Jump to content

Zig Zag [Programação Infantil RTP2]


Diana

Posts Recomendados

E não é só o regresso de Peanuts (a única coisa decente foi a proeza de fazerem a série parecer uma BD em movimento, pranchas e tudo). Outras séries regressaram, entre algumas séries mencionadas na promo em cima:

  • O Oásis de Oscar
  • Zafari
  • Jingle Kids
  • Lili e a Baía dos Tesouros (segunda temporada)
  • A Vaca, o Gato e o Oceano (por incrível que pareça, a série é de 2005, tardou mais de uma dúzia de anos até chegar cá)
  • Flopaloo, Onde Estás Tu?
  • Sherlock Yack
  • O Amanhecer dos Croods
  • Regabofes e Tramplis (apesar de, pelo que vi na dobragem, não usarem os nomes traduzidos :D)
  • O Vale Encantado (espécie de continuação de Bichinhos e Bicharocos que deu em 2009)
  • Lucas e Emília
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
há 1 hora, Televisão 10 disse:

Estranho transmitirem Lulu Cambalhota em 4:3, pois fica tudo encolhido. Na RTP Açores dão em 16:9.

Não se trata assim a rainha do canal, que venceu a Júlia Pinheiro, Teresa Paixão! :stick: :clown:

Ainda me lembro quando, nas primeiras vezes que deu no canal (em 2011), a série era emitida em PAL plus letterbox, ainda a RTP 2 era um canal 4:3.

Pior, na altura quando mudava de formato havia sempre um retrocesso de 0.1 segundos. Portanto a frase inicial do Comboio dos Dinossauros (Olá, malta, sou eu, o Revisor!) ficava "Olá mamalta, sou eu, o Revisor!".

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
há 2 horas, Nogueiraa03 disse:

hoje ao rever isto, depois de um bom tempo, até me arrepiei, principalmente na parte do "Boa noite e até amanhã".

O atual é péssimo, nada animado, mas duvido que alguém ainda veja..

Havia uma outra no outono de 2008:

Esta durou pouquíssimo tempo e foi substituída por uma versão legendada da dos Patinhos de 1999.

A partir de 2009 passa a ter animação de entrada com a canção Canta o Galo Gordo, mais tarde em 2011 a Dialectus cria um novo tema, No Mundo da Lua, que dava alternadamente com a do Gombby.

Bom dia (na televisão era legendado):

Em 2015 (salvo erro) deu a do Alfa. O actual veio no Natal de 2016.

PS: lembrei-me agora da última canção desta índole que deu na RTP 1 (sim, RTP 1), era a dos Lunnis que dava depois do Telejornal mas era traduzida. Infelizmente a versão portuguesa desapareceu da internet.

Portanto, feitas bem as contas:

1965-1972: Vamos Dormir
1972-1979: Meninos Rabinos
1979-1981?: Amigos do Sono
1981: Topo Gigio
1986-1997: Vitinho (que eu saiba, a quarta versão deu nos dois canais)
1989-1991: outras animações que davam alternadamente com o Vitinho
1999-2004?: Os Patinhos (nos dois canais? e na RTP Internacional)
2004-2008: As Aventuras do Patinho (em vez da canção de cima eram pequenas animações com o pato, no fim aparecia ele no quarto e a mãe o avisava para ir deitar, exclusivo RTP 2, deu nas RTPs autónomas também)
2004: Os Lunnis (RTP 1)
2008-2009: Soninho (primeira versão)
2009: Os Patinhos (versão legendada)
2009-2015?: Soninho (segunda versão)
2011-2013?: No Mundo da Lua (alternadamente com o Soninho)
2015-2016: Alfa
2016-agora: Banda Zig Zag
 

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Nogueiraa03 disse:

hoje ao rever isto, depois de um bom tempo, até me arrepiei, principalmente na parte do "Boa noite e até amanhã".

O atual é péssimo, nada animado, mas duvido que alguém ainda veja..

Na minha altura era isto que dava para mandar as crianças para a cama:

Ainda deu alguns anos e teve outras versões.

Bem que a RTP podia recuperar Os Patinhos numa versão mais moderna. Era bem melhor que os bonecos estranhos e feios que tem agora como mascotes do Zig Zag.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, D91 disse:

Na minha altura era isto que dava para mandar as crianças para a cama:

Ainda deu alguns anos e teve outras versões.

Bem que a RTP podia recuperar Os Patinhos numa versão mais moderna. Era bem melhor que os bonecos estranhos e feios que tem agora como mascotes do Zig Zag.

Até no meu tempo apanhei essa música. Colocavam legendas e a música dava à tarde, pois foi na altura em que o Zig Zag terminava pelas 19h00. Era estranho mandarem as crianças dormir tão cedo...

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D91 disse:

Bem que a RTP podia recuperar Os Patinhos numa versão mais moderna. Era bem melhor que os bonecos estranhos e feios que tem agora como mascotes do Zig Zag.

