emanuel92 Posted December 6, 2025 Posted December 6, 2025 (edited) há 1 hora, canal5 disse: Espero bem que não, pois a olhar para os canais de clubes os dias sem transmissões em direto são um marasmo total de repetições. Se se fala mais de audiências do que questões financeiras, não é a encher manhãs e tardes com enlatados que estas vão subir com certeza. Quem leu a deliberação da ERC de 26/11/2025 com atenção é clara como àgua. "Canal temático desportivo com uma programação focada em conteúdos desportivos ( transmissão de jogos das diversas modalidades, futebol de formação, futebol femino, equipa B masculina com a possibilidade de transmissão dos jogos de pré época da equipa principal masculino. Fora isto documentários clube, entrvistas, programas de entretenimento, blocos de informativo tudo sobre o clube e a vida deste". Claro entre os pingos da chuva podem ter um programa de cinema por exemplo como tem a BTV, ou um programa de gamers como tem a Sporting TV, mas o foco a partir desta deliberação da ERC são os conteúdos do FC Porto. Caro @canal5 o canal tal como tu e eu conhecemos acabou, vira um canal praticamente totalmente dedicado ao FC Porto. A única pergunta que fica por fazer é: Quando entra oficialmente a nova grelha só de conteúdos do FC Porto ? A ERC até pela lei da televisão deve ter dado um prazo à Sociedade Avenida dos Aliados e principalmente ao FC Porto que é o seu maior acionista para fazerem a mudança/ alteração. Edited December 6, 2025 by emanuel92 Quote
User3468 Posted December 6, 2025 Posted December 6, 2025 (edited) A partir do momento em que a MEO colocou o canal colado aos restantes canais desportivos, era de esperar que a qualquer momento existisse essa mudança (e mesmo a partir do momento em que o Porto comprou o canal). Acaba por ser algo triste, tendo em conta o papel relevante que o Porto Canal tinha na região, mas os projetos não ficam para sempre no mesmo registo e, no caso deste, o tempo chegou para a mudança. Edited December 6, 2025 by User3468 1 2 Quote
emanuel92 Posted December 6, 2025 Posted December 6, 2025 há 1 minuto, User3468 disse: A partir do momento em que a MEO colocou o canal colado aos restantes canais desportivos, era de esperar que a qualquer momento existisse essa mudança (e mesmo a partir do momento em que o Porto comprou o canal). Acaba por ser algo triste, tendo em conta o papel relevante que o Porto Canal tinha na região, mas os projetos não ficam para sempre no mesmo registo e, no caso deste, o tempo chegou para a mudança. Pois, só resta mesmo saber para quando a mudança sendo que a ERC deve ter dado um prazo para o maior acionista da Sociedade Avenida dos Aliados, o FC Porto fazer as alterações à grelha e ao estatuto editorial do canal de generalista para temático desportivo. Quote
canal5 Posted December 6, 2025 Posted December 6, 2025 há 15 minutos, User3468 disse: A partir do momento em que a MEO colocou o canal colado aos restantes canais desportivos, era de esperar que a qualquer momento existisse essa mudança (e mesmo a partir do momento em que o Porto comprou o canal). Acaba por ser algo triste, tendo em conta o papel relevante que o Porto Canal tinha na região, mas os projetos não ficam para sempre no mesmo registo e, no caso deste, o tempo chegou para a mudança. Na altura em que o canal foi comprado pelo FCP, a situação não era propriamente catastrófica mas como o Porto não queria ficar atrás dos outros 2 grandes juntou-se a fome a vontade de comer e a Mediapro lá aceitou (espero que as menções as notificações com o meu nick à toa fiquem por aqui, e quantas deliberações da ERC já foram violadas mesmo?). Neste momento é que totalmente impossível numa cidade com apenas uma rádio local e um jornal englobado num grupo pela hora da morte, em termos de media alguém a Norte pegar num projeto de uma TV realmente regional e como o clube tem a faca e o queijo na mão infelizmente decidiu por este caminho... A MEO não ajudou nada (e em devido tempo a Porto Media devia ter-se revoltado com essa despromoção), desde o corte de longos meses à NOS já pela maravilhosas guerrinhas de contratos dos direitos - que tanta coisa boa tem feito pelo nosso ranking como se está a ver. Quote
