Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

há 17 minutos, dankilaa disse:

Eu não sei ao certo como é feita essa medição das boxes, mas se isto é mesmo real, alguma coisa tem que estar de errado, ou na GFK, ou na amostra! Em todos esses gráficos só a SIC dá um salto enorme na medição da GFK, o que a meu a ver descredibiliza completamente a mesma.

eu acho que nem podem ser comparados, porque a amostra da gfk é estratificada conforme a população e dos dados dos censos, os dados das operadoras de cabo são em bruto... logo haveria sempre diferenças.

Sim acho que a amostra da gfk é muito pequena mas eu não confiava nada nos dados das operadoras e cabo porque teriam de ser analisados com mais dados , sobretudo os das regioes e dos dados socioeconomicos que eles não têm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, dankilaa disse:

Eu não sei ao certo como é feita essa medição das boxes, mas se isto é mesmo real, alguma coisa tem que estar de errado, ou na GFK, ou na amostra! Em todos esses gráficos só a SIC dá um salto enorme na medição da GFK, o que a meu a ver descredibiliza completamente a mesma.

diz antes "como nao é feita essa mediçao das boxes"

se as boxes nao sao usadas para medirem audiencias, naturalmente que esses sao numeros influenciados por boxes ligadas (e o ecra da televisao estar desligado)

2022 e ainda acham que se devem medir audiencias por boxes, ok

e tambem nao sabemos ate que ponto sao fiaveis esse numeros publicados, ha algum tempo, por esse jornal da treta

Editado por jt9
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, jt9 disse:

diz antes "como nao é feita essa mediçao das boxes"

se as boxes nao sao usadas para medirem audiencias, naturalmente que esses sao numeros influenciados por boxes ligadas

2022 e ainda acham que se devem medir audiencias por boxes, ok

e tambem nao sabemos ate que ponto sao fiaveis esse numeros publicados, ha algum tempo, por esse jornal da treta

basta que eles tenham usado os dados por exemplo apenas da meo na região de lisboa como ponto de compração e estrapolaram para o total... vai logo fazer toda a diferença para a gfk... não é assim que se encontram as tais descrepâncias.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto foi o Moniz que ligou para a Polícia. Há 10 anos diziam o mesmo da TVI.

O mal é a medição ser feita através de um universo que não é actualizado todos os anos. 

Temos que, se começarem a mexer muito no Universo vão descobrir que são ainda menos pessoas a ver TV em direto, LIVE,  a única forma de vender PUB com eficácia, uma vez que o VOSDAL significa que se puxou para trás na box, o que normalmente também significa que se passou por cima dos intervalos. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, RodrigoMarquês. disse:

Só agora vim a este tópico e vejo essa investigação à GFK... Agora faz sentido a aproximação da TVI à SIC nesta Segunda-feira. :surpresa_mask:

muito gostam de colocar lenha na fogueira

como se a tvi nao tivesse estado quase a liderar nos primeiros meses deste ano

há 1 minuto, Rita Carocha disse:

O mal é a medição ser feita através de um universo que não é actualizado todos os anos.

de X em X meses mudam os audimetros para outras casas, creio

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, cristovao_alexandre disse:

Se esses valores estiverem correctos há um claro favorecimento para a SIC. No entanto, estas discrepâncias de valores box/gfk podem dever-se também às diferentes amostras, existindo também a possibilidade de não haver nenhuma "corrupção" na gfk. Veremos como é que isto se desenvolve.

Sent from my VOG-TL00 using Tapatalk
 

O salto da SIC na estreia do All Together Now é a coisa mais estranha que eu já vi 

pode mesmo haver ali algo 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, TheSecret disse:

O salto da SIC na estreia do All Together Now é a coisa mais estranha que eu já vi 

pode mesmo haver ali algo 

Claro que há algo. Se não houvesse, a polícia não tinha intervido.

Finalmente, as minhas suspeitas (e as de muitos) ganham forma! É extremamente perceptível que há fraude. 

Investigue-se bem o caso, reparem-se os estragos e troque-se a empresa que mede as audiências - é tudo o que peço. Transparência!

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
  • Haha 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Filipe disse:

Comunicado TVI:

Tendo a TVI tomado conhecimento de que a Polícia Judiciária está a investigar a empresa atualmente responsável pela medição das audiências, gostaríamos de informar que envidaremos todos os esforços para que quaisquer dúvidas sobre a fiabilidade dos processos de medição de audiências sejam rapidamente esclarecidas, para que a publicidade continue a cumprir com eficácia o seu importante papel no funcionamento da sociedade Portuguesa.

É do interesse da TVI e dos demais operadores que o negócio da publicidade, principal fonte de financiamento do setor da comunicação social, seja credível aos olhos de todos. A TVI tem contribuído ativamente para a credibilidade e transparência do processo de medição de audiências, peça central do negócio da publicidade, e continuará a fazê-lo no âmbito da CAEM – Comissão de Análise de Estudos de Meios.

