Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Informação SIC


_zapping_

Posts Recomendados

On 11/10/2022 at 22:30, Magazine disse:

É impressão minha ou a SIC foi o único órgão a omitir a situação da GFK nos seus jornais de hoje? :surpresa: Que outras notícias estará o canal a esconder dos seus espectadores?

Lembrando que no website da SIC Notícias aparece apenas uma única notícia feita pelas 19h de hoje (sendo a situação conhecida desde manhã) e com o peculiar título "tentativa de descredibilização", outro título que difere da comunicação neutra feita por todos os outros órgãos portugueses. :shock2:
https://sicnoticias.pt/pais/2022-10-11-Buscas-na-GFK-empresa-fala-em-tentativa-de-descredibilizacao-9c972398

A altamente resumida notícia saiu ainda com um erro, em que "diz" fica escrito sem o "d", o que poderá indicar algum nervosismo/correria para publicar a notícia :dog:

Hm “omitir notícias” é algo que devemos deixar bastante longe das marcas de credibilidade portuguesas de referência. O problema das fake news e da proliferação de conteúdos falsos, produzidos por entidades duvidosas, e que até chegam para insuflar votos em eleições, é grave e isso deve-nos a todos, enquanto respeitadores do jornalismo, do entretenimento, da comunicação, fazer-nos defender os nossos.

Já basta o “povinho” que gratuitamente descredibiliza RTP, SIC, TVI, até a CM, mas que depois acredita em todo e qualquer conteúdo falso que lhe apele à emoção, fabricado por algo ou alguém, sem qualquer tipo de responsabilidade e crivo, agarrado ao telemóvel - estou para ver os ortopedistas daqui a dez anos, cheios de gente com torcicolos e artrites por causa dos smartphones 😅🥹

   
hoje é praticamente impossível não noticiar tudo no digital; as redações precisam de dinheiro. Isto não é a Rússia. 

por último: acham mesmo que o canal líder ia gritar a todo o mundo que o método pelo qual está a ser assente essa liderança estar sob suspeita? 😅

Editado por MentalSamurai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A SIC sempre foi o canal de eleição cá de casa, mas há algo que me tem (e à minha família) incomodando que são algumas Grandes Reportagens ou Reportagens Especiais que passam à hora de jantar.

Há dias estávamos a jantar com a TV de fundo e começamos a ouvir gemidos. Olhámos para a televisão está uma mulher ajoelhada de costas para a câmara numa suposta técnica alternativo de trabalho de parto. Tenho o maior respeito pelas (futuras) mães, mas não é algo agradável de se ver à hora de jantar e, ainda para mais, quando podia ter o seu espaço à parte na grelha ou noutro canal da estação.

  • Haha 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, OTalAntiquado disse:

A SIC sempre foi o canal de eleição cá de casa, mas há algo que me tem (e à minha família) incomodando que são algumas Grandes Reportagens ou Reportagens Especiais que passam à hora de jantar.

Há dias estávamos a jantar com a TV de fundo e começamos a ouvir gemidos. Olhámos para a televisão está uma mulher ajoelhada de costas para a câmara numa suposta técnica alternativo de trabalho de parto. Tenho o maior respeito pelas (futuras) mães, mas não é algo agradável de se ver à hora de jantar e, ainda para mais, quando podia ter o seu espaço à parte na grelha ou noutro canal da estação.

:confusa_cristina:

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que saudades desta sonoridade... A nova desde 2019 também é muito boa, mas sentia tanto esta como a identidade sonora da informação da SIC (equivalente ao tema da BBC News... os anos passam e eles não trocam a sonoridade, só a vão alterando)... acho que deviam ter feito o mesmo com este tema...

  • Gosto 2
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 17/10/2022 at 02:48, OTalAntiquado disse:

A SIC sempre foi o canal de eleição cá de casa, mas há algo que me tem (e à minha família) incomodando que são algumas Grandes Reportagens ou Reportagens Especiais que passam à hora de jantar.

Há dias estávamos a jantar com a TV de fundo e começamos a ouvir gemidos. Olhámos para a televisão está uma mulher ajoelhada de costas para a câmara numa suposta técnica alternativo de trabalho de parto. Tenho o maior respeito pelas (futuras) mães, mas não é algo agradável de se ver à hora de jantar e, ainda para mais, quando podia ter o seu espaço à parte na grelha ou noutro canal da estação.