Ou eles ou até outros, tipo uma versão 16:9 HD dos Meninos Rabinos, se a Espanha conseguiu actualizar a Família Telerín (que foi a inspiração deste e do seu antecessor) e até criou uma série, quem sabe, até uma nova versão disto é possível:

Teria de passar por uma dúzia de actualizações, não sei se as calças de pijama a cair aos 6 segundos resultariam hoje em dia, o de óculos já não iria ler um livro sobre física nuclear, já ninguém diz "banzé". Como a Caderneta de Cromos disse em 2010, "é o retrato de uma época".

Mas um novo Vitinho? Claro, ele teve um regresso para promover a gripe, até um livro e um clube no Facebook, mas não sei a que ponto é que veria um regresso viável.

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Até no meu tempo apanhei essa música. Colocavam legendas e a música dava à tarde, pois foi na altura em que tinham o Hoje às 19h00. Era estranho mandarem as crianças dormir tão cedo...

Mentira sua, só vi em 2009. No entanto a sapiência da Enciclopédia de Cromos diz que até dava bastante cedo, tipo antes do Telejornal.

agora mesmo, Nogueiraa03 disse:

alguem pode por aqui o "Bom dia" da versão "Soninho" se é que existe..

Não existe, pois a partir de 2009 passaram a ter a canção Canta o Galo Gordo:

Até então, o Zig Zag da manhã saltava do genérico para o Pedro Leitão (hoje com as suas 1000 dobragens acho pouco viável haver mais Magazine Zig Zag)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, ATVTQsV disse:

Mentira sua, só vi em 2009. No entanto a sapiência da Enciclopédia de Cromos diz que até dava bastante cedo, tipo antes do Telejornal.

Depois, retifiquei o comentário.

Foi numa altura em que o Zig Zag acabava cedo e julgava que era por causa do Hoje.

há 15 minutos, ATVTQsV disse:

 

Não existe, pois a partir de 2009 passaram a ter a canção Canta o Galo Gordo:

Até então, o Zig Zag da manhã saltava do genérico para o Pedro Leitão (hoje com as suas 1000 dobragens acho pouco viável haver mais Magazine Zig Zag)

E qual foi a sucessora desta música? Sabe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque é que acabaram com o Magazine Zig Zag do nada? Supostamente foi por causa do Pedro Leitão ter acumulado trabalho a mais nas dobragens (é a minha teoria). Não seria possível um regresso com novas personagens e novas vozes?

@Televisão 10 se calhar foi por alguma mudança na grelha que forçou o Zig Zag a acabar cedo, pois normalmente aquilo dava às 20:30. Ainda nos anos 2000 haviam pessoas que diziam que era a hora do Vitinho quando o Vitinho já tinha saído da RTP em 1997 (alguém confirma?).

Pelo que sei os direitos da personagem do Patinho mudaram da Animanostra para uma tal de Toonelada (da qual só tem página principal com correio electrónico). Não sei se o Humberto da produtora tem alguma relação.

Portanto só me lembro dos seguintes:

1999-2004?: Os Patinhos (eu até gostava quando era bebé, agora que cresci parece estranho)
2004-2008: As Aventuras do Patinho
2004: Os Lunnis (RTP 1)
2008-2009: Soninho (primeira versão)
2009: Os Patinhos (versão legendada)
2009-2015?: Soninho (segunda versão)
2011-2013?: No Mundo da Lua
2015-2016: Alfa
2016-agora: Banda Zig Zag

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Nogueiraa03 disse:

Juro, a RTP2 ficou marcada na infância de muitos de nós. Foi com ela que crescemos a ver televisão e desenhos animados.

atualmente as crianças alem de ter muita escolha de canais para ver que até se perdem nem ligam à televisão.

Marcou a infância de muitos, a minha também. Lembro-me que em 2000 e 2001 eu passei a ver muito os desenhos animados da RTP2, sempre que não tinha escola via e passavam bons desenhos animados nessa altura. De recordar que nessa altura tanto a SIC como a TVI também tinham muitos desenhos animados, mas eu tinha a panca de ver os da RTP2 não sei porquê.

Até 2008/2009 (já eu não via desenhos animados) mas sei que ainda passaram bons desenhos animados, mas a partir de uma certa altura começaram a ficar infantis demais. São poucos os que se aproveitam (os que passam na RTP2 se calhar já nenhum se aproveita). O que é pena.

Hoje em dia não há umas Powerpuff Girs, um Arthur, um Oliver Twist, etc. E nem se fala dos mais violentes porque esses praticamente desapareceram o que não se compreende.

O Biggs e a SIC K é que ainda passam uns mais violentos.

Já agora foi na RTP2 que vi programas e séries muito interessantes como Sabrina, Viver no Campo e outras séries. Também me lembro do Acontece e de outros programas. 

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D91 disse:

Hoje em dia não há umas Powerpuff Girs, um Arthur, um Oliver Twist, etc. E nem se fala dos mais violentes porque esses praticamente desapareceram o que não se compreende.

