Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Televisão [Tópico Geral]


_zapping_

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

Já lá vamos em 2023 e continua-se sem perceber porque é que em portugal os canais se esfolam para encontrar chouriçadas para encher 2 horas de telejornal, mas não aproveitam para terem um segmento alargado e pormenorizado/técnico sobre a meteorologia :dontknow: Uma coisa tão óbvia e tão útil diariamente que nem sequer é preciso gravar reportagem, basta fazer no próprio estúdio :| Não estou a falar daquelas reportagens de "vai estar mais frio", estou a falar mesmo de um ponto fixo nos jornais com alguém especializado!

O Jornal da Noite ainda vai acabando de vez em quando com o mapa do país. O JN nem isso :cryhappy: O TJ pelo menos tem a desculpa que é mais curto. A meteorologia é muito mal tratada na televisão portuguesa, só no Bom Dia Portugal é que se faz algo com a mínima substância (se é que já não acabaram com isso também kk).

  • Gosto 6
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Magazine disse:

Já lá vamos em 2023 e continua-se sem perceber porque é que em portugal os canais se esfolam para encontrar chouriçadas para encher 2 horas de telejornal, mas não aproveitam para terem um segmento alargado e pormenorizado/técnico sobre a meteorologia :dontknow: Uma coisa tão óbvia e tão útil diariamente que nem sequer é preciso gravar reportagem, basta fazer no próprio estúdio :| Não estou a falar daquelas reportagens de "vai estar mais frio", estou a falar mesmo de um ponto fixo nos jornais com alguém especializado!

O Jornal da Noite ainda vai acabando de vez em quando com o mapa do país. O JN nem isso :cryhappy: O TJ pelo menos tem a desculpa que é mais curto. A meteorologia é muito mal tratada na televisão portuguesa, só no Bom Dia Portugal é que se faz algo com a mínima substância (se é que já não acabaram com isso também kk).

Concordo. Não se entende o tratamento que os boletins meteorológicos têm no nosso país, quando na maioria dos países europeus raros são os canais que não têm.

Bom Dia Portugal continua a ter um espaço meteorológico com um meteorologista do IPMA. No final do Portugal em Direto, também há, embora com menos informações e que, no meu ponto de vista, deveria ser aproveitado igualmente para o Telejornal. Também há boletim meteorológico na RTP Açores. De resto, muitas vezes, já as nem previsões apresentam nos finais dos noticiários nos restantes canais.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Magazine disse:

Já lá vamos em 2023 e continua-se sem perceber porque é que em portugal os canais se esfolam para encontrar chouriçadas para encher 2 horas de telejornal, mas não aproveitam para terem um segmento alargado e pormenorizado/técnico sobre a meteorologia :dontknow: Uma coisa tão óbvia e tão útil diariamente que nem sequer é preciso gravar reportagem, basta fazer no próprio estúdio :| Não estou a falar daquelas reportagens de "vai estar mais frio", estou a falar mesmo de um ponto fixo nos jornais com alguém especializado!

O Jornal da Noite ainda vai acabando de vez em quando com o mapa do país. O JN nem isso :cryhappy: O TJ pelo menos tem a desculpa que é mais curto. A meteorologia é muito mal tratada na televisão portuguesa, só no Bom Dia Portugal é que se faz algo com a mínima substância (se é que já não acabaram com isso também kk).

Antes do ataque do ano passado a SIC emitia regularmente a meteorologia. Agora é muuuuito raro. 

Ou seja, na altura a SIC tinha um jornal com hora e meia ou menos e emitia a meteorologia, agora alargam até quase às 22:00 e não há meteorologia.... nem todas as pessoas tem acesso à internet para aceder ao site do IPMA... ou smartphone para ver o tempo...

