Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Quero é Viver


RTF

Posts Recomendados

há 5 minutos, Dimitri disse:

Tenho pena que o Diogo Carvalho (Tomás) já tenha dito recentemente que acabou Quero é Viver e não teve mais nada acordado ou apalavrado com a Plural. Foi a sua primeira novela, e primeiro papel. E foi muito bom, espero que nem que seja a Helena Amaral, numa futura novela volte a apostar nele.

Eu acho que ele vai ter mais chances, além de bonito tem talento, e olhem que não são muitos atores que como primeiro papel em novelas se conseguem destacar tanto. Acho que a tvi deve dar-lhe mais chances em breve. A unica coisa má foi o par de cena que teve, aquele Bettencourt só está ali por cunha porque talento enfim...

  • Gosto 1
  • Haha 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, AndreRob disse:

Bettencourt só está ali por cunha porque talento enfim...

Eu gostei dele na novela, e no Amor Amor também apesar de não ser uma personagem nada por aí além... mas na Flor sem Tempo das cenas que vi, realmente já não achei tão bom.

Editado por Dimitri
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, msm0 disse:

Não vejo novelas, mas falta de diferenciação não parece que seja criticável a esta novela. Tem uma estrutura diferente de uma novela clássica. Aliás, as últimas que a tvi tem feito (FEF, QEV e QP) têm algo de diferenciador na base da história. Não sei como elas se desenvolvem, mas a ideia base destas é diferente. 

Acho que me expressei mal: a palavra "diferenciador" estava atrelada à questão da qualidade do produto e não à inovação no género. Obviamente, tens toda a razão. Esta novela foge do clássico e é diferenciadora nesse aspecto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, AndreRob disse:

Eu acho que ele vai ter mais chances, além de bonito tem talento, e olhem que não são muitos atores que como primeiro papel em novelas se conseguem destacar tanto. Acho que a tvi deve dar-lhe mais chances em breve. A unica coisa má foi o par de cena que teve, aquele Bettencourt só está ali por cunha porque talento enfim...

Não concordo nada, acho que esteve bastante bem na novela. Do casal, até gostei mais dele.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, AndreRob disse:

Eu acho que ele vai ter mais chances, além de bonito tem talento, e olhem que não são muitos atores que como primeiro papel em novelas se conseguem destacar tanto. Acho que a tvi deve dar-lhe mais chances em breve. A unica coisa má foi o par de cena que teve, aquele Bettencourt só está ali por cunha porque talento enfim...

WTF!? 

  • Obrigado 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito e também faço um comentário a esta novela.

O facto de ser uma novela cuja história não girava em torno de um triângulo amoroso agradou-me. Assim, parece-me que a novela começou bem, apresentando-se como uma história mais leve e despretensiosa, com uma base distinta. O texto, embora por vezes aqui criticado, também me pareceu mais criativo do que o costume, com alguns pormenores deliciosos, inclusive na escolha dos nomes das irmãs. 

Penso que o maior problema da novela foi o arrastar da história, que se notou ainda mais na 2.ª fase, que tornou a história uma confusão e até algo irrealista. Havia fases em que, se só víssemos a novela uma vez por semana, como de resto me aconteceu mais para o final, pouco perdíamos da história. Criticaram o facto de não terem iniciado a história com a doença da Ana, como no original, mas considero que, se tal acontecesse, ainda mais arrastada a ação se ia tornar...

Acho ainda que não se aproveitou suficientemente o potencial dramático de certas personagens. Seria de esperar um maior conflito entre a Irene e a Olga. A Maria também tinha potencial para muito mais. Muitas cenas desta última personagem, que deveriam ser mais sérias, acabaram por parecer cómicas, por conta da constante utilização do instrumental cómico. A Natália talvez tenha sido a irmã com a história mais bem conduzida, quando até parecia ser a que tinha menos potencial...

Não me alongando mais, acho que a história, embora com várias qualidades, não foi conduzida e explorada da melhor forma e o maior número de episódios do que o normal não ajudou.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixei de ver a novela há uns meses, mas decidi ver o último episódio porque ainda acompanhei durante bastante tempo e também queria saber como acabava.

Foi um final bonito de uma forma geral, bem construído e emocionante. Gostei de ver os monólogos de cada uma das personagens em modo de reflexão, revelando também as suas aspirações para a vida. A ideia da exposição de fotografias foi boa.

