Jump to content

Pantanal


VascoSantos

Posts Recomendados

Tenho reservas... Percebo que dado o fracasso de Um Lugar ao Sol e o relativo sucesso instantâneo de Pantanal, façam a troca. Mas neste momento, com as portuguesas fracas, Pantanal não vai ter apoio nenhum e vai para o fim de noite fazer 20%... Talvez fosse melhor deixar Um Lugar ao Sol a rolar, que não é desadequada ao fim da noite e não acho que fosse comprometer, e deixar Pantanal como aposta de rentrée. 

Mas posso estar errado e com a promoção certa Pantanal ter força para se destacar sem ajudas. Veremos.

A dúvida é: conseguiram "devolver" Um Lugar ao Sol ou vai para outro horário? Só se substituir Fina Estampa, porque às 19H, se na rentrée continuar ficção, não é a melhor escolha.

  • Gosto 4
  • Obrigado 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Pedro M. disse:

Tenho reservas... Percebo que dado o fracasso de Um Lugar ao Sol e o relativo sucesso instantâneo de Pantanal, façam a troca. Mas neste momento, com as portuguesas fracas, Pantanal não vai ter apoio nenhum e vai para o fim de noite fazer 20%... Talvez fosse melhor deixar Um Lugar ao Sol a rolar, que não é desadequada ao fim da noite e não acho que fosse comprometer, e deixar Pantanal como aposta de rentrée. 

Mas posso estar errado e com a promoção certa Pantanal ter força para se destacar sem ajudas. Veremos.

A dúvida é: conseguiram "devolver" Um Lugar ao Sol ou vai para outro horário? Só se substituir Fina Estampa, porque às 19H, se na rentrée continuar ficção, não é a melhor escolha.

Percebo perfeitamente essas reservas. Eu acredito que esse era o plano A, mas a falência de Por Ti e o decréscimo no total diário levaram a que se agisse.

No caso específico de Pantanal creio que seja um pouco ao contrário, o desejado é que tenha força para subir resultados no HN, impulsionar as portuguesas e potenciar a estreia de Lua de Mel.

Mesmo não sendo um ícone como Gabriela ou Escrava Isaura, esta novela vai a um target muito específico que a SIC tem perdido. Aliás, os resultados de Por Ti à sexta evidenciam que é uma novela que não tem a força desejada junto do público "donas de casa" que pode ter um Pantanal, e que Amor Amor ainda acaba por ir retendo.

Por outro lado, Pantanal, com a sua imagem e construção cénica, acaba por ser um produto mais diferenciador que Um Lugar ao Sol. A falta de diferenciação é umas das lacunas apontadas na ficção do canal e esta estreia pode diluir essa rejeição do público.

Claro que isto é tudo muito teórico e especulativo, mas tentamos sempre encontrar alguma lógica racional nas decisões, mas pode ser simplesmente o "feeling" de programador.

Veremos o horário que lhe está reservado, espero que não seja castigada madrugada dentro.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o fim de Bom Sucesso, tenho medo que estejam a promover Pantanal para estreá-la à meia noite. Não vai fazer grande diferença.

Por outro lado, acredito que o facto de terem saltado Um Lugar ao Sol seja um sinal de que vão tentar algo diferente e apostar de forma diferente no horário nobre. Não vejo a SIC a meter a novela em primeiro horário, mas passá-la para segundo horário, e Amor Amor no final da noite até 00h15/00h25 não seria mal pensado. 
É esperar para ver, mas o Daniel tem aqui um produto que pode mudar o rumo das coisas. A novela está fantástica, muito bem produzida, e o fator nostalgia é sempre importante.

  • Obrigado 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

43 minutes ago, Pedro M. said:

Tenho... Percebo que dadas as reservas de Um Lugar ao Sol e o sucesso imediato do Pantanal, faça uma troca. Mas neste momento, com as portuguesas fracas, Pantanal não vai ter apoio nenhum e vai para o fim de noite fazer 20%... Talvez fosse melhor deixar Um Lugar ao Sol a rolar, que não é desadequada ao fim da noite e não acho que fosse contratado, e deixe Pantanal como aposta de rentrée. 

Mas posso estar errado e com a promoção certa Pantanal ter força para se destacar sem ajudas. Veremos.

A dúvida é: um lugar para "devolver" ou outro horário? Só se substituir Fina Estampa, porque às 19H, se na rentrée continuar a ficção, não é a melhor escolha.

Um Lugar ao Sol não é novela para as 19h. Se querem utilizar a novela na reentré que seja para substituir "Pantanal".

E concordo contigo, a novela vai estrear com o pior lead-in desde "A Dona do Pedaço".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, Diogoo disse:

Um Lugar ao Sol não é novela para as 19h. Se querem utilizar a novela na reentré que seja para substituir "Pantanal".

