Jump to content

Recommended Posts

Posted

É assim que se acaba com o ADN de um canal.

Já não teremos mais um canal generalista do Porto por causa da mudança do formato já aprovado pela ERC.

Os meios de comunicação regionais e locais caminham a passos largos para a sua extinção. Nem o Conta Lá ajuda a inverter a tendência.

  • Like 4
  • Sad 2
Posted
há 2 horas, jt9 disse:

Mas o Caminhos e o Conversas já não acabaram há imenso tempo, ou estou a fazer confusão?

Eu vi alguns, não sei é se estão em repetição, mas a acabar é pena, é um excelente programa.

Posted
há 12 minutos, tuscano disse:

Eu vi alguns, não sei é se estão em repetição, mas a acabar é pena, é um excelente programa.

Acho que é repetição, mesmo. Tenho ideia que os programas foram cancelados.

  • Like 2
Posted
há 2 horas, ATVTQsV disse:

É assim que se acaba com o ADN de um canal.

Já não teremos mais um canal generalista do Porto por causa da mudança do formato já aprovado pela ERC.

Os meios de comunicação regionais e locais caminham a passos largos para a sua extinção. Nem o Conta Lá ajuda a inverter a tendência.

Boas,

Pois mas nos últimos anos o canal  já estava   meio em zombi, acabaram com alguns dos jornais que tinham ficando só  um jornal, acabaram com reportagens um pouco por toda a Região Norte do país, passavam já  praticamente só  repetições  tirando o jornal , o consultório  e mais um ou outro em direto 

Eu até  sinceramente compreendo a decisão da direcção do FC Porto, para as audiências que tinha e os custos de um desdobramento da emissão  entre a sede na Sra da Hora e os estúdios do Dragão, sai muito mais barato um canal totalmente focado no clube com emissão 24 h por dia com emissão  em estúdio diretos do pavilhão  do FC Porto para as modalidades  e do centro de treinos Jorge Costa no Olival para os jogos da equipa B, equipa femenina e as equipas de formação do clube, tudo praticamente controlado nos estúdios do Estádio do Dragão. 

Os únicos custos mais altos que poderão  vir a ter com o canal serão os jogos fora das modalidades que envolva deslocações de meios técnicos ( câmaras, carrinhas de exteriores etc etc ) para esses pavilhões  para a transmissão dos jogos principalmente  os jogos mais a sul.

  • Like 2
Posted
há 5 horas, tuscano disse:

Só desejo que não acabem com os programas do Joel Cleto, já vi vários e são excelentes.

A RTP não pode deixar escapar esta oportunidade. Seria uma adição enorme para possíveis documentários da RTP2.

  • Like 2
  • Thanks 3
Posted
há 1 hora, AG. disse:

A RTP não pode deixar escapar esta oportunidade. Seria uma adição enorme para possíveis documentários da RTP2.

Boas, 

Sim concordo contigo, a RTP devia ficar ( mesmo que tenha de adquirir os direitos ao Porto Canal ( FC Porto)) dos programas de história do Joel Cleto, do Consultório, dos Veterinários  e mais um ou outro que se aproveitasse para emissão  na RTP 1 e RTP 2.

Há  programas destes como os de História do Joel Cleto  que se adequam a uma estação pública de média. 

 

Posted
há 19 minutos, emanuel92 disse:

Boas, 

Sim concordo contigo, a RTP devia ficar ( mesmo que tenha de adquirir os direitos ao Porto Canal ( FC Porto)) dos programas de história do Joel Cleto, do Consultório, dos Veterinários  e mais um ou outro que se aproveitasse para emissão  na RTP 1 e RTP 2.

Há  programas destes como os de História do Joel Cleto  que se adequam a uma estação pública de média. 

 

Naturalmente que há profissionais com qualidade que poderiam ser aproveitados pela RTP ou por qualquer outra estação. O Joel Cleto poderia fazer uma série de programas para a RTP, por exemplo. Mas a RTP não tem obrigação nenhuma de ficar com os despojos de outro canal.

