Jump to content

Memórias SIC


João

Posts Recomendados

Excerto do programa italiano de variedades Sábado Mágico (no original Belli I Freschi) - emissão de 12 Março de 1994. (O "Nunca Digas Banzai" começou por ser exibido depois deste programa nas noites de sábado antes de transitar para as tardes.)
 

Bloco de intervalo do mesmo dia com destaque para a estreia de "O Juiz Decide" dali a dois dias.
 

Outro bloco com um "Surf Report" a indicar as condições marítimas para o surf nas praias portuguesas e uma promo ao programa especial com Lillian Ramos após o escândalo que a envolveu ao presidente do Brasil Itamar Franco no Carnaval desse ano. (Lillian Ramos também iria ao "Na Cama Com..." antes de fixar residência em Itália.)
 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, FraisesSucrées disse:

Bloco de intervalo do mesmo dia com destaque para a estreia de "O Juiz Decide" dali a dois dias.
 

 

O Juiz Decide também teve histórias verdadeiras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, FraisesSucrées disse:

Excerto do programa italiano de variedades Sábado Mágico (no original Belli I Freschi) - emissão de 12 Março de 1994. (O "Nunca Digas Banzai" começou por ser exibido depois deste programa nas noites de sábado antes de transitar para as tardes.)
 

 

Tão mágico que o genérico nem tinha acento :riso_fatima:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, FraisesSucrées disse:

Excerto do programa italiano de variedades Sábado Mágico (no original Belli I Freschi) - emissão de 12 Março de 1994. (O "Nunca Digas Banzai" começou por ser exibido depois deste programa nas noites de sábado antes de transitar para as tardes.)
 

Alexandra Cruz que anos mais tarde seria uma das apresentadoras do Hugo, e se me lembro bem, esteve durante toda a exibição na RTP2 (97 a 99) e depois RTP1 (99 e 2000); já os restantes foram rodando: Pedro Mendonça Pinto e Fernando Martins de que me lembro bem, e segundo a wiki, Joana Seixas e Susana Bento Ramos. 

Editado por AG.
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, D91 disse:

Cenas da primeira versão de "Gabriela" na SIC:

 

Deu em 2004/2005, certo? Bons tempos em que a SIC tinha uma mosca pequenina.

Deve ter sido a única novela da Globo que em Portugal foi emitida a preto e branco na RTP (1977) e a cores na reposição.

Editado por AG.
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, D91 disse:

Cenas da primeira versão de "Gabriela" na SIC:

 

Uma repetição que veio tarde na SIC.  Foi um "fracasso" ( vi por ai valores de 30 share .. um fracasso na altura) e acabou atirada para de manhã ( tipo 09:00) e , ao que me lembro, esquartejada. Noutra altura, ali por 95-00, tinha funcionado bem. Contudo, há que contar com a pessima qualidade de imagem que as novelas dos anos 70 tinham, incluisive as dos anos 80. Ao contrario de hoje em dia ver, por exemplo, História de Amor ( para escolher uma novela com 30 anos, mesma distancia temporal que separava Gabriela da produçao à exibiçao da SIC) é uma novela que parece que tem 10 anos, enquanto que repetiram Guerra dos Sexos com pouco mais de 10 anos de diferença e era uma novela "velha". Contudo, tratava-se de uma novela muito engraçada e cheia de gente talentosa, o que permitia passar melhor, tanto que isso nao empatou o seu sucesso na repetiçao. 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, AG. disse:

Deu em 2004/2005, certo? Bons tempos em que a SIC tinha uma mosca pequenina.

Deve ter sido a única novela da Globo que em Portugal foi emitida a preto e branco na RTP (1977) e a cores na reposição.

Também aconteceu com Escrava Isaura, exibida pela SIC no Verão de 1995 (em versão compacta de 30 episódios).

