Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)
há 1 hora, canal5 disse:

 

Espero bem que não, pois a olhar para os canais de clubes os dias sem transmissões em direto são um marasmo total de repetições. 
Se se fala mais de audiências do que questões financeiras, não é a encher manhãs e tardes com enlatados que estas vão subir com certeza.

Quem leu a deliberação da ERC de 26/11/2025 com atenção é  clara como àgua.

"Canal temático   desportivo  com uma programação  focada em conteúdos  desportivos  ( transmissão  de jogos das diversas modalidades, futebol de formação, futebol  femino,  equipa B masculina com a possibilidade de transmissão dos jogos de pré  época da equipa  principal masculino. 

Fora isto documentários   clube, entrvistas, programas de entretenimento, blocos de informativo tudo sobre o clube e a vida deste".

Claro  entre  os pingos da chuva podem ter um programa de cinema por exemplo  como tem a BTV, ou um programa de gamers como tem a Sporting TV, mas o foco a partir desta deliberação da ERC são  os conteúdos do FC Porto. 

Caro @canal5 o canal tal como tu e eu conhecemos acabou, vira um canal praticamente  totalmente dedicado ao FC Porto.

 

A única  pergunta  que fica por fazer é:

Quando entra oficialmente   a nova grelha só  de conteúdos  do FC Porto  ?

A ERC até  pela lei da televisão  deve ter dado um prazo à  Sociedade Avenida dos Aliados  e principalmente  ao FC Porto  que é  o seu maior acionista para fazerem a mudança/ alteração. 

 

Edited by emanuel92
Posted (edited)

A partir do momento em que a MEO colocou o canal colado aos restantes canais desportivos, era de esperar que a qualquer momento existisse essa mudança (e mesmo a partir do momento em que o Porto comprou o canal).

Acaba por ser algo triste, tendo em conta o papel relevante que o Porto Canal tinha na região, mas os projetos não ficam para sempre no mesmo registo e, no caso deste, o tempo chegou para a mudança.

Edited by User3468
  • Thanks 1
  • Sad 2
Posted
há 1 minuto, User3468 disse:

A partir do momento em que a MEO colocou o canal colado aos restantes canais desportivos, era de esperar que a qualquer momento existisse essa mudança (e mesmo a partir do momento em que o Porto comprou o canal).

Acaba por ser algo triste, tendo em conta o papel relevante que o Porto Canal tinha na região, mas os projetos não ficam para sempre no mesmo registo e, no caso deste, o tempo chegou para a mudança.

Pois, só  resta mesmo saber para quando a mudança  sendo que a ERC deve ter dado um prazo para o maior  acionista  da Sociedade Avenida dos Aliados,   o FC Porto  fazer as alterações à  grelha e ao estatuto editorial do canal  de generalista  para temático desportivo. 

Posted
há 15 minutos, User3468 disse:

A partir do momento em que a MEO colocou o canal colado aos restantes canais desportivos, era de esperar que a qualquer momento existisse essa mudança (e mesmo a partir do momento em que o Porto comprou o canal).

Acaba por ser algo triste, tendo em conta o papel relevante que o Porto Canal tinha na região, mas os projetos não ficam para sempre no mesmo registo e, no caso deste, o tempo chegou para a mudança.

Na altura em que o canal foi comprado pelo FCP, a situação não era propriamente catastrófica mas como o Porto não queria ficar atrás dos outros 2 grandes juntou-se a fome a vontade de comer e a Mediapro lá aceitou (espero que as menções as notificações com o meu nick à toa fiquem por aqui, e quantas deliberações da ERC já foram violadas mesmo?).
Neste momento é que totalmente impossível numa cidade com apenas uma rádio local e um jornal englobado num grupo pela hora da morte, em termos de media alguém a Norte pegar num projeto de uma TV realmente regional e como o clube tem a faca e o queijo na mão infelizmente decidiu por este caminho...

A MEO não ajudou nada (e em devido tempo a Porto Media devia ter-se revoltado com essa despromoção), desde o corte de longos meses à NOS já pela maravilhosas guerrinhas de contratos dos direitos - que tanta coisa boa tem feito pelo nosso ranking como se está a ver.

Posted
há 37 minutos, canal5 disse:

Na altura em que o canal foi comprado pelo FCP, a situação não era propriamente catastrófica mas como o Porto não queria ficar atrás dos outros 2 grandes juntou-se a fome a vontade de comer e a Mediapro lá aceitou (espero que as menções as notificações com o meu nick à toa fiquem por aqui, e quantas deliberações da ERC já foram violadas mesmo?).
Neste momento é que totalmente impossível numa cidade com apenas uma rádio local e um jornal englobado num grupo pela hora da morte, em termos de media alguém a Norte pegar num projeto de uma TV realmente regional e como o clube tem a faca e o queijo na mão infelizmente decidiu por este caminho...

