Jump to content

Informação TVI


Pedro

Posts Recomendados

A Informação TVI precisa disto. Novo estúdio e novos grafismos para romper de vez com o passado. E se de facto trouxerem essas inovações incríveis que o Sérgio Figueiredo falou ainda melhor. A ver se temos uma abertura da época de setembro em grande, com novos produtos de ficção, entretenimento e informação. 

  • Gosto 2
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O novo estúdio devia seguir o exemplo do estúdio grande da SIC Notícias, com uma mesa para o pivô, uma para um frente a frente e uma para programas de debates. E eu acrescentava ainda uma zona com sofás para conversas mais informais, para usar nomeadamente no Diário da Manhã e em programas da TVI 24.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Tomás Rodrigues Lopes disse:

Já agora, para a rentrée e com o novo estúdio, aproveitem para relançar a Grande Reportagem, algo em que a TVI precisa claramente de apostar... A SIC continua intocável neste género e é um dos pontos fracos da informação da TVI...

A TVI antes da Covid tinha os programas da Ana Leal e da Alexandra Borges. Tinha, pelo menos, uma grande reportagem por semana. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Tomás Rodrigues Lopes disse:

Acho que devem ter percebido que, apesar de este estar conceptualmente bem pensado,  na prática nem foi bem executado nem é funcional.

Que agora tragam algo diferente e que seja efetivamente uma ruptura na forma de fazer noticiários. Inspirem-se na Sky News, por exemplo, e no seu "Studio 21".

O Sérgio Figueiredo deu a entender que iam ter algo que nunca se teve em Portugal. Talvez venhamos a ter o primeiro estúdio/régie com automação do país.

Como é k queres fazer o estúdio da sky news na TVI?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Cláudio. disse:

A TVI precisa de novos estúdios mas mesmo em termos de espaço, seja na informação seja no entretimento eles estão muito limitados a nível de espaço.

Eu sempre pensei que nos dias de hoje o edifício da TVI já só ficasse com a informação (ocupando os estúdio do VnTV e ATES) e que o entretenimento de daytime passasse para os estúdios da Plural (com novos espaços)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Cláudio. disse:

A TVI precisa de novos estúdios mas mesmo em termos de espaço, seja na informação seja no entretimento eles estão muito limitados a nível de espaço.

Exacto. Estão a sofrer daquilo que a SIC sofria em carnaxide

há 2 minutos, HHHugo disse:

Eu sempre pensei que nos dias de hoje o edifício da TVI já só ficasse com a informação (ocupando os estúdio do VnTV e ATES) e que o entretenimento de daytime passasse para os estúdios da Plural (com novos espaços)

Isso era fundamental! Se eles ficassem com o estúdio 3 afeto também à informação e deslocalizassem o entretenimento diário para a Plural dava muito jeito. 

há 2 horas, Mr. Carter disse:

A TVI antes da Covid tinha os programas da Ana Leal e da Alexandra Borges. Tinha, pelo menos, uma grande reportagem por semana. 

Sim, mas no caso delas era só investigação. E grande reportagem não é só investigação, como a SIC mostra quase todas as semanas. Basta olharem para os grandes repórteres que têm dentro de portas: o Rui Araújo, o Paulo Salvador, o Victor Moura-Pinto e o Vítor Bandarra. Destes 4, por exemplo, nenhum deles faz muito investigação e dos melhores jornalistas que este país tem. 

Centralizar a grande reportagem na investigação (que ainda por cima teve tantas polémicas e folclores à mistura) em duas grandes repórteres quando até tem outros (que que para mim são inquestionavelmente melhores), não faz sentido para mim. O última trabalho do Rui Araújo foi apresentado há quase um ano... Dois dos melhores jornalistas que têm, os "vitores", estão amarrados a rubricas diárias quandk deviam estar a fazer grande reportagem. 

Há quanto tempo não vemos na TVI uma grande reportagem como "99 muros" que a SIC passou na semana passada? 

