Jump to content

Laços de Família [Globo Portugal]


Diogo O.

Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 194
  • Criado
  • Última Resposta
há 13 minutos, Elizabeth disse:

Que cena arrepiante, ontem quando a Camila teve aquele sonho em que deitava sangue pelo nariz e pela boca e perdia o bebé

Quero pedir-te e agradecia que não viesses aqui dizer o que acontece na novela.

Vou 1 semana atrasado e venho ao tópico e leio os acontecimentos de ontem à noite... Uma coisa é comentar sobre a novela. Outra e dizer o que acontece!

Se continuar a acontecer, não venho mais a este tópico. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Free Live disse:

Eu nunca mais vi, a ver se vejo as cenas principais no site da Globo.

Andava com pouco tempo e, agora que estou mais livre, acabei por priorizar América.

O romance Camila-Edu tirou-me mesmo a vontade de ver.

Ohh que pena ?

A novela entrou agora na sua melhor fase... mais ritmo, mais acção, às grandes músicas internacionais...

Porém também confesso que não consigo engolir aquele namoro da Camila e do Edu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Lá vou eu comentar com atraso, mas...

1. A Ingrid a dar uma surra na Íris sem ela ter culpa nenhuma. Tadinha. Endoidou. :cryhappy:

2. Camila a fazer gestos de carinho com o Edu à frente da mãe é muita falta de noção.

3. A morte da Ingrid e as cenas seguintes foram bastante tristes. Aquela cena da Helena no avião, diálogo muito bonito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Free Live disse:

Lá vou eu comentar com atraso, mas...

1. A Ingrid a dar uma surra na Íris sem ela ter culpa nenhuma. Tadinha. Endoidou. :cryhappy:

2. Camila a fazer gestos de carinho com o Edu à frente da mãe é muita falta de noção.

3. A morte da Ingrid e as cenas seguintes foram bastante tristes. Aquela cena da Helena no avião, diálogo muito bonito...

Continuas a ver?

Eu vou atrasado uma semana em relação ao atual...

A mãe da Iris ficou escandalizada com o comportamento da filha no Rio.

A Camila todo o processo de aproximação ao Edu foi indecente para com a mãe!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JMML disse:

Continuas a ver?

Eu vou atrasado uma semana em relação ao atual...

A mãe da Iris ficou escandalizada com o comportamento da filha no Rio.

A Camila todo o processo de aproximação ao Edu foi indecente para com a mãe!!

Sim, pelos vídeos soltos da globoplay. Dá para ver o mais importante.

Vou comentando aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Free Live disse:

Esse eu já tinha visto no Youtube, por isso já sei que vai acontecer. Que viborazinha. :cryhappy:

A Clara é víbora sim... nojenta, mimada, recalcada... 

Os pais da Capitu, principalmente a mãe, são uns exploradores da filha... a mãe quer fogão novo, forno, ferro, máquina de lavar roupa... etc... mas nunca se questionaram se a filha, solteira com um filho para criar, podia ter aquelas despesas todas???

Acho um bocado hipocrisia da parte dos pais. Enquanto a filha pagou as contas tudo bem. Quando rebenta a bomba... já não querem nada vindo da filha. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tempo dá nos mesmo um distanciamento que permite analisar melhor as coisas. Adoro Manoel Carlos, adorei praticamente todas as novelas dele dos anos 90 e 00 e esta estava bem contada no meu conceito, E ainda está. Mas efetivamente até ao momento que a camila descobre a leucemia, a novela como um todo não arrancou. Assim que a Camila grita por socorro, toda a novela se alinha e dai para a frente é de tirar o folego. Até ai, há momentos icónicos que mexem a novela a determinadas alturas, mas são momentos isolados, onde tudo a volta está totalmente morno,as voltas. E esta versao é compacta. No original, devia ser uma estuxada. 

Ao contrário do que acontecia nas novelas anteriores, aqui tirando a espinha central, as outras tramas são relativamente fracas. 