O Arthur ainda é feito (para choque de muitos, e dez episódios por temporada) mas a RTP só comprou metade das temporadas (a última que comprou foi salvo erro a décima quinta). Até no ano passado um episódio foi banido no Alabama por causa do professor rato (Ratatau na dobragem de 2015) entrar num casamento gay. No entanto correram rumores do seu fim. Umas 25 temporadas.

há 2 minutos, D91 disse:

Marcou a infância de muitos, a minha também. Lembro-me que em 2000 e 2001 eu passei a ver muito os desenhos animados da RTP2, sempre que não tinha escola via e passavam bons desenhos animados nessa altura. De recordar que nessa altura tanto a SIC como a TVI também tinham muitos desenhos animados, mas eu tinha a panca de ver os da RTP2 não sei porquê.

Com que então ficavas a ver os desenhos animados mais "obscuros" (se bem que a TVI tinha alguns dignos desta categoria também)?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, ATVTQsV disse:

E porque é que acabaram com o Magazine Zig Zag do nada? Supostamente foi por causa do Pedro Leitão ter acumulado trabalho a mais nas dobragens (é a minha teoria). Não seria possível um regresso com novas personagens e novas vozes?

 

Teoria errada, até porque não era o Pedro Leitão que fazia as vozes todas ultimamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, ATVTQsV disse:

O Arthur ainda é feito (para choque de muitos, e dez episódios por temporada) mas a RTP só comprou metade das temporadas (a última que comprou foi salvo erro a décima quinta). Até no ano passado um episódio foi banido no Alabama por causa do professor rato (Ratatau na dobragem de 2015) entrar num casamento gay. No entanto correram rumores do seu fim. Umas 25 temporadas.

Com que então ficavas a ver os desenhos animados mais "obscuros" (se bem que a TVI tinha alguns dignos desta categoria também)?

Não sabia que o Arthur ainda era feito, mas deve ser muito diferente do da minha altura.

Pois via os mais "obscuros" :haha:. E ainda bem porque caso contrário não tinha visto a JD - A Agente Secreta, os Inscetos na TV, Simão e Jiggy, Tombik e BB, A Família Pirata, Flipper e Lupaka, O Rapaz de Kampung, Fantomette, Monstro por Engano, Azares de Sofia, Marcelino Pão e Vinho, Hikarian, etc. Lembras-te de algum destes desenhos animados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D91 disse:

Pois via os mais "obscuros" :haha:. E ainda bem porque caso contrário não tinha visto a JD - A Agente Secreta, os Inscetos na TV, Simão e Jiggy, Tombik e BB, A Família Pirata, Flipper e Lupaka, O Rapaz de Kampung, Fantomette, Monstro por Engano, Azares de Sofia, Marcelino Pão e Vinho, Hikarian, etc. Lembras-te de algum destes desenhos animados?

Só dos a negrito. Eu peco por ver O Rapaz de Kampung em português e inglês porque todos os episódios estão em malaio. Sim, há episódios com áudio em inglês mas sobreposto no áudio malaio, para perceber tens de ligar um dos fones.

Inglês no canal da direita, portanto metam o fone direito. (a Astro tinha e ainda tem aquele símbolo nos seus canais para emissão multilíngue)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Relacionado com uma conversa recente sobre a RTP 2 ter dado Os Patinhos cedo demais em 2009 (tipo 19 horas): pouco tempo depois (um dia?) da conversa e do apontamento do @Televisão 10, vi que o Zig Zag acabou às 19 horas à custa de um jogo de basquetebol, depois da série Muito Fora. E eu pus-me a perguntar: será que passam a música actual? Aparentemente, não. Terminada a série entrou em intervalo entre os dois programas (a série e o jogo) e não deu aquela canção, acho lenta demais para as 19 horas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Este Sábado, a propósito do Halloween, o Zig Zag vai ter três filmes de animação, dois deles de animação japonesa que não tem aparecido muito ultimamente.
09:50 A Patrulha Fantasma (Ghost Patrol)
11:20 Mary e a Flor de Feiticeira (Versão dobrada em Português)
13:15 Kiki, a Aprendiz de Feiticeira (legendado)

No Domingo, às 10h50, dão outro filme de animação que têm passado frequentemente, A Minha Vida de Courgette.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/10/2020 at 23:23, Televisão 10 disse:

Até no meu tempo apanhei essa música. Colocavam legendas e a música dava à tarde, pois foi na altura em que o Zig Zag terminava pelas 19h00. Era estranho mandarem as crianças dormir tão cedo...

Só vi esta conversa hoje.

Eu lembro-me de dar os patinhos às 20h45min antes da série cómica americana que eu tentava ver sempre e quantas vezes eu não achava exagerado mandarem as crianças assim cedo para a cama e agora fico a saber que houve uma altura em que a música deu às 19h. :haha:

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estreou hoje, integrada no Zig Zag, a série juvenil da CBBC Leonardo, de 2011-12. Tem duas temporadas com 13 episódios cada. A série é exibida aos Sábados e Domingos às 14h, em episódios duplos e na versão original com legendas.

É o tipo de série que passaria no Desalinhado, ou naquele bloco de Domingo à tarde. Pelo menos dá um ar menos infantil à faixa das 14h.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...