ATVTQsV Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 É assim que se acaba com o ADN de um canal. Já não teremos mais um canal generalista do Porto por causa da mudança do formato já aprovado pela ERC. Os meios de comunicação regionais e locais caminham a passos largos para a sua extinção. Nem o Conta Lá ajuda a inverter a tendência. 4 2 Quote
tuscano Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 há 2 horas, jt9 disse: Mas o Caminhos e o Conversas já não acabaram há imenso tempo, ou estou a fazer confusão? Eu vi alguns, não sei é se estão em repetição, mas a acabar é pena, é um excelente programa. Quote
jt9 Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 há 12 minutos, tuscano disse: Eu vi alguns, não sei é se estão em repetição, mas a acabar é pena, é um excelente programa. Acho que é repetição, mesmo. Tenho ideia que os programas foram cancelados. 2 Quote
emanuel92 Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 há 2 horas, ATVTQsV disse: É assim que se acaba com o ADN de um canal. Já não teremos mais um canal generalista do Porto por causa da mudança do formato já aprovado pela ERC. Os meios de comunicação regionais e locais caminham a passos largos para a sua extinção. Nem o Conta Lá ajuda a inverter a tendência. Boas, Pois mas nos últimos anos o canal já estava meio em zombi, acabaram com alguns dos jornais que tinham ficando só um jornal, acabaram com reportagens um pouco por toda a Região Norte do país, passavam já praticamente só repetições tirando o jornal , o consultório e mais um ou outro em direto Eu até sinceramente compreendo a decisão da direcção do FC Porto, para as audiências que tinha e os custos de um desdobramento da emissão entre a sede na Sra da Hora e os estúdios do Dragão, sai muito mais barato um canal totalmente focado no clube com emissão 24 h por dia com emissão em estúdio diretos do pavilhão do FC Porto para as modalidades e do centro de treinos Jorge Costa no Olival para os jogos da equipa B, equipa femenina e as equipas de formação do clube, tudo praticamente controlado nos estúdios do Estádio do Dragão. Os únicos custos mais altos que poderão vir a ter com o canal serão os jogos fora das modalidades que envolva deslocações de meios técnicos ( câmaras, carrinhas de exteriores etc etc ) para esses pavilhões para a transmissão dos jogos principalmente os jogos mais a sul. 2 Quote
AG. Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 há 5 horas, tuscano disse: Só desejo que não acabem com os programas do Joel Cleto, já vi vários e são excelentes. A RTP não pode deixar escapar esta oportunidade. Seria uma adição enorme para possíveis documentários da RTP2. 2 3 Quote
emanuel92 Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 há 1 hora, AG. disse: A RTP não pode deixar escapar esta oportunidade. Seria uma adição enorme para possíveis documentários da RTP2. Boas, Sim concordo contigo, a RTP devia ficar ( mesmo que tenha de adquirir os direitos ao Porto Canal ( FC Porto)) dos programas de história do Joel Cleto, do Consultório, dos Veterinários e mais um ou outro que se aproveitasse para emissão na RTP 1 e RTP 2. Há programas destes como os de História do Joel Cleto que se adequam a uma estação pública de média. Quote
miguelalex23 Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 há 19 minutos, emanuel92 disse: Boas, Sim concordo contigo, a RTP devia ficar ( mesmo que tenha de adquirir os direitos ao Porto Canal ( FC Porto)) dos programas de história do Joel Cleto, do Consultório, dos Veterinários e mais um ou outro que se aproveitasse para emissão na RTP 1 e RTP 2. Há programas destes como os de História do Joel Cleto que se adequam a uma estação pública de média. Naturalmente que há profissionais com qualidade que poderiam ser aproveitados pela RTP ou por qualquer outra estação. O Joel Cleto poderia fazer uma série de programas para a RTP, por exemplo. Mas a RTP não tem obrigação nenhuma de ficar com os despojos de outro canal. 6 Quote
