Jump to content

Os Traidores


Dimitri

Posts Recomendados

São os portugueses como um todo que são um pouco mentalmente preguiçosos sim, para acompanhar um formato deste género, sendo que foram habituados durante muitos anos a programas fast food e de atitude "relaxada" aos domingos à noite.

O outro grande fator foi o erro na gestão do produto que devia ter sido exibido com 3 episódios por semana, como fizeram no Reino Unido e Austrália, para criar mais rápida fidelização e identificação com os concorrentes. Por isso que correu tão bem audiometricamente na BBC e vai ter 2a temporada em canal generalista nesses 2 países.

A SIC podia e devia ter explorado/promovido mais o programa no seu daytime sem ser só com entrevistas rápidas aos concorrentes nos seus talkshows. Logo a SIC que costuma não descurar a promoção do seus produtos. A questão orçamental aqui falou mais alto por quererem ter um programa que se esticasse mais tempo no ar (10 semanas) em vez de cerca de 4 semanas (com 3 episódios por semana). Também a agenda da apresentadora (que foi unanimemente um dos grandes destaques da nossa edição) pode ter influenciado em que não aproveitassem para gravar uma nova temporada de seguida.

Ainda assim o programa não foi um fracasso total. Foi líder nos targets comerciais de forma consistente, um dos programas mais vistos em Vosdal 7 dias (o que mostra que houve público que ganhou interesse pelo género) e não me lembro de ver tanto entusiasmo nas redes a pedir uma nova temporada como aconteceu com este programa. Podem muito bem trazer uma nova temporada, mas sem voltar a cair no erro de só exibirem um episódio por semana e sem descurarem tanto a sua promoção em antena. Além de que o público agora já conhece o formato, porque mal ou bem foram entrando no barco ao longo das 10 semanas, pelo que a recetividade poderá ser maior.

 

Editado por Luisão
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro essa teoria que os portugueses são preguiçosos :lol: É sempre aquele argumento que quando já mais nada cola na parede é atirado. 

Para mim houve uma má leitura do público, nem digo pelo próprio formato, que sempre achei que nunca ia correr muito bem porque não cai nos gostos do público português, já tinha havido outras experiências do género e não resultaram bem, mas falo do dia escolhido, o domingo não pedia um formato deste género, de todo.

Mas pronto, do pouco que conheço do formato, isto não é de todo o programa hiper mega inteligente que muitos tentam passar. É um formato de entretenimento como todos os outros. Não é propriamente um programa de autor ou formato super indie.

Editado por Fernando
  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei de acompanhar este formato. Já antes da estreia me parecia que não ia ter a vida facilitada aos domingos, o que acabou por se confirmar...

A Daniela Ruah esteve muito bem. Não foi uma escolha consensual, mas considero que combinou bem com o formato em questão. A Shine também esteve competente na produção do formato.

Quanto ao desenrolar do programa, continuo com pena que a produção tenha colocado o corredor da morte tão perto do fim, pois acabou por estragar o jogo dos traidores, que conseguiram manter-se em segredo durante muito tempo. Por outro lado, também acho que a produção podia ter colocado mais desafios específicos aos traidores, como fizeram no 1.º programa, de forma a dar algumas pistas aos fiéis. Só foi pena a Liliana não ter chegado à final, mas a culpa também é em parte dela, com os deslizes que cometeu. Aplaudo o Júlio, pois, com a sua estratégia, conseguiu virar o jogo no final, mesmo quando parecia que o jogo já estava ganho pelos fiéis. Quanto à Carolina, também deu a volta ao Pedro, o que não deixa de ser estratégia...

Fiquei feliz que tivessem ganhado os traidores, mas até mais feliz por o Márcio ter perdido, confesso. :mosking: Quem o ouvir parece que sempre soube quem eram os traidores. O Pedro também acabou por se ter castigado por ter confiado na Carolina e não ter votado nela para sair mais cedo. Parece-me que seria algo injusto a Carla ganhar, quando não teve uma participação ativa ao longo do programa.

Gostava que houvesse uma 2.ª temporada, embora me pareça muito improvável. Todavia, continuo a achar que a transmissão na Opto seria uma opção muito válida.

  • Gosto 3
  • Adoro 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Fernando disse:

Adoro essa teoria que os portugueses são preguiçosos :lol: É sempre aquele argumento que quando já mais nada cola na parede é atirado. 

