Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 6 minutos, AndreRob disse:

É educativo... mas essa miuda só faz videos de cocó?

Não, não é só cocó. Alguém no ano passado queixou-se dos conteúdos de outro episódio - não sei qual - e mandou para a provedora.

Posted (edited)
há 6 minutos, bacalhaucomnatas disse:

esta marca, «Zig Zag», foi criada em 2004 com a 2:, está a fazer 20 anos, acho que o nome deveria mudar e ser renovada... 

Agora já existindo o canal online e a app acho dificil descartarem a marca.

Edited by AndreRob
  • Like 5
Posted
há 6 minutos, AndreRob disse:

Agora já existindo o canal online e a app acho dificil descartarem a marca.

também, se calhar, tanto conservadorismo é para apelar à nostalgia dos futuros pais e educadores que em criança viram o "Zig Zag", para que coloquem os filhos ou os educandos a vê-lo também. 

eu sou dos anos 90, época em que o dinheiro abundava na RTP e a designação do espaço infantil estava sempre a mudar... 

Posted
há 8 minutos, bacalhaucomnatas disse:

também, se calhar, tanto conservadorismo é para apelar à nostalgia dos futuros pais e educadores que em criança viram o "Zig Zag", para que coloquem os filhos ou os educandos a vê-lo também. 

eu sou dos anos 90, época em que o dinheiro abundava na RTP e a designação do espaço infantil estava sempre a mudar... 

hoje tudo é branding content... é preciso manter as marcas e os nomes para continuar a gerar lucros. :P

  • Like 1
Posted
há 34 minutos, bacalhaucomnatas disse:

também, se calhar, tanto conservadorismo é para apelar à nostalgia dos futuros pais e educadores que em criança viram o "Zig Zag", para que coloquem os filhos ou os educandos a vê-lo também. 

eu sou dos anos 90, época em que o dinheiro abundava na RTP e a designação do espaço infantil estava sempre a mudar... 

O antecessor, RTP Crianças, nem sequer tinha separador.

  • Like 1
  • 1 month later...
Posted
há 14 minutos, Televisão 10 disse:

Uma das novidades da grelha de verão é a estreia da série espanhola Os Argonautas e a Moeda de Ouro hoje, pelas 19h25.

 

 

Deviam focar-se mais em series live action juvenis ao final da tarde que aquela quantidade absurda de conteudos para menores 6 anos.

  • Like 2
Posted
há 1 hora, AndreRob disse:

Deviam focar-se mais em series live action juvenis ao final da tarde que aquela quantidade absurda de conteudos para menores 6 anos.

Houve uma altura que tinham o espaço Desalinhado ao final da manhã e da tarde, dedicado a um público mais juvenil, onde encaixavam essas séries, mas entretanto acabou.

  • Like 3
  • 2 weeks later...
Posted
On 01/07/2024 at 10:47, AndreRob disse:

Deviam focar-se mais em series live action juvenis ao final da tarde que aquela quantidade absurda de conteudos para menores 6 anos.

Igualmente vi a série e é dobrada. Mas ao contrário das séries do extinto Desalinhado é perceptível por ser para uma audiência inferior a 12 anos, que dentro da lógica dos canais infantis é a lei de "se legendar, não resulta".

No início dos anos 90 um dos desenhos animados (desenhos mesmo, porque a Rua Sésamo era mais imagem real quase o tempo todo) mais populares da RTP era o Capitão Planeta, e era legendado e boa parte dos telespectadores tinham menos de 12 anos.

O quanto regredimos ou o quanto avançamos? O assunto da legendagem em desenhos animados e séries de imagem real infantis para o público inferior a 12 anos ainda acaba por ser um assunto que divide o fórum. Oficialmente, dizem que só funcionam as dobragens por causa do factor "as crianças não sabem ler". Como se a legendagem ajudava a fomentar a leitura?

Posted
há 2 minutos, ATVTQsV disse:

Igualmente vi a série e é dobrada. Mas ao contrário das séries do extinto Desalinhado é perceptível por ser para uma audiência inferior a 12 anos, que dentro da lógica dos canais infantis é a lei de "se legendar, não resulta".

No início dos anos 90 um dos desenhos animados (desenhos mesmo, porque a Rua Sésamo era mais imagem real quase o tempo todo) mais populares da RTP era o Capitão Planeta, e era legendado e boa parte dos telespectadores tinham menos de 12 anos.

