Jump to content

RTP3


TaniaM

Posts Recomendados

Eu acho que a melhor fase deste canal foi a fase da RTP N. Tinha bons grafismos e bons programas. 

A RTP Informação ainda tinha alguma identidade, mas a RTP 3 não tem identidade nemhuma, é um canal fraco. Deviam mudar algumas coisas no canal, para tentar roubar algum público aos concorrentes. 

Editado por D91
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RTP 3 parece pouco dinâmica, lenta e os pivots parecem por vezes a fazer frete na leitura de notícias.

Concordo que o canal não tem identidade e nem o público se lembra por vezes que ele existe, ao contrário da RTP N.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, D91 disse:

Eu acho que a melhor fase deste canal foi a fase da RTP N. Tinha bons grafismos e bons programas. 

A RTP Informação ainda tinha alguma identidade, mas a RTP 3 não tem identidade nemhuma, é um canal fraco. Deviam mudar algumas coisas no canal, para tentar roubar algum público aos concorrentes. 

 

há 11 minutos, SNTLX disse:

A RTP 3 parece pouco dinâmica, lenta e os pivots parecem por vezes a fazer frete na leitura de notícias.

Concordo que o canal não tem identidade e nem o público se lembra por vezes que ele existe, ao contrário da RTP N.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk
 

Mas lembrem-se que o nome RTPN era um problema porque as pessoas achavam que o N era de "Norte" e não de "Notícias"... :rolleyes:

Destruíram um canal com identidade própria para trazerem uma treta qualquer genérica ("RTP Informação") que foi um falhanço tremendo. Não conheço absolutamente ninguém que achasse que o N significa "Norte", mas pronto, se calhar o grupo de foco da RTP só vivia ali à beira do Tejo.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, JDaman disse:

 

Mas lembrem-se que o nome RTPN era um problema porque as pessoas achavam que o N era de "Norte" e não de "Notícias"... :rolleyes:

Destruíram um canal com identidade própria para trazerem uma treta qualquer genérica ("RTP Informação") que foi um falhanço tremendo. Não conheço absolutamente ninguém que achasse que o N significa "Norte", mas pronto, se calhar o grupo de foco da RTP só vivia ali à beira do Tejo.

Foi por esse motivo que alteraram o nome do canal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, msm0 disse:

Foi por esse motivo que alteraram o nome do canal?

Oficialmente? Não.

Oficiosamente? Sim, um dos motivos.

Basta ver um "Voz do Cidadão" por alturas de 2008/2009 onde fazem um vox pop em Lisboa onde perguntavam às pessoas o que achavam o que significava o N no nome do canal e as respostas eram quase todas o que indiquei acima. Por isso, quando o canal passou a ter uma gestão mais unificada com a Direcção de Informação, presumo que tenha sido esse o mindset que se instalou em relação ao nome.

  • Gosto 2
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, JDaman disse:

Oficialmente? Não.

Oficiosamente? Sim, um dos motivos.

Basta ver um "Voz do Cidadão" por alturas de 2008/2009 onde fazem um vox pop em Lisboa onde perguntavam às pessoas o que achavam o que significava o N no nome do canal e as respostas eram quase todas o que indiquei acima. Por isso, quando o canal passou a ter uma gestão mais unificada com a Direcção de Informação, presumo que tenha sido esse o mindset que se instalou em relação ao nome.

Confirmo. E recordaram essa bela pérola noutro Voz da Cidadão na altura da mudança para RTP3.

Editado por canal5
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Dafiel disse:

O Canal precisa de uma reformação , atualmente o projeto do canal esta ultrapassado e tapado pela SIC N e pela CNN  

Também tenho essa opinião. A RTP3 é um canal esquecido e pouco dinâmico. Precisa urgentemente de uma reformulação, uma dinâmica diferente e uma nova identidade. O nome RTP3 não é nada chamativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, SNTLX said:

A RTP 3 parece pouco dinâmica, lenta e os pivots parecem por vezes a fazer frete na leitura de notícias.

Concordo que o canal não tem identidade e nem o público se lembra por vezes que ele existe, ao contrário da RTP N.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk
 

Também tem mais concorrência que nessa altura.

Apesar de preferir RTP3 a RTPN a mudança de nome em 2011 foi um disparate monumental. 

