Televisão 10 Posted May 24, 2024 Posted May 24, 2024 (edited) há 21 horas, msm0 disse: Imagina estar a ver isso e a comer ao mesmo tempo Cenário possível, já que passou perto da hora de almoço, pelas 13h30, creio. Edited May 24, 2024 by Televisão 10 Quote
AndreRob Posted May 24, 2024 Posted May 24, 2024 É educativo... mas essa miuda só faz videos de cocó? Quote
ATVTQsV Posted May 24, 2024 Posted May 24, 2024 há 6 minutos, AndreRob disse: É educativo... mas essa miuda só faz videos de cocó? Não, não é só cocó. Alguém no ano passado queixou-se dos conteúdos de outro episódio - não sei qual - e mandou para a provedora. Quote
bacalhaucomnatas Posted May 25, 2024 Posted May 25, 2024 esta marca, «Zig Zag», foi criada em 2004 com a 2:, está a fazer 20 anos, acho que o nome deveria mudar e ser renovada... Quote
AndreRob Posted May 25, 2024 Posted May 25, 2024 (edited) há 6 minutos, bacalhaucomnatas disse: esta marca, «Zig Zag», foi criada em 2004 com a 2:, está a fazer 20 anos, acho que o nome deveria mudar e ser renovada... Agora já existindo o canal online e a app acho dificil descartarem a marca. Edited May 25, 2024 by AndreRob 5 Quote
bacalhaucomnatas Posted May 25, 2024 Posted May 25, 2024 há 6 minutos, AndreRob disse: Agora já existindo o canal online e a app acho dificil descartarem a marca. também, se calhar, tanto conservadorismo é para apelar à nostalgia dos futuros pais e educadores que em criança viram o "Zig Zag", para que coloquem os filhos ou os educandos a vê-lo também. eu sou dos anos 90, época em que o dinheiro abundava na RTP e a designação do espaço infantil estava sempre a mudar... Quote
AndreRob Posted May 25, 2024 Posted May 25, 2024 há 8 minutos, bacalhaucomnatas disse: também, se calhar, tanto conservadorismo é para apelar à nostalgia dos futuros pais e educadores que em criança viram o "Zig Zag", para que coloquem os filhos ou os educandos a vê-lo também. eu sou dos anos 90, época em que o dinheiro abundava na RTP e a designação do espaço infantil estava sempre a mudar... hoje tudo é branding content... é preciso manter as marcas e os nomes para continuar a gerar lucros. :P 1 Quote
ATVTQsV Posted May 25, 2024 Posted May 25, 2024 há 34 minutos, bacalhaucomnatas disse: também, se calhar, tanto conservadorismo é para apelar à nostalgia dos futuros pais e educadores que em criança viram o "Zig Zag", para que coloquem os filhos ou os educandos a vê-lo também. eu sou dos anos 90, época em que o dinheiro abundava na RTP e a designação do espaço infantil estava sempre a mudar... O antecessor, RTP Crianças, nem sequer tinha separador. 1 Quote
bacalhaucomnatas Posted May 25, 2024 Posted May 25, 2024 há 3 minutos, ATVTQsV disse: O antecessor, RTP Crianças, nem sequer tinha separador. o que me marcou mais foi o "Um-Dó-Li-Tá", que me lembra de ter Quote
Televisão 10 Posted July 1, 2024 Posted July 1, 2024 Uma das novidades da grelha de verão é a estreia da série espanhola Os Argonautas e a Moeda de Ouro hoje, pelas 19h25. 1 Quote
AndreRob Posted July 1, 2024 Posted July 1, 2024 há 14 minutos, Televisão 10 disse: Uma das novidades da grelha de verão é a estreia da série espanhola Os Argonautas e a Moeda de Ouro hoje, pelas 19h25. Deviam focar-se mais em series live action juvenis ao final da tarde que aquela quantidade absurda de conteudos para menores 6 anos. 2 Quote
Televisão 10 Posted July 1, 2024 Posted July 1, 2024 há 1 hora, AndreRob disse: Deviam focar-se mais em series live action juvenis ao final da tarde que aquela quantidade absurda de conteudos para menores 6 anos. Houve uma altura que tinham o espaço Desalinhado ao final da manhã e da tarde, dedicado a um público mais juvenil, onde encaixavam essas séries, mas entretanto acabou. 3 Quote
ATVTQsV Posted July 4, 2024 Posted July 4, 2024 Acho que a única nova série que me captivou é Zoe e Milo Quote
ATVTQsV Posted July 18, 2024 Posted July 18, 2024 On 01/07/2024 at 10:47, AndreRob disse: Deviam focar-se mais em series live action juvenis ao final da tarde que aquela quantidade absurda de conteudos para menores 6 anos. Igualmente vi a série e é dobrada. Mas ao contrário das séries do extinto Desalinhado é perceptível por ser para uma audiência inferior a 12 anos, que dentro da lógica dos canais infantis é a lei de "se legendar, não resulta". No início dos anos 90 um dos desenhos animados (desenhos mesmo, porque a Rua Sésamo era mais imagem real quase o tempo todo) mais populares da RTP era o Capitão Planeta, e era legendado e boa parte dos telespectadores tinham menos de 12 anos. O quanto regredimos ou o quanto avançamos? O assunto da legendagem em desenhos animados e séries de imagem real infantis para o público inferior a 12 anos ainda acaba por ser um assunto que divide o fórum. Oficialmente, dizem que só funcionam as dobragens por causa do factor "as crianças não sabem ler". Como se a legendagem ajudava a fomentar a leitura? Quote