E concordo contigo, a novela vai estrear com o pior lead-in desde "A Dona do Pedaço".

Pantanal só deve acabar na sic lá para final do ano, até porque na globo só deve acabar em outubro. Quanto muito Um Lugar ao Sol pode vir a ser usada no verão À meia noite e tal e pantanal começar a dar apenas 20 minutos como é hábito neste canal.

Não se iludam que a novela vai para o segundo horário, isso não vai acontecer, se a sic vir potencial na novela pode ser que dê pouco depois das 23h e não a empurre para a meia noite e se conseguir fazer uns 20 e tal de share esmagando a flopada Para Sempre é isso que a sic vai fazer... Com isto Um Lugar ao Sol pode estrear lá mais para o verão pela meia noite e ficarem as duas durante uns meses... porque não acredito mesmo que um Lugar ao Sol tenha direito a ocupar o horário antes da meia noite.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto devia ir para o 2º horário, funcionando como a âncora para o HN. 

há 2 horas, Pedro M. disse:

Tenho reservas... Percebo que dado o fracasso de Um Lugar ao Sol e o relativo sucesso instantâneo de Pantanal, façam a troca. Mas neste momento, com as portuguesas fracas, Pantanal não vai ter apoio nenhum e vai para o fim de noite fazer 20%... Talvez fosse melhor deixar Um Lugar ao Sol a rolar, que não é desadequada ao fim da noite e não acho que fosse comprometer, e deixar Pantanal como aposta de rentrée. 

Mas posso estar errado e com a promoção certa Pantanal ter força para se destacar sem ajudas. Veremos.

A dúvida é: conseguiram "devolver" Um Lugar ao Sol ou vai para outro horário? Só se substituir Fina Estampa, porque às 19H, se na rentrée continuar ficção, não é a melhor escolha.

OOLDP também aguentou muito bem mesmo na última faixa e com a SIC a flopar de manhã à noite. 

Mas isto era bem usado na 2ª faixa. Eu mandava Por Ti para a 3ª faixa. 

Algo do género:

21:40 Amor Amor >> Lua de Mel (já que supostamente é um spin off) 

22:15 Pantanal 

23:20 Por Ti

00:10 Casados à Primeira Vista - extra (como chegou a ser falado) 

  • Gosto 5
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, CascasJr disse:

Com o fim de Bom Sucesso, tenho medo que estejam a promover Pantanal para estreá-la à meia noite. Não vai fazer grande diferença.

Por outro lado, acredito que o facto de terem saltado Um Lugar ao Sol seja um sinal de que vão tentar algo diferente e apostar de forma diferente no horário nobre. Não vejo a SIC a meter a novela em primeiro horário, mas passá-la para segundo horário, e Amor Amor no final da noite até 00h15/00h25 não seria mal pensado. 
É esperar para ver, mas o Daniel tem aqui um produto que pode mudar o rumo das coisas. A novela está fantástica, muito bem produzida, e o fator nostalgia é sempre importante.

Já eu, assim que soube da promoção, senti-me logo assim:

caveman-.jpg

E não tenho a menor esperança de ler a notícia de que não vai dar depois das tugas e voltar a aquecer. É triste, mas o Daniel emburreceu-se ao nível da Gabi. Resta aceitar. :girl_crying:

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Poa11 disse:

Não há grande factor de nostalgia, neste caso. Pantanal não é um Vale Tudo, Próxima Vítima, Escrava Isaura ou Xica da Silva. 

Pantanal é o maior sucesso de novela não Globo de sempre, só talvez o remake da Escrava Isaura da Record possa rivalizar com ela. Cá passou na RTP1 e foi um êxito 

Editado por tuscano
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Poderoso TV! disse:

Não acho que "Vale Tudo" seja muito conhecida em Portugal

Entre ela e "Pantanal" ganha "Pantanal".

"Próxima Vítima" também não é muito conhecida. "Roque Santeiro" teve mais destaque em Portugal do que essas duas novelas. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, xfinity disse:

"Próxima Vítima" também não é muito conhecida. "Roque Santeiro" teve mais destaque em Portugal do que essas duas novelas. 

Claro que "A Próxima Vítima" é muito conhecida. 

Aliás o último episódio teve uma audiência arrasadora. Número a nível de um jogo da seleção. 

Mas claro que "Roque Santeiro" é "Roque Santeiro" 

Estou certo ou estou errado? :galderia:

 

 

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, xfinity disse:

"Próxima Vítima" também não é muito conhecida. "Roque Santeiro" teve mais destaque em Portugal do que essas duas novelas. 

Sim, é verdade.