A MEO não ajudou nada (e em devido tempo a Porto Media devia ter-se revoltado com essa despromoção), desde o corte de longos meses à NOS já pela maravilhosas guerrinhas de contratos dos direitos - que tanta coisa boa tem feito pelo nosso ranking como se está a ver.

Em 2028 o FC Porto estará  livre da Altice/ MEO  no que respeita ao contrato de cedência de direitos de distribuição  até  lá  tem de aguentar com a fafa.

Isto também acontece  com o Sporting até  2029 no que respeita à  Sporting TV mas deve ser antecipado para 2028 já  que pelos vistos o Sporting quer antecipar esse contrato de distribuição para poder negociar com todos os operadores de telecomunicações  no mercado português. 

Já  a BTV nos  sabemos que é  até  2026 com possibilidade  de renovar no maximo até  2028.

Depois vem a centralização  e a partir daqui se os canais de clubes continuarem a existir nestes moldes cada um negociara com as operadoras de telecomunicações  como bem entender para ceder a sua transmissão/ distribuição,    sendo que não  deve haver mais exclusivos

Posted
On 06/12/2025 at 17:47, emanuel92 disse:

Em 2028 o FC Porto estará  livre da Altice/ MEO  no que respeita ao contrato de cedência de direitos de distribuição  até  lá  tem de aguentar com a fafa.

Isto também acontece  com o Sporting até  2029 no que respeita à  Sporting TV mas deve ser antecipado para 2028 já  que pelos vistos o Sporting quer antecipar esse contrato de distribuição para poder negociar com todos os operadores de telecomunicações  no mercado português. 

Já  a BTV nos  sabemos que é  até  2026 com possibilidade  de renovar no maximo até  2028.

Depois vem a centralização  e a partir daqui se os canais de clubes continuarem a existir nestes moldes cada um negociara com as operadoras de telecomunicações  como bem entender para ceder a sua transmissão/ distribuição,    sendo que não  deve haver mais exclusivos

Não deve haver mais exclusivos como assim?

Quanto às audiências do canal, graças à Gala Dragões de Ouro o Porto Canal foi o 28º canal mais visto dia 1 deste mês.

  • Like 3
Posted
há 33 minutos, Ficcão Total disse:

Não deve haver mais exclusivos como assim?

 

Boas,

Não  estou a ver NOS, MEO, Vodafone  e muito menos a  Digi pagar um balurdio para ficar com a exclusividade  de canais de clubes impedindo o acesso a outros operadores de telecomunicações isso foi no passado,  hoje em dia são cada vez menos os canais exclusivos de um operador. 

Sinceramente acho que a partir de 2028 cada clube FC Porto ( Porto Canal) , Sporting ( Sporting TV) e Benfica  ( Benfica TV) negociarão  com todos os operadores de telecomunicações  a distribuição dos seus canaiss isto  até  para chegarem a todos os públicos nos operadores de cabo. 

Posted
há 2 horas, emanuel92 disse:

Boas,

Não  estou a ver NOS, MEO, Vodafone  e muito menos a  Digi pagar um balurdio para ficar com a exclusividade  de canais de clubes impedindo o acesso a outros operadores de telecomunicações isso foi no passado,  hoje em dia são cada vez menos os canais exclusivos de um operador. 

Sinceramente acho que a partir de 2028 cada clube FC Porto ( Porto Canal) , Sporting ( Sporting TV) e Benfica  ( Benfica TV) negociarão  com todos os operadores de telecomunicações  a distribuição dos seus canaiss isto  até  para chegarem a todos os públicos nos operadores de cabo. 

Quer dizer entao que achas que os jogos da btv vao acabar?

Posted
há 1 minuto, Ficcão Total disse:

Quer dizer entao que achas que os jogos da btv vao acabar?

Se a centralização de direitos televisivos  avançar,   sim a BTV deixará de transmitir jogos da equipa principal  em direto pode é  emitir em diferido  mas isso já  é  outra coisa.

Até porque ao que parece os três  clubes grandes mais o braga e outros reuniram-se na Liga e esta já  tem o esboço  da proposta de modelo a implementar 

Tenho  é  muitas dúvidas das equipas Bs  se os canais dos clubes continuarão a transmitir esses jogos na 2ª Liga  em casa porque os direitos também devem ficar centralizados.