No caso da TVI é crónico... A última vez que vi a meteorologia num jornal da TVI foi no extinto Jornal da Uma e penso que foi em 2020/21 (?) Aliás, já no JN pré-2011 não emitiam a meteorologia.

há 9 horas, Televisão 10 disse:

Bom Dia Portugal continua a ter um espaço meteorológico com um meteorologista do IPMA. No final do Portugal em Direto, também há, embora com menos informações e que, no meu ponto de vista, deveria ser aproveitado igualmente para o Telejornal. Também há boletim meteorológico na RTP Açores. De resto, muitas vezes, já as nem previsões apresentam nos finais dos noticiários nos restantes canais.

No caso da RTP Açores, o boletim é apresentado depois do Telejornal Açores, um exemplo a seguir pela RTP nacional.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era interessante que estivesse a ser feito um acompanhamento televisivo de obras gigantes assim deste género:

https://www.lusa.pt/economia/article/2023-02-28/40382056/túnel-do-metro-de-lisboa-unido-hoje-entre-futuras-estações-da-estrela-e-santos

Dava perfeitamente para fazer documentário estilo Discovery Channel

É muita oportunidade perdida

Editado por Magazine
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Que será feito da Isa Gonçalves de A Minha Família é uma Animação? Depois dessa série ainda fez "O Milagre segundo Salomé", mas depois desapareceu completamente, penso que nem redes sociais tem. Tenho curiosidade. Até o Rodrigo Névoa já esteve em talk shows para relembrar a série e ela não.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Vieira disse:

Que será feito da Isa Gonçalves de A Minha Família é uma Animação? Depois dessa série ainda fez "O Milagre segundo Salomé", mas depois desapareceu completamente, penso que nem redes sociais tem. Tenho curiosidade. Até o Rodrigo Névoa já esteve em talk shows para relembrar a série e ela não.

Já a procurei nas redes e nunca a encontrei, talvez nas redes tenha outro apelido...

Sempre que se recorda a série nos programas, ela nunca apareceu.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao falar com um brasileiro entusiasta de televisão sobre o arquivo da TVI, e o caso de Telhados de Vidro, o mesmo disse-me:

"Em relação à conservação e restauro dos acervos: considerando a época em que foram produzidos,, neste caso essa novela [1993], é quase certo que a TVI tenha usado um formato analógico, o Betacam SP, para registar a trama. A boa notícia é que este formato é fácil de se lidar e de remasterizar. No entanto, a má notícia é que talvez não exista vantagem económica em digitalizar produções mais antigas no geral. Tu deves estar-te a perguntar: porque motivo não o fariam? Mas, e qual seria o retorno financeiro? Seria viável digitalizar a produção? Portugal é um mercado bastante limitado, onde não é permitido dar-se a esses luxos e privilégios. Num cenário de pura utopia, se a produção tivesse alguma internacionalização mínima ou se a TVI tivesse um rendimento muito maior, provavelmente já teriam digitalizado há muito tempo. E sim, o mercado brasileiro faz falta à TVI."

Discordo da opinião dele:

  • A TVI Ficção, é um dos canais cabo mais assistidos em Portugal, tem vindo a melhorar as suas audiências de ano para ano. Este mês, o canal até alcançou um novo recorde de audiência, com vários programas a atrair mais de 50/100 mil espetadores.
  • Se a SIC, mesmo não sendo um canal deste género, já optou por digitalizar os seus produtos, porquê que a TVI não o faz?
  • Será que preservar o seu arquivo de ficção é um privilégio tão grande? Não seria uma obrigação?
  • Países com populações mais reduzidas do que a nossa já digitalizaram os seus arquivos. 
Editado por Dimitri
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/06/2023 at 21:23, Dimitri disse:

Ao falar com um brasileiro entusiasta de televisão sobre o arquivo da TVI, e o caso de Telhados de Vidro, o mesmo disse-me:

"Em relação à conservação e restauro dos acervos: considerando a época em que foram produzidos,, neste caso essa novela [1993], é quase certo que a TVI tenha usado um formato analógico, o Betacam SP, para registar a trama. A boa notícia é que este formato é fácil de se lidar e de remasterizar. No entanto, a má notícia é que talvez não exista vantagem económica em digitalizar produções mais antigas no geral. Tu deves estar-te a perguntar: porque motivo não o fariam? Mas, e qual seria o retorno financeiro? Seria viável digitalizar a produção? Portugal é um mercado bastante limitado, onde não é permitido dar-se a esses luxos e privilégios. Num cenário de pura utopia, se a produção tivesse alguma internacionalização mínima ou se a TVI tivesse um rendimento muito maior, provavelmente já teriam digitalizado há muito tempo. E sim, o mercado brasileiro faz falta à TVI."

