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GfK - Medição de Audiências


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Alcançado novo acordo para audiências de TV

Na quarta-feira, o então presidente da CAEM, Bernardo Rodo, demitiu-se e foi substituído por Alberto Rui Pereira.

Os membros da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) - que junta anunciantes, agências e meios - chegaram a acordo e já entregaram à GfK o pedido para a prorrogação do prazo do atual contrato de medição de audiências televisivas.

Com esta decisão, as partes ficam com mais três meses - até 31 de março - para acertar o novo contrato, que está a ser trabalhado há mais de um ano. Esta será, ao que o CM apurou, a última vez que a GfK se mostrou disponível para prolongar a data-limite.

 

Recorde-se que, na quarta-feira, o então presidente da CAEM, Bernardo Rodo, demitiu-se e foi substituído por Alberto Rui Pereira.

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/alcancado-novo-acordo-para-audiencias-de-tv?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais

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  • 3 semanas depois...
há 52 minutos, Brainwash disse:

De acordo com informação CAEM, não será disponibilizada hoje a informação relativa as audiencias do dia de ontem. Prêve-se que amanhã esteja disponivel.

Daniel poderoso travou saída dos resultados para Cristina não fazer post de "Líder do Dia" diretamente no Altice Arena :clap:

Editado por Luisão
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há 3 horas, Maria Patiño disse:

O pessoal está a almoçar no Vasco da gama, o cristina Talks acabou às 13h30./cdn-cgi/mirage/1ff8f262ce8efd84b89cf95034b4d68fd2465ac4126f17227794e6bb48e79422/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/xmas_dry.gif

Cuidado com o EuroPoupança!!!

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há 1 minuto, Diogo O. disse:

As audiências de sexta-feira (14/01/2023) apenas serão disponibilizadas pela GfK na segunda-feira.

comunicado de segunda-feira:

"as audiencias de sexta-feira (13/01/2023) apenas serao disponibilizadas pela gfk no dia 29 de fevereiro

obrigado pela compreensao"

/previ :clap:

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On 18/01/2023 at 11:49, dani_pinto disse:

Olá!

Tenho procurado os mais recentes baremes de Imprensa, TV, Rádio e Online mas tudo o que encontro já é antigo ou então são conteúdos pagos. Podem ajudar?

Obrigada!

Olá :)

O grosso desses conteúdos é sempre pago, a recomendação passa por acompanhares os sites:

https://www.meiosepublicidade.pt/ , http://caem.pt/tv , https://marketeer.sapo.pt/ , https://www.apct.pt/ e https://www.marktest.com/wap/noticias.aspx#últimas

Links diretos:

Bareme rádios, Bareme TVBareme Jornais e Bareme online

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  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

GfK renova contrato para medir audiências

Novo acordo foi assinado no passado dia 1 de abril e irá vigorar por mais cinco anos, até 2028.

Depois de se ter chegado a temer que o mercado televisivo nacional pudesse ficar sem medição de audiências, as duas partes envolvidas chegaram finalmente a entendimento para a renovação do contrato.

O acordo entre a GfK (empresa responsável pela recolha e tratamento de dados) e a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) foi assinado no dia 1 de abril e já está em vigor por um novo período de cinco anos, até 31 de março de 2028.

Depois da TVI (um dos membros da CAEM) ter manifestado resistências na renovação do contrato, conforme o CM havia noticiado em dezembro do ano passado, chegou ao final o impasse na prorrogação do acordo.

“Foi uma votação unânime dentro da CAEM, até porque só podia ser assim. A TVI faz parte dos outorgantes do contrato, vai ter o serviço e vai pagá-lo. Não houve aqui nenhum entrave”, revela ao CM Alberto Rui Pereira da CAEM, que desdramatiza o facto de a renovação se ter arrastado, preferindo focar-se naquilo que traz o novo contrato.

“Trata-se de uma atualização que fundamentalmente tem a ver com nova tecnologia”, diz. “Estamos a falar de audímetros novos de uma nova geração e com outra capacidade de medição mais atualizada e que permitem no futuro, assim que o mercado o decidir, medir o consumo de televisão de outros suportes como o tablet ou o telemóvel e consumo de outras plataformas como o streaming”, explica.

 

https://www.cmjornal.pt/tv-media/amp/gfk-renova-contrato-para-medir-audiencias

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E desta forma terminam os dias todos que a TVI andou a liderar este ano. (Porque há que convencer todos os membros :clap:) -q

Daniel pode enfim voltar a dormir sem malabarismos na grelha :surfing:

Até à próxima renovação de contrato :bye:

Editado por Luisão
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Não sei onde colocar esta informação, mas muita gente tem curiosidade em saber como está o investimento publicitário na tv e aqui ficam alguns dados.

As mudanças no investimento publicitário

Entre 2021 e 2022, como evoluiu o investimento publicitário em Portugal? A resposta tem algumas surpresas, considerando que o período em causa foi o da retoma após a pandemia e os confinamentos. Seria de esperar que o investimento nos canais generalistas de televisão tivesse um aumento substancial, mas o incremento de investimento anual na SIC, TVI e RTP1 foi de apenas 1%.

 

O líder da captação de novo investimento foi o outdoor, que subiu 28,1%, seguido da televisão por cabo, que aumentou 17%, do digital com 12,5% e da rádio com 9,2%. O meio que teve, mais uma vez, o pior comportamento foi a imprensa, com uma quebra de 14%. Recordo que estes números se referem à comparação entre os totais de 2021 e 2022.

Peguemos agora noutro indicador: qual é a variação que existe entre os números de fevereiro do ano passado e os de fevereiro deste ano? O que mudou nestes doze meses? Os canais generalistas tiveram neste período uma queda de investimento publicitário de 7,2%, enquanto os canais de cabo aumentaram 13,1%. O maior aumento, 32%, continua a ser do outdoor, seguido do digital, com 16%, enquanto a imprensa caiu 15,4% e a rádio teve uma quebra de 9,2%.

Alguns observadores do mercado atribuem a queda do investimento nos canais generalistas ao aumento de preços verificado no início do ano - será curioso ver como este indicador evolui ao longo de 2023.

Uma outra análise importante é a da variação da percentagem total de investimento captada em cada meio, comparando o número dos dois primeiros meses de 2022 com os de 2023. Assim, os canais generalistas, que tinham 39,3% do investimento em 2022, registam agora 34,3%, enquanto o cabo aumentou de 12,3% para 13,1%. A imprensa caiu de 1,8% do total para 1,5%, a rádio teve também uma queda de 5,9% para 5%, enquanto o outdoor subiu de 11,8% para 14,7% e o digital também aumentou, de 28,2% para 30,8%.

 

Olhando para estes números há algumas conclusões interessantes. Em primeiro lugar, e pondo de lado o efeito, talvez conjuntural, do aumento dos preços implementado pelos canais generalistas, assiste-se de forma consistente a uma quebra da sua audiência. Atualmente, eles são vistos por pouco mais de 40% do total de espectadores, já que o conjunto de canais de cabo e das plataformas de streaming continua a aumentar - mais lentamente, mas aumenta.

Muito provavelmente, o interesse dos anunciantes pelos canais generalistas vai continuar a diminuir enquanto deslocam o investimento para outros meios que lhes proporcionem uma cobertura mais ampla, ou então uma segmentação mais eficaz. Mas é bom não esquecer que, com quase 35% do total da publicidade, a televisão generalista continua a ser o meio que capta mais investimento, seguido pelo digital, outdoor, rádio e, no final, a imprensa.

https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/as-mudancas-no-investimento-publicitario-16171572.html

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