As telenovelas brasileiras antigas mais conhecidas em Portugal são "Roque Santeiro", "A Escrava Isaura" e "Gabriela".

Não acho que "Pantanal" seja popular o suficiente entre os portugueses para aderirem a um remake. 

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, D91 disse:

Sim, é verdade.

As telenovelas brasileiras antigas mais conhecidas em Portugal são "Roque Santeiro", "A Escrava Isaura" e "Gabriela".

Não acho que "Pantanal" seja popular o suficiente entre os portugueses para aderirem a um remake. 

Isso de aderirem ou não é subjetivo, até porque o que conta é a história do mesmo. 

Se "Gabriela" não tivesse sido tão bem adaptada não tinha tido o desempenho até ao fim que teve. Até porque o remake teve tramas inéditas que se mantiveram mais fortes que a personagem título

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa são telenovelas terem sucesso aquando da sua exibição original por serem um folhetim novo e interessante, outra é esse mesmo sucesso sobreviver ao tempo, traduzindo-se em lembrança na memória do público que as consumiu. Gabriela, Escrava Isaura, Roque Santeiro e Pantanal são lembradas pelo povo português; são rurais e de quando só havia 2 canais. Vale Tudo, Próxima Vítima e Xica da Silva eu diria que poucas pessoas as mencionariam num Vox Pop sobre novelas brasileiras.

Acontece o mesmo com filmes e canções que caem no esquecimento com o passar dos anos, apesar do seu êxito à época.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xica da Silva é definitivamente lembrada, eu ainda me recordo da bruxa que costurou a boca de um sapo, impensável hoje em dia isso ser transmitido. :pinderica:

Pantanal é uma referência nas novelas e na minha opinião é um colosso que precisava de ocupar a primeira faixa do horário nobre da SIC. Gostava de voltar a ver ficção brasileira às 21h30 nem que fosse por uma vez e Pantanal seria a escolha acertada. 

Editado por BlueScorpion
  • Gosto 4
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, BlueScorpion disse:

Xica da Silva é definitivamente lembrada, eu ainda me recordo da bruxa que costurou a boca de um sapo, impensável hoje em dia isso ser transmitido. :pinderica:

Xica da Silva passou na TVI às 20 horas em 1997. Não acho que seja assim tão lembrada pelos portugueses.:cryhappy: E depois só teve uma reprise na SIC Gold.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, BlueScorpion disse:

Xica da Silva é definitivamente lembrada, eu ainda me recordo da bruxa que costurou a boca de um sapo, impensável hoje em dia isso ser transmitido. :pinderica:

Pantanal é uma referência nas novelas e na minha opinião é um colosso que precisava de ocupar a primeira faixa do horário nobre da SIC. Gostava de voltar a ver ficção brasileira às 21h30 nem que fosse por uma vez e Pantanal seria a escolha acertada. 

Isso não irá acontecer! 

Tirem essa ideia da cabeça. Mesmo que a SIC passe a vice líder novamente, isso não acontecerá. 

Até seria um desrespeito para a ficção nacional e os atores. 

Já para não falar das questões orçamentais! 

há 1 minuto, D91 disse:

Xica da Silva passou na TVI às 20 horas em 1997. Não acho que seja assim tão lembrada pelos portugueses.:cryhappy: E depois só teve uma reprise na SIC Gold.

É lembrada minimamente sim. 

A Taís Araújo já disse que quando vem a Portugal é chamada por algumas pessoas de "Xica da Silva". 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, BlueScorpion disse:

Xica da Silva é definitivamente lembrada, eu ainda me recordo da bruxa que costurou a boca de um sapo, impensável hoje em dia isso ser transmitido. :pinderica:

Lembrada ela é, mas por um nicho.

A telenovela passou na TVI dos 90s, que era quase uma RTP2 indie. Teve lá os seus telespectadores e fez algumas capas de revista, mas dai a ser recordada pelo grande público vai uma diferença. Não digo que um português não a mencione se questionado, mas as chances disso acontecer são de médias a baixas, não altas. Além de que o seu sucesso estava muito ligado ao erotismo que tinha; a história em si, os personagens, bordões e afins ficaram em 1997.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Poderoso TV! disse:

Isso não irá acontecer! 

Tirem essa ideia da cabeça. Mesmo que a SIC passe a vice líder novamente, isso não acontecerá. 

Até seria um desrespeito para a ficção nacional e os atores. 

Já para não falar das questões orçamentais! 

Até porque a SIC de hoje em dia nunca iria despromover as suas novelas em prol das brasileiras. E como dizes seria um desrespeito para com a ficção nacional e os atores. Não estamos nos anos 2000 em que a SIC até mandava as suas novelas para as madrugadas se fosse preciso.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...