emanuel92 Posted December 6, 2025 Posted December 6, 2025 há 37 minutos, canal5 disse: Na altura em que o canal foi comprado pelo FCP, a situação não era propriamente catastrófica mas como o Porto não queria ficar atrás dos outros 2 grandes juntou-se a fome a vontade de comer e a Mediapro lá aceitou (espero que as menções as notificações com o meu nick à toa fiquem por aqui, e quantas deliberações da ERC já foram violadas mesmo?). Neste momento é que totalmente impossível numa cidade com apenas uma rádio local e um jornal englobado num grupo pela hora da morte, em termos de media alguém a Norte pegar num projeto de uma TV realmente regional e como o clube tem a faca e o queijo na mão infelizmente decidiu por este caminho... A MEO não ajudou nada (e em devido tempo a Porto Media devia ter-se revoltado com essa despromoção), desde o corte de longos meses à NOS já pela maravilhosas guerrinhas de contratos dos direitos - que tanta coisa boa tem feito pelo nosso ranking como se está a ver. Em 2028 o FC Porto estará livre da Altice/ MEO no que respeita ao contrato de cedência de direitos de distribuição até lá tem de aguentar com a fafa. Isto também acontece com o Sporting até 2029 no que respeita à Sporting TV mas deve ser antecipado para 2028 já que pelos vistos o Sporting quer antecipar esse contrato de distribuição para poder negociar com todos os operadores de telecomunicações no mercado português. Já a BTV nos sabemos que é até 2026 com possibilidade de renovar no maximo até 2028. Depois vem a centralização e a partir daqui se os canais de clubes continuarem a existir nestes moldes cada um negociara com as operadoras de telecomunicações como bem entender para ceder a sua transmissão/ distribuição, sendo que não deve haver mais exclusivos Quote
Ficcão Total Posted December 9, 2025 Posted December 9, 2025 On 06/12/2025 at 17:47, emanuel92 disse: Em 2028 o FC Porto estará livre da Altice/ MEO no que respeita ao contrato de cedência de direitos de distribuição até lá tem de aguentar com a fafa. Isto também acontece com o Sporting até 2029 no que respeita à Sporting TV mas deve ser antecipado para 2028 já que pelos vistos o Sporting quer antecipar esse contrato de distribuição para poder negociar com todos os operadores de telecomunicações no mercado português. Já a BTV nos sabemos que é até 2026 com possibilidade de renovar no maximo até 2028. Depois vem a centralização e a partir daqui se os canais de clubes continuarem a existir nestes moldes cada um negociara com as operadoras de telecomunicações como bem entender para ceder a sua transmissão/ distribuição, sendo que não deve haver mais exclusivos Não deve haver mais exclusivos como assim? Quanto às audiências do canal, graças à Gala Dragões de Ouro o Porto Canal foi o 28º canal mais visto dia 1 deste mês. 3 Quote
emanuel92 Posted December 9, 2025 Posted December 9, 2025 há 33 minutos, Ficcão Total disse: Não deve haver mais exclusivos como assim? Boas, Não estou a ver NOS, MEO, Vodafone e muito menos a Digi pagar um balurdio para ficar com a exclusividade de canais de clubes impedindo o acesso a outros operadores de telecomunicações isso foi no passado, hoje em dia são cada vez menos os canais exclusivos de um operador. Sinceramente acho que a partir de 2028 cada clube FC Porto ( Porto Canal) , Sporting ( Sporting TV) e Benfica ( Benfica TV) negociarão com todos os operadores de telecomunicações a distribuição dos seus canaiss isto até para chegarem a todos os públicos nos operadores de cabo. Quote
