Jump to content

Tempo de Viver


Diogo_M

Posts Recomendados

Em 27/12/2015 at 09:53, JOPD disse:

Encontrei este fórum e vi que tinham um tópico sobre isto e gostava de saber se alguém acompanha esta novela, na TVI Ficção? E se gostam? Eu estou a fazê-lo (através da minha box, consigo gravar e vou vendo depois) e esta novela é simplesmente fenomenal! Vi, por mero acaso, o segundo episódio e fiquei logo preso à intriga. Não sou grande fã de novelas, mas esta conseguiu superar em muito as minhas expectativas. 
Todos os episódios acontece algo e há sempre ação/dinâmica, algo que eu nunca vi numa telenovela. Além disso, os diálogos são de uma extrema qualidade e as personagens são (aqui não posso dizer todos) ótimas. Posso estar ainda no episódio 127, mas arrisco a dizer que esta é uma das melhores telenovelas já feitas em Portugal.
A minha personagem favorita é a Maria Laurinda. A Margarida Vila-Nova está absolutamente brutal neste papel e consegue dar uma credibilidade fantástica (o que não é comum) a uma vilã jovem. Depois gosto da Lídia (as suas conversas com o "bebé que não faz mal a uma mosca", ou seja, o Filipe, são divinais), também gosto da bêbeda da Bárbara, da neurótica da Célia e do esquisitinho do Bráulio. As únicas personagens que não gosto são o Fernando (totalmente a favor de Braúlio-Fátima, em vez deste banana), o indeciso do Tomás e a enervante Inês, se bem que agora até esteja a gostar dela, uma vez que se aliou à Maria Laurinda. Também não vou à bola com o Bernardo (aquela campanha anti-Laura é enervante), com a peixeira da Raquel (embora lhe ache graça aquele feitio explosivo e me ria com ela) e com o Vítor e a Clara. 

Apesar de saber algumas coisas que se vão saber na trama (como que é o tubarão, já sei quem é), mas tento evitar ao máximo saber mais do que aquilo sei. 

Estou a rever a novela pelo YouTube! Já estou quase no episódio 50! :)

Acho que foi das melhores novelas de sempre em Portugal. No entanto, nota-se logo uma diferença abismal sobre a actualidade: já não há a importância que se dava ao texto, hoje o que realmente vale mais é a imagem dos atores, e isso é um erro crasso. As novelas deviam valer pelas interpretações e pelo texto, e não pelo facto de X ou Y atores entraram ou porque 'ah e tal, vai ser passada/gravada em X zona' ! Basta ver que os exteriores desta brilhante novela são nulos, e não é por isso que ela deixa de ser uma das melhores da história da ficção portuguesa!

Quanto às interpretações, coroo a Margarida Vila-Nova, a Manuela Couto e a Dalila Carmo. Brilhantes! Até há uma página no FB com as 'Pérolas de Tempo de Viver', se quiserem rir-se um bocadinho :P

Aqui, também, dá-se importância a todo o elenco, e não só apenas os protagonistas, aspeto que falha bastante atualmente, já que há atores que simplesmente passeiam pelos décors, mas enfim, lol.

Admiro, também, o mistério final da novela: não foi um quem matou ou um quem raptou... foi original!

Amo, simplesmente :wub:

Algumas pérolas que fui escolhendo dos episódios a que já assisti! (até ao 50).

(Celina atende uma chamada para a casa dos Martins de Mello)
Lídia: Quem é, o Príncipe Alberto?
Celina: Não sei.
Lídia: Mas não sabe como?
Celina: A pessoa não quis dizer.
Lídia: Não quis, passava a querer. Acha que eu vou falar com um estranho?!
Celina: Então pergunto eu.
Lídia: Não pergunta nada. Não podemos massacrar o seu cérebro. Senão ainda deixa de conseguir varrer!
Celina: (com cara de aborrecida, olha para Lídia).
Lídia: Está a olhar para mim porquê? Nem eu sou a Mona Lisa, nem você é uma japonesa com uma máquina fotográfica! Desapareça!

 

(Antónia vai visitar Bárbara a casa)
Antónia: Que nojo! Sabe o que a sua cozinha parece? Uma cantina de refugiados, só que com menos comida!
Bárbara: Mas eu sou uma refugiada... Bom, chega de comer isto.
Antónia: Mas... e então o arroz de marisco que a Celina fez com tanto gosto para você comer?
Bárbara: Eu já disse! Não quero marisco, quero o Fernando!

 

(Os Martins de Mello falam da saída de Fernando da empresa):
Lídia: Pois eu cá só vejo coisas positivas nessa saída!
Fausto: Senhoras e senhores, está no ar mais um episódio de 'A Saga de Lídia em busca do Tacho Perdido'
.