AndreRob Posted July 18, 2024 Posted July 18, 2024 há 2 minutos, ATVTQsV disse: Igualmente vi a série e é dobrada. Mas ao contrário das séries do extinto Desalinhado é perceptível por ser para uma audiência inferior a 12 anos, que dentro da lógica dos canais infantis é a lei de "se legendar, não resulta". No início dos anos 90 um dos desenhos animados (desenhos mesmo, porque a Rua Sésamo era mais imagem real quase o tempo todo) mais populares da RTP era o Capitão Planeta, e era legendado e boa parte dos telespectadores tinham menos de 12 anos. O quanto regredimos ou o quanto avançamos? O assunto da legendagem em desenhos animados e séries de imagem real infantis para o público inferior a 12 anos ainda acaba por ser um assunto que divide o fórum. Oficialmente, dizem que só funcionam as dobragens por causa do factor "as crianças não sabem ler". Como se a legendagem ajudava a fomentar a leitura? o que já nem faz sentido, porque os miudos já começam a aprender inglês logo no primeiro ciclo e convivem com conteudo legendado por tudo o que é rede social, alias agora virou moda lgendar-se até os videos em português portanto tenho quase a certeza que uma criança a partir dos 8 anos já lida bem com legendas. Quote
ATVTQsV Posted July 18, 2024 Posted July 18, 2024 há 1 minuto, AndreRob disse: o que já nem faz sentido, porque os miudos já começam a aprender inglês logo no primeiro ciclo e convivem com conteudo legendado por tudo o que é rede social, alias agora virou moda lgendar-se até os videos em português portanto tenho quase a certeza que uma criança a partir dos 8 anos já lida bem com legendas. Só que agora dentro do Zig Zag já não há séries e filmes legendados. Quote
ATVTQsV Posted August 16, 2024 Posted August 16, 2024 Zoe e Milo: no episódio de ontem as personagens foram ao Brasil, no caso ao Rio de Janeiro. Só que a equipa de dobragem nem se esforçou a dar sotaques brasileiros às duas personagens brasileiras do episódio. Assim... O que se está a acontecer é uma tentativa de apagar os últimos vestígios do português do Brasil no Zig Zag da RTP 2. O último desenho animado não-educativo a passar em PT-BR era a Turma da Mônica (sim, com Ô) em 2008 e a última série educativa era a série (australiana?) Grandes Civilizações (na ficha técnica estava atribuida a uma editora espanhola, o que na altura (2012 e 2013) me fez desconfiar do país da série e pensei "isso é daonde?"). Como muita gente já está farta de saber, a internet e os vídeos em português do Brasil ajudaram as crianças (que são menos a ver canais lineares) a ver conteúdos em dialectos e línguas não-nativas, o que se tem revelado num caos para pais e professores. Uns dirão que o facto de 100% da programação infantil estar dobrada é para proteger o português europeu, quando na verdade é que, no caso de não haver séries legendadas, é por causa de entender melhor assim do que numa língua estrangeira e com legendas. Se a RTP deixasse as dobragens e emitisse só desenhos animados legendados, iria haver divisão da grossa. Uns diriam que fomentaria a leitura e outros diriam que deixaria as crianças sem contacto com o português europeu. 2 Quote
Televisão 10 Posted September 5, 2024 Posted September 5, 2024 O Zig Zag vai ter uma nova produção com os desenhos protagonistas do segmento, chamada Zig, Zag, Zzz e Amigos. Citação "Venham daí zigzaguear connosco! Zig, Zag e Zzz são três amigos inseparáveis que partilham aventuras emocionantes e cheias de imaginação. Exploram o mundo à sua volta e aprendem lições valiosas sobre amizade, diversão e crescer juntos. Na mesma casa vivem ainda um brócolo cheio de atitude, um pacote de pipocas resmungão, um pato de borracha sempre feliz, um cato sempre triste e uma bola de cotão muito medrosa. Uma série de 40 episódios, dedicada ao pré-escolar recheada de diversão e muita música." https://www.rtp.pt/programa/tv/p46255 Estreia marcada para o dia 16, pelas 7h55, com repetição pelas 18h10. 2 Quote
Guida Posted September 7, 2024 Posted September 7, 2024 O que fizeram às mascotes do Zig Zag? Parecem saídas de uma animação duvidosa do Oriente Médio... Quote
ATVTQsV Posted September 7, 2024 Posted September 7, 2024 há 2 minutos, Guida disse: O que fizeram às mascotes do Zig Zag? Parecem saídas de uma animação duvidosa do Oriente Médio... Eu queria era que mudassem de uma vez por todas, até as mascotes, e o nome, sei não 1 Quote
AndreRob Posted September 7, 2024 Posted September 7, 2024 ''um pato de borracha sempre feliz, um cato sempre triste e uma bola de cotão muito medrosa.'' 2 Quote
ATVTQsV Posted September 15, 2024 Posted September 15, 2024 Esta segunda com o regresso às aulas, regressa a grelha de inverno do Zig Zag, com novas séries. A série Zoe e Milo sai da grelha deixando os últimos quatro episódios por emitir na RTP 2. É de salientar que durante os Jogos Olímpicos a cobertura começou cedo demais e chegaram a haver dias em que, no máximo, o Zig Zag durou uma hora. Quote
LAboy 456 Posted September 19, 2024 Posted September 19, 2024 (edited) On 16/09/2024 at 00:37, ATVTQsV disse: Esta segunda com o regresso às aulas, regressa a grelha de inverno do Zig Zag, com novas séries. De referir uma série de animação francesa (com a colaboração de Canadá e de Espanha) que começou esta semana: "O refúgio de Audrey" (que já tinha visto anteriormente através da plataforma online do TV5 Monde na sua dobragem original francesa... e que gosto) Edited September 19, 2024 by LAboy 456 2 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.