Antes, Gabriela já tinha sido exibida a cores na segunda repetição em Portugal, em 1983 na RTP2. A primeira repetição, em 77/78 também no segundo canal, foi ainda a preto e branco.

há 46 minutos, FLP disse:

Uma repetição que veio tarde na SIC.  Foi um "fracasso" ( vi por ai valores de 30 share .. um fracasso na altura) e acabou atirada para de manhã ( tipo 09:00) e , ao que me lembro, esquartejada. Noutra altura, ali por 95-00, tinha funcionado bem. Contudo, há que contar com a pessima qualidade de imagem que as novelas dos anos 70 tinham, incluisive as dos anos 80. Ao contrario de hoje em dia ver, por exemplo, História de Amor ( para escolher uma novela com 30 anos, mesma distancia temporal que separava Gabriela da produçao à exibiçao da SIC) é uma novela que parece que tem 10 anos, enquanto que repetiram Guerra dos Sexos com pouco mais de 10 anos de diferença e era uma novela "velha". Contudo, tratava-se de uma novela muito engraçada e cheia de gente talentosa, o que permitia passar melhor, tanto que isso nao empatou o seu sucesso na repetiçao. 

Tiveram várias oportunidades em que teria sido uma escolha interessante, de facto. Por exemplo, na sequência de Escrava Isaura ou Sinhá Moça... ou mesmo em 1994, quando escolheram Paraíso.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, miguelalex23 disse:

Também aconteceu com Escrava Isaura, exibida pela SIC no Verão de 1995 (em versão compacta de 30 episódios).

Antes, Gabriela já tinha sido exibida a cores na segunda repetição em Portugal, em 1983 na RTP2. A primeira repetição, em 77/78 também no segundo canal, foi ainda a preto e branco.

Tiveram várias oportunidades em que teria sido uma escolha interessante, de facto. Por exemplo, na sequência de Escrava Isaura ou Sinhá Moça... ou mesmo em 1994, quando escolheram Paraíso.

Precisamente. Ali antes de irem buscar as super recentes ( comparativamente) reposições proprias, como DCeA e MdA e PM(VC), na faixa das 18 podia ter sido uma opção. Ou mesmo à hora do almoço, quando escassiavam novelas ineditas contemporaneas, escolheram  Baila Comigo, que foi um fracasso. SIC tinha cada ideia às vezes. dezenas de novelas para repetir, foram escolher uma que, apesar de ter tido sucesso, foi exibida à hora do almoço. Mas nessa altura teria talvez funcionado melhor uma repetiçao com o apelo de Gabriela. Ou mesmo antes, na sequencia de GdS. Apesar de, como disse, ser uma novela visivelmente velha, tinha apelo de saudosismo e tratava-se de um marco incontornável. Mas nessa altura até se entende. Tinha que remanejar Vira Lata e apesar da fraca repercusão que tinha no NH de fins semana, era uma novela acompanhada por um milhão de espetadores e quiseram aproveitar uma comedia, que por histórico, funcionava ali bem. Depois a SIC teve que exibir Tocaia Grande, que estava na gaveta e a terminarem os diretos de exibiçao -  a novela havia sido comprada pela SIC apenas para gorar as ideias da RTP de a aquirir. A  SIC nao necessitava de uma novela daquele tipo para nada, mas para a RTP teria sido um trunfo importante.  Apesar de se tratar de uma superproduçao da Manchete, era uma novela que jamais iria ocupar o horário nobre da  SIC e nos horarios da tarde, a SIC tinha já engrenado uma sequencia de novelas Globo que lhe davam garantias de sucesso absoluto  - primeiro com uma dupla de Reposiçao / Inédita e depois Inedita/Inedita - e nao iam mexer.  Quando foi necessário exibir a novela para nao se perder o investimento, a SIC apostou nela às 12 horas. A novela é exibida na sequencia de Vira Lata e acaba por sofrer com a RTP e a Praça da Alegria ( na altura, a RTP já nao exibia novelas as 12) e acaba descida  para as 11 da manhã, onde se manteve até ao fim, sendo substituida por Sonho Meu, que havia sido começada a repor às 18:45 de sabado e domingo, onde durou pouco. Com uma novela muito mais adequada ao horário, a SIC recupera espaço e a história da orfã acaba por subir de novo os valores das 12 horas, onde termina e dá lugar a Baila Comigo, que nao aguenta ali até ao fim, sendo atirada para as 09:00, onde nem sei se terminou. Desculpem o ot...entusiasmei me. :)

  • Gosto 4
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, AG. disse:

Deu em 2004/2005

Pelo DOG animado a passar para árvore de Natal, arrisco a dizer que a gravação é do Natal de 2004.