  • Like 6
Posted (edited)
há 3 horas, emanuel92 disse:

Boas,

Pois mas nos últimos anos o canal  já estava   meio em zombi, acabaram com alguns dos jornais que tinham ficando só  um jornal, acabaram com reportagens um pouco por toda a Região Norte do país, passavam já  praticamente só  repetições  tirando o jornal , o consultório  e mais um ou outro em direto 

Eu até  sinceramente compreendo a decisão da direcção do FC Porto, para as audiências que tinha e os custos de um desdobramento da emissão  entre a sede na Sra da Hora e os estúdios do Dragão, sai muito mais barato um canal totalmente focado no clube com emissão 24 h por dia com emissão  em estúdio diretos do pavilhão  do FC Porto para as modalidades  e do centro de treinos Jorge Costa no Olival para os jogos da equipa B, equipa femenina e as equipas de formação do clube, tudo praticamente controlado nos estúdios do Estádio do Dragão. 

Os únicos custos mais altos que poderão  vir a ter com o canal serão os jogos fora das modalidades que envolva deslocações de meios técnicos ( câmaras, carrinhas de exteriores etc etc ) para esses pavilhões  para a transmissão dos jogos principalmente  os jogos mais a sul.

Continua a narrativa sem fontes? O Por Perto é o quê?

há 5 horas, ATVTQsV disse:

É assim que se acaba com o ADN de um canal.

Já não teremos mais um canal generalista do Porto por causa da mudança do formato já aprovado pela ERC.

Os meios de comunicação regionais e locais caminham a passos largos para a sua extinção. Nem o Conta Lá ajuda a inverter a tendência.

Tendência portuguesa, já para não falar da La 2 Cat referir que na BBC foram criados novos desdobramentos para TV em 2023...

Edited by canal5
Posted (edited)
há 1 hora, miguelalex23 disse:

Naturalmente que há profissionais com qualidade que poderiam ser aproveitados pela RTP ou por qualquer outra estação. O Joel Cleto poderia fazer uma série de programas para a RTP, por exemplo. Mas a RTP não tem obrigação nenhuma de ficar com os despojos de outro canal.

Certo ,a RTP não tem de ficar com tudo nem o deve fazer,  apenas pode se for possível adquirir um ou outro conteúdo que se enquadre no que pode ser interessante para um serviço público.

 

há 1 hora, canal5 disse:

Continua a narrativa sem fontes? O Por Perto é o quê?

Calma pareces que andas aziado. O Por Perto  é  um formato idêntico a Viver Aqui mas sinceramente muito fraco aquilo tem poucas ou nenhumas audiências. 

Não  me admira que depois do estudo de mercado que fizeram que perceberam que o melhor é  mesmo evoluir para uma estação desportiva de clube.

Edited by emanuel92
  • Like 2
Posted
há 5 minutos, emanuel92 disse:

Certo ,a RTP não tem de ficar com tudo nem o deve fazer,  apenas pode se for possível adquirir um ou outro conteúdo que se enquadre no que pode ser interessante para um serviço público.

 

Calma pareces que andas aziado. O Por Perto  é  um formato idêntico a Viver Aqui mas sinceramente muito fraco aquilo tem poucas ou nenhumas audiências. 

Ando "aziado" mas tu é que já foste suspenso de um certo fórum verde com o "estilo" com que atiras dados para o ar.
E mostra lá as audiências do Por Perto, já agora.

  • Shock 1
  • 1 month later...
Posted
há 27 minutos, RenatoSimões disse:

Não me lembro se isso já tinha sido problema noutras eleições, mas hoje com jogo com FCP em simultâneo não há cobertura das eleições no Porto Canal.

Boas,

Claro é  mais do que obvio que iam dar prioridade ao relato do jogo do FC Porto.

O Canal neste momento está em modo vegetativo apenas à  espera da autorização da direcção da FCP Media para passar automaticamente para Canal temático desportivo. 

  • Sad 1
Posted
há 1 hora, RenatoSimões disse:

Não me lembro se isso já tinha sido problema noutras eleições, mas hoje com jogo com FCP em simultâneo não há cobertura das eleições no Porto Canal.

Não, o Porto nunca jogou em dia de eleições.

  • Like 2
Posted
há 15 horas, canal5 disse:

Não, o Porto nunca jogou em dia de eleições.

Olha que nas presidenciais de 2016 jogou.

