobre os circundantes... :drink:

A Jacques só se torna o centro das atenções porque existem pessoas como tu, que não respeitam a escolha dela.

há 9 minutos, bacalhaucomnatas disse:

não é isso que tenho visto nas transmissões a que tenho assistido do Big Brother, mas pode ser preconceito meu, claro... 

eu respeito a escolha da pessoa Jacques. ela respeitaria a minha? não sei, não estou no Big Brother para saber. aliás, nunca por nunca me meteria nesse programa que, ainda nos dias de hoje, considero atentatório dos direitos humanos. mas quem tem ética passa fome, já dizia uma Teresa Guilherme. 

O destaque dado ao tema do não binarismo no BB é perfeitamente justificável. Aliás, quando temos uma comentadora a dizer que "acho que alguém que se assuma não binário, tem um transtorno de personalidade" e uma diretora a recusar-se a tratar a Jacques pelo pronome correto, isso diz muito sobre o quão importante é este tema ser debatido.

Porque é que achas que a Jacques não respeitaria a tua escolha?

Editado por Lee
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, D23 disse:

Não há nenhuma confusão. A pessoa em questão sente-se mais feminina do que masculina, mas não se encaixa na binariedade. Não me incomoda nada, tbh. Mas eu tenho amigues não-bináries. Já estou habituado ao sistema elu. mas ainda cometo as minhas falhas, que elus corrigem sem grande estardalhaço. 

Então se se sente mais feminina, talvez o termo não-binário não seja o mais adequado, não achas? Digo eu... 

No fundo, é um traço de personalidade/preferência que só tem um rótulo porque sim. 

há 20 minutos, Lee disse:

Para as pessoas não binárias, ser tratadas com os pronomes que correspondem ao seu sexo de nascimento pode ser desconfortável. Talvez por isso, e devido à tal ausência de pronomes neutros na língua portuguesa, a Jacques prefira ser tratada por "ela".

Não se compara ao sofrimento que outras pontas da comunidade sofrem. 

Editado por Vitória
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Vitória disse:

Então se se sente mais feminina, talvez o termo não-binário não seja o mais adequado, não achas? Digo eu... 

No fundo, é um traço de personalidade/preferência que só tem um rótulo porque sim. 

Não se compara ao sofrimento que outras pontas da comunidade sofrem. 

Mas desde quando é que uma pessoa não-binária não se sente mais de um género ou de outro? Claramente que nunca conviveste com pessoas não-binárias. 

Sim, porque serem ameaçades de pancada na rua, serem ridicularizades por outras pessoas, perderem o emprego se o chefe descobrir a sua expressão não-binária. Achar que o maior problema das pessoas não-binárias é serem tratades com o pronome correto, é muito sem noção mesmo. Mas pronto. O artigo de opinião é a minha visão do assunto em conjunto com amigues não-bináries. Não preciso de aprovação de outras pessoas. Respeito todas as opiniões, mas tentar invalidar a existência de uma pessoa não-binária não é uma opinião. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Vitória disse:

Não se compara ao sofrimento que outras pontas da comunidade sofrem. 

Isso não diminui a gravidade da discriminação enfrentada pelas pessoas não binárias. Não há desculpas para discriminar alguém, independentemente do contexto.

Editado por Lee
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...