Discordo da opinião dele:

  • A TVI Ficção, é um dos canais cabo mais assistidos em Portugal, tem vindo a melhorar as suas audiências de ano para ano. Este mês, o canal até alcançou um novo recorde de audiência, com vários programas a atrair mais de 50/100 mil espetadores.
  • Se a SIC, mesmo não sendo um canal deste género, já optou por digitalizar os seus produtos, porquê que a TVI não o faz?
  • Será que preservar o seu arquivo de ficção é um privilégio tão grande? Não seria uma obrigação?
  • Países com populações mais reduzidas do que a nossa já digitalizaram os seus arquivos. 

A não digitalização de um arquivo é quase um crime para quem gosta de televisão. Mas, no caso da TVI, a situação é ainda mais grave, porque é a maior produtora de ficção do nosso país. Manter novelas, séries, sitcoms e telefilmes presos à condição de meras cassetes sujeita-os a, no caso de existir um incidente (um incêndio, por exemplo), todo esse arquivo ficar reduzido a nada. 

Imaginem sucessos de audiência e de popularidade como Ninguém Como Tu, Olhos de Água ou Jardins Proibidos passarem a ser lost-media? Seria um acontecimento gravíssimo tanto para os espetadores, como para toda a equipa que passou horas e horas a trabalhar num projeto com enorme dedicação.

A TVI, em vez de preservar o arquivo e rentabilizá-lo, prefere construir edifícios megalómanos, contratar estrelas por milhares de euros e mentes velhas para fazer castelos no ar. 

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Guida disse:

A não digitalização de um arquivo é quase um crime para quem gosta de televisão. Mas, no caso da TVI, a situação é ainda mais grave, porque é a maior produtora de ficção do nosso país. Manter novelas, séries, sitcoms e telefilmes presos à condição de meras cassetes sujeita-os a, no caso de existir um incidente (um incêndio, por exemplo), todo esse arquivo ficar reduzido a nada. 

Imaginem sucessos de audiência e de popularidade como Ninguém Como Tu, Olhos de Água ou Jardins Proibidos passarem a ser lost-media? Seria um acontecimento gravíssimo tanto para os espetadores, como para toda a equipa que passou horas e horas a trabalhar num projeto com enorme dedicação.

A TVI, em vez de preservar o arquivo e rentabilizá-lo, prefere construir edifícios megalómanos, contratar estrelas por milhares de euros e mentes velhas para fazer castelos no ar. 

Claro! E quem diz incêndio diz um sismo, uma cheia.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Afonso disse:

Não é novidade que o arquivo sempre foi uma área desprezada no audiovisual deste país, olha, vê-se o exemplo da SIC. Tem a sua ficção digitalizada e não faz qualquer proveito dela. 

Mesmo. Só o usam para coisas pontuais. Quando o Orlando Costa morreu puseram no site uma cena de 4 minutos do Bairro da Fonte. Triste.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/06/2023 at 17:23, Dimitri disse:

Ao falar com um brasileiro entusiasta de televisão sobre o arquivo da TVI, e o caso de Telhados de Vidro, o mesmo disse-me:

"Em relação à conservação e restauro dos acervos: considerando a época em que foram produzidos,, neste caso essa novela [1993], é quase certo que a TVI tenha usado um formato analógico, o Betacam SP, para registar a trama. A boa notícia é que este formato é fácil de se lidar e de remasterizar. No entanto, a má notícia é que talvez não exista vantagem económica em digitalizar produções mais antigas no geral. Tu deves estar-te a perguntar: porque motivo não o fariam? Mas, e qual seria o retorno financeiro? Seria viável digitalizar a produção? Portugal é um mercado bastante limitado, onde não é permitido dar-se a esses luxos e privilégios. Num cenário de pura utopia, se a produção tivesse alguma internacionalização mínima ou se a TVI tivesse um rendimento muito maior, provavelmente já teriam digitalizado há muito tempo. E sim, o mercado brasileiro faz falta à TVI."

