Jump to content

Posts Recomendados

Postado

Por que a dublagem PORTUGUESA de Dragon Ball Z é tão ENGRAÇADA? ??

O que vocês acharam da dublagem na SIC?

Joao D

há 3 meses

Há alguns anos no meu 12°ano de escola, tive um professor da disciplina de Imagem e Som, que foi um dos directores das dublagens do Dragon Ball aqui em Portugal. Alem de serem somente 6 a 8 actores para fazer todas as vozes, houve nalgumas fazes alguns problemas contratuais com alguns actores o que obrigou a que muitos episódios tivessem que ser regravados, e então muitas vezes por falta de tempo não havia espaço para rever alguns diálogos , e acabava por ser "como está, fica!" Um dos factores que também contribuiu para algumas das pérolas, foi que no prencipio só era suposto fazer uma temporada, mas ao final de poucas semanas o Dragon Ball já era uma religião aqui. E o público em geral já não aceitava outras vozes que não fossem as que estavam desde o principio (o unico presonagem a ter 3 ou 4 actores diferentes, foi o Vegeta, e isso aconteceu porque houve problemas contratuais e doença com 2 dos actores) Também derivado à censura que vinha da França muitas vezes os actores tinham de inprovisar e acabavam por usar certas piadas que só povo português entenderia, e até com isso conseguiram cativar audiência mais adulta, e certo tipo de piadas acabava tambem por aliviar as cenas de violência, havia também o facto de ter de adaptar certas frases ao tempo de animação do dialogo dos personagens. Muitos dos actores de voz tinham tambem carreira musical, e com isso por vezes metiam algumas musicas adaptadas à cena. No fim deste video aparece o kid Buu a dançar, e na nossa versão o actor cantava, " continua chamando-me assim buu buu" que era uma referência a uma musica popular na altura aqui em que em vez de "Buu Buu" deveria ser bebé, ou cantava também Ali Buu Buu , ao invés de Ali Babá ( que também era uma musica popular aqui) É por isso que a nissa versão é tão rica em pérolas e tão amada por todos aqui. Abraço a todos desde Portugal.

• Gosto 1
Postado
há 27 minutos, Fadokimi disse:

Por que a dublagem PORTUGUESA de Dragon Ball Z é tão ENGRAÇADA? ??

O que vocês acharam da dublagem na SIC?

Joao D

há 3 meses

Há alguns anos no meu 12°ano de escola, tive um professor da disciplina de Imagem e Som, que foi um dos directores das dublagens do Dragon Ball aqui em Portugal. Alem de serem somente 6 a 8 actores para fazer todas as vozes, houve nalgumas fazes alguns problemas contratuais com alguns actores o que obrigou a que muitos episódios tivessem que ser regravados, e então muitas vezes por falta de tempo não havia espaço para rever alguns diálogos , e acabava por ser "como está, fica!" Um dos factores que também contribuiu para algumas das pérolas, foi que no prencipio só era suposto fazer uma temporada, mas ao final de poucas semanas o Dragon Ball já era uma religião aqui. E o público em geral já não aceitava outras vozes que não fossem as que estavam desde o principio (o unico presonagem a ter 3 ou 4 actores diferentes, foi o Vegeta, e isso aconteceu porque houve problemas contratuais e doença com 2 dos actores) Também derivado à censura que vinha da França muitas vezes os actores tinham de inprovisar e acabavam por usar certas piadas que só povo português entenderia, e até com isso conseguiram cativar audiência mais adulta, e certo tipo de piadas acabava tambem por aliviar as cenas de violência, havia também o facto de ter de adaptar certas frases ao tem de animação do dialogo dos personagens. Muitos dos actores de voz tinham tambem carreira musical, e com isso por vezes metiam algumas musicas adaptadas à cena. No fim deste video aparece o kid Buu a dançar, e na nossa versão o actor cantava, " continua chamando-me assim buu buu" que era uma referência a uma musica popular na altura aqui em que em vez de "Buu Buu" deveria ser bebé, ou cantava também Ali Buu Buu , ao invés de Ali Babá ( que também era uma musica popular aqui) É por isso que a nissa versão é tão rica em pérolas e tão amada por todos aqui. Abraço a todos desde Portugal.

Essa história da dobragem portuguesa de Portugal deu "uma treta maligna", como dizemos aqui no Brasil, entre o dobrador João Loy e o youtuber brasileiro Peter Jordan por causa do famoso meme "Vegeta, olha bem!". Conversei com um tuga que fez uma dissertação acerca da dobragem em Portugal e ele constatou que o mercado português é naturalmente limitado não apenas pelo público potencial como pela preferência do espectador português por produções legendadas, limitando a dobragem ao público infantil. Situação diferente da brasileira, que além do público potencial maior, é mais antiga (desde 1958), mais diversificada (dobra-se quase tudo). Agora, existe um domínio das dobragens brasileiras em Angola e Moçambique.

Postado

Tenho pena que por causa do Dragon Ball e Digimon, que as pessoas de fora(e cá dentro) achem que as dobragens em Portugal são uma porcaria! Temos tantas séries e filmes bem dobrados, nem dão oportunidade de assistir, já influenciados pelo que ouvem ou talvez de uma "má experiência" anterior.

E quando que digo que Dragon Ball é a pior dobragem e o trio de dobradores Divas(Feist, Spínola e Loy) os mais sobrevalorizados(que para mim são bastante medianos como dobradores) caiem-me em cima! Mas é para o lado que durmo melhor :p

Ultimamente tenho acompanhado com mais atenção dobradores brasileiros, a maioria de quem vi são extraordinários! O Guilherme Briggs então para mim, é o melhor de todos! Tem uma voz normal, super cativante e carismática, super versátil, vai de um Mickey para um Kronk, de mais grave a mais agudo histérico, com uma naturalidade. O Ele das Powerpuff Girls que é uma mistura de vários registos, é sem dúvida o melhor personagem dele na minha opinião! É genial, mesmo!