Creio que no Natal de 2005 já era o DOG multicolor, com uns brilhozinhos a saltar (há gravações de reposições do Camilo & Filho, Lda. dessa altura) mas ainda sem o degradê branco (esse acho que só apareceu na primavera de 2006, depois da estreia da Floribella).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, D91 disse:

Cenas da primeira versão de "Gabriela" na SIC:

 

Olha o DOG de Natal de 2004 aí gente!

há 2 horas, OTalAntiquado disse:

Pelo DOG animado a passar para árvore de Natal, arrisco a dizer que a gravação é do Natal de 2004.

Creio que no Natal de 2005 já era o DOG multicolor, com uns brilhozinhos a saltar (há gravações de reposições do Camilo & Filho, Lda. dessa altura) mas ainda sem o degradê branco (esse acho que só apareceu na primavera de 2006, depois da estreia da Floribella).

O grafismo da SIC mudou no domingo de Páscoa de 2006, pelo que me lembro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, FLP disse:

P Depois a SIC teve que exibir Tocaia Grande, que estava na gaveta e a terminarem os diretos de exibição -  a novela havia sido comprada pela SIC apenas para gorar as ideias da RTP de a adquirir. A  SIC não necessitava de uma novela daquele tipo para nada, mas para a RTP teria sido um trunfo importante.  Apesar de se tratar de uma superprodução da Manchete, era uma novela que jamais iria ocupar o horário nobre da  SIC e nos horários da tarde, a SIC tinha já engrenado uma sequencia de novelas Globo que lhe davam garantias de sucesso absoluto  - primeiro com uma dupla de Reposição / Inédita e depois Inédita/Inédita - e não iam mexer.  Quando foi necessário exibir a novela para não se perder o investimento, a SIC apostou nela às 12 horas. 

Acho que a compra de Tocaia Grande pela SIC também foi em parte para tentativamente contrabalançar o possível impacto que Xica da Silva tivesse na TVI, uma vez que se tratava de uma novela da mesma estação e com muitos dos mesmos actores.  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, FraisesSucrées disse:

Acho que a compra de Tocaia Grande pela SIC também foi em parte para tentativamente contrabalançar o possível impacto que Xica da Silva tivesse na TVI, uma vez que se tratava de uma novela da mesma estação e com muitos dos mesmos actores.  

Tocaia Grande já tinha sido noticiada em portugal, mas só volta a ser falada quando a TVI adequire Xica da Silva. A RTP deve ter pensado na novela antes, não se percebe que tenham comprado praticamente todo o acervo de novelas da Manchete, inclusive atraves da Manchete acede à contrataçao de uma novela da TVPLUS exibida pela Manchete e com quem desenvolveria produções de qualidade duvidosa e deixa-se dormir com Tocaia Grande, que até mesmo para a direcçao de Joaquim Furtado, que já foi mais contida na exibiçao de novelas, tinha o plus de ser baseada numa grande obra de Jorge Amado, autor de Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela - ambos as novelas resultantes das adaptações exibidas na RTP.. Mas tambem se percebia que a RTP nao tivesse preocupada. A SIC tinha a Globo, nao era usual sair da carteira e a TVI era uma carta fora do baralho. O histórico de novelas brasileiras era exiguo e nos ultimos anos entao de uma pobreza absoluta, reduzido a repetições proprias venezuelanas da RCTV e mexicanas exibidas na RTP até que passou a ter apenas um horário fixo de novelas as 14, primeiro com Ambiçao ( Cuna de Lobos) e Laços de Amor ( Agulhetas), nao sei em que ordem. Quando Moniz entra, ou é ele que já escolhe a novela ou aproveita-a na sua entrada na estaçao, Peligrosa, que na TVI se chamou Mulher Perigosa, num retorno à exibiçao de novelas da Venevision, estrelada pela mesma atriz que estrelou a icónica novela La Ravanche, ou Lágrimas, no arranque da TVI. E curiosamente, Moniz que quando chegou à TVI raspou o tacho de tudo o que havia fora da globo, nunca aproveitou para repor Xica da SIlva. Não sei se quando ele entrou a Manchete já teria falido ..Tipo, foi mais ou menos na mesma altura. Talvez nao tenha tido oportunidade, até porque inicialmente, na resoluçao da situaçao, os preceitos legais deviam ser uma complicaçao e quando a coisa já estaria resolvida, já havia passado a oportunidade. Oportunidade essa que, tambem para evitar, provavelmente, um ataque da TVI ao acervo da Manchete, a SIC mexeu-se e comprou algumas das novelas, como Xica e Pantanal - as mais icónicas, por coincidencia - e atirou-as para a SIC Gold.

