Jump to content

Sexualidade


Rodolfo

Posts Recomendados

há 11 minutos, skizzo disse:

Mas isso é irrelevante. Ela até pode sentir-se que se calhar o sexo oposto seria o mais indicado, tal como eu sabia que gostava mais de rapazes aos 6 anos, achava-os "giros" sem saber minimamente nada sobre sexualidade. Nem precisei dessa explicação, como criança não era a minha "preocupação" saber sobre sexualidade. Não há necessidade nenhuma de explicar todos os conceitos nessa idade, há tempo para isso. Na adolescência sim, acho que podem abrir mais o livro, e devem.

estava a falar no caso específico de haver uma criança já assumidamente transgénero, nesso caso acho que é melhor uma explicação. mas será raro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago Madeira disse:

Foi iniciativa do Bruno Caetano e ele só soube poucos dias antes do ano terminar, o próprio Goucha disse antes de começar a entrevista. 

Mas eu acho imensa piada a esse pessoal que manda postas de pescada nas redes sociais. Nas calças do meu pai também sou um grande homem. 

Eu sei e ele foi próprio aceitou, acredito que tenha sido por causa de querer dar a sua visão e tentar entender aquele homem 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, joanna disse:

estava a falar no caso específico de haver uma criança já assumidamente transgénero, nesso caso acho que é melhor uma explicação. mas será raro.

Mas não há crianças assumidamente transgênero :ph34r: no máximo podem achar que há alguma coisa diferente com elas, mas nem percebem o que é.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Forbidden disse:

Não acho que se deva dar aulas sobre sexualidade a crianças do primeiro ciclo, elas não tem noção dessas coisas ainda. Devem ensinar essas coisas a partir do 2º ciclo (quando se inicia a puberdade), de forma gradual, como penso que já fazem. Aliás, penso que é a partir do 6º ano que começam a ensinar sobre a sexualidade nas escolas, e não vejo motivo nenhum para antecipar isso.

Na minha escola deram-nos logo umas luzes no 3º ou 4ºano, quando demos o Sistema Reprodutor :mosking: E acho que, da maneira como foi abordado, só fez bem. É quase irreal ir para o 6ºano sem saber de onde vêm os bebés. Muitas vezes quando essa matéria é lecionada no 2ºciclo já os alunos tem uma deturpação completa daquilo que é a sexualidade porque já a ouviram de outros lados e ficaram com ideias erradas. Acho que uma introdução ao tema no 1ºciclo é essencial. No 3ºCiclo acho que esse tema devia ser muito, mas muito mais explorado. Da higiene pessoal a outros problemas recorrentes que muitas vezes só são lecionados no 12ºano e para quem escolhe Biologia. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, tjspy disse:

Na minha escola deram-nos logo umas luzes no 3º ou 4ºano, quando demos o Sistema Reprodutor :mosking: E acho que, da maneira como foi abordado, só fez bem. É quase irreal ir para o 6ºano sem saber de onde vêm os bebés. Muitas vezes quando essa matéria é lecionada no 2ºciclo já os alunos tem uma deturpação completa daquilo que é a sexualidade porque já a ouviram de outros lados e ficaram com ideias erradas. Acho que uma introdução ao tema no 1ºciclo é essencial. No 3ºCiclo acho que esse tema devia ser muito, mas muito mais explorado. Da higiene pessoal a outros problemas recorrentes que muitas vezes só são lecionados no 12ºano e para quem escolhe Biologia. 

Eu tive no segundo ano e era sobre tampões e preservativos :ph34r:

Editado por Andreia_S
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, tjspy disse:

Na minha escola deram-nos logo umas luzes no 3º ou 4ºano, quando demos o Sistema Reprodutor :mosking: E acho que, da maneira como foi abordado, só fez bem. É quase irreal ir para o 6ºano sem saber de onde vêm os bebés. Muitas vezes quando essa matéria é lecionada no 2ºciclo já os alunos tem uma deturpação completa daquilo que é a sexualidade porque já a ouviram de outros lados e ficaram com ideias erradas. Acho que uma introdução ao tema no 1ºciclo é essencial. No 3ºCiclo acho que esse tema devia ser muito, mas muito mais explorado. Da higiene pessoal a outros problemas recorrentes que muitas vezes só são lecionados no 12ºano e para quem escolhe Biologia. 

