Jump to content

Pantanal


Jão

Posts Recomendados

Creio que não dará mais tempo de "Pantanal" fechar com 30 pontos. A média parcial da novela é 29,42 pontos, no mais pode fechar nos  arredondados. Mesmo assim está acima de "Um Lugar ao Sol" (22.3) e da reprise "Império" (27.4), mas abaixo das reprises de "Fina Estampa" (33.6) e "A Força do Querer" (29.9), e de "Amor de Mãe" (30.9).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, DanielNunes disse:

Creio que não dará mais tempo de "Pantanal" fechar com 30 pontos. A média parcial da novela é 29,42 pontos, no mais pode fechar nos  arredondados. Mesmo assim está acima de "Um Lugar ao Sol" (22.3) e da reprise "Império" (27.4), mas abaixo das reprises de "Fina Estampa" (33.6) e "A Força do Querer" (29.9), e de "Amor de Mãe" (30.9).

Dá sim, ontem deu 33 e ainda não atualizaram a tabela, vai fechar com 29.6*

Além do que quinta que vem tem debate presidencial, capaz de picar +40

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/09/2022 at 19:41, Afonso disse:

Será que é mesmo verdade? :unsure:

Verdade sim. Na segunda deu esse capitulo. Poucas mudanças Bruno fez no remake em comparação ao original, mas mudou isso e foi péssimo. Esse capítulo foi um verdadeiro show de horrores. Usar uma violência dessas como revenge é horrível e sem justificativa. Um tema tão delicado tratado de forma rasa e depois o capítulo foi mal escrito, confuso, ñ percebendo o que realmente se passou. Valeu pelos atores. 

O trabalho de Bruno como adaptador horrível. Cópia e cola vergonhoso. Parece uma novela datada. As mulheres vão terminar todas casadas e donas de casa. Todas grávidas. Muitas mulheres não transavam para não engravidar? Oi? Em 2022 não conhecem métodos contraceptivos até mesmo no Pantanal? Uma barriga enorme, meses sem desenvolvimento, mesmos diálogos, personagens mal desenvolvidas, como o casal Muda e Tibério e ficaram sem aparecer imenso tempo depois do casamento. O romance de Irma e Zé ñ tem sentido. É um casal horroroso. Tirar Trindade não teve explicação. Juma chata, personagem sem crescimento. Guta também uma ridícula, continua tratando a mãe feito cachorra. Bruaca foi o destaque. Os Homens de Pantanal personagens antiquados, chatos, até os mais jovens. Zaquieu usado como humor, gay afetado para fazer rir (spn). Enfim. 

Uma novela que teve seus méritos, mas que se revelou bem morna. E ñ é esse fenomeno e maravilha que pintam não!   

Venha Gloria Perez com sua Travessia fazer voar, que este Pantanal não tem mais o que dar! 

Editado por Lavínia
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/09/2022 at 15:46, Gabriel C disse:

Dá sim, ontem deu 33 e ainda não atualizaram a tabela, vai fechar com 29.6*

Além do que quinta que vem tem debate presidencial, capaz de picar +40

Ainda dá para "Pantanal" chegar aos 30 pontos cravados?

Editado por DanielNunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/09/2022 at 12:27, Lavínia disse:

Verdade sim. Na segunda deu esse capitulo. Poucas mudanças Bruno fez no remake em comparação ao original, mas mudou isso e foi péssimo. Esse capítulo foi um verdadeiro show de horrores. Usar uma violência dessas como revenge é horrível e sem justificativa. Um tema tão delicado tratado de forma rasa e depois o capítulo foi mal escrito, confuso, ñ percebendo o que realmente se passou. Valeu pelos atores. 

O trabalho de Bruno como adaptador horrível. Cópia e cola vergonhoso. Parece uma novela datada. As mulheres vão terminar todas casadas e donas de casa. Todas grávidas. Muitas mulheres não transavam para não engravidar? Oi? Em 2022 não conhecem métodos contraceptivos até mesmo no Pantanal? Uma barriga enorme, meses sem desenvolvimento, mesmos diálogos, personagens mal desenvolvidas, como o casal Muda e Tibério e ficaram sem aparecer imenso tempo depois do casamento. O romance de Irma e Zé ñ tem sentido. É um casal horroroso. Tirar Trindade não teve explicação. Juma chata, personagem sem crescimento. Guta também uma ridícula, continua tratando a mãe feito cachorra. Bruaca foi o destaque. Os Homens de Pantanal personagens antiquados, chatos, até os mais jovens. Zaquieu usado como humor, gay afetado para fazer rir (spn). Enfim. 

Uma novela que teve seus méritos, mas que se revelou bem morna. E ñ é esse fenomeno e maravilha que pintam não!   