Penso que agora não devem mudar de designação mas sim introduzir novos grafismos no canal que rompam com o passado recente, e a nível de programação fazer uma aposta no desporto (com transmissão de eventos em directo) e na informação de proximidade.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Rangel disse:

Também tem mais concorrência que nessa altura.

Apesar de preferir RTP3 a RTPN a mudança de nome em 2011 foi um disparate monumental. 

Penso que agora não devem mudar de designação mas sim introduzir novos grafismos no canal que rompam com o passado recente, e a nível de programação fazer uma aposta no desporto (com transmissão de eventos em directo) e na informação de proximidade.

Tem mais concorrência, é verdade. Mas a RTPN parece que era mais dinâmica. 

Mudar a designação, só se for para RTP Notícias, mas não sei até que ponto faz sentido mudar agora. 

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rangel disse:

Também tem mais concorrência que nessa altura.

Apesar de preferir RTP3 a RTPN a mudança de nome em 2011 foi um disparate monumental. 

Penso que agora não devem mudar de designação mas sim introduzir novos grafismos no canal que rompam com o passado recente, e a nível de programação fazer uma aposta no desporto (com transmissão de eventos em directo) e na informação de proximidade.

Sinto muito falta de proximidade as populações no jornalismo da rtp

Eu apostava em blocos de noticiários de caris mais regionais e rural e num horário de antena aberta e reduzia o bloco de noticias , que muitas vezes se repetem de hora a hora.

Sugestão: 

06:30 Bom Dia Portugal

10.00 Pais Regiões

12.00 Noticias 3

13.00 DOC 3

14.00 Noticias 3

15.00 Antena Aberta (Estilo Opinião Publica)

16.00  Pais Regiões

18.00 Noticias 3

20.00 Desporto 

21.00 Jornal 3 (De autor) (Estilo Jornal da CNN)

22.30 Blocos específicos (Desporto ,Economia , Politica etc...)

00.30 J24 e manchetes 3 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Dafiel disse:

Sinto muito falta de proximidade as populações no jornalismo da rtp

Eu apostava em blocos de noticiários de caris mais regionais e rural e num horário de antena aberta e reduzia o bloco de noticias , que muitas vezes se repetem de hora a hora.

Sugestão: 

06:30 Bom Dia Portugal

10.00 Pais Regiões

12.00 Noticias 3

13.00 DOC 3

14.00 Noticias 3

15.00 Antena Aberta (Estilo Opinião Publica)

16.00  Pais Regiões

18.00 Noticias 3

20.00 Desporto 

21.00 Jornal 3 (De autor) (Estilo Jornal da CNN)

22.30 Blocos específicos (Desporto ,Economia , Politica etc...)

00.30 J24 e manchetes 3 

Para isso era preciso um bom investimento nas delegações regionais, mas até que isso aconteça bem podemos esperar sentados... Talvez pusesse o Eixo Norte Sul com notícias divididas por regiões num horário muito mais relevante que as 15h30.
Acho que a RTP3 tem valores aceitáveis para a concorrência que tem e o caso da RTP2 tem de ser mais prioritário mas experimentava trocar o 360 pelos programas específicos das 22h30 para as 21h. É que depois da saída da Ana Lourenço a última vez que se ouviu falar do 360 foi devido ao ataque de riso da Maria Nobre e do Alexandre Brito...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, JDaman disse:

Oficialmente? Não.

Oficiosamente? Sim, um dos motivos.

Basta ver um "Voz do Cidadão" por alturas de 2008/2009 onde fazem um vox pop em Lisboa onde perguntavam às pessoas o que achavam o que significava o N no nome do canal e as respostas eram quase todas o que indiquei acima. Por isso, quando o canal passou a ter uma gestão mais unificada com a Direcção de Informação, presumo que tenha sido esse o mindset que se instalou em relação ao nome.

Por acaso nessa altura a RTPN mudou de identidade e dizia nas promos de lançamento (Setembro de 2008) "RTPN. N de Notícias".

Acho que o mal entendimento deve-se ao facto da antecessora ser a NTV e de inicialmente ser um canal regional do Norte, uma espécie de Porto Canal.

 

há 45 minutos, ATVTQsV disse:

Terem acabado com o Antena Aberta na RTP 3 (ainda antes da RTP 3) foi um erro.