Discordo da opinião dele:

  • A TVI Ficção, é um dos canais cabo mais assistidos em Portugal, tem vindo a melhorar as suas audiências de ano para ano. Este mês, o canal até alcançou um novo recorde de audiência, com vários programas a atrair mais de 50/100 mil espetadores.
  • Se a SIC, mesmo não sendo um canal deste género, já optou por digitalizar os seus produtos, porquê que a TVI não o faz?
  • Será que preservar o seu arquivo de ficção é um privilégio tão grande? Não seria uma obrigação?
  • Países com populações mais reduzidas do que a nossa já digitalizaram os seus arquivos. 

O brasileiro em questão sou eu e você ainda transpôs meu comentário para PT-PT, eu achei curioso :mosking:

Mas conforme eu lhe respondi lá: eu desconheço a mentalidade dos diretores da Televisão de Portugal e em especial da TVI. E, conforme eu verifiquei: o canal TVI Ficção tem uma distribuição internacional significativa, em especial nos PALOP's e entre a diáspora portuguesa, o que não justifica tamanho desleixo. E é isto que eu acho: puro desleixo e até a "mão fechada" para o orçamento. Afinal, eles tem 200 mil euros para a Cristina, mas não tem pra digitalizar, prioridades...

O mais preocupante em toda essa história é o estado de conservação das cassetes. Você relatou que a transmissão de telenovelas nem tão antigas [20 anos ou menos] é regularmente comprometida na emissão regular dos capítulos por falhas inerentes ao suporte físico [distorção de cor, drop-out]. Então, é bom a TVI remasterizar tudo rápido, pois corre o risco de perder muitas coisas como aconteceu com a TV Globo que perdeu um capítulo de "Alma Gêmea" de 2005! E olha que estamos falando de formatos relativamente recentes e com recursos avançados. A TVI deve ter feito o registro em cassetes Betacam SP [anos 90], Betacam Digital, DV, HDV ou qualquer tecnologia semelhante. 

On 13/06/2023 at 16:51, Afonso disse:

Não é novidade que o arquivo sempre foi uma área desprezada no audiovisual deste país, olha, vê-se o exemplo da SIC. Tem a sua ficção digitalizada e não faz qualquer proveito dela. 

Eu lhe garanto que a coisa no Brasil é bem pior. Se eu lhe contar os absurdos, ficarás surpreso. Na falecida rede social Orkut vazaram muitas relações dos arquivos e era, no mínimo, calamitosa: ninguém sabe onde foi parar o acervo da TV Manchete ou da MTV Brasil, a TV Globo perdeu capítulos aleatórios de várias novelas e até produções inteiras, a TV Bandeirantes armazenava tudo em algum lugar desleixado [dizem que era o "Banheiro da Band" e lá estaria "Olhos de Água", "Morangos com Açúcar 1" e alguns episódios de "Olá, Pai" com dobragem e em áudio original], a TV Record sofreu tantos incêndios e reutilização de VTs até os anos 90 que ninguém sabe o que lá está. Por fim temos o SBT, que deveria guardar 10% dos seus programas e ainda sofreu com avassaladoras enchentes em seus estúdios. O que deve existir de suas primeiras novelas devem estar na Itália!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca vi casos de incêndios ou enchentes nos arquivos dos canais de cá.

Já ouvi falar de que a Record do PMC tinha dois sucessivos incêndios no fim dos anos 60 e o dono na altura depois de um dos dois incêndios deitou sete baldes de água porque acreditava que o 7 dava-lhe muita sorte (último número daquilo que para nós seria o NIF da altura, frequência da Record SP, começar numa data que tivesse 7 no caso o 27 de Setembro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...