Ficcão Total Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 há 2 horas, emanuel92 disse: Boas, Não estou a ver NOS, MEO, Vodafone e muito menos a Digi pagar um balurdio para ficar com a exclusividade de canais de clubes impedindo o acesso a outros operadores de telecomunicações isso foi no passado, hoje em dia são cada vez menos os canais exclusivos de um operador. Sinceramente acho que a partir de 2028 cada clube FC Porto ( Porto Canal) , Sporting ( Sporting TV) e Benfica ( Benfica TV) negociarão com todos os operadores de telecomunicações a distribuição dos seus canaiss isto até para chegarem a todos os públicos nos operadores de cabo. Quer dizer entao que achas que os jogos da btv vao acabar? Quote
emanuel92 Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 há 1 minuto, Ficcão Total disse: Quer dizer entao que achas que os jogos da btv vao acabar? Se a centralização de direitos televisivos avançar, sim a BTV deixará de transmitir jogos da equipa principal em direto pode é emitir em diferido mas isso já é outra coisa. Até porque ao que parece os três clubes grandes mais o braga e outros reuniram-se na Liga e esta já tem o esboço da proposta de modelo a implementar Tenho é muitas dúvidas das equipas Bs se os canais dos clubes continuarão a transmitir esses jogos na 2ª Liga em casa porque os direitos também devem ficar centralizados. De qualquer forma isto é só a partir de julho de 2028 , até junho de 2028 no caso do FC Porto tem contrato com o MEO , o Sporting CP com a NOS até também essa altura e o SL Benfica até ao final desta atual época desportiva, mas sinceramente devem fazer um novo contrato de mais dois anos com a NOS até junho de 2028 ( a não ser que apareça aí uma empresa multi-milionária que queira pagar esses dois anos ao Benfica). 2 1 Quote
emanuel92 Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 Boas, É impressão minha ou o site do Porto Canal está em baixo? Nas redes sociais está pasa já tudo ok. Quote
Ficcão Total Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 (edited) há 16 horas, emanuel92 disse: Se a centralização de direitos televisivos avançar, sim a BTV deixará de transmitir jogos da equipa principal em direto pode é emitir em diferido mas isso já é outra coisa. Até porque ao que parece os três clubes grandes mais o braga e outros reuniram-se na Liga e esta já tem o esboço da proposta de modelo a implementar Tenho é muitas dúvidas das equipas Bs se os canais dos clubes continuarão a transmitir esses jogos na 2ª Liga em casa porque os direitos também devem ficar centralizados. De qualquer forma isto é só a partir de julho de 2028 , até junho de 2028 no caso do FC Porto tem contrato com o MEO , o Sporting CP com a NOS até também essa altura e o SL Benfica até ao final desta atual época desportiva, mas sinceramente devem fazer um novo contrato de mais dois anos com a NOS até junho de 2028 ( a não ser que apareça aí uma empresa multi-milionária que queira pagar esses dois anos ao Benfica). Obrigado. É que o rui costa tinha no programa eleitoral que tinha a intenção de continuar a transmitir os jogos em casa na btv mesmo após a centralização. Alguma coisa deve tentar. Edited December 10, 2025 by Ficcão Total Quote
emanuel92 Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 (edited) há 1 hora, Ficcão Total disse: Obrigado. É que o rui costa tinha no programa eleitoral que tinha a intenção de continuar a transmitir os jogos em casa na btv mesmo após a centralização. Alguma coisa deve tentar. No programa eleitoral do Rui Costa que eu li não tinha essa intenção. A intenção é outra nestas proximas duas épocas 2026/ 2027 e 2027/ 2028 jogos transmitidos na BTV em sinal premium e toda a restante emissão do canal em aberto como Porto Canal e Sporting TV até porque as audiências da BTV é inferior a Porto Canal e Sporting TV há que chegar a