De qualquer forma isto é  só  a partir de julho de 2028 , até  junho de 2028 no caso do FC Porto  tem contrato com o MEO  , o Sporting CP com a NOS  até  também  essa altura e o SL Benfica  até  ao final desta atual época  desportiva,  mas sinceramente devem fazer um novo contrato de mais dois anos com a NOS  até  junho de 2028 ( a não  ser que apareça  aí  uma empresa multi-milionária que queira pagar esses dois anos ao Benfica).

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Posted (edited)
há 16 horas, emanuel92 disse:

Se a centralização de direitos televisivos  avançar,   sim a BTV deixará de transmitir jogos da equipa principal  em direto pode é  emitir em diferido  mas isso já  é  outra coisa.

Até porque ao que parece os três  clubes grandes mais o braga e outros reuniram-se na Liga e esta já  tem o esboço  da proposta de modelo a implementar 

Tenho  é  muitas dúvidas das equipas Bs  se os canais dos clubes continuarão a transmitir esses jogos na 2ª Liga  em casa porque os direitos também devem ficar centralizados.

De qualquer forma isto é  só  a partir de julho de 2028 , até  junho de 2028 no caso do FC Porto  tem contrato com o MEO  , o Sporting CP com a NOS  até  também  essa altura e o SL Benfica  até  ao final desta atual época  desportiva,  mas sinceramente devem fazer um novo contrato de mais dois anos com a NOS  até  junho de 2028 ( a não  ser que apareça  aí  uma empresa multi-milionária que queira pagar esses dois anos ao Benfica).

 

Obrigado. É que o rui costa tinha no programa eleitoral que tinha a intenção de continuar a transmitir os jogos em casa na btv mesmo após a centralização.

Alguma coisa deve tentar.

Edited by Ficcão Total
Posted (edited)
há 1 hora, Ficcão Total disse:

Obrigado. É que o rui costa tinha no programa eleitoral que tinha a intenção de continuar a transmitir os jogos em casa na btv mesmo após a centralização.

Alguma coisa deve tentar.

No programa  eleitoral do Rui Costa que eu li não  tinha essa intenção. 

A intenção  é  outra  nestas proximas duas épocas 2026/ 2027 e 2027/ 2028  jogos transmitidos  na BTV em sinal premium e toda a restante  emissão  do canal em aberto como Porto Canal  e Sporting TV até  porque as audiências  da BTV é  inferior  a Porto Canal e Sporting TV  há  que chegar a mais gente.

Como fazem isso?

No IPTV  é  fácil as operadoras de telecomunicações  fazerem,  no satelite  para uma minoria lá  terão de desdobrar  a emissão  da BTV  em duas emissoes uma paga  só  para 1 ou 2 jogos por mês  e outra aberta.

O que Rui Costa disse é  que não  concordava com a centralização  nos modelos que FC Porto  e Sporting  queriam ou apresentaram , e que a lei teria de ser revista.

Mas ao que parece a liga tem já  um modelo  que vai agradar a todos ou à  maioria 90% das receitas dos direitos televisivos  são para a 1ª  Liga  e 10% para os clubes da 2ª  Liga que devem ver os valores a receber subirem também. 

A liga diz que consegue um valor de cerca de  200 milhões  de euros  por época ( não  sei onde se baseiam para  conseguiram estes estudos económicos) mas pronto o que interessa  é  que todos fiquem satisfeitos. 

Edited by emanuel92
Posted
há 2 horas, emanuel92 disse:

No programa  eleitoral do Rui Costa que eu li não  tinha essa intenção. 

A intenção  é  outra  nestas proximas duas épocas 2026/ 2027 e 2027/ 2028  jogos transmitidos  na BTV em sinal premium e toda a restante  emissão  do canal em aberto como Porto Canal  e Sporting TV até  porque as audiências  da BTV é  inferior  a Porto Canal e Sporting TV  há  que chegar a mais gente.

Como fazem isso?

No IPTV  é  fácil as operadoras de telecomunicações  fazerem,  no satelite  para uma minoria lá  terão de desdobrar  a emissão  da BTV  em duas emissoes uma paga  só  para 1 ou 2 jogos por mês  e outra aberta.

O que Rui Costa disse é  que não  concordava com a centralização  nos modelos que FC Porto  e Sporting  queriam ou apresentaram , e que a lei teria de ser revista.

Mas ao que parece a liga tem já  um modelo  que vai agradar a todos ou à  maioria 90% das receitas dos direitos televisivos  são para a 1ª  Liga  e 10% para os clubes da 2ª  Liga que devem ver os valores a receber subirem também. 

A liga diz que consegue um valor de cerca de  200 milhões  de euros  por época ( não  sei onde se baseiam para  conseguiram estes estudos económicos) mas pronto o que interessa  é  que todos fiquem satisfeitos. 

Eu li uma notícia que dizia o que referi, pensei que estava no programa eleitoral.