canal5 Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 (edited) há 3 horas, emanuel92 disse: Boas, Pois mas nos últimos anos o canal já estava meio em zombi, acabaram com alguns dos jornais que tinham ficando só um jornal, acabaram com reportagens um pouco por toda a Região Norte do país, passavam já praticamente só repetições tirando o jornal , o consultório e mais um ou outro em direto Eu até sinceramente compreendo a decisão da direcção do FC Porto, para as audiências que tinha e os custos de um desdobramento da emissão entre a sede na Sra da Hora e os estúdios do Dragão, sai muito mais barato um canal totalmente focado no clube com emissão 24 h por dia com emissão em estúdio diretos do pavilhão do FC Porto para as modalidades e do centro de treinos Jorge Costa no Olival para os jogos da equipa B, equipa femenina e as equipas de formação do clube, tudo praticamente controlado nos estúdios do Estádio do Dragão. Os únicos custos mais altos que poderão vir a ter com o canal serão os jogos fora das modalidades que envolva deslocações de meios técnicos ( câmaras, carrinhas de exteriores etc etc ) para esses pavilhões para a transmissão dos jogos principalmente os jogos mais a sul. Continua a narrativa sem fontes? O Por Perto é o quê? há 5 horas, ATVTQsV disse: É assim que se acaba com o ADN de um canal. Já não teremos mais um canal generalista do Porto por causa da mudança do formato já aprovado pela ERC. Os meios de comunicação regionais e locais caminham a passos largos para a sua extinção. Nem o Conta Lá ajuda a inverter a tendência. Tendência portuguesa, já para não falar da La 2 Cat referir que na BBC foram criados novos desdobramentos para TV em 2023... Edited December 12, 2025 by canal5 Quote
emanuel92 Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 (edited) há 1 hora, miguelalex23 disse: Naturalmente que há profissionais com qualidade que poderiam ser aproveitados pela RTP ou por qualquer outra estação. O Joel Cleto poderia fazer uma série de programas para a RTP, por exemplo. Mas a RTP não tem obrigação nenhuma de ficar com os despojos de outro canal. Certo ,a RTP não tem de ficar com tudo nem o deve fazer, apenas pode se for possível adquirir um ou outro conteúdo que se enquadre no que pode ser interessante para um serviço público. há 1 hora, canal5 disse: Continua a narrativa sem fontes? O Por Perto é o quê? Calma pareces que andas aziado. O Por Perto é um formato idêntico a Viver Aqui mas sinceramente muito fraco aquilo tem poucas ou nenhumas audiências. Não me admira que depois do estudo de mercado que fizeram que perceberam que o melhor é mesmo evoluir para uma estação desportiva de clube. Edited December 12, 2025 by emanuel92 2 Quote
canal5 Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 há 5 minutos, emanuel92 disse: Certo ,a RTP não tem de ficar com tudo nem o deve fazer, apenas pode se for possível adquirir um ou outro conteúdo que se enquadre no que pode ser interessante para um serviço público. Calma pareces que andas aziado. O Por Perto é um formato idêntico a Viver Aqui mas sinceramente muito fraco aquilo tem poucas ou nenhumas audiências. Ando "aziado" mas tu é que já foste suspenso de um certo fórum verde com o "estilo" com que atiras dados para o ar. E mostra lá as audiências do Por Perto, já agora. 1 Quote
Ficcão Total Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 https://www.instagram.com/reel/DSIQecwCGYP/?igsh=MWl1aTh3NHY5NGht Quote
RenatoSimões Posted January 18 Posted January 18 Não me lembro se isso já tinha sido problema noutras eleições, mas hoje com jogo com FCP em simultâneo não há cobertura das eleições no Porto Canal. 1 Quote
ATVTQsV Posted January 18 Posted January 18 Ainda não há data anunciada para a mudança (pelos vistos), estando já na segunda metade de Janeirio 1 Quote
emanuel92 Posted January 18 Posted January 18 há 27 minutos, RenatoSimões disse: Não me lembro se isso já tinha sido problema noutras eleições, mas hoje com jogo com FCP em simultâneo não há cobertura das eleições no Porto Canal. Boas, Claro é mais do que obvio que iam dar prioridade ao relato do jogo do FC Porto. O Canal neste momento está em modo vegetativo apenas à espera da autorização da direcção da FCP Media para passar automaticamente para Canal temático desportivo. 1 Quote
canal5 Posted January 18 Posted January 18 há 1 hora, RenatoSimões disse: Não me lembro se isso já tinha sido problema noutras eleições, mas hoje com jogo com FCP em simultâneo não há cobertura das eleições no Porto Canal. Não, o Porto nunca jogou em dia de eleições. 2 Quote