Que TVI tão simpática. :angel:

  • Gosto 2
  • Adoro 1
  • Haha 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, Guida disse:

Claro que há algo. Se não houvesse, a polícia não tinha intervido.

Finalmente, as minhas suspeitas (e as de muitos) ganham forma! É extremamente perceptível que há fraude. 

Investigue-se bem o caso, reparem-se os estragos e troque-se a empresa que mede as audiências - é tudo o que peço. Transparência!

O melhor a fazer é chamar o Inspetor Max :olhos:

  • Gosto 1
  • Adoro 2
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suspeita de adulteração das audiências televisivas leva a buscas na GfK

A Polícia Judiciária está desde o início da manhã em buscas na sede da GfK, empresa que mede as audiências de televisão em Portugal. Em causa está uma acusação de manipulação de resultados em favor da SIC, líder do mercado desde 2019.

Esta investigação surge após uma denúncia feita na Procuradoria-Geral da República, sendo que as autoridades procuram documentação relacionada com as audiências, material que possa vir a servir de prova ou fundamento para as suspeitas existentes.

O inquérito aberto, conhecido em junho de 2021, é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. Estas diligências seguem-se a outras, já iniciadas, das quais constaram, por exemplo, o pedido de dados de audiência registados internamente pelas operadoras de telecomunicações, através das boxes de televisão, entretanto já fornecidos.

Aquando da abertura do inquérito, SIC e TVI posicionaram-se sobre o assunto. Se, por um lado, o canal de Paço de Arcos negava qualquer alegação de “concertação entre SIC e a empresa que mede as audiências“, sublinhando a sua confiança nos dados fornececidos e relembrando que sempre o fez, mesmo no período em que “a SIC não foi líder de audiências“.

A TVI, por seu lado, defendeu que estava em causa “o apuramento da verdade e a assunção de eventuais responsabilidades“, estando disponível para colaborar com as investigações. Desde que a medição atualmente em vigor foi implementada, em março de 2012, o canal de Queluz foi líder nos primeiros sete anos, sucedendo-lhe depois a concorrente SIC, que é vencedora desde fevereiro de 2019.

As buscas realizadas esta terça (11) permitirão apurar se existem ou não suspeitas fundadas relativamente ao sistema de audiências. Para já não foram arrolados quaisquer arguidos ou suspeitos relacionados com este caso. A GfK é a responsável pela medição desde 2012, tendo sucedido à Marktest, e recentemente viu o seu contrato renovado até 2025.

EF

Editado por Arun Marruá
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, Guida disse:

Claro que há algo. Se não houvesse, a polícia não tinha intervido.

Finalmente, as minhas suspeitas (e as de muitos) ganham forma! É extremamente perceptível que há fraude. 

Investigue-se bem o caso, reparem-se os estragos e troque-se a empresa que mede as audiências - é tudo o que peço. Transparência!

Exato, isto da TVI ter liderado 7 anos com a GfK é demasiado suspeito... :manas:  É extremamente perceptível que isso é impossível. :angel: q

Editado por Luisão
  • Adoro 1
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, jt9 disse:

diz antes "como nao é feita essa mediçao das boxes"

se as boxes nao sao usadas para medirem audiencias, naturalmente que esses sao numeros influenciados por boxes ligadas (e o ecra da televisao estar desligado)

2022 e ainda acham que se devem medir audiencias por boxes, ok

e tambem nao sabemos ate que ponto sao fiaveis esse numeros publicados, ha algum tempo, por esse jornal da treta

Eu posso ajudar a esclarecer quem tenha dúvidas, porque já tive um medidor.

Parece haver um certo desconhecimento de como funciona o sistema (falo do caso da minha, não sei se foi assim com todos): com a GFK a box e a televisão estão ligados a um equipamento que dá lhes dá uma indicação se estão ou não ligadas.

A medição era tão rigorosa que nos ligavam a dizer que a televisão estava ligada e não tínhamos selecionado o número da pessoa corresponde.

Para terem ideia, a minha avó via a RTP1 o dia todo, e ligavam "n" vezes a confirmar se a pessoa x estava no local y a ver o canal z.

Independentemente do que cada um pode pensar as amostragens, as estratificações estão ao nível do que se faz noutros países.

@Rita Carocha lê este artigo e consegues perceber melhor a renovação do painel e atualização sociodemográfica: http://caem.pt/noticias/in Espalha Factos

Quanto às fotos do jornal, é sempre curioso em 365 dias aparecem 3 exemplos, "escolhidos a dedo", é uma boa amostragem. Mais a sério, por algum motivo a medição não é feita pelas operadores, há "n" fatores, mas basta pensar que nem todas as casas tem box e ,em média, existe uma box por habitação e não se sabe quem lá está a ver. Na GFK sabe-se quem assinala que vê, quando e onde.

Convém dizer que não há sistemas perfeitos, mas mesmo um perfeito não resistiria face a alegada corrupção.