Também estou a gostar bastante desta nova narrativa no fórum que afirma que nenhum formato da SIC é um fracasso. Se não lidera no universo, lidera nos target comerciais, ou então tem muita publicidade inserida e portanto é um sucesso em publicidade, ou ainda é um sucesso porque 50 pessoas deixam comentários nas redes sociais a pedir uma nova temporada :curtainpeek: é ilegal a SIC ter flops, aparentemente :clap:

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro que quem mal conhece o formato consegue afirmar com veemência que este foi um formato de entretenimento como todos os outros. Pois não foi. E essa ideia é partilhada por diferentes profissionais da área, mais conhecedores do universo televisivo que todos nós somados, cujas análises já foram partilhadas aqui antes.

E não houve outras experiências anteriores deste género na TV privada no horário nobre de domingo. Foi a primeira vez e é algo a parabenizar pelo enorme risco corrido, ainda para mais com uma Direção de Programas que não gosta particularmente de arriscar, mas que no diz respeito ao entretenimento até não nos podemos queixar disso.

E viu-se que o formato não caiu no gosto do grosso do público português, porque a teoria de incompatibilidade do que o formato "exige" ao público que o segue é mais que uma teoria: é um facto que facilmente ficou comprovado a partir do início da exibição. Diferentes pessoas que conheço e outras nas redes mostraram que tiveram dificuldades em se deixar agarrar pelo formato, por não o entenderem bem desde início ou por exigir atenção mais do que a habitual. Muito por culpa (a) daquilo que se está habituado a consumir há décadas naquele horário, (b) promoção furos abaixo do que a SIC costuma fazer, (c) apenas 1 episódio semanal a saber a pouco e que deixavam morrer o que programa tem de melhor: suspense e estar frequentemente on the edge com o que vai acontecer a seguir.

E sim, o programa fracassou no seu objetivo principal - replicar os resultados expressivos que conseguiu noutros países. Mas não foi um fracasso total, pelos vários motivos já referidos e evidenciados por números. Porque são sempre os números que falam mais alto, no fim de contas.

  • Gosto 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O programa simplesmente fracassou pq de há uns anos para cá que o publico se habituou a programas semanais com diários e ver programas onde têm que esperar uma semana para saber o desenrolar deixou de ser atrativo...

Longe vão os tempos em que tínhamos que esperar sempre uma semana para ver novos episódios de series e tbm programas, em que desesperávamos para chegar o dia do programa que chegávamos ao ponto de contar os dias para chegar o dia de exibição... 

Sim, ainda existem programas/series de exibição semana, temos o taskmaster que voltou a semear essa vontade a muitos de ver algo semanal e ansiar pelo próximo programa, mas eu no que toca a series que dão semanalmente cheguei ao ponto de preferir que saiam todos os episódios e depois preferir ver conforme eu quero... (atualmente tou a fazer isso com Riverdale e fiz com as duas ultimas temporadas de Flash) 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Luisão disse:

O outro grande fator foi o erro na gestão do produto que devia ter sido exibido com 3 episódios por semana

Seria interessante fazer isso. Algo do género daquilo que faziam na altura da Máscara, em que chegaram a exibir episódios de sexta a domingo. Podiam tentar fazê-lo novamente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim, uma vez por semana, ao Domingo, foi ótimo, excelente. Não podia ser melhor. Foi um bom programa.

Outra coisa... A Carla auto eliminou-se! O Júlio e a Carolina quiseram fechar mas a Carla, sabendo que estava com dois traidores, quis continuar. Não sei o que lhe passou pela cabeça, talvez que o Júlio votasse na Carolina... Correu mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Alex777 disse:

Outra coisa... A Carla auto eliminou-se! O Júlio e a Carolina quiseram fechar mas a Carla, sabendo que estava com dois traidores, quis continuar. Não sei o que lhe passou pela cabeça, talvez que o Júlio votasse na Carolina... Correu mal.

Isso foi numa de "eu sei que vou sair, mas luto até ao fim".

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, SorNunz disse:

Se este programa tivesse diários, eu teria perdido o interesse. Ele é comestível exatamente por não obrigar a uma grande fidelização diária. Claro que funcionava melhor tipo maratona, se tivesse no streaming.

Claro que sendo uma vez por semana cativou imenso público/interesse :olhos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Alex777 disse:

Outra coisa... A Carla auto eliminou-se! O Júlio e a Carolina quiseram fechar mas a Carla, sabendo que estava com dois traidores, quis continuar. Não sei o que lhe passou pela cabeça, talvez que o Júlio votasse na Carolina... Correu mal.

Ela eliminar-se ou ficar lá dava na mesma coisa. Ao menos assim ainda havia a possibilidade do Júlio se virar contra a Carolina, ela não sabia em que ponto estava a relação dos dois, foi das poucas jogadas inteligentes da Carla no jogo.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, SorNunz disse:

Eu disse isso? :surpresa_manuela: Mas se podia fazer pior? I think so.