Venha Gloria Perez com sua Travessia fazer voar, que este Pantanal não tem mais o que dar! 

a novela cumpriu a sua parte de alavancar as audiencias mas é claramente uma novela esquecível quando comparada com a original. Acho que quem viu as duas versões esperava uma mudança mais estratégica de algumas tramas (que podiam ser feitas sem estragar a original atualizando), a novela manteve um tom machista e como dizes datado parece que não se passa 30 anos depois da original.  Se a ideia é fazer remakes copy paste então metam o Vilari a fazer novelas das 18 que isto para as 9 não serve (ou melhor serve as audiencias não serve a originalidade). imaginando que fazem um remake de Renascer ou Rei do Gado vai ser exatamente igual então é melhor não fazerem.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aleluia que aconteceu algo neste Pantanal. o verme de Tenório morreu. Forte momento.

Bonito momento de Leôncio declarar seu amor por Filó. Marcos Palmeira e Dira Paes fizeram um bonito casal, apenas foi mal desenvolvido pelo autor, como a maior parte das personagens da novela. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei essa sequência do encontro do velho do rio com o Zé a morte dele bem rasa nesse remake, no original a cena foi bem mais intensa, embora que nesse remake tentaram manter ao máximo os diálogos do original, só cortando a parte da luta com o Marruá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É, foi um final com muitas cenas bonitas, mas não passou muito disso. 

A disputa pela sela de prata foi muito, mas muito rasa. Eles levaram desde o ep.70 e tal com a disputa em uma raia, e a raia nem uns 50m tinha. O casamento infeliz de Muda e Tibério que, literalmente durou a novela toda, cessa após a morte do Tenório. Caso este não tivesse morrido, teríamos um final com divórcios. Eu gostei dos três casamentos de Feitiço de Amor  "Pantanal", foi bonitinho. Porém, não posso deixar passar o desserviço que foi feito com o Zaquieu. Ora então, aquele peão esteve sempre por lá e só no último capítulo é que ele descobre que é bi/gay e tasca um beijo no ex-mordomo (para não falar na mudança de personalidade brutesca do Zaquieu na novela, mas, pronto, isto são outros quinhentos)? Eu percebo a intenção, acho até importante, assim quebra-se o estigma de macho viril do "peão" ou "fazendeiro". Todavia, podiam ter aproveitado este plot lá atrás, teríamos mais representação e, pelo menos, uma história com pés e cabeça. 

Posto isto, gostei da cena do reencontro e da cena da despedida. 

Em relação à novela, na sua totalidade, não me vou alongar muito mais e sempre fui comentando por aqui, mas posso dizer que, para mim, foi uma novela fraca. O casal principal "Juma e Jove" perderam a relevância toda de metade para o fim. O núcleo da segunda família do Tenório era chatíssimo, a fase do Rj então, credo, foi um mártire. Os diálogos eram sempre os mesmos, as discussões sempre as mesmas, só se aproveitava dali o Tenório. Já o núcleo da família da fazenda, aproveita-se a Maria. A Guta foi uma desilusão e um desserviço também. A história da emancipação feminina foi toda por água abaixo, ela só aconselhava a mãe lá de vez em quando, mas nunca fez nada por ela. Acho que é basicamente isto, para mim os grandes personagens são: Velho do Rio, Zé Leôncio, Tenório e Maria Bruaca. No que diz respeitos a atuações, o elenco cumpriu bem, a Alanis esteve impecável, só lamento o desenvolvimento da Juma. O Irandir, o Jesuíta e o José também estiveram bem, a cena do barco foi tocante, viu-se que eles sentiram o momento. Murilo Benicio, como sempre, impecável. Isabel Teixeira, grande revelação, também esteve impecável. Todos!

edit: Esqueci-me de referir a grandiosidade de Osmar Prado, ele merece todos os prémios possíveis. Que ator! Ele teve o melhor texto, interpretou-o na perfeição. 

Apesar dos seus erros, foi uma novela que nos transmitiu vários ensinamentos. 

Câmbio final! 

Editado por Afonso
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom acabou o "fenômeno" Pantanal. Digo entre aspas porque ela (a novela) foi fenômeno por reerguer o horário apenas, terminará com a mesma média da enfadonha "Velho Chico" em questão de décimos. "Velho Chico" (29.04), "Pantanal" (29.64 até o penúltimo capitulo. 30 pontos no arrendamento)

Gostei da novela, não tinha assistido a versão original, já que quando passou eu era pequeno e quando foi reprisada pelo SBT, dei preferência "A Favorita" e as linhas de shows da Globo. Porém achei um pouco inferior a outros remakes do Benedito Ruy Barbosa, ainda prefiro "Cabocla" e "Sinhá Moça". 