Helena começa majestosa. Vera Fisher arrasadora, uma Fenix, tem destáque nos primeiros episódios por conta do torrido romance com o novo boy sensaçao e logo "arrefece". Volta a ter algum destaque com a morte do pai e dai para a frente só volta a "reaparecer" com o drama da filha. A novela andou mais de 100 capitulos sem protagonista. Ok, compensou na fase final e nós perdoamos. 

Edu e Camila tiveram a função de carregar esses 100 e tal capitulos. Cumpriram, para um par romantico. 

Comparativamente ás duas novelas de Maneco antecessoras a qualidade global das obras decresce muito.  Usando Por AMor como exemplo, vejamos a diferença que quero friszar: 

Por Amor - Helena tinha um conflto principal que se estendia durante toda a novela. Conheceu  Atilio, causou a furia nas rivais, que agiram contra, casou, engravidou, trocou os bébés, viveu em conflito com esse segredo, envolvendo outros e foi confrontada com a verdade no fim .

Em LdF isso nao aconteceu. Helena nao disputou o amor de Edu com Camila. Assim que Edu decidiu, esse assunto ficou fechado. Só mais a frente se abre um novo foco  de interesse para aprotagonista - a doença da filha e o conflito de dizer a verdade acerca do pai dela e a gravidez na sequencia, para tentar salva-la.

Em Por Amor, Eduarda era um personagem parecido a Camila, mas o seu contexto era muito mais rico. Vejamos: eduarda casa, engravida, lida com o casamento a gravidez da mãe ao mesmo tempo  que os dela, lida com o drama da morte do "irmão" e o subsequente drama da mãe, descobre facetas no homem que ama que ela desconhecia e com as quais não concorda, chegando a separar-se e acaba a ser ela a descobrir a verdade acerca da chocante troca de bébes que a atinge. 

Até Marcelo é um personagem muito mais interessante que Edu. Marcelo erra, acerta,  é preconceitoso, é amável, trai, corre atrás... tem muito mais naturalidade que Edu, que tirando a sacanisse de trocar Helena por Camila, é um personagem completamente  sem sal. Ok, Assunçao era já um ator bastante razoável e Giani estava longe.. mas ainda assim. O problema era mais o personagem que o ator.

Outro vertice nestas duas tramas. A "vilã".

Por Amor nem precisava, mas a"boleia" que Branca deu à novela foi gigante. Susaza Vieira encheu o ecrã desde a primeira cena e Manoel Carlos não a poupou. Eram cenas enormes, diárias, cheias de conflitos, barracos, diálogos brilhantes. Sem grandes "vilãnias" conseguia mexer a novela inteira.

Alma ( que acabou por perder o posto de vilã para as novatas Yris e Clara, no momento em que Manoel Carlos começava a desistir de vilãs - só retomado em Páginas da Vida) tinha todas as caracteristicas para arrasar. Rica, elegante, interpretada por uma grande atriz, num contecto da história cheio de possibilidades, acabou por ser apenas a tia "chata e preconceituosa" do protagonista. Uma pena.

 

Restou-nos até ao drama da Camila, alguns momentos icónicos como a morte de Ingrid, o barraco de Clara no casamento de Camila e Edu e os dramas que Capitu teve que enfrentar, sendo o saco de pancada de muitos personagens, com a familia a levar por tabela. E foi essa a unica trama que verdadeiramente "manoelana" - foi uma "mini Helena"  - que tivemos do primeiro terço da novela até a fase final, onde divide a atenção com os protagonistas.

 

De resto, comparativamente, em LdF pouco se salvou.

A trama da Cintia e dos seus 3 maxos, rendeu algumas cenas sensuais com o Mayer. De resto, nada acrescentou.

O Casal amigo de Helena, uma "reediçao de Marta e Xavier" de História de Amor 100 léguas atrás. ivete nao teve a força de Marta e, por conseguinte, o Viriato nao existiu. Todo o restante elenco " de apoio" da clinica de Helena era fraquissimo. Verdade que em Por Amor, o núcleo equivalente também era a pior parte da novela, mas sempre teve uma trama forte com o racismo de marcia e marido e, principalmente, tinha a ótima Maria zilda com a função de atrapalhar e Flávia cumpriu inteiramente.