Mas sim, a hipotese de Xica ser um sucesso e a TVI ter à disposiçao uma sucessora em potencial, juntamente com a hipotese da RTP se adiantar, a SIC fechou o contrato. A novela esteve bastante tempo na gaveta.

Editado por FLP
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, FLP disse:

Tocaia Grande já tinha sido noticiada em portugal, mas só volta a ser falada quando a TVI adequire Xica da Silva. A RTP deve ter pensado na novela antes, não se percebe que tenham comprado praticamente todo o acervo de novelas da Manchete, inclusive atraves da Manchete acede à contrataçao de uma novela da TVPLUS exibida pela Manchete e com quem desenvolveria produções de qualidade duvidosa e deixa-se dormir com Tocaia Grande, que até mesmo para a direcçao de Joaquim Furtado, que já foi mais contida na exibiçao de novelas, tinha o plus de ser baseada numa grande obra de Jorge Amado, autor de Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela - ambos as novelas resultantes das adaptações exibidas na RTP.. Mas tambem se percebia que a RTP nao tivesse preocupada. A SIC tinha a Globo, nao era usual sair da carteira e a TVI era uma carta fora do baralho. O histórico de novelas brasileiras era exiguo e nos ultimos anos entao de uma pobreza absoluta, reduzido a repetições proprias venezuelanas da RCTV e mexicanas exibidas na RTP até que passou a ter apenas um horário fixo de novelas as 14, primeiro com Ambiçao ( Cuna de Lobos) e Laços de Amor ( Agulhetas), nao sei em que ordem. Quando Moniz entra, ou é ele que já escolhe a novela ou aproveita-a na sua entrada na estaçao, Peligrosa, que na TVI se chamou Mulher Perigosa, num retorno à exibiçao de novelas da Venevision, estrelada pela mesma atriz que estrelou a icónica novela La Ravanche, ou Lágrimas, no arranque da TVI. E curiosamente, Moniz que quando chegou à TVI raspou o tacho de tudo o que havia fora da globo, nunca aproveitou para repor Xica da SIlva. Não sei se quando ele entrou a Manchete já teria falido ..Tipo, foi mais ou menos na mesma altura. Talvez nao tenha tido oportunidade, até porque inicialmente, na resoluçao da situaçao, os preceitos legais deviam ser uma complicaçao e quando a coisa já estaria resolvida, já havia passado a oportunidade. Oportunidade essa que, tambem para evitar, provavelmente, um ataque da TVI ao acervo da Manchete, a SIC mexeu-se e comprou algumas das novelas, como Xica e Pantanal - as mais icónicas, por coincidencia - e atirou-as para a SIC Gold.

Curiosamente, na mesma época em que a SIC emite "Tocaia Grande" em 1997, a RTP1 emitia uma novela da Manchete nas tardes a "Carmem".

As produções da TVPlus eram da Band e não da Manchete.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, D91 disse:

Curiosamente, na mesma época em que a SIC emite "Tocaia Grande" em 1997, a RTP1 emitia uma novela da Manchete nas tardes a "Carmem".

As produções da TVPlus eram da Band e não da Manchete.

A RTP comprou praticamente tudo e foi descarregando novelas na grelha. Corpo Santo chegou a ser novela das 19 .. e acabou as 08:00. Carmen, que acabava por ser uma novela inédita, e no horario em que foi exibida, deve ter funcionado. Por isso acho que, depois da SIC ter comprado TG, a RTP deve ter feito um atacado do que sobrava e na altura que TG foi exibida, já só faltava Carmen. 

Depois. Antes disso, a TVPlius produziu duas novelas para a Manchete , uma delas exibida na RTP - 74.5, Uma Onda No Ar. 