 

Lídia para Bárbara: Olhe, vá para o sítio das três primeiras letras do seu nome! Ao menos lá fica calada.

 

A que está a negrito andei a rir-me durante uma semana, juro!

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, Pamsf998 disse:

Alguém que saiba que me explique quem ordenou à Mónica, no 1º episódio, o roubo do cofre dos Martins de Mello? Nunca percebi... 

Ela estava ao telefone com o Filipe. Deu para perceber isso por conversas ao longo dos episódios. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutos atrás, Pamsf998 disse:

Alguém que saiba que me explique quem ordenou à Mónica, no 1º episódio, o roubo do cofre dos Martins de Mello? Nunca percebi... 

o Gonçalo ordenou através do Filipe. Foi um teste à lealdade dela para com ele proprio, o tubarão. E simultaneamente conseguiria fazer desaparecer as jóias sem que ele fosse suspeito.

Editado por skizzo
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, Pamsf998 disse:

Não sei bem, mas penso já ter feito esta pergunta e terem-me dito que foi a mando do tubarão. Mas se o tubarão era o Gonçalo, ele arriscou-se a ficar preso nas torres e a perder a vida... :dontknow:

Mas isso foram circunstâncias que obviamente não foram planeadas. Sobreviveu, e acabou por lhe dar jeito ficar longe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutos atrás, Pamsf998 disse:

Não sei bem, mas penso já ter feito esta pergunta e terem-me dito que foi a mando do tubarão. Mas se o tubarão era o Gonçalo, ele arriscou-se a ficar preso nas torres e a perder a vida... :dontknow:

Não porque ele não contava com os atentados, a cena era a Monica roubar o colar, provando assim as suas capacidades, e não haver suspeitas de que foi a mando do Gonçalo, se não, não conseguiria enganar o fausto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, skizzo disse:

Mas isso foram circunstâncias que obviamente não foram planeadas. Sobreviveu, e acabou por lhe dar jeito ficar longe.

Eu realmente pareceu-me que ele de alguma forma com aquilo queria atingir o Fausto, mas essa parte da Mónica não sabia. Nunca tinha percebido o porquê daquilo, talvez por distração.

Obrigado a todos pelo esclarecimento.. ;) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, Pamsf998 disse:

Não sei bem, mas penso já ter feito esta pergunta e terem-me dito que foi a mando do tubarão. Mas se o tubarão era o Gonçalo, ele arriscou-se a ficar preso nas torres e a perder a vida... :dontknow:

Os ataques foram um "azar" para o Gonçalo, que ele usou para seu proveito, uma vez que o colar foi roubado pela Monica. 

O plano original seria ( e isto é somente minha interpretação) incriminar o Fausto pelo roubo, com o mesmo plano que foi 5 anos mais tarde.

Mas é normal que haja alguns "buracos" na estória, dado que estou convencida que o próprio Rui Vilhena so pensou no tubarão, e no Gonçalo para esse fim, mais tarde.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, Pamsf998 disse:

Eu realmente pareceu-me que ele de alguma forma com aquilo queria atingir o Fausto, mas essa parte da Mónica não sabia. Nunca tinha percebido o porquê daquilo, talvez por distração.

Obrigado a todos pelo esclarecimento.. ;) 

O ódio da Mónica ao Fausto já era um plano que estava a ser executado pelo tubarão há muito tempo. Não esquecer que ela pensava que ele tinha abandonado a mãe dela num acidente de carro, onde esta acabaria por falecer, só para manter a sua reputação junto da família rica da Antónia.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutos atrás, sue disse:

Os ataques foram um "azar" para o Gonçalo, que ele usou para seu proveito, uma vez que o colar foi roubado pela Monica. 

O plano original seria ( e isto é somente minha interpretação) incriminar o Fausto pelo roubo, com o mesmo plano que foi 5 anos mais tarde.

Mas é normal que haja alguns "buracos" na estória, dado que estou convencida que o próprio Rui Vilhena so pensou no tubarão, e no Gonçalo para esse fim, mais tarde.

Sei que o tubarão só foi decidido no fim, de forma a despistar sempre a imprensa, agora se ele já tinha algum pensado, não sei. E de certa forma, ser o Gonçalo desiludiu-me, porque eu já achava que era ele e estava à espera de algo inesperado.

Editado por Pamsf998
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, skizzo disse:

O ódio da Mónica ao Fausto já era um plano que estava a ser executado pelo tubarão há muito tempo. Não esquecer que ela pensava que ele tinha abandonado a mãe dela num acidente de carro, onde esta acabaria por falecer, só para manter a sua reputação junto da família rica da Antónia.