Faltaram tramas ao núcleo de amigos de Alma. Se virmos bem, em Por Amor todos os amigos de Branca tinham enredos. Até Rose, que inicialmente fazia uma especie de figuraçao, ganhou marido com função ( cumplice de Branca também), EM LdF ninguem tem trama própria.

O nucleo da Livraria / Familia do Miguel, tirando a função dele de ser o porto de abrigo de Helena ( com uma interpretação otima do sempre brilhante Tony Ramos) nada mais naquele nucleo contribuia para o real desenvolviemnto da acçao. Até o interesse  do filho do Miguel pela Capitu ficou na promessa...

Se quisermos equiparar um núcleo em por amor, podemos situar na empresa dos Mota, onde para alem dos conflitos familiares saiu pelo menos outra trama que movimentavaa as duas acçoes - as dos protagonistas, com Isabel e Atilio e Helena e  dos vilões, com Isabel e Arnaldo e Branca.

 

E a unica trama que poderia ser equiparada na boa prestaçao ao longo da  novela talvez seja a  dos pares romanticos "secundários"  que roubariam a cena: Milena e Nado e Capitu e Fred e ainda assim com vantagem para a primeira dupla. Mas o  casal de LdF acabou por permitir que alguma coisas a sua volta mexessem, com destaque para a Clara, Simone, Orlando, Ema e Pascoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo acabado de ver "Por Amor" pela primeira vez... E agora vendo pela terceira vez "Laços de Família"... Constato que a primeira é bem mais rica em termos de histórias!

Eu tinha "Laços de Família" na memória como uma excelente novela. Mas desta vez, não consigo engolir Edu e Camila.

Sem dúvida que Marcelo e Eduarda eram personagens bem mais ricos que Edu e Camila!

A Alma ao lado da Branca nem existe.

A Helena da Regina também era mais interessante do que a Helena da Vera.

Das novelas que vi as que mais gostei...

1. Mulheres Apaixonadas 

2. Páginas da Vida

3. Por Amor

4. Laços de Família 

5. Viver a Vida

6. Em Família 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 3 horas, Free Live disse:

A Íris é muito mesquinha, mas a Camila a gozar com a morte da mãe dela. Gente. :ph34r: Como é que as pessoas simpatizavam com a Camila? Já vi vilãs menos malvadas.

A Camila e a Íris estão bem uma para a outra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim, mas laços, de todas as tramas do maneco, é aquela que em termos estéticos, não só de fotografia, mas também de fluidez de planos, a melhor (algo que até considero fora do universo do manoel Carlos) - o facto de muitas cenas se passarem no exterior, sem cidade cenográfica, ajuda claro. É a virada do milénio, nas ruas, ali retratada com muito carisma e classe. Trilha sorona também muito boa. Provocará sempre um sorriso nostálgico está novela. A outra novela do maneco mais próxima dessa estética, mas eventualmente não tão marcante mesmo nessa sequência, é mulheres apaixonadas. 

A melhor novela em termos de trama é história de amor, penso que algo consensual entre a crítica especializada. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Casper disse:

Sim, mas laços, de todas as tramas do maneco, é aquela que em termos estéticos, não só de fotografia, mas também de fluidez de planos, a melhor (algo que até considero fora do universo do manoel Carlos) - o facto de muitas cenas se passarem no exterior, sem cidade cenográfica, ajuda claro. É a virada do milénio, nas ruas, ali retratada com muito carisma e classe. Trilha sorona também muito boa. Provocará sempre um sorriso nostálgico está novela. A outra novela do maneco mais próxima dessa estética, mas eventualmente não tão marcante mesmo nessa sequência, é mulheres apaixonadas. 

A melhor novela em termos de trama é história de amor, penso que algo consensual entre a crítica especializada. 

Eu acho que, em trama, de longe a melhor. Trama e elenco. Mas ninguem concorda comigo. Alias, basta fazer uma pesquisa qq e HdA é ignorada, sendo dado smp maior destaque a Por Amor, LdF e MA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...