  • Thanks 3
  • Shock 1
  • 2 weeks later...
Posted
On 18/01/2026 at 22:23, canal5 disse:

Não, o Porto nunca jogou em dia de eleições.

Agradece a Liga por marcar um jogo em dia de eleições e já agora porque também haveria de ter especial das eleições presidenciais? 8 canais não chegam a falar desse arroz? 

  • Like 3
Posted (edited)

Neste momento estão em fase de transição onde programas como o Por Perto já estão no Estádio do Dragão e na informação mesmo com as saídas ainda conseguiram algumas reportagens próprias sobre as cheias a Norte.


Ainda quero acreditar que não irá ser um canal 100% desporto mesmo já com a deliberação da ERC (a BTV ainda esta semana teve um Especial Informação sobre as cheias, por exemplo), caso contrário já poderiam muito bem estar em modo full repeat/enlatados em horas mortas enquanto não criassem novos conteúdos sobre o FC Porto.

Edited by canal5
  • Like 3
  • Shock 2
Posted

Boas,

A Deliberação de autorizar o Porto Canal para passar a  ser desportivo não quer dizer que não possa ter um ou outro espaço curto de outros conteúdos fora  do  universo  do FC Porto. 

Aliás por falarem da BTV esta tem espaços de minutos reservados a informação nacional, bem como um programa sobre cinema entre outros e a sua temática é canal desportivo.

Mas o foco da programação de qualquer um dos canais desportivos  tem de ser por obrigação o desporto embora possam emitir alguns outros programas.

 

 

 

  • LOL 3
  • 1 month later...
Posted
On 06/02/2026 at 20:31, canal5 disse:

Neste momento estão em fase de transição onde programas como o Por Perto já estão no Estádio do Dragão e na informação mesmo com as saídas ainda conseguiram algumas reportagens próprias sobre as cheias a Norte.

"Por Perto" (antigo "Viver Aqui") foi sempre feito no Dragão. Na Senhora da Hora existe outro formato, o "Consultório".

  • Like 4
  • Shock 1
  • 3 weeks later...
Posted

A Catarina Amorim deixou o canal? Nunca mais a vi. O Zé Manel anda a apresentar todas as semanas o "Por Perto", ao contrário do que estava previsto.

  • Like 2
  • 4 weeks later...
Posted
há 22 minutos, RenatoSimões disse:

Não sei bem desde quando mas recentemente, o site do Porto Canal como existia desapareceu e passou a ser uma "secção" do site do FC Porto. https://portocanal.fcporto.pt/

Ainda está a passar programação generalista, deve estar nas últimas

Posted (edited)
há 31 minutos, RenatoSimões disse:

Não sei bem desde quando mas recentemente, o site do Porto Canal como existia desapareceu e passou a ser uma "secção" do site do FC Porto. https://portocanal.fcporto.pt/

 

há 8 minutos, ATVTQsV disse:

Ainda está a passar programação generalista, deve estar nas últimas

Boas,

Sim basicamente deve estar  nas últimas quase que aposto que o FC Porto  vai deixar terminar  a respectiva época desportiva   ( nos jogos ) para assim mudar em definitivo  o Porto Canal de generalistas  para canal de clube.

Até  porque a Deliberação da ERC depois que foi aprovada tem no máximo 1 ano para ser executada.

Portanto o canal deve mudar no    inicio  de Junho 2026 o mais tardar inicio  de julho 2026.

Edited by emanuel92
  • Like 2
Posted (edited)
há 46 minutos, emanuel92 disse:

 

Boas,

Sim basicamente deve estar  nas últimas quase que aposto que o FC Porto  vai deixar terminar  a respectiva época desportiva   ( nos jogos ) para assim mudar em definitivo  o Porto Canal de generalistas  para canal de clube.

Até  porque a Deliberação da ERC depois que foi aprovada tem no máximo 1 ano para ser executada.

Portanto o canal deve mudar no    inicio  de Junho 2026 o mais tardar inicio  de julho 2026.

Será que o Zé Manuel Monteiro, julgo que se chama assim, deixa o Canal e se fica só pela RDS, onde parece que entrou faz pouco tempo, não sou ouvinte dessa rádio?

Edited by tuscano

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...