mais gente. Como fazem isso? No IPTV é fácil as operadoras de telecomunicações fazerem, no satelite para uma minoria lá terão de desdobrar a emissão da BTV em duas emissoes uma paga só para 1 ou 2 jogos por mês e outra aberta. O que Rui Costa disse é que não concordava com a centralização nos modelos que FC Porto e Sporting queriam ou apresentaram , e que a lei teria de ser revista. Mas ao que parece a liga tem já um modelo que vai agradar a todos ou à maioria 90% das receitas dos direitos televisivos são para a 1ª Liga e 10% para os clubes da 2ª Liga que devem ver os valores a receber subirem também. A liga diz que consegue um valor de cerca de 200 milhões de euros por época ( não sei onde se baseiam para conseguiram estes estudos económicos) mas pronto o que interessa é que todos fiquem satisfeitos. Edited December 10, 2025 by emanuel92 Quote
Froholdt Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 200 milhões de kwanzas so se for, essa liga de merda nem 50M consegue quanto mais. Quote
Ficcão Total Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 há 2 horas, emanuel92 disse: No programa eleitoral do Rui Costa que eu li não tinha essa intenção. A intenção é outra nestas proximas duas épocas 2026/ 2027 e 2027/ 2028 jogos transmitidos na BTV em sinal premium e toda a restante emissão do canal em aberto como Porto Canal e Sporting TV até porque as audiências da BTV é inferior a Porto Canal e Sporting TV há que chegar a mais gente. Como fazem isso? No IPTV é fácil as operadoras de telecomunicações fazerem, no satelite para uma minoria lá terão de desdobrar a emissão da BTV em duas emissoes uma paga só para 1 ou 2 jogos por mês e outra aberta. O que Rui Costa disse é que não concordava com a centralização nos modelos que FC Porto e Sporting queriam ou apresentaram , e que a lei teria de ser revista. Mas ao que parece a liga tem já um modelo que vai agradar a todos ou à maioria 90% das receitas dos direitos televisivos são para a 1ª Liga e 10% para os clubes da 2ª Liga que devem ver os valores a receber subirem também. A liga diz que consegue um valor de cerca de 200 milhões de euros por época ( não sei onde se baseiam para conseguiram estes estudos económicos) mas pronto o que interessa é que todos fiquem satisfeitos. Eu li uma notícia que dizia o que referi, pensei que estava no programa eleitoral. Quote
emanuel92 Posted December 11, 2025 Posted December 11, 2025 há 2 horas, KitKat disse: 200 milhões de kwanzas so se for, essa liga de merda nem 50M consegue quanto mais. Já foi mais no tempo do Proença ele dizia que conseguia 300 milhões ano. Atiravam assim numeros para o ar sem ver o que realmente o mercado português e estrangeiro queria pagar. Quote
D91 Posted December 11, 2025 Posted December 11, 2025 ERC autoriza que Porto Canal passe de generalista a temático focado no FC Porto Porto Canal explicou que ao especializar-se vai aprofundar o envolvimento com a comunidade local, nomeadamente a comunidade portista e oferecer conteúdos especializados e interativos. https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/erc-autoriza-que-porto-canal-passe-de-generalista-a-tematico-focado-no-fc-porto 4 3 Quote
emanuel92 Posted December 11, 2025 Posted December 11, 2025 (edited) há 3 horas, D91 disse: ERC autoriza que Porto Canal passe de generalista a temático focado no FC Porto Porto Canal explicou que ao especializar-se vai aprofundar o envolvimento com a comunidade local, nomeadamente a comunidade portista e oferecer conteúdos especializados e interativos. https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/erc-autoriza-que-porto-canal-passe-de-generalista-a-tematico-focado-no-fc-porto Sim já tinha sido mencionado pelo @miguelalex23. Era algo a esperar o Porto Canal estava condenado com a programação que tinha via-se a cada dia que passava a degradação do mesmo , infelizmente