Destaco a atuação da São José Lapa que foi sublime, inclusive na representação da doença. Tenho também de destacar (pela negativa) as manas Irene e Olga, que andaram nas trocas e baldrocas constantes entre os seus parceiros (e isso também foi um dos motivos pelas quais deixei de ver a novela - tornou-se cansativo), mas a atuação da Sara Barradas e da Joana Seixas foi exímia, especialmente desta última. A Irene é uma personagem extremamente desgastante. A Rita Pereira esteve bem, acho que teve aqui uma personagem totalmente diferente de tudo o que já fez, e apesar de ter algumas atitudes questionáveis, no geral foi uma boa personagem. A Fernanda Serrano foi a que teve a personagem mais constante e mais equilibrada das irmãs, mesmo com algumas camadas. Boa aposta na Ana Cloe e na Joana Brandão, deviam ser mais vezes aposta. A Margarida Corceiro teve uma personagem bastante interessante na novela, apesar de não ter sido excelente a atuação dela. Tem ainda muito que aprender. A Helena Isabel teve uma personagem diferente do que costuma fazer e gostei muito do casal Matias e Tomás. O Diogo Carvalho é bastante promissor. Espero também que o João Gadelha seja mais vezes aposta.

Resumindo, foi uma novela agradável de se ver até certo ponto, mas era cansativa pelo arrastamento e de não haver grande avanço na história. Destaco os diálogos bons, que nisso a Helena Amaral costuma cumprir. Além disso, tivemos aqui uma grande representatividade LGBT. Quem não gosta, que meta no canto do prato. Eu ainda acho necessário e abordou isso de várias perspetivas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/19/2023 at 12:55 AM, RodrigoMarquês. said:

Também não estou a perceber...

Acho que estão demasiado habituados às novelas da SIC com nenhuma representatividade LGBT+. 

Lol

Podia Acabar o Mundo (2008) - Cláudia e Sónia (Diana Chaves e Ana Guiomar)

Lua Vermelha (2010) - Luísa e Rita (Inês Aires Pereira e Joana Oliveira)

Dancin'Days (2012) - Aníbal e Germano (Vítor Norte e Paulo Pinto)

Sol de Inverno (2013) - Simão e Nuno (Ângelo Rodrigues e Rui Neto) -> casal gay que adotou uma menina

Mar Salgado (2014) - Catarina e Joana (Sofia Cerveira e Sofia Sá da Bandeira)

Coração d'Ouro (2015) - Diogo e André (Joaquim Horta e Rodrigo Trindade)

Amor Maior (2016) - Ricardo e Henrique (Tiago Aldeia e Tiago Teotónio Pereira)

Paixão (2017) - Teresa (Cláudia Vieira) / Marina (Patrícia Tavares) / Camila (Inês Aires Pereira)

Amor Amor (2021) - Valentim Valério (Heitor Lourenço)

Sangue Oculto (2022) - Henrique (Tiago Aldeia) e Tojó (Sérgio Praia) (?)

Flor sem Tempo (2023) - Jaime (Diogo Valsassina)

Posto isto, conclui-se que não é verdade o que disseste. Claro que podia ter mais representividade, mas há personagens LGBT nas novelas da SIC.

Editado por Be23
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Be23 disse:

Podia Acabar o Mundo (2008) - Cláudia e Sónia (Diana Chaves e Ana Guiomar)

Lua Vermelha (2010) - Luísa e Rita (Inês Aires Pereira e Joana Oliveira)

Dancin'Days (2012) - Aníbal e Germano (Vítor Norte e Paulo Pinto)

Sol de Inverno (2013) - Simão e Nuno (Ângelo Rodrigues e Rui Neto) -> casal gay que adotou uma menina

Mar Salgado (2014) - Catarina e Joana (Sofia Cerveira e Sofia Sá da Bandeira)

Coração d'Ouro (2015) - Diogo e André (Joaquim Horta e Rodrigo Trindade)

Amor Maior (2016) - Ricardo e Henrique (Tiago Aldeia e Tiago Teotónio Pereira)

Paixão (2017) - Teresa (Cláudia Vieira) / Marina (Patrícia Tavares) / Camila (Inês Aires Pereira)

Amor Amor (2021) - Valentim Valério (Heitor Lourenço)

Sangue Oculto (2022) - Henrique (Tiago Aldeia) e Tojó (Sérgio Praia) (?)

Flor sem Tempo (2023) - Jaime (Diogo Valsassina)

Posto isto, conclui-se que não é verdade o que disseste. Claro que podia ter mais representividade, mas há personagens LGBT nas novelas da SIC.

Aquilo ele está a dizer é que está novela "quero é viver" representou vários casos sexualidade e esta novela aprofundou muito este tema da sexualidade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, Carla12345 said:

Aquilo ele está a dizer é que está novela "quero é viver" representou vários casos sexualidade e esta novela aprofundou muito este tema da sexualidade.

Percebo mas o que ele disse efetivamente foi outra coisa, que como demonstrei, não é verdade.

O que é verdade é que as novelas da TVI atualmente têm mais personagens LGBT e mostram cenas muito mais explícitas do que as novelas da SIC.