Só vi o post hoje, tenho andado muito na diagonal nalguns tópicos. Eu apoio a separação da Grande Reportagem/Reportagem Especial do Jornal da Noite, como era até 2011, nalguns casos torna-se chato tentar encontrar alguma daquelas reportagens muito interessantes, só serve para continuar com a duração prolongada do Jornal da Noite.

On 20/10/2022 at 12:11, Tomás_RL disse:

Que saudades desta sonoridade... A nova desde 2019 também é muito boa, mas sentia tanto esta como a identidade sonora da informação da SIC (equivalente ao tema da BBC News... os anos passam e eles não trocam a sonoridade, só a vão alterando)... acho que deviam ter feito o mesmo com este tema...

Ainda usam o tema da meteorologia de 2007. Que, por sinal, já se vê menos no fim dos noticiários (também as previsões eram para ver em quinze segundos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, ATVTQsV disse:

(também as previsões eram para ver em quinze segundos)

Acho que depende de quem apresenta... Normalmente, até acho que todos os pivots no geral fazem um tempo adequado à excepção do RGC... Ele é que despacha aquilo quase literalmente em quinze segundos ahahaha

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Pedro Coelho não brinca... Se assina um trabalho, é porque é bom...

De destacar que foi um trabalho feito em colaboração com o recém-criado consórcio de investigação português, com particular parceria entre a SIC/Expresso e o Setenta e Quatro

Nunca a Sandra Felgueiras conseguirá apresentar investigações a este nível por causa da idiotice de ter um espaço semanal para encher... Este trabalho é a prova de que o bom jornalismo de investigação não se faz a metro...

Editado por Tomás_RL
  • Gosto 7
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Fox Scully disse:

Grande Reportagem muito importante, sobre o discurso do ódio e racismo nas forças de segurança pública...

Mais uma vez a SIC, parabéns pela coragem!

E já está a ter repercussões :ph34r:

"Ministro da Administração Interna pede inquérito a publicações de militares da GNR e agentes da PSP nas redes sociais"

"PSP e GNR garantem ter normas sobre discriminação e ódio nas redes sociais. Casos que envolvem polícias vão ser investigados"

https://24.....pt/atualidade/artigos/inspecao-geral-da-administracao-interna-abre-inquerito-a-publicacoes-de-militares-da-gnr-e-agentes-da-psp-nas-redes-sociais

https://24.....pt/atualidade/artigos/psp-e-gnr-garantem-ter-normas-sobre-discriminacao-e-odio-nas-redes-sociais-casos-que-envolvem-policias-vao-ser-investigados

  • Gosto 3
  • Adoro 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Tomás_RL disse:

Nunca a Sandra Felgueiras conseguirá apresentar investigações a este nível por causa da idiotice de ter um espaço semanal para encher... Este trabalho é a prova de que o bom jornalismo de investigação não se faz a metro...

Tenho dito isso sempre, já desde os trabalhos semanais da Alexandra Borges e da Ana Leal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, Pedro M. disse:

Tenho dito isso sempre, já desde os trabalhos semanais da Alexandra Borges e da Ana Leal.

É que os exemplos já são tantos que chateia como é que ninguém percebe ou quer perceber... Adiciono mais um à lista, o Sexta às 9.

Não é que estes exemplos não apresentem bons trabalhos de quando em vez, mas a pressão para encher 30 min semanais obriga a ter uma equipa brutal e experiente além de muita matéria por onde pegar... Cá, com os recursos que temos, não dá para fazer trabalhos que exigem um ano a ser feitos em condições numa semana. O Sexta às 9 ainda conseguiu algo próximo disso nos primeiros tempos, quando tinha uma equipa considerável de jornalistas séniores dedicados. Mas mesmo assim é curto.

Depois acabam sempre por ter de pegar em casos mais acessórios e que muitas vezes nem são verdadeiro jornalismo de investigação, o que também ajuda a desviar o foco e os recursos de assuntos mais importantes, como este. Acho que a metodologia da SIC é boa ao decidir concentrar recursos nos temas que verdadeiramente valem a pena.

Em todo o caso, acho que podiam apostar um bocadinho mais do que apostam. Na TVI/CNN por exemplo vão rodando os trabalhos de investigação por vários jornalistas e parece que na SIC anda tudo a reboque só do Pedro Coelho...

Editado por Tomás_RL
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, Peters92 disse:

Essas peças foram verdadeiro jornalismo de investigação, não pseudo jornalismo de investigação com base em fugas deliberadas de informação do Ministério Público Português. Bravo.

Ou supostas irregularidades que afinal não são e que é só abrir o computador e em uma hora está feita a reportagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...