Jump to content

Óbitos


Diana

Posts Recomendados

  • 2 meses depois...

Morreu o líder da Coreia do Norte Kim Jong-il

kim-coreia-reuters-hg-20091209.jpg

A televisão pública da Coreia do Norte anunciou esta noite a morte do líder do país, Kim Jong-il. Numa emissão especial, o canal de Pyongyang revelou que Kim Jong-il, de 69 anos, faleceu este sábado quando eram 8h30 da manhã no país asiático, 23h30 em Lisboa, e que foi vítima de ataque cardíaco, resultado de “uma grande fatiga mental e física” durante uma viagem de comboio. O funeral do líder norte-coreano terá lugar no dia 28 de dezembro.

Foi em lágrimas que a pivô da KCNA deu a notícia que deixou os norte-coreanos de luto. "O nosso querido líder Kim Jong-il morreu no sábado, dia 17, às 08:30 da manhã quando viajava para realizar as suas funções de liderança". Segundo o canal, o corpo de Jong-il foi submetido a uma autópsia que "confirmou o diagnóstico" de ataque cardíaco.

O "Querido Líder", como era conhecido entre os norte-coreanos, tinha sido vítima de um ataque cardíaco em 2008 e sofria alegadamente de diabetes. Em maio deste ano, Jong-il deslocou-se até à China no seu comboio blindado, o único meio de transporte pelo qual aceitava viajar e que o levou também à Rússia no mês de agosto.

Kim Jong-un é o "grande sucessor"

A morte de Kim Jong-il abre agora a porta à sucessão do seu filho mais novo, Kim Jong-un, general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores desde 2010.

O canal estatal designou Jong-un como o "grande sucessor", e fez um apelo aos cidadãos para que reconheçam Jong-un, de 29 anos, como o herdeiro da dinastia comunista da Coreia do Norte. "Todos os membros do Partido (dos Trabalhadores), militares e público deverão seguir fielmente a autoridade do camarada Kim Jong-Un e proteger e reforçar a frente unida do partido, do exército e do público", incitou a KCNA.

"A liderança de Kim Jong-Un é uma garantia segura de que a causa revolucionária do grande líder, lançada por Kim Il-sung e conduzida à vitória por Kim Jong-il, perdurará por gerações. O comando de Kim Jong-Un é seguro e definitivo para cumprir a revolução e a brilhante sucessão", acrescenta a nota da imprensa oficial do regime.

No comunicado da KCNA pode ler-se ainda que os norte-coreanos "têm de converter esta tristeza em valentia sob a liderança de Kim Jong-Un e terão de lutar para que a grande revolução tenha êxito nestes momentos difíceis". O mesmo canal dá conta que os restos mortais de Kim Jong-il poderão ficar no Palácio Memorial de Kumsusan, junto do mausoléu do seu progenitor Kim Il-sung. O funeral, que terá lugar no dia 28, será presidido pelo sucessor do líder, Kim Jong-un. Na Coreia do Norte foi decretado o luto nacional até dia 29.

Estado de emergência na Coreia do Sul

As reações internacionais à morte de Kim Jong-il não se fizeram esperar. No país vizinho, a Coreia do Sul, foi decretado imediatamente o estado de alerta e o conselho de segurança nacional sul-coreano convocou uma reunião de emergência para esta segunda-feira. Nas regiões fronteiriças, a vigilância foi prontamente reforçada, em conjunto com as tropas norte-americanas, não havendo ainda incidentes a registar.

Também o governo do Japão pediu um aumento dos procedimentos de segurança, nomeadamente nas operações dos serviços de informações sobre a Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, garantiu ainda a coordenação das operações com os Estados Unidos, a Coreia do Sul e a Rússia. "Estou a par da informação e dei instruções para que seja verificada", declarou Noda. "Pedi (aos chefes militares) para recolherem informações e estarem vigilantes", salientou.

Numa nota de condolências, o executivo nipónico expressou ainda o desejo para que "este desenvolvimento inesperado não tenha um impacto negativo sobre a paz e estabilidade na península coreana". Na China a reação foi de "choque". "Estamos chocados com a notícia que o supremo líder da Republica Democrática e Popular da Coreia, o camarada Kim Jong-il, morreu e exprimimos as nossas profundas condolências ao seu povo", disse o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros.

