Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe quem vence o Festival Eurovisão da Canção 2024 ×

Memórias SIC


João

Posts Recomendados

há 1 hora, FLP disse:

Na realidade, a novela teve sucesso similar a Quem é Você e Cara e Coroa, as novelas anteriores no horário. E nem sempre o que a SIC colocava no ar era um estrondoso sucesso, apesar da boa era. A novela sucessora, O Amor Está No Ar, sofreu uma queda. Os valores altos retomariam com Por Amor e mantiveram-se compressores até ao final do século. 

Vira Lata estreou, em Maio de 96, aos fins de semana, em substituição de História de Amor, que foi transferida para as 21:30 de segunda a sexta, a reforçar o horário junto de Explode Coração, de forma a reforçar o canal para o embate com a RTP, que detinha o exclusivo do Euro . Vira Lata penou o verão inteiro no HN de fim semana, com uma acentuada queda  de audiência. Há um vídeo algures - não sei se naquele doc da Marina Otelo , de uma reunião de Emídio Rangel em que se discute a situação de Explode Coração estar a terminar e teriam de decidir a novela a estrear , contando com o atraso de O Rei do Gado. Ouve-se Emídio Rangel a pedir informações sobre o ibope de O Fim do Mundo e há referencia a vira lata.  Talvez tenha sido esta a época em que a SIC teve menos intervalo entre a exibição do brasil e em Portugal. Na altura de Rei do Gado, Indomada, Por Amor etc... pouco mais de um mês. Isto fazia com que, numa situação em que precisavam estrear uma novela em Maio, e com todas as novelas inéditas no ar, por estrear só sobrava Vira Lata, que havia estreado após Cara E Coroa, que ainda estava no ar as 19 na SIC e O Fim do Mundo que, com curtíssima duração, não ia resolver o problema da SIC, de ter um produto a partir de maio e até a reentre que desse tempo para O Rei do Gado ganhasse frente . Pouco depois então ficamos a conhecer o estratégia. Explode Coração e HdA até Julho, História de Amor em Últimos episódios até Setembro, mês em que estreavam ORdG. Quanto ao fim de semana, apesar os valores espetaculares que HdA vinha a registar, a queda que Vira Lata iria ter seria "normal". E lá ficou até depois da reentre, quando é mandada para as 12:20, a dividir horário com Guerra dos Sexos, que era um hit ao almoço. Dividiram horário até a reposição terminar e Vira Lata acabou como a novela da hora do almoço, horário que deveria ter tido sempre. E na sequencia dessa mudança, estreiam O Fim do Mundo com estardalhaço aos fins de semana, recuperando a audiência. Foi inclusive uma escolha adequada, evitando terem uma novela de 200 episódios a arrastar-se aos fins semana, como aconteceu com a sucessora de OFdM,  Salsa e Merengue, que esteve mais de dois anos no ar, sempre aos fins semana. 



Sim, tinha-me esquecido que História de Amor também passava aos fins-de-semana. É o que eu digo, deveria haver uma base de dados online com as programações da SIC nos anos 90. Ontem já vinha tarde. (Sim, há a Comarca e um ou outro site, mas ou a informação é incompleta ou é de acesso complicado). 

Ao contrário de Anjo De Mim e Cara E Coroa, apesar da boa audiência, lembro-me Quem É Você não deixou muitas saudades. Aliás, no Brasil estava a ser arrasada pela crítica e rejeitada pelo público até que a Globo despediu a autora original e contratou o Lauro César Muniz para renovar a trama, entraram novas personagens e saíram outras. E por cá, lembro-me que não havia muita gente a falar bem dela e a imprensa também criticou bastante. Os níveis audiências foram mais pelo embalo trazido de Cara & Coroa e a falta de concorrência significativa naquele horário. 

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

Ninguém vê Travessia porque passa de madrugada, e depois de tarde apostam en reposições. Quem quer ver novelas brasileiras vê o canal da Globo no cabo, que é o que eu faço. Não estou para ver as novelas da Globo na SIC, todas esquartejadas. Embora atualmente veja "Morde e Assopra" na SIC.

Não acho que os portugueses tenham deixado de gostar das novelas da Globo. A SIC é que as trata mal. Basta ver que as novelas brasileiras estavam a ter boas audiências nos finais de tarde e a SIC estragou tudo com o mau tratamento que deu às novelas. As novelas da Globo não tem melhores audiências por culpa da SIC.

Também acho que hoje em dia nem faz sentido a SIC ter a exclusividade das novelas da Globo em sinal aberto. Para darem uma reposição ao final da tarde + uma inédita de madrugada não faz sentido ter essa exclusividade.

