Jump to content
k3o4

Canal Q

Recommended Posts

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) autorizou o canal Q, das Produções Fictícias, que integrará o pacote do Meo, operador da Portugal Telecom.

A autorização circunscreve-se, segundo a ERC, "de acordo com a legislação aplicável, ao projecto de emissão linear do serviço de programas televisivo Q, a emitir entre as 21.45 e 24.00, uma vez que o requerente se dispõe a preencher o restante tempo com vídeo a pedido (serviço não linear)".

O novo canal Q terá na sua grelha programas temáticos de cobertura nacional e acesso não condicionado com assinatura, com o objectivo de "difundir os conteúdos produzidos pela empresa Produções Fictícias, S.A., designadamente talk shows, magazines e programas de humor em língua portuguesa".

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho pena que se fique só por aquelas horas da noite... mas também, devem ser as horas que o seu público-alvo está em casa e disposto a ver o canal.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cultura pop no canal Q

Projecto das Produções Fictícias arranca no Meo dia 29. Nuno Markl e irmã protagonizam oferta

Com apenas duas horas de programação diária, o "Q", da chancela das Produções Fictícias, que nasce segunda-feira no Meo, irá reunir nomes de peso à frente de formatos ligados à cultura. Além dos manos Markl, Rui Unas ou Manuel Marques serão caras do canal.

"Q" de "o quê?", de curiosidade, de posição quinze na oferta do operador Meo da PT, de cultura pop contemporânea, de quando. Pioneiro no que toca à estratégia programática, que se prende com uma emissão de duas horas em horário nobre depois disponibilizada de forma gratuita através do "video-on-demand", são muitos os rostos familiares que embarcaram nesta expedição televisiva ao comando de Nuno Artur Silva, director das Produções Fictícias.

Nuno Markl e Ana Markl são a dupla que pontuará mais assiduamente no ecrã. Os irmãos terão, a partir de dia 29, um magazine diário intitulado "Rede", em jeito de roteiro. Mas a gramática do "Q", que assenta, a partir das 21.45 horas, diariamente, numa âncora revestida de um "talk show", a que se segue uma rubrica e um magazine, será ainda carimbada por Rui Unas, Luís Franco Bastos, Manuel Marques, Salvador Martinha, num registo que se prende com a tradição da produtora: a comédia.

No entanto, não sendo um canal que navegará exclusivamente segundo os ditames do humor, mas sobretudo, nas ondas da "cultura pop contemporânea no sentido lato e não elitista do termo", como sublinha Nuno Artur Silva, profissionais de renome como Guta Moura Guedes, Patrícia Muller, Hugo Gonçalves, Enrique Pinto-Coelho, Leonor Pinhão, José de Pina, Fernanda Câncio, ou Aurélio Gomes imprimirão o seu cunho nos programas originais.

A cada dia, portanto, dois conteúdos de matrizes diferentes, abordando temas que vão do futebol à política, dando voz a histórias anónimas, ou não, ficam arquivados, ao estilo de biblioteca, no "video-on-demand" podendo ser vistos a todo o momento.

Exclusividade

Para já o contrato firmado entre as Produções Fictícias e a PT, obriga a que o "Q" seja um exclusivo do Meo, não tendo sido revelado a duração destes termos.

Meo com mais mercado

O lançamento do ‘Q’, canal das Produções Fictícias, é a nova aposta de Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, para conquistar mercado e chegar à liderança da televisão paga em Portugal. Ao CM, Zeinal Bava disse que, "em 21 meses, o Meo conseguiu conquistar 23% de quota de mercado" (o serviço fechou 2009 com 581 mil clientes), crescendo "ao ritmo de 1% por mês".

Apesar de a liderança ainda estar longe – a ZON contava no final de Dezembro com uma quota de 64,4%, com quase 1,6 milhões de clientes –, Zeinal Bava mostra-se confiante. "Por este caminho, temos todas as condições para atingir essa liderança", disse à margem da apresentação do ‘Q’, um canal exclusivo do Meo que inicia as emissões na segunda-feira, dia 29, às 21h45.

O crescimento do Meo tem sido feito, essencialmente, devido a novos clientes de TV paga. Isto porque a ZON viu a sua quota de mercado cair 7,9 pontos percentuais em um ano mas perdeu menos de 20 mil clientes.