  • Gosto 6
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, TheSecret disse:

Mas se o Grupo Imprensa/SIC forem acusados de pagar à GFK isto vai ser um escândalo grande, não? kkk indemnizações milionárias, a sic vai à falência

Nós nem sabemos ao certo ao que se refere, pode até nem ser especificamente a leitura dos dados mas questões de deturpação dos dados com intenção de dar vantagem comercial a um operador ou até relativamente a outros estudos que a gfk faz... a tvi está certa que foi sobre a sic porque lhe convém criar já esse alarido,  mas isso não é assim muito claro sobretudo estando ainda sobre investigação e pode até nem se provar coisa nenhuma.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, CarlosTeixeira disse:

É incrível como a TVI desde que começou a perder que se faz sempre vítima :mico:

Quando era líder com uma vantagem enorme aí já não haviam trafulhices. É incrível :riso_fatima:

Uma coisa é certa, aquela estreia do Agricultor 4, em maio de 2021, com blocos com 16 de rating e picos de 17%... não consigo engolir. 

Ninguém vê o programa e de repente, esse programa decide fazer esses valores? Eu acho que isso sim, foi estranho.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fãs de Cristina ligam TVs para lhe dar audiência. Valerá o esforço? (15/10/20)

(…) A juntar à publicação, outra seguidora respondeu: “Faça como eu! As quatro televisões da casa ligadas na TVI”. Cristina avançou com um “isto é tão bonito”, mas não explicou, pelo menos publicamente, que de nada valia tamanha veneração.

Link: https://acaixaquejafoimagica.pt/2020/10/15/fas-de-cristina-ligam-tvs-para-lhe-dar-audiencia-valera-o-esforco/

 

 

São estas audiências que a Cristina e a TVI dizem que são fidedignas? A piada faz-se sozinha :riso:

Editado por bazinga
  • Gosto 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, bazinga disse:

Fãs de Cristina ligam TVs para lhe dar audiência. Valerá o esforço? (15/10/20)

(…) A juntar à publicação, outra seguidora respondeu: “Faça como eu! As quatro televisões da casa ligadas na TVI”. Cristina avançou com um “isto é tão bonito”, mas não explicou, pelo menos publicamente, que de nada valia tamanha veneração.

Link: https://acaixaquejafoimagica.pt/2020/10/15/fas-de-cristina-ligam-tvs-para-lhe-dar-audiencia-valera-o-esforco/

 

 

São estas audiências que a Cristina e a TVI dizem que são fidedignas? A piada faz-se sozinha :riso:

"Adopte um Dot" | Aquilo que a SIC quer esquecer

in https://pt.linkedin.com/pulse/adopte-um-dot-aqui-que-sic-quer-esquecer-pedro-pinto

«A confirmar-se que o "Dot" não funcionava e não passou de um género de "esteróides" de share televisivo (não existindo nenhum motivo que aponte no sentido contrário), o "Dot" foi não só a maior burla televisiva em Portugal mas possivelmente no mundo.

Envolveu pelo menos 5 países, múltiplas marcas nacionais, encheu milhões de bolsos e fez os Portugueses beber Coca-Cola, gastar dinheiro em gasolina e ir comprar ao Modelo na tentativa de ganhar uns pequenos "luxos".»

bvhVRA9.gif

  • Gosto 1
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde quando é que as audiências podem ser medidas através das boxes? Em primeiro lugar, nunca vão fornecer dados concretos (sexo, idade, classe social) - o que é importante para a publicidade, e nem toda a gente iria aceitar fazer parte da medição. Em segundo lugar, já disseram aqui mil vezes, que as amostras são bem feitas.

Esse jornal Tal e Qual, também não é uma fonte muito credível, diga-se de passagem. Como é que soube dos dados da Boxes sem a autorização das pessoas? É que sim, é necessária autorização, isso também é crime. 

Fazem uma tempestade num copo de água. :cryhappy:

Editado por Diogo O.
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, TheSecret disse:

Uma coisa é certa, aquela estreia do Agricultor 4, em maio de 2021, com blocos com 16 de rating e picos de 17%... não consigo engolir. 

Ninguém vê o programa e de repente, esse programa decide fazer esses valores? Eu acho que isso sim, foi estranho.

Mas as estreias disso, tirando esta última, fizera sempre números à volta disso. 

Eu acho mesmos extraordinário como a TVI se faz sempre de vítima. Já na altura da troca da Marktest pá gfk foi um deus me livre.

  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

28 minutes ago, TheSecret said:

Uma coisa é certa, aquela estreia do Agricultor 4, em maio de 2021, com blocos com 16 de rating e picos de 17%... não consigo engolir. 

Ninguém vê o programa e de repente, esse programa decide fazer esses valores? Eu acho que isso sim, foi estranho.

Ahn? Nessa altura, o programa era forte. Como é que não consegues engolir? O programa fez à volta de 9%/10% em 2020 nos diários e andou sempre em disputa com o BB, claro que o BB, a partir de uma determinada altura, ganhou vantagem (mas não era muita).

Para além disso, em 2021, ainda tinhas o consumo alto... Em maio de 2021, ainda houve Amor Amor a fazer quase 16%.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...