A novela teve seus acertos e erros durante sua trajetória. Acertos na direção, claro, alguns acontecimentos importantes foram mal conduzidos, mas não tirou o brilho da magia da novela. O elenco bem escalado e defendidos. Destaque para Isabel Texeira (que ganhará vários prêmios por sua Bruaca), Alanis Guillen (grata surpresa em sua composição), Marcos Palmeira (impreensivel como Zé Leôncio. Creio que poderá fazer, se for fazer o remake de "Renascer" é um dos fortes candidados a fazer Zé Inocêncio), José Loreto e Osmar Prado (brilhante como Velho do Rio). Os temas muito bem inseridos para atualidade, porém mal desenvolvidos. Como a questão das queimadas, racismo e homofobia. Até agora não entendo o Zaqueu terminar com um peão figurante que o zombou e de uma hora para a outra "se" descobriu gay. Ainda sobre acertos, expressões ou bordões ficaram na boca do povo como "larga a mão", "ara", "querimbora", "reiva", "eu sei lá". 

Os erros todo mundo já disse, melhor esperar o Benedito Ruy Barbosa descansar para fazer uma novela dele. Ele não gosta que alterem suas novelas. O mal foi isto, não precisaria tirar Madeline e Trindade da novela. Bruno Luperi tinha todo o tempo para alterar os rumos da história. Não fez, ficou mesmo parecendo uma homenagem mesmo para o seu avô. O casal Jove e Juma foi o que mais se apagou na narrativa da novela. Casal chato, que se não fosse Alanis Guillen para segurar Juma de ser tão chata, poderia naufragar de vez, a atriz defendeu como pôde e não saiu arranhada. Porém Jove foi mal construído, não teve estofo para segurar por vários capítulos. Foi engolido por outros núcleos de destaque como Tenório, Alcides e Maria Bruaca. A segunda família de Tenório se mostrou irrelevante para a história, chatos, com textos por vezes piegas. 

Sobre o último capítulo, gostei, porém achei estranho não darem destaque a mocinha da novela, Juma não apareceu no último capítulo, dando mais destaque ao protagonista da história, Zé Leôncio. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, DanielNunes disse:

Sobre o último capítulo, gostei, porém achei estranho não darem destaque a mocinha da novela, Juma não apareceu no último capítulo, dando mais destaque ao protagonista da história, Zé Leôncio. 

Eu acho que a história da Juma terminou logo após o nascimento da filha. A personagem não tinha mais nada para contar, o autor optou por um último ep voltado para o protagonista da novela. Para mim, acho que foi o mais correto. 

Editado por Afonso
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazendo um balanço audiométrico, acho que vamos sempre olhar para os números com dois olhares distintos. Por um lado, a recuperação que fez em relação à antecessora foi notável. 8 pontos de elevação. No entanto, por outro lado, a novela mostrou-se extremamente limitada e não conseguiu romper ali o nível médio do horário, fazendo números semelhantes a fracassos recentes. Tudo isso coroado com uma reta final dececionante.

Aguardemos por Travessia. Veremos se essa dificuldade em passar os 35 é o novo normal ou se continua a haver potencial para mais. Eu estou mais inclinado para a segunda opção. Acho que Pantanal não cresceu mais porque não mostrou qualidade/pujança para isso.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Pedro M. disse:

Fazendo um balanço audiométrico, acho que vamos sempre olhar para os números com dois olhares distintos. Por um lado, a recuperação que fez em relação à antecessora foi notável. 8 pontos de elevação. No entanto, por outro lado, a novela mostrou-se extremamente limitada e não conseguiu romper ali o nível médio do horário, fazendo números semelhantes a fracassos recentes. Tudo isso coroado com uma reta final dececionante.

Aguardemos por Travessia. Veremos se essa dificuldade em passar os 35 é o novo normal ou se continua a haver potencial para mais. Eu estou mais inclinado para a segunda opção. Acho que Pantanal não cresceu mais porque não mostrou qualidade/pujança para isso.

Eu não acredito que hoje em dia as novelas consigam superar a barreira dos 35, o consumo de tv mudou e mesmo que não tenham um impacto enorme a novela estar na globoplay facilita o alheamento de ver em live...  a tendencia de futuro é que o sucesso do horário já seja manter-se acima dos 30... Pantanal não sofreu aquela necessidade de ser 'corrigida' para subir os valores a novela manteve a linha que o autor original e o do remake quiseram fazer. Vamos ver se com Travessia não começam a panicar por a novela não fazer mais que Pantanal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 8 meses depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...