Do que me lembro eu só dei a partir do 6º ano e ninguém teve confusão de nada. Demos aí o sistema reprodutor, o que era o espermatozóide e os óvulos, como se fecundam, etc. Já não me lembro se aí se falou dos métodos contraceptivos, ou se foi mais tarde.

Na primária acho que não me ensinaram nada dessas coisas, pelo menos que me lembre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Forbidden disse:

Do que me lembro eu só dei a partir do 6º ano e ninguém teve confusão de nada. Demos aí o sistema reprodutor, o que era o espermatozóide e os óvulos, como se fecundam, etc. Já não me lembro se aí se falou dos métodos contraceptivos, ou se foi mais tarde.

Na primária acho que não me ensinaram nada dessas coisas, pelo menos que me lembre.

A mim ensinaram-me :mosking: Lembro-te até da analogia que a professora fez a explicar-nos como acontecia o ato sexual, para se concretizar a reprodução, em que utilizou uma analogia com cães :haha: 

Spoiler

Há imagens da matéria pela internet :P :

Resultado de imagem para sistema reprodutor 3 anoResultado de imagem para sistema reprodutor 3 ano

Lembro-me de preencher uma fichar do género :rofl: 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, tjspy disse:

A mim ensinaram-me :mosking: Lembro-te até da analogia que a professora fez a explicar-nos como acontecia o ato sexual, para se concretizar a reprodução, em que utilizou uma analogia com cães :haha: 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Há imagens da matéria pela internet :P :

Resultado de imagem para sistema reprodutor 3 anoResultado de imagem para sistema reprodutor 3 ano

Lembro-me de preencher uma fichar do género :rofl: 

 

Também dei o sistema reprodutor no 1.° ciclo, quando dei os outros sistemas (circulatório, digestivo...).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Forbidden disse:

Se calhar até dei e não me lembro, eu nessa altura nem pensava nessas coisas, não estava nem aí.

É provável. Mas acho só se ganha em dar isso no 1ºciclo. É uma primeira abordagem importante à nossa própria existência :P 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi na SIC Notícias, naqueles documentários inseridos no "60 minutos", dois documentários sobre crianças e adolescentes com disforia de género e acho que um deles era só sobre crianças.

há 4 horas, Fernandovisão disse:

Sim, a transexualidade não deve entrar nessas contas, há tempo para se falar nisso até porque mal vão entender o que é isso . Mas no 1º ciclo deve dar-se a conhecer o corpo a elas, no sentido, não do sexo mas sim qual é o seu género e informar sobre coisas básicas como acho que já acontece. É crucial fazer-se essa base e muito importante para depois, mais tarde no 2º ciclo, falar-se de outras coisas já mais relacionadas com a puberdade

Fernando, não terás confundido os termos?

Sexo - características biológicas;

Género - características psicológicas quanto a identidade e comportamentos socialmente atribuídos a homens ou mulheres.

há 1 hora, João_O disse:

Enfim :sleep:

Acho isso mais catastrófico do que aquilo que realmente é. Segundo li, passarão a estar integrados na Secretaria da Família, da Juventude, da Pessoa Idosa ou na Nacional de Proteção Global.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, srcbica disse:

Eu já vi na SIC Notícias, naqueles documentários inseridos no "60 minutos", dois documentários sobre crianças e adolescentes com disforia de género e acho que um deles era só sobre crianças.

Fernando, não terás confundido os termos?

Sexo - características biológicas;

Género - características psicológicas quanto a identidade e comportamentos socialmente atribuídos a homens ou mulheres.

 

Se calhar confundi-me um pouco, mas acho que a mensagem que tentei passar está explicita. Quero dizer que os putos devem conhecer o corpo, o sexo melhor dizendo :p

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Forbidden disse:

Se calhar até dei e não me lembro, eu nessa altura nem pensava nessas coisas, não estava nem aí.

Eu acho que dei na primária mas se dei foi assim uma coisa muito superficial, nem sequer pensava nessas coisas. Hoje em dia os putos estão muito desenvolvidos e cada vez mais cedo...

No 6º lembro-me sim de dar, no 9º com maior profundidade (acho que foi aí que falei dos métodos contracetivos) e no 12º ainda mais (porque escolhi Biologia).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...