canais regionais tem de ter grandes grupos económicos se não não se aguentam. Assim ao menos o FC Porto pode ter um canal/ plataforma que transmita 24 horas por dia os conteúdos do FC Porto, sejam programas, noticias jogos em direto e em diferido entre outros. E para quem diz que os canais dos clubes tirando os conteúdos em direto que é só enlatados, pois o Porto Canal nestes últimos anos o que não lhes faltou foi enlatados em conteúdos generalistas. Do que me recordo só aproveitava do canal o programa do Joel Cleto, os veterinários e o consultório e o jornal informativo. Até o Viver aqui terminaram com ele e o que substituiu na minha opinião não é muito melhor. Mas pronto é só a minha modesta opinião. Edited December 11, 2025 by emanuel92 Quote
User3468 Posted December 11, 2025 Posted December 11, 2025 O Porto Canal tem um novo estúdio para as emissões futebolísticas (muito bom, por sinal). 4 Quote
emanuel92 Posted December 11, 2025 Posted December 11, 2025 há 1 hora, User3468 disse: O Porto Canal tem um novo estúdio para as emissões futebolísticas (muito bom, por sinal). Boas, Tudo a haver com as mudanças que vem por aí Resta saber se vão transferir a sede para o Estádio do Dragao . É o que faria sentido para além de adquirir os restantes 17% à Media Pro. 3 Quote
CP Grafismos Posted December 11, 2025 Posted December 11, 2025 há 1 hora, emanuel92 disse: Boas, Tudo a haver com as mudanças que vem por aí Resta saber se vão transferir a sede para o Estádio do Dragao . É o que faria sentido para além de adquirir os restantes 17% à Media Pro. Alguns estúdios do Porto Canal estão no Estádio do Dragão, portanto é uma questão de tempo até decidirem a expansão para transferirem os restantes estúdios da Senhora da Hora e fazer do Estádio do Dragão a nova sede do Porto Canal. 5 Quote
emanuel92 Posted December 11, 2025 Posted December 11, 2025 há 2 minutos, CP Grafismos disse: Alguns estúdios do Porto Canal estão no Estádio do Dragão, portanto é uma questão de tempo até decidirem a expansão para transferirem os restantes estúdios da Senhora da Hora e fazer do Estádio do Dragão a nova sede do Porto Canal. Sim eu sei disso. Seria também interessante adquirirem os restantes 17% à Media Pro e assim ficarem totalmente donos do canal. Quote
emanuel92 Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 Boas, Porto Canal já começou e acelera a mudança dos estúdios da Sra da Hora em matozinhos para os estudios no Estádio do Dragão Fonte próxima do FC Porto disse ao JN que já vão adiantadas estas mudanças e que a nova grelha do canal arrancará em Janeiro de 2026 . https://www.jn.pt/media/artigo/porto-canal-abandona-a-senhora-da-hora-e-prepara-nova-era-a-partir-do-dragao/18029344 2 Quote
tuscano Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 há 1 hora, emanuel92 disse: Boas, Porto Canal já começou e acelera a mudança dos estúdios da Sra da Hora em matozinhos para os estudios no Estádio do Dragão Fonte próxima do FC Porto disse ao JN que já vão adiantadas estas mudanças e que a nova grelha do canal arrancará em Janeiro de 2026 . https://www.jn.pt/media/artigo/porto-canal-abandona-a-senhora-da-hora-e-prepara-nova-era-a-partir-do-dragao/18029344 Só desejo que não acabem com os programas do Joel Cleto, já vi vários e são excelentes. Quote
emanuel92 Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 há 53 minutos, tuscano disse: Só desejo que não acabem com os programas do Joel Cleto, já vi vários e são excelentes. Infelizmente é para acabar a programação será focada no FC Porto. 2 Quote
jt9 Posted December 12, 2025 Posted December 12, 2025 há 1 hora, tuscano disse: Só desejo que não acabem com os programas do Joel Cleto, já vi vários e são excelentes. Mas o Caminhos e o Conversas já não acabaram há imenso tempo, ou estou a fazer confusão? Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.