Este programa é para ser diário obviamente, é para maratonar, o hype perde-se todo de uma semana para a outra, como é que um programa vinga sem fidelização?! Se a SIC não tem orçamento para gastar o programa tão rápido então tinham colocado exclusivo na opto. Sou a favor de uma 2a temporada mas apenas na opto, isto a dar 1x por semana não faz sentido nenhum. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Dinis01 disse:

Este programa é para ser diário obviamente, é para maratonar, o hype perde-se todo de uma semana para a outra, como é que um programa vinga sem fidelização?! Se a SIC não tem orçamento para gastar o programa tão rápido então tinham colocado exclusivo na opto. Sou a favor de uma 2a temporada mas apenas na opto, isto a dar 1x por semana não faz sentido nenhum. 

Este não é um tipo de formato que tenha conteúdo para diários. Ponto. Ao fim de uma semana perdia o interesse. A qualidade disto está em não ter muita palha, mesmo assim já arranjaram algumas barrigas para ter mais de duas horas cada emissão. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, SorNunz disse:

Este não é um tipo de formato que tenha conteúdo para diários. Ponto. Ao fim de uma semana perdia o interesse. A qualidade disto está em não ter muita palha, mesmo assim já arranjaram algumas barrigas para ter mais de duas horas cada emissão. 

Você é lento... Quem falou em palha para diários? O programa tem de ser de exibição DIÁRIA, não é inventar diários, dar um episódio (missao+mesa redonda+morte) por dia. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Dinis01 disse:

Você é lento... Quem falou em palha para diários? O programa tem de ser de exibição DIÁRIA, não é inventar diários, dar um episódio (missao+mesa redonda+morte) por dia. 

Uma temporada de 10 episódios em transmissão diária dava para duas semanas tops.

Não é que ache que o formato que escolheram seja o adequado, mas até eu era capaz de dizer que não há dinheiro para despacharem um programa de grande entretenimento em dez dias seguidos :cryhappy:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Johnman disse:

Uma temporada de 10 episódios em transmissão diária dava para duas semanas tops.

Não é que ache que o formato que escolheram seja o adequado, mas até eu era capaz de dizer que não há dinheiro para despacharem um programa de grande entretenimento em dez dias seguidos :cryhappy:

Uma vez que cada episódio tinha mais de 2 horas, dava para fazer a divisão em pelo menos dois programas e já dava para 4 semanas ou mais, sempre com uma morte ou uma expulsão.

O ideal talvez fosse o que fizeram com A Máscara, transmissão de sexta a domingo ou aos sábados e domingos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Johnman disse:

Uma temporada de 10 episódios em transmissão diária dava para duas semanas tops.

Não é que ache que o formato que escolheram seja o adequado, mas até eu era capaz de dizer que não há dinheiro para despacharem um programa de grande entretenimento em dez dias seguidos :cryhappy:

Claro que ficaria caro. Mas eu já tinha dito que o que poderiam fazer para diluir custos era gravar 2 ou 3 temporadas seguidas. 

 

há 7 minutos, Filipe disse:

Uma vez que cada episódio tinha mais de 2 horas, dava para fazer a divisão em pelo menos dois programas e já dava para 4 semanas ou mais, sempre com uma morte ou uma expulsão.

O ideal talvez fosse o que fizeram com A Máscara, transmissão de sexta a domingo ou aos sábados e domingos.

Isto seria o mínimo que deveriam ter feito. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Dinis01 disse:

Você é lento... Quem falou em palha para diários? O programa tem de ser de exibição DIÁRIA, não é inventar diários, dar um episódio (missao+mesa redonda+morte) por dia. 

Em primeiro lugar, não admito que me ofenda.

Em segundo lugar. Isso era uma boa ideia, mas ia durar quê, duas semanas? Um programa a durar duas semanas ia render imenso à SIC. :mico: Isto precisa de ser para o streaming e basta. Mesmo a solução sábado + domingo vai dar ao mesmo que só ao domingo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, SorNunz disse:

Em primeiro lugar, não admito que me ofenda.

Em segundo lugar. Isso era uma boa ideia, mas ia durar quê, duas semanas? Um programa a durar duas semanas ia render imenso à SIC. :mico: Isto precisa de ser para o streaming e basta. Mesmo a solução sábado + domingo vai dar ao mesmo que só ao domingo. 

Um programa a durar duas semanas não ia render, mas exclusivo no streaming já ia :olhos:

Pelo menos sejam coerentes. 

há 48 minutos, Diogo O. disse:

Era impossível dar um episódio por dia.

Acho que todos sabemos isso. 

O que está a ser falado é o método de exibição ideal. Este programa só funcionaria assim. Mal menor seria sexta, sábado e domingo, como já foi referido e como foi feito noutros países. 

Editado por Dinis01
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...