AG. Posted January 19 Posted January 19 há 15 horas, canal5 disse: Não, o Porto nunca jogou em dia de eleições. Olha que nas presidenciais de 2016 jogou. 3 1 Quote
Froholdt Posted January 31 Posted January 31 On 18/01/2026 at 22:23, canal5 disse: Não, o Porto nunca jogou em dia de eleições. Agradece a Liga por marcar um jogo em dia de eleições e já agora porque também haveria de ter especial das eleições presidenciais? 8 canais não chegam a falar desse arroz? 3 Quote
canal5 Posted February 6 Posted February 6 (edited) Neste momento estão em fase de transição onde programas como o Por Perto já estão no Estádio do Dragão e na informação mesmo com as saídas ainda conseguiram algumas reportagens próprias sobre as cheias a Norte. Ainda quero acreditar que não irá ser um canal 100% desporto mesmo já com a deliberação da ERC (a BTV ainda esta semana teve um Especial Informação sobre as cheias, por exemplo), caso contrário já poderiam muito bem estar em modo full repeat/enlatados em horas mortas enquanto não criassem novos conteúdos sobre o FC Porto. Edited February 6 by canal5 3 2 Quote
emanuel92 Posted February 7 Posted February 7 Boas, A Deliberação de autorizar o Porto Canal para passar a ser desportivo não quer dizer que não possa ter um ou outro espaço curto de outros conteúdos fora do universo do FC Porto. Aliás por falarem da BTV esta tem espaços de minutos reservados a informação nacional, bem como um programa sobre cinema entre outros e a sua temática é canal desportivo. Mas o foco da programação de qualquer um dos canais desportivos tem de ser por obrigação o desporto embora possam emitir alguns outros programas. 3 Quote
jt9 Posted March 8 Posted March 8 On 06/02/2026 at 20:31, canal5 disse: Neste momento estão em fase de transição onde programas como o Por Perto já estão no Estádio do Dragão e na informação mesmo com as saídas ainda conseguiram algumas reportagens próprias sobre as cheias a Norte. "Por Perto" (antigo "Viver Aqui") foi sempre feito no Dragão. Na Senhora da Hora existe outro formato, o "Consultório". 4 1 Quote
jt9 Posted March 29 Posted March 29 A Catarina Amorim deixou o canal? Nunca mais a vi. O Zé Manel anda a apresentar todas as semanas o "Por Perto", ao contrário do que estava previsto. 2 Quote
RenatoSimões Posted April 21 Posted April 21 Não sei bem desde quando mas recentemente, o site do Porto Canal como existia desapareceu e passou a ser uma "secção" do site do FC Porto. https://portocanal.fcporto.pt/ 4 3 Quote
ATVTQsV Posted April 21 Posted April 21 há 22 minutos, RenatoSimões disse: Não sei bem desde quando mas recentemente, o site do Porto Canal como existia desapareceu e passou a ser uma "secção" do site do FC Porto. https://portocanal.fcporto.pt/ Ainda está a passar programação generalista, deve estar nas últimas Quote
emanuel92 Posted April 21 Posted April 21 (edited) há 31 minutos, RenatoSimões disse: Não sei bem desde quando mas recentemente, o site do Porto Canal como existia desapareceu e passou a ser uma "secção" do site do FC Porto. https://portocanal.fcporto.pt/ há 8 minutos, ATVTQsV disse: Ainda está a passar programação generalista, deve estar nas últimas Boas, Sim basicamente deve estar nas últimas quase que aposto que o FC Porto vai deixar terminar a respectiva época desportiva ( nos jogos ) para assim mudar em definitivo o Porto Canal de generalistas para canal de clube. Até porque a Deliberação da ERC depois que foi aprovada tem no máximo 1 ano para ser executada. Portanto o canal deve mudar no inicio de Junho 2026 o mais tardar inicio de julho 2026. Edited April 21 by emanuel92 2 Quote
tuscano Posted April 21 Posted April 21 (edited) há 46 minutos, emanuel92 disse: Boas, Sim basicamente deve estar nas últimas quase que aposto que o FC Porto vai deixar terminar a respectiva época desportiva ( nos jogos ) para assim mudar em definitivo o Porto Canal de generalistas para canal de clube. Até porque a Deliberação da ERC depois que foi aprovada tem no máximo 1 ano para ser executada. Portanto o canal deve mudar no inicio de Junho 2026 o mais tardar inicio de julho 2026. Será que o Zé Manuel Monteiro, julgo que se chama assim, deixa o Canal e se fica só pela RDS, onde parece que entrou faz pouco tempo, não sou ouvinte dessa rádio? Edited April 21 by tuscano Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.