No entanto, não é só ao mostrar cenas de sexo e de intimidade que se abordam estes temas. Considero a abordagem da novela Sol de Inverno ótima. Um casal gay que adotou uma menina, por exemplo.

A SIC é claramente mais contida que a TVI e notou-se uma ausência de personagens gays nas últimas novelas, é essa a conclusão a que se chega, mas por outro lado, na Opto, o que não faltam é personagens e cenas LGBT.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Be23 disse:

Podia Acabar o Mundo (2008) - Cláudia e Sónia (Diana Chaves e Ana Guiomar)

Lua Vermelha (2010) - Luísa e Rita (Inês Aires Pereira e Joana Oliveira)

Dancin'Days (2012) - Aníbal e Germano (Vítor Norte e Paulo Pinto)

Sol de Inverno (2013) - Simão e Nuno (Ângelo Rodrigues e Rui Neto) -> casal gay que adotou uma menina

Mar Salgado (2014) - Catarina e Joana (Sofia Cerveira e Sofia Sá da Bandeira)

Coração d'Ouro (2015) - Diogo e André (Joaquim Horta e Rodrigo Trindade)

Amor Maior (2016) - Ricardo e Henrique (Tiago Aldeia e Tiago Teotónio Pereira)

Paixão (2017) - Teresa (Cláudia Vieira) / Marina (Patrícia Tavares) / Camila (Inês Aires Pereira)

Amor Amor (2021) - Valentim Valério (Heitor Lourenço)

Sangue Oculto (2022) - Henrique (Tiago Aldeia) e Tojó (Sérgio Praia) (?)

Flor sem Tempo (2023) - Jaime (Diogo Valsassina)

Posto isto, conclui-se que não é verdade o que disseste. Claro que podia ter mais representividade, mas há personagens LGBT nas novelas da SIC.

Acabaste por provar o que eu estava a dizer... No gap 2017-2021 não houve novelas na SIC?

Na era Daniel só este ano é que se lembrou de colocar um "casal" gay em SO (que, nem sei se se pode considerar casal, pois daquilo que vi ainda não se relacionaram como tal, certo?). O Valentim Valério foi mais participação especial e não se relacionou com ninguém... O Jaime de FsT vamos ver como se vai desenvolver... 

Na era Gabriela Sobral sim, havia alguma representatividade... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Be23 disse:

Podia Acabar o Mundo (2008) - Cláudia e Sónia (Diana Chaves e Ana Guiomar)

Lua Vermelha (2010) - Luísa e Rita (Inês Aires Pereira e Joana Oliveira)

Dancin'Days (2012) - Aníbal e Germano (Vítor Norte e Paulo Pinto)

Sol de Inverno (2013) - Simão e Nuno (Ângelo Rodrigues e Rui Neto) -> casal gay que adotou uma menina

Mar Salgado (2014) - Catarina e Joana (Sofia Cerveira e Sofia Sá da Bandeira)

Coração d'Ouro (2015) - Diogo e André (Joaquim Horta e Rodrigo Trindade)

Amor Maior (2016) - Ricardo e Henrique (Tiago Aldeia e Tiago Teotónio Pereira)

Paixão (2017) - Teresa (Cláudia Vieira) / Marina (Patrícia Tavares) / Camila (Inês Aires Pereira)

Amor Amor (2021) - Valentim Valério (Heitor Lourenço)

Sangue Oculto (2022) - Henrique (Tiago Aldeia) e Tojó (Sérgio Praia) (?)

Flor sem Tempo (2023) - Jaime (Diogo Valsassina)

Posto isto, conclui-se que não é verdade o que disseste. Claro que podia ter mais representividade, mas há personagens LGBT nas novelas da SIC.

Ele referia-se à atualidade, desde que o Daniel Oliveira manda, portanto nem faz sentido mencionares novelas tão antigas. É um facto que são poucas as personagens LGBT nos últimos tempos.

Editado por Vieira
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Vieira disse:

Ele referia-se à atualidade, desde que o Daniel Oliveira é diretor de programas, portanto nem faz sentido mencionares novelas antes de 2018. É um facto que são poucas as personagens LGBT nos últimos tempos.

gostam muito de usar o argumento da opto, mas essas séries são de nicho, estão numa plataforma paga... pontualmente dão na antena da sic de madrugada... o facto é que o Daniel Oliveira ao contrário do Moniz e até do Fragoso limita muito mais essa representatividade, e não é só na questão LGBT... olhem para os elencos no geral.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi os primeiros meses disto e tinha grandes expectativas porque me parecia do género "Páginas da Vida" com parte do elenco e a autora de "Quer o Destino", que foi uma das minhas novelas preferidas de sempre. Depois perdi o interesse. Nem em saber os finais disto tenho curiosidade. :olhos:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...