O ‘Q’ nasce com um novo conceito e aposta em emissões apenas durante o período da noite. No entanto, todos os programas da estação dirigida por Nuno Artur Silva vão estar disponíveis 24 horas por dia, de forma gratuita, num arquivo do canal. O ‘Q’ arranca na posição 15 do pacote-base do Meo e todos os conteúdos são produzidos e realizados pelas Produções Fictícias. Nuno Markl, Leonor Pinhão, José de Pina e Guta Moura Guedes são algumas das caras do canal.

APONTAMENTOS

PROGRAMAS DO 'Q'

A grelha inclui o talk-show ‘Histórias da Vida’, a rubrica ‘Caça ao Cómico’, o magazine ‘A Rede’, com os irmãos Nuno e Ana Markl, ‘Futebol e Lazer’, ‘Actualidade’, ‘Grandes Temas’.

FUNÇÕES

A emitir entre as 21h45 e as 00h00, o ‘Q’ tem acesso 24 horas a todos os conteúdos do canal. Ou seja, vê-se quando se quer, sem necessidade de gravar.

CARAS DO CANAL

Nuno Artur Silva, director das Produções Fictícias, tem um programa ‘Q’. Leonor Pinhão é outra das caras do canal.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não vou poder ver porque não tenho o Meo, mas é de louvar um canal de humor em português!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim já arrancou. N tenho MEO em casa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

videos.sapo.pt/inimigopublico [não coloquei link porque ao colocar aparecia uma caixa de vídeo (inexistente)]

LOL

Adoro a Joana Cruz (ela não escreve os textos, mas pronto).

Algumas pérolas:

"José Sócrates, depois de hora e meia de entrevista na TVI, acabou por dizer que queria nomear a Jade [sS]."

Comparação com Orçamento de Estado e Jesus.

Função pública no TBL.

"A equipa do 'Querido Mudei a Casa' vem mudar o relvado do Sporting."

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu também adoro a Joana Cruz. :yahoo_mini: E o canal Q ainda mantém apenas algumas horas de programação, à noite?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que sim, se bem que acho que duplicou o número de horas de exibição recentemente. Eu gostava de ver, mas não tenho MEO.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu também adoro a Joana Cruz. :yahoo_mini:

+1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este canal é uma valente seca!

Houve um tempo, no início, que as emissões eram só num estúdio verde, todos calados, e de vez em quando alguém dizia para lá uma coisa qualquer, e depois calavam-se.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mesmo! Isto para não falar daqueles pseudo comentadores do cor de rosa que eu vejo aos domingos de manhã (repetição de terça, penso eu). Fazem-me uma impressão :dry:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu via no início o Inimigo Público com a Joana Cruz, mas deixei de ver... Agora vejo a Rádio Calipso, que entretanto terminou...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Devo ser o único aqui que gosta do canal. Acompanho-o pela net porque não tenho Meo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Também nunca achei grande piada!!! :O Bem que podiam apostar na qualidade a partir de agora!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esqueci-me de dizer, mas há outro programa do Canal Q que também vejo, o "Baseado Numa História Verídica", é com o Aurélio Gomes e sempre que o convidado me agrada vejo! Começa amanhã, e tenho que dar uma espreitadela no «Felizes para Sempre» com a Ana Galvão e Nuno Markl.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu acho que têm feito coisas com grande qualidade para um canal de pequena dimensão e orçamento.

Agora pode-se gostar ou não de alguns tipos de humor, mas têm feito um bom trabalho. Algo que a SIC Radical tem feito menos nos últimos tempos, parece-me.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Canal Q é sem dúvida um ótimo canal e uma ótima iniciativa, é um canal próximo do público e um canal de comédia do melhor!

Tem grandes apresentadores e humoristas! Programas que não faz lembrar a ninguém a não ser aos próprios o que é bastante positivo!

Tenho que admitir que ás vezes prefiro alguns programas do canal Q que outros das nossas generalistas!

É mesmo muito bom e sempre que posso vejo, onde riu bastante! :D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não aprecio ou, melhor, 'não me diz nada'. Para além de achar a qualidade de imagem péssima!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu acho que iria gostar deste canal se o tivesse na ZON. Principalmente por causa do 'Inimigo Público' com a Joana Cruz...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...