Nos Estados Unidos, a notícia está a ser encarada com cautela, enquanto o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, William Hague, aguarda que a morte de Jong-il represente um "ponto de viragem".

"Homem de infinita modéstia"

Kim Jong-il era o chefe do regime totalitário da Coreia do Norte há 17 anos, naquela que é a única dinastia hereditária comunista do mundo, conhecida pelas persistentes violações dos direitos humanos. Subiu ao poder após a morte do seu pai, Kim Il-sung, o "eterno presidente" para os norte-coreanos. Sob o comando de Kim Jong-il, a Coreia do Norte tornou-se um país isolado do resto do mundo, graças à insistência do seu líder em manter um programa de desenvolvimento de armas nucleares e de mísseis de longo alcance, que inquietava os governos dos países vizinhos.

Era descrito pela imprensa do seu país como um homem de "infinita modéstia". Além do sucessor Kim Jong-un, o falecido líder norte-coreano tem outros dois filhos mais velhos, Kim Jong-chol e Kim Jong-nam, preteridos aquando a escolha pelo seu sucessor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Agora anda tudo a ouvir e a publicar músicas da Witney, e são estas coisas que me encomodam um bocadinho. Será que a maior parte dessas pessoas ouvia essas músicas em antes dela morrer ? ... será que a maior parte dessas pessoas lhe chamava de diva e de ídolo em antes de ela morrer ? ... provavelmente não, e são estas ondas de falsidade que me irritam.

Tudo bem, foi uma grande voz que se perdeu, mas eu como não ouvia as suas músicas e pouco conhecia da cantora, não vai ser agora que o meu pc só vai tocar Witney, nem vai ser agora que vou dedicar o meu face à mesma.

Que raio de exagero e disparate. Desculpem, mas é o que eu penso :cha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora anda tudo a ouvir e a publicar músicas da Witney, e são estas coisas que me encomodam um bocadinho. Será que a maior parte dessas pessoas ouvia essas músicas em antes dela morrer ? ... será que a maior parte dessas pessoas lhe chamava de diva e de ídolo em antes de ela morrer ? ... provavelmente não, e são estas ondas de falsidade que me irritam.

Tudo bem, foi uma grande voz que se perdeu, mas eu como não ouvia as suas músicas e pouco conhecia da cantora, não vai ser agora que o meu pc só vai tocar Witney, nem vai ser agora que vou dedicar o meu face à mesma.

Que raio de exagero e disparate. Desculpem, mas é o que eu penso

Não e não. Isto é td uma falsidade. Só dão valor as coisas qnd elas já cá n estão. Agr os CDS vão estar no top. Eu tb era raro ouvi-la e n a vou ouvir pq morreu.

Já agora é Whitney e n Witney :)

Sent from my iPad using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu curtia as músicas dela desde pequeno, mas não vou me debulhar em lágrimas ouvindo músicas dela só por que ela morreu, perdemos uma voz inquestionável, que apesar de suas crises e com seus vícios perdeu sua importante identidade que foi sua voz. Agora sim sua carreira e sua riqueza vão começar a subir, já que depois de mortos os cantores falecidos começam arrecadar milhões de dinheiro e o que era esquecida agora será lembrada. O estranho que aqui no Brasil, não está falando nada a respeito da morte da cantora, até canais fechados de músicas não estão falando e nem homenageando a cantora, que diferente do Michael Jackson que aqui era homenagem atrás de homenagem até a Amy Winehouse ganhou espaço e já cantora de maior voz do mundo nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é muito triste que só depois destes artistas morrerem é que as pessoas se lembrem deles, aconteceu o mesmo com Michael Jackson, com Amy Winehouse e até o Angélico :( Contudo, parte da fase mais ingrata da fama acaba mesmo por ser esta :S As pessoas "esquecem" os artistas rápido demais....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é muito triste que só depois destes artistas morrerem é que as pessoas se lembrem deles, aconteceu o mesmo com Michael Jackson, com Amy Winehouse e até o Angélico :( Contudo, parte da fase mais ingrata da fama acaba mesmo por ser esta :S As pessoas "esquecem" os artistas rápido demais....

È isso e só se lembrarem deles quando estão no auge, enfim.. :(

RIP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...