Posted
há 2 horas, KitKat disse:

200 milhões de kwanzas so se for, essa liga de merda nem 50M consegue quanto mais. 

Já  foi mais no tempo do  Proença  ele dizia que conseguia  300 milhões ano.

Atiravam assim numeros para o ar sem ver o que realmente o mercado português  e estrangeiro  queria pagar.

Posted

ERC autoriza que Porto Canal passe de generalista a temático focado no FC Porto

Porto Canal explicou que ao especializar-se vai aprofundar o envolvimento com a comunidade local, nomeadamente a comunidade portista e oferecer conteúdos especializados e interativos.

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/erc-autoriza-que-porto-canal-passe-de-generalista-a-tematico-focado-no-fc-porto

  • Like 4
  • Sad 3
Posted (edited)
há 3 horas, D91 disse:

ERC autoriza que Porto Canal passe de generalista a temático focado no FC Porto

Porto Canal explicou que ao especializar-se vai aprofundar o envolvimento com a comunidade local, nomeadamente a comunidade portista e oferecer conteúdos especializados e interativos.

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/erc-autoriza-que-porto-canal-passe-de-generalista-a-tematico-focado-no-fc-porto

Sim já  tinha sido mencionado pelo @miguelalex23.

Era algo a esperar  o Porto Canal  estava condenado com a programação  que tinha via-se a cada dia que passava a degradação  do mesmo , infelizmente canais regionais tem de ter grandes grupos económicos se não  não  se aguentam.

Assim ao menos o FC Porto  pode ter um canal/ plataforma  que transmita 24 horas por dia os conteúdos do FC Porto,  sejam programas, noticias jogos em direto  e em diferido  entre outros.

E para quem diz que os canais dos clubes tirando os conteúdos em direto  que é  só  enlatados, pois o Porto Canal  nestes  últimos  anos o que não  lhes faltou foi enlatados  em conteúdos generalistas.

Do que me recordo só  aproveitava do canal  o programa do Joel Cleto, os veterinários  e o consultório  e o jornal informativo.

Até o Viver aqui terminaram com ele e o que substituiu na minha  opinião  não  é  muito melhor.

Mas pronto é  só a minha modesta  opinião.

Edited by emanuel92
Posted
há 1 hora, User3468 disse:

O Porto Canal tem um novo estúdio para as emissões futebolísticas (muito bom, por sinal).

Boas,

Tudo a haver com as mudanças que vem por aí 

Resta saber se vão  transferir a sede para o Estádio do Dragao .

É  o que faria sentido para além  de adquirir os restantes 17% à  Media Pro.

  • Like 3
Posted
há 1 hora, emanuel92 disse:

Boas,

Tudo a haver com as mudanças que vem por aí 

Resta saber se vão  transferir a sede para o Estádio do Dragao .

É  o que faria sentido para além  de adquirir os restantes 17% à  Media Pro.

Alguns estúdios do Porto Canal estão no Estádio do Dragão, portanto é uma questão de tempo até decidirem a expansão para transferirem os restantes estúdios da Senhora da Hora e fazer do Estádio do Dragão a nova sede do Porto Canal.

  • Thanks 5
Posted
há 2 minutos, CP Grafismos disse:

Alguns estúdios do Porto Canal estão no Estádio do Dragão, portanto é uma questão de tempo até decidirem a expansão para transferirem os restantes estúdios da Senhora da Hora e fazer do Estádio do Dragão a nova sede do Porto Canal.

Sim eu sei disso.

Seria também interessante adquirirem os restantes  17% à  Media Pro e assim ficarem totalmente donos do canal.

Posted
há 1 hora, emanuel92 disse:

Boas, 

Porto Canal já começou e acelera  a mudança dos estúdios da Sra da Hora em matozinhos para os estudios  no  Estádio do Dragão 

Fonte próxima do FC Porto disse ao JN que já vão adiantadas estas mudanças e que a nova grelha do canal arrancará em Janeiro de 2026 .

https://www.jn.pt/media/artigo/porto-canal-abandona-a-senhora-da-hora-e-prepara-nova-era-a-partir-do-dragao/18029344

Só desejo que não acabem com os programas do Joel Cleto, já vi vários e são excelentes.

Posted
há 53 minutos, tuscano disse:

Só desejo que não acabem com os programas do Joel Cleto, já vi vários e são excelentes.

Infelizmente  é  para acabar a programação será  focada no FC Porto.

  • Thanks 2
Posted
há 1 hora, tuscano disse:

Só desejo que não acabem com os programas do Joel Cleto, já vi vários e são excelentes.

Mas o Caminhos e o Conversas já não acabaram há imenso tempo, ou estou a fazer confusão?

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...