• Gosto 2
Postado
há 7 horas, Manu Tenry disse:

Tenho pena que por causa do Dragon Ball e Digimon, que as pessoas de fora(e cá dentro) achem que as dobragens em Portugal são uma porcaria! Temos tantas séries e filmes bem dobrados, nem dão oportunidade de assistir, já influenciados pelo que ouvem ou talvez de uma "má experiência" anterior.

E quando que digo que Dragon Ball é a pior dobragem e o trio de dobradores Divas(Feist, Spínola e Loy) os mais sobrevalorizados(que para mim são bastante medianos como dobradores) caiem-me em cima! Mas é para o lado que durmo melhor :p

Ultimamente tenho acompanhado com mais atenção dobradores brasileiros, a maioria de quem vi são extraordinários! O Guilherme Briggs então para mim, é o melhor de todos! Tem uma voz normal, super cativante e carismática, super versátil, vai de um Mickey para um Kronk, de mais grave a mais agudo histérico, com uma naturalidade. O Ele das Powerpuff Girls que é uma mistura de vários registos, é sem dúvida o melhor personagem dele na minha opinião! É genial, mesmo!

Na minha humilde opinião, uma das melhores dobragens feitas em Portugal foi uma das mais polêmicas: a da série alemã "Einstein". Ainda não conheço a dobragem brasileira feita para o Globoplay, mas a portuguesa se saiu muito bem. De toda a Lusofonia, as piores dobragens são feitas pela empresa StarTimes entre Pequim e Nairóbi. Já viste? É um horror!

Postado (editado)
há 20 minutos, BlueScorpion disse:

Alguém se lembra disto? Clube dos Campeões 

sim, creio ter episódios disso algures.

Encontrei

Spoiler

vlcsnap-2021-12-05-14h11m35s067.png

vlcsnap-2021-12-05-14h20m07s501.png

Editado por Dimitri
  • Adoro 1
Postado

18/01/00

SIC quer conquistar o Brasil

O diretor da SIC, a maior rede de TV de Portugal, Emídio Rangel, declarou ao jornal Diário de Notícias que a emissora pretende conquistar o público brasileiro. "Porque não? É um enorme desperdício e insensibilidade política não perceber que devíamos estar a produzir coisas para outros mercados. O Brasil interessou-se por um mercado de dez milhões de pessoas, como o português. Portugal não se interessa por um mercado de 160 milhões".

Rangel, no entanto, reconhece o problema da língua. Apesar de ambos os países adotarem o português como idioma, os brasileiros demostraram uma certa dificuldade na compreensão ritmo oral dos portugueses. Mesmo assim, Rangel acredita que seja possível penetrar no mercado brasileiro: "Imaginem que quando o Brasil aqui chegou para instalar dois canais no cabo, alguém tinha tido a lucidez de dizer 'queremos, em troca, um canal que funcione aí 24 horas por dia, com a programação da SIC, da RTP e da TVI'. Neste momento, já estaríamos a tirar resultados disso.". Vale destacar que os portugueses admiram o estilo "cantado" de falar dos brasileiros, a ponto de existirem emissoras de rádios em Portugal apenas com locutores importados do Brasil, sem esquecer do sucesso da Axé Music.

Para alcançar seu objetivo, o diretor da SIC admite montar uma parceria com a Rede Globo e fala da importância do projeto: "A SIC fará tudo o que puder para chegar a todos os lugares onde se fale português. Mas é importante que isso constitua uma preocupação de quem tem responsabilidades ao nível do Estado.". A SIC já possuí uma parceria com a Globo, o que permite que a emissora tenha exclusividade na exibição das novelas brasileiras em Portugal.

Atualmente, o destaque da programação da SIC, além das novelas brasileiras, são os telefilmes produzidos pela emissora. Recentemente, a SIC bateu seu recorde de audiência, conquistando mais de 70% de share, com a exibição de um destes telefilmes. É muito provável que a SIC apareça no Brasil como um canal de TV paga . Em Portugal, a emissora segue os passos da Rede Globo investindo no setor de TV Paga, com a aquisição de vários canais. Mas sua maior façanha foi ter conquistado um share médio de 50%, um índice que faz da SIC uma espécie de Rede Globo européia: "Em toda a Europa, do Atlântico aos Urales, não há nenhuma televisão que tenha as performances da SIC.".

https://web.archive.org/web/20030729122059/http://www.geocities.com/TelevisionCity/Studio/4067/n1801001.html

• Gosto 6
Postado

Segundo a wikipédia A Idade da Loba e A Próxima Vítima terminaram no mesmo dia em Portugal (19 de Janeiro de 1996). É verdade?

Postado
há 4 minutos, D91 disse:

Segundo a wikipédia A Idade da Loba e A Próxima Vítima terminaram no mesmo dia em Portugal (19 de Janeiro de 1996). É verdade?

é provável que sim. lembro-me de A Idade da Loba dar algum tempo em simultâneo com Roseira Brava. 

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado (editado)
On 21/12/2021 at 19:00, Manu Tenry disse:

As coisas aleatórias que me aparecem no youtube! Iva Lamarão em Gabriela :riso:

Podiam ter feito isso quando a novela estava a ser repetida.

Numa altura em que não estava (tipo 2014) é que não.

ACTUALIZAÇÃO: Entendendo melhor era devido à temática do programa

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 1

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...