Pensava? Fiquei com a ideia que foi exatamente isso que aconteceu. So nunca percebi se ela pensou que o Fausto era o pai dela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, skizzo disse:

O ódio da Mónica ao Fausto já era um plano que estava a ser executado pelo tubarão há muito tempo. Não esquecer que ela pensava que ele tinha abandonado a mãe dela num acidente de carro, onde esta acabaria por falecer, só para manter a sua reputação junto da família rica da Antónia.

Ai que eu já não me lembro de tanta coisa :haha: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutos atrás, sue disse:

Os ataques foram um "azar" para o Gonçalo, que ele usou para seu proveito, uma vez que o colar foi roubado pela Monica. 

O plano original seria ( e isto é somente minha interpretação) incriminar o Fausto pelo roubo, com o mesmo plano que foi 5 anos mais tarde.

Mas é normal que haja alguns "buracos" na estória, dado que estou convencida que o próprio Rui Vilhena so pensou no tubarão, e no Gonçalo para esse fim, mais tarde.

Sim já se sabe que numa história onde têm que encaixar vários possíveis tubarões, não pode bater tudo 100% certo. Como por exemplo a maneira diferente como o Filipe se dirigia ao tubarão vs o Gonçalo. Mas tinha de ser assim senão soavam os alarmes. Acho a escolha do Gonçalo a mais acertada, embora curtisse ver os outros finais, como fizeram com Remédio Santo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, skizzo disse:

Sim já se sabe que numa história onde têm que encaixar vários possíveis tubarões, não pode bater tudo 100% certo. Como por exemplo a maneira diferente como o Filipe se dirigia ao tubarão vs o Gonçalo. Mas tinha de ser assim senão soavam os alarmes. Acho a escolha do Gonçalo a mais acertada, embora curtisse ver os outros finais, como fizeram com Remédio Santo.

Os outros finais chegaram a ser gravados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, Pamsf998 disse:

Sei que o tubarão só foi decidido no fim, de forma a despistar sempre a concorrência, agora se ele já tinha algum pensado, não sei. E de certa forma, ser o Gonçalo desiludiu-me, porque eu já achava que era ele e estava à espera de algo inesperado.

Quem escolhias tu para tubarao?

E sim, eu acho que o Vilhena sabia quem queria para tubarão. A decisão so foi mantida em segredo por ele. Não acho que tenha sido uma decisão dificil.

Eu gostei que fosse o Gonçalo. A alternativa seria a Antonia para mim.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutos atrás, sue disse:

Pensava? Fiquei com a ideia que foi exatamente isso que aconteceu. So nunca percebi se ela pensou que o Fausto era o pai dela.

Foi isso que se passou, embora o Fausto não tivesse realmente abandonado a mãe dela, simplesmente não foi socorrida a tempo. Mas a mentira maior foi ela pensar que o  Fausto era o pai dela

2 minutos atrás, Pamsf998 disse:

Os outros finais chegaram a ser gravados?

Sim acho que alguns chegaram a ser.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, Pamsf998 disse:

Os outros finais chegaram a ser gravados?

Penso que sim. Doutra forma, os atores também sabiam quem era. Lembro-me de ler uma entrevista onde o Marco falava sobre o encontro na casa do José Wallenstein no ultimo episódio, onde ficaram a saber quem era o tubarão, e a reação dele a revelação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, sue disse:

Quem escolhias tu para tubarao?

E sim, eu acho que o Vilhena sabia quem queria para tubarão. A decisão so foi mantida em segredo por ele. Não acho que tenha sido uma decisão dificil.

Eu gostei que fosse o Gonçalo. A alternativa seria a Antonia para mim.

A minha 1ª opção seria a Beatriz, sempre a achei misteriosa e imaginei um lado dela de bitch fria e assassina. Eu queria crer mesmo que seria ela. A minha 2ª opção era a Antónia. O Gonçalo era mesmo das últimas, porque eu achava mesmo muito óbvia.

1 minuto atrás, sue disse:

Penso que sim. Doutra forma, os atores também sabiam quem era. Lembro-me de ler uma entrevista onde o Marco falava sobre o encontro na casa do José Wallenstein no ultimo episódio, onde ficaram a saber quem era o tubarão, e a reação dele a revelação.

Podiam ter combinado em segredo com o ator em questão para ir lá gravar... Estou curioso, gostava de ver os outros finais.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, Pamsf998 disse:

A minha 1ª opção seria a Beatriz, sempre a achei misteriosa e imaginei um lado dela de bitch fria e assassina. Eu queria crer mesmo que seria ela. A minha 2ª opção era a Antónia. O Gonçalo era mesmo das últimas, porque eu achava mesmo muito óbvia.

Nunca tinha pensado na Beatriz. Mas realmente gosto da tua ideia. Tens mesmo razão. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...