Editado por FLP
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, FLP disse:

A RTP comprou praticamente tudo e foi descarregando novelas na grelha. Corpo Santo chegou a ser novela das 19 .. e acabou as 08:00. Carmen, que acabava por ser uma novela inédita, e no horario em que foi exibida, deve ter funcionado. Por isso acho que, depois da SIC ter comprado TG, a RTP deve ter feito um atacado do que sobrava e na altura que TG foi exibida, já só faltava Carmen. 

Depois. Antes disso, a TVPlius produziu duas novelas para a Manchete , uma delas exibida na RTP - 74.5, Uma Onda No Ar. 

Não sabia que a TV Plus tinha produzido uma novela para a Manchete. Normalmente a RTP emitia sempre as novelas dessa produtora.

Só houve três novelas da Manchete dos anos 90 que não foram emitidas em Portugal: Guerra sem Fim, Mandacaru e Brida.

Não percebo como a RTP e a TVI nunca aproveitaram "Mandacaru". Podia ter sido a sucessora de "Xica da Silva" na TVI como foi no Brasil. Acho que a novela até foi um pequeno sucesso no Brasil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, D91 disse:

Não sabia que a TV Plus tinha produzido uma novela para a Manchete. Normalmente a RTP emitia sempre as novelas dessa produtora.

Só houve três novelas da Manchete dos anos 90 que não foram emitidas em Portugal: Guerra sem Fim, Mandacaru e Brida.

Não percebo como a RTP e a TVI nunca aproveitaram "Mandacaru". Podia ter sido a sucessora de "Xica da Silva" na TVI como foi no Brasil. Acho que a novela até foi um pequeno sucesso no Brasil.

Na época, Xica da SIlva deve ter ficado bastante aquem das expectativas. Tratava-se de uma novela cara e apesar de icónica. teve media de 4 ou 5 ponto de rt, as 8 da noite ( apesar de concorrer contra os dois principais telejornais do pais) era um horario de grande visibilidade e com outro tipo de programaçao bem mais lowcost faria o mesmo. Não desistiram de novelas, mas a escolha de As Pupilas do Senhor Reitor parece me que foi mais pelo custo, que devia ser mais baixo nas novelas do SBT, do que pela estratégia. Se XIca da Silva se percebia que podia ser um sucesso, a novela baseada na obra de Julio Diniz era claramente para ser engulida as 8 horas.  Mas posteriormente, podiam te-la comprado. 

Editado por FLP
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, dg1990 disse:

Atualizei a minha lista e respetivos comentários:

https://www.imdb.com/list/ls568446393/

"Chiquititas, uma versão bem mais infantil do que os seus congéneres argentino e brasileiro, não alcançou os resultados de "Floribella" e seria colocada num horário mais adequado aos fins-de-semana de manhã."
 

https://www.imdb.com/title/tt0497674/ (Argentina)

https://www.imdb.com/list/ls568446393/ (Portugal)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, D91 disse:

Não sabia que a TV Plus tinha produzido uma novela para a Manchete. Normalmente a RTP emitia sempre as novelas dessa produtora.

Só houve três novelas da Manchete dos anos 90 que não foram emitidas em Portugal: Guerra sem Fim, Mandacaru e Brida.

Não percebo como a RTP e a TVI nunca aproveitaram "Mandacaru". Podia ter sido a sucessora de "Xica da Silva" na TVI como foi no Brasil. Acho que a novela até foi um pequeno sucesso no Brasil.

Eu tenho quase a certeza que a sic comprou Mandacaru mas nunca exibiu porque foi um fracasso no brasil, porque quando a tvi exibiu Xica da Silva a sic começou a comprar novelas fora da globo, compraram a antecessora de Xica da Silva, Tocaia Grande que deu ao meio dia.  A sic queria impedir que a rtp ou a tvi tivessem boas opções e o dinheiro não era problema.

A tvi provavelmente não comprou mais novelas da manchete pelo preço alto já que a manchete começava o seu caminho para a falencia e devia estar a tentar puxar das vendas internacionais e porque na novela seguinte, As pupilas do senhor reitor , do sbt, a novela não foi exibida na totalidade, primeiro foi atirada para a hora de almoço e desapareceu a meio, nunca dando até ao final... na altura parece que a tvi tinha deixado de pagar e a sbt deixou de enviar os episodios.

Portanto a tvi não tinha dinheiro, tanto que foram optar por novelas do sbt.

Editado por AndreRob
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...