O quanto regredimos ou o quanto avançamos? O assunto da legendagem em desenhos animados e séries de imagem real infantis para o público inferior a 12 anos ainda acaba por ser um assunto que divide o fórum. Oficialmente, dizem que só funcionam as dobragens por causa do factor "as crianças não sabem ler". Como se a legendagem ajudava a fomentar a leitura?

o que já nem faz sentido, porque os miudos já começam a aprender inglês logo no primeiro ciclo e convivem com conteudo legendado por tudo o que é rede social, alias agora virou moda lgendar-se até os videos em português portanto tenho quase a certeza que uma criança a partir dos 8 anos já lida bem com legendas.

Posted
há 1 minuto, AndreRob disse:

o que já nem faz sentido, porque os miudos já começam a aprender inglês logo no primeiro ciclo e convivem com conteudo legendado por tudo o que é rede social, alias agora virou moda lgendar-se até os videos em português portanto tenho quase a certeza que uma criança a partir dos 8 anos já lida bem com legendas.

Só que agora dentro do Zig Zag já não há séries e filmes legendados.

  • 4 weeks later...
Posted

Zoe e Milo: no episódio de ontem as personagens foram ao Brasil, no caso ao Rio de Janeiro. Só que a equipa de dobragem nem se esforçou a dar sotaques brasileiros às duas personagens brasileiras do episódio.

Assim...

O que se está a acontecer é uma tentativa de apagar os últimos vestígios do português do Brasil no Zig Zag da RTP 2. O último desenho animado não-educativo a passar em PT-BR era a Turma da Mônica (sim, com Ô) em 2008 e a última série educativa era a série (australiana?) Grandes Civilizações (na ficha técnica estava atribuida a uma editora espanhola, o que na altura (2012 e 2013) me fez desconfiar do país da série e pensei "isso é daonde?").

Como muita gente já está farta de saber, a internet e os vídeos em português do Brasil ajudaram as crianças (que são menos a ver canais lineares) a ver conteúdos em dialectos e línguas não-nativas, o que se tem revelado num caos para pais e professores. Uns dirão que o facto de 100% da programação infantil estar dobrada é para proteger o português europeu, quando na verdade é que, no caso de não haver séries legendadas, é por causa de entender melhor assim do que numa língua estrangeira e com legendas.

Se a RTP deixasse as dobragens e emitisse só desenhos animados legendados, iria haver divisão da grossa. Uns diriam que fomentaria a leitura e outros diriam que deixaria as crianças sem contacto com o português europeu.

  • Like 2
  • 3 weeks later...
Posted

O Zig Zag vai ter uma nova produção com os desenhos protagonistas do segmento, chamada Zig, Zag, Zzz e Amigos

46255_73729_8329.jpg?amp;w=270

Citação

"Venham daí zigzaguear connosco!

Zig, Zag e Zzz são três amigos inseparáveis que partilham aventuras emocionantes e cheias de imaginação. Exploram o mundo à sua volta e aprendem lições valiosas sobre amizade, diversão e crescer juntos. Na mesma casa vivem ainda um brócolo cheio de atitude, um pacote de pipocas resmungão, um pato de borracha sempre feliz, um cato sempre triste e uma bola de cotão muito medrosa.
Uma série de 40 episódios, dedicada ao pré-escolar recheada de diversão e muita música."

https://www.rtp.pt/programa/tv/p46255

Estreia marcada para o dia 16, pelas 7h55, com repetição pelas 18h10.

  • Like 2
Posted
há 2 minutos, Guida disse:

O que fizeram às mascotes do Zig Zag? Parecem saídas de uma animação duvidosa do Oriente Médio... :ew:

Eu queria era que mudassem de uma vez por todas, até as mascotes, e o nome, sei não

  • Thanks 1
  • 2 weeks later...
Posted

Esta segunda com o regresso às aulas, regressa a grelha de inverno do Zig Zag, com novas séries.

A série Zoe e Milo sai da grelha deixando os últimos quatro episódios por emitir na RTP 2. É de salientar que durante os Jogos Olímpicos a cobertura começou cedo demais e chegaram a haver dias em que, no máximo, o Zig Zag durou uma hora.

Posted (edited)
On 16/09/2024 at 00:37, ATVTQsV disse:

Esta segunda com o regresso às aulas, regressa a grelha de inverno do Zig Zag, com novas séries.

De referir uma série de animação francesa (com a colaboração de Canadá e de Espanha) que começou esta semana: "O refúgio de Audrey" (que já tinha visto anteriormente através da plataforma online do TV5 Monde na sua dobragem original francesa... e que gosto)

Edited by LAboy 456
  • Like 2

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...