Se eu fosse ao Sérgio, reforçava a grande reportagem e aproveitava para ir buscar a Cândida Pinto à RTP e à Sofia Arede e o Pedro Coelho à SIC que, juntos aos que eles lá têm, já formavam uma grande equipa de grandes repórteres. 

Uma estação que quer ser de referência tem de perceber que há pontos onde não se pode cortar no orçamento e a grande reportagem a sério é um pilar obrigatório. Para low cost já temos a CMTV. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim o Estudio 3 é muito grande. São la feitos 3 programas, com 3 cenários diferentes no mesmo dia. E aliás, em comparação, para quem já esteve lá pessoalmente, o espaço do VNTV é maior que o da SIC para o programa da Cristina, por exemplo. Mesmo na Informação, o Estúdio é grande, tem é o espaço mal aproveitado. 

Editado por Fabien S.
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, PT 04 disse:

Como é k queres fazer o estúdio da sky news na TVI?

Eu não disse que quero o estúdio da sky na TVI até porque o conceito da sky requer um espaço que a TVI não tem. O que eu disse é que a mudança que eles devem fazer tem de ser tão impactante como a sky que pensou completamente fora da caixa com a sua "glass box". A TVI acho que tem de fazer algo parecido (não imitar o estúdio), criar um conceito de cenografia para informação televisiva diferente do habitual. Fazer o que foi prometido há 3 anos com o novo estúdio e que ficou por cumprir. O Sérgio na altura, e com razão, disse que os noticiários de hoje pouco mudaram face aos da pré história da televisão: temos um anchor a lançar uma sequência de peças e diretos e a fazer entrevistas. Um noticiário resume-se a um alinhamento pré definido de peças como se fazia há 100 anos. Tentar atualizar isto era capaz de ser positivo. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Tomás Rodrigues Lopes disse:

Eu não disse que quero o estúdio da sky na TVI até porque o conceito da sky requer um espaço que a TVI não tem. O que eu disse é que a mudança que eles devem fazer tem de ser tão impactante como a sky que pensou completamente fora da caixa com a sua "glass box". A TVI acho que tem de fazer algo parecido (não imitar o estúdio), criar um conceito de cenografia para informação televisiva diferente do habitual. Fazer o que foi prometido há 3 anos com o novo estúdio e que ficou por cumprir. O Sérgio na altura, e com razão, disse que os noticiários de hoje pouco mudaram face aos da pré história da televisão: temos um anchor a lançar uma sequência de peças e diretos e a fazer entrevistas. Um noticiário resume-se a um alinhamento pré definido de peças como se fazia há 100 anos. Tentar atualizar isto era capaz de ser positivo. 

O Sérgio disse no aniversário da TVI  deste ano que a Informação ia sofrer fortes alterações e que podíamos esperar muitas novidades. Vamos ver...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de assistir a uma aposta neste tipo de tecnologia. Sendo um vidro transparente, que pode ser ativado ou desativado, permite a divisão espacial e ainda a projecção de conteúdos na sua superfície. Permitia a criação de diversos espaços (para debate e comentário), além de mostrar o espaço na sua totalidade, quando desligado.

Se quiserem ver o vidro em ação, na Eurovisão de 2014, utilizaram a mesma tecnologia para cobrir o "cubo" que fazia o palco.

Spoiler

 

 

Editado por frankoak
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citação

Sérgio Figueiredo deixa cargo de diretor de informação da TVI

O  diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, vai deixar o canal. Ao que apurou o Observador, ainda não foi escolhida a pessoa que o vai substituir.

 

A decisão ainda não foi comunicada à redação do canal — o que deve ainda ser feito hoje, acrescenta a revista Sábado.

https://observador.pt/2020/07/10/sergio-figueiredo-deixa-cargo-de-diretor-de-informacao-da-tvi/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+obs-ultimas+(Observador+-+Últimas)

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...