O Antena Aberta foi substituído pelo Linha RTP em Setembro de 2011 (quando mudaram para RTP Informação), mas voltaram por volta de 2012/2013 (quando a RTP Informação mudou os oráculos e os logotipos dos jornais de vermelho arroxeado para amarelo) e foi extinto novamente em 2014 (quando deram uma reformulação na programação e mudaram os grafismos para vermelho).

Aliás, a RTP Informação mudou de grafismos/programação como quem muda de camisa. A RTP3 mantém os mesmos grafismos desde o lançamento (há quase 7 anos!) e só no ano passado mudaram o grafismo dos noticiários.

 

Aqui o vídeo do que eu disse em cima.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, canal5 said:

Para isso era preciso um bom investimento nas delegações regionais, mas até que isso aconteça bem podemos esperar sentados... Talvez pusesse o Eixo Norte Sul com notícias divididas por regiões num horário muito mais relevante que as 15h30.
Acho que a RTP3 tem valores aceitáveis para a concorrência que tem e o caso da RTP2 tem de ser mais prioritário mas experimentava trocar o 360 pelos programas específicos das 22h30 para as 21h. É que depois da saída da Ana Lourenço a última vez que se ouviu falar do 360 foi devido ao ataque de riso da Maria Nobre e do Alexandre Brito...

Também acho que o 360º devia terminar, sendo substituído por esse tal Jornal 3, com uma duração de uma hora. E voltava a pôr os pesos pesados do canal 1 aqui, como o JRS e o JAF em 2015. Os programas das 23:00 subiam para as 22:00 e haveria uma hora de informação desportiva às 23:00.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Rangel disse:

Também tem mais concorrência que nessa altura.

Apesar de preferir RTP3 a RTPN a mudança de nome em 2011 foi um disparate monumental. 

Penso que agora não devem mudar de designação mas sim introduzir novos grafismos no canal que rompam com o passado recente, e a nível de programação fazer uma aposta no desporto (com transmissão de eventos em directo) e na informação de proximidade.

É sobretudo esta última parte o que me desilude na RTP3: a quase ausente vertente regional, e que supostamente é – segundo a própria empresa – um dos pilares do canal. Com isso a RTP3 poderia fazer a diferença em relação à concorrência, mas não faz. Já não é a primeira vez que digo isto, mas é triste ver frequentemente uma CMTV a fazer aquilo que competiria mais à RTP (e com a imediatez que já se conhece). Gostaria que a RTP tivesse essa mesma proximidade, sem todo o ruído e sensacionalismo do canal que mencionei. Mas lá está, todas estas questões acabam por ir dar ao mesmo: a necessidade premente de aumentar o financiamento da RTP. Não é possível fazer tudo isto sem um aumento de capital, e fazer uma comparação entre a RTP e uma TVE no que toca aos seus meios e oferta (já nem digo uma BBC...) é algo que atualmente é injusto, a meu ver.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, TV1_22 disse:

Por acaso nessa altura a RTPN mudou de identidade e dizia nas promos de lançamento (Setembro de 2008) "RTPN. N de Notícias".

Acho que o mal entendimento deve-se ao facto da antecessora ser a NTV e de inicialmente ser um canal regional do Norte, uma espécie de Porto Canal.

O NTV não era um canal regional do Norte, nem uma espécie de Porto Canal. Era produzido em grande parte no CPN, mas era um canal de expressão nacional, tal com a própria RTPN. Que raio de canal regional do Norte é que se mete a ir aos Açores de propósito para cobrir em directo um jogo do Santa Clara? Quando o canal foi lançado já o CNL era uma miragem e já a ideia por detrás do que podia ter sido o canal era bem diferente de qualquer possível intenção regional.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a aposta tem que ser num reposicionamento da linha editorial do canal, uma maior aposta nos correspondentes que tem no estrangeiro, talvez passar o Portugal em Direto em exclusivo para o canal mas com uma nova roupagem e abordagem diferente, em alguns aspectos uma informação de proximidade mas sem exageros. 

Novos programas para o horário nobre. 

Um novo grafismo, talvez mudar a designação para RTP Notícias (apostava no vermelho como cor predominante do canal como na altura da N).

E apostava num site próprio para o canal.

Alguns rostos fortes da RTP passavam para o canal de informação. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...