Eu acho que mais tarde ou mais cedo o contrato da SIC com a Globo vai terminar. Alguém sabe até que ano o atual contrato vai estar em vigor?

Acabará em 2028. Um dos factores pela queda do domínio da Globo em Portugal foi a ficção da TVI, e mais tarde a da SIC. Havia também e ainda há o canal no cabo da Globo, mas as audiências deste levaram surras da CM TV, dos canais de notícias, da STAR Channel e da STAR Movies. Devem existir outros factores, tipo a falta de qualidade mais recentemente, mas é um critério subjectivo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, ATVTQsV disse:

Acabará em 2028. Um dos factores pela queda do domínio da Globo em Portugal foi a ficção da TVI, e mais tarde a da SIC. Havia também e ainda há o canal no cabo da Globo, mas as audiências deste levaram surras da CM TV, dos canais de notícias, da STAR Channel e da STAR Movies. Devem existir outros factores, tipo a falta de qualidade mais recentemente, mas é um critério subjectivo.

Não é preciso exageros, e isso de dizer que a TVI foi culpada é a desculpa mais clichê... ainda há 2 anos a novela mais vista e dos programas mais vistos diariamentena TV Portuguesa era Amor Eterno Amor... estou com @D91 é muito mais que isso, é questão do tratamento mesmo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, FraisesSucrées disse:



Sim, tinha-me esquecido que História de Amor também passava aos fins-de-semana. É o que eu digo, deveria haver uma base de dados online com as programações da SIC nos anos 90. Ontem já vinha tarde. (Sim, há a Comarca e um ou outro site, mas ou a informação é incompleta ou é de acesso complicado). 

Ao contrário de Anjo De Mim e Cara E Coroa, apesar da boa audiência, lembro-me Quem É Você não deixou muitas saudades. Aliás, no Brasil estava a ser arrasada pela crítica e rejeitada pelo público até que a Globo despediu a autora original e contratou o Lauro César Muniz para renovar a trama, entraram novas personagens e saíram outras. E por cá, lembro-me que não havia muita gente a falar bem dela e a imprensa também criticou bastante. Os níveis audiências foram mais pelo embalo trazido de Cara & Coroa e a falta de concorrência significativa naquele horário. 

SIm, QeVc não foi uma novela emblemática, mas tambem Anjo de MIm nao foi, assim como a maioria das que passaram á tarde. Mas teve otimos resultados. O ultimo episodio, as 19, entrou nesse ano na tabela dos 100 melhores resultados. Para uma novela das 19, naquele tempo em que haviam 30 programas direfentes exibidos em HN por semana, o que multiplicava  os titulos com altos valores, era uma otimo resultado. Mas de facto o habito, conquistado pela SIC em definitivo após o verão de 95, quando Tieta ocupou o horário das 18 às 20 com valores avassaladores e a colocar em definitivo a SIC na liderança do acess prime. Ainda houve ali uma derrapagem depois de Tieta, com Sinhá Moça, que tambem teve a concorrencia mais agressiva da RTP, que depois de estrear tudo o que era novela q havia nos arquivos das produtoras extra-globo, lá trouxe Pantanal e ofereceu uma concorrente à medida. A SIC num instante corrige a mão e lança CeC e dai para a frente, foi sempre a rasgar. QeVc ainda apanhou, pelo menos na parte inicial, uma concorrencia aceitável, com Pedra SObre Pedra, que sucedeu Pantanal. A novela substituta de PsP, O Campeão, é que já deu de bandeja o horário das 19 e ANjo de Mim teve passeio livre. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bloco publicitário do dia de Natal de 1997, que inclui uma promo à programação de Natal da SIC nesse ano 
 

O Especial Moda Roma de 1997 na escadaria da Piazza De Spagna, apresentado por Ana Marques. Incluiu um momento emotivo de homenagem a Gianni Versace, assassinado nesse ano.

Final de emissão e programação para o dia seguinte

Bloco publicitário do dia 12 de Janeiro de 2001 (no intervalo da telenovela Uga Uga)

 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vídeos do dia 27 de Janeiro de 1998

Blocos publicitários (cheios de anúncios a linhas eróticas)

Documentário sobre a política nos Estados Unidos

Portugal Radical

Vibrações

O final de emissão com a programação do dia seguinte

Nessa altura já havia muitas reposições à tarde (as novelas Sonho Meu e Mulheres de Areia e as séries Camilo E Filho e A Viúva Do Enforcado)

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Máquina do Tempo disse:

O apogeu da SIC......

A SIC devia ter repetido a dupla do Contacto neste programa, nunca percebi porque não aconteceu. Esta dupla da Rita com o Francisco Menezes nunca fez sentido nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...