Jump to content

O Segredo dos Deuses


VascoSantos

Posts Recomendados

  • Respostas 1,2k
  • Criado
  • Última Resposta

IURD. Parlamento comunica factos “graves” ao Ministério Público

http://observador.pt/2018/03/08/iurd-parlamento-comunica-factos-graves-ao-ministerio-publico/

 

Deputados receiam que jovem adoptada pela IURD esteja em perigo

https://www.publico.pt/2018/03/09/sociedade/noticia/deputados-receiam-que-jovem-adoptada-pela-iurd-esteja-em-perigo-1805962

 

Gente, a Vera pode estar em perigo. :O Perderam-lhe o rasto. 

E parece que quando ela falou com a outra filha da Maria (lembram-se delas terem falado nisso num dos debates na TVI24?) mostrando o desejo e vontade de conhecê-las, confessou ter sido vítima de maus tratos e queria contestar a sua própria adopção, não tendo tido meios para o fazer. 

Cada vez mais macabro tudo isto. Cada vez mais se confirma tudo o que eu achava, que os irmãos, principalmente a Vera, devem estar a ser pressionados e até mesmo ameaçados de todas as maneiras possíveis e imaginárias para se calarem e não afundarem a seita. 

Uma vez mais, que continuem a insistir mais e mais nisto. Tenho esperança mesmo, cada vez mais, que a justiça será feita. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, ZDK disse:

IURD. Parlamento comunica factos “graves” ao Ministério Público

http://observador.pt/2018/03/08/iurd-parlamento-comunica-factos-graves-ao-ministerio-publico/

 

Deputados receiam que jovem adoptada pela IURD esteja em perigo

https://www.publico.pt/2018/03/09/sociedade/noticia/deputados-receiam-que-jovem-adoptada-pela-iurd-esteja-em-perigo-1805962

 

Gente, a Vera pode estar em perigo. :O Perderam-lhe o rasto. 

E parece que quando ela falou com a outra filha da Maria (lembram-se delas terem falado nisso num dos debates na TVI24?) mostrando o desejo e vontade de conhecê-las, confessou ter sido vítima de maus tratos e queria contestar a sua própria adopção, não tendo tido meios para o fazer. 

Cada vez mais macabro tudo isto. Cada vez mais se confirma tudo o que eu achava, que os irmãos, principalmente a Vera, devem estar a ser pressionados e até mesmo ameaçados de todas as maneiras possíveis e imaginárias para se calarem e não afundarem a seita. 

Uma vez mais, que continuem a insistir mais e mais nisto. Tenho esperança mesmo, cada vez mais, que a justiça será feita. 

Isto é horrível mesmo, espero que se faça justiça... essa seita horrível tem que pagar pelo mal que fez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Casa do Segredo dos Deuses na TV 7 Dias:

Spoiler

 

IRMÃ foi entreque à IURD - MARLENE tem um dos segredos mais mediáticos desta edição da Casa dos Segredos

A jovem nunca chegou a conhecer a irmã, que agora vive no Brasil, É CASADA COM UM PASTOR E DEDICA-SE À RELIGIÃO. O pai da concorrente esteve afastado da filha durante três anos devido à Igreja.

São vários os segredos fortes que compõem a mais recente edição da Casa dos Segredos, mas existe um que, talvez pela polémica lançada por uma recente reportagem da TVI, se destaca. "A minha irmã foi levada por um bispo da IURD" é um dos segredos do novo reality show da TVI. A TV 7 Dias descobriu a concorrente que carrega o fardo de ter perdido um membro da família directa para a Igreja Universal do Reino de Deus.

Aos oito anos, Marlene tinha todas as razões para ficar feliz, pois iria ter mais uma irmã, desta feita fruto da relação de Milena com Ricardo Campos, o homem que viria a ser o segundo marido da sua mãe. Da relação dos seus pais, a concorrente já tinha uma irmã, três anos mais nova. Agora iria ter mais uma maninha, mas Marlene nunca chegou a conhecer. Raquel Urbaneja, actualmente com 23 anos de idade, foi entreque à IURD e levada para longe. Hoje em dia reside no Brasil, é obreira na Igreja Universal e casada com um pastor.

Este caso remonta a 1994, mas só agora foi tornado público pela TVI, no último episódio da grande reportagem O Segredo dos Deuses. Na altura, RICARDO era toxicodependente, mas, por amor, decidiu tratar-se. "Ao fim de seis meses tive a oportunidade de vir um fim-de-semana a casa, pois a Remar permitiu, e encontrei a Milena na Igreja Universal, já grávida. E ela disse-me que era fruto de nós os dois. Um ex-toxicodependente, com problemas de saúde, ser pai... decidi mudar de vida", revelou à estação de Queluz. Mais tarde, quando saiu definitivamente da clínica, o mundo de Ricardo, actualmente taxista de profissão, ruiu com a notícia que lhe foi dada pela companheira. Ao encontrá-la já sem barriga, questionou-a sobre a bebé, mas Milena tinha ordens expressas para dizer que a recém-nascida tinha falecido durante o parto, o que estava longe de corresponder à verdade. "Alimentei aquela ideia, de que a bebé tivesse morrido, derivado ao meu estado de saúde, por causa das drogas", lamenta o progenitor.

Durante o tempo em que Ricardo esteve internado a desintoxicar-se, Milena pediu ajuda à IURD. "Recorreu à Igreja numa altura em que estava grávida, quase no final do tempo, muito mal, sem meios de sobrevivência, referindo que tinha duas filhas e que nem tinha dinheiro para comer e para dar às filhas, e que estava muito mal. Na altura foi abordada no sentido de alguém tomar conta da filha quando esta nascesse", contou uma ex-funcionária da IURD à TVI. A mesma ex-empregada relatou ainda que a entrega da bebé à Igreja Universal foi feita mediante uma contrapartida financeira: "Não sei quanto nem o quê, mas recebeu porque ela não tinha condições nenhumas nem comida para as filhas (...) começou inclusivamente a frequentar a Igreja, tornou-se obreira, posteriormente o marido acabou por ficar na Igreja também e virar pastor."

Embora tenham querido passar a ideia de que apenas pretendiam dar uma ajuda na criação da recém-nascida, enquanto a vida de Milena não estivesse organizada, o certo é que os membros da Igreja conseguiram enganar o sistema. Raquel foi registada em nome de Eliana e do bispo João Luiz Urbaneja, pois o esquema já estava bem montado: "Iam com duas testemunhas, que declaravam que a filha tinha nascido em casa, e a criança acabava por não ter a indicação de ser adoptada, mas sim que tinha nascido da pessoa." Razão pela qual Milena "tinha de dizer que a menina tinha morrido durante o parto", inclusivamente ao pai biológico, recorda outra ex-funcionária, em declarações à TVI.

Só mais tarde, quando decidiu dedicar a sua vida à Igreja, é que Ricardo descobriu toda a verdade, através de um outro pastor. "Nessa noite perguntei à Milena o que se passava. Ela ficou desarmada, ficou sem resposta, vacilou. Eu disse que tinha sido o pastor Luiz e o que sei é que no dia seguinte ele tinha carta de aviamento para ir embora", adianta.

Com a descoberta da verdade, e com a insistência de Milena em querer saber informações da sua filha, o casal passou a ser um incómodo para a Igreja. Os dois foram levados para outro país: Disseram-me que o bispo Macedo me tinha chamado para ir para os EUA, e foi aí que fui para lá, isto em 1996", revelou o pai de Raquel, que durante mais de 20 anos nunca mais teve qualquer informação sobre a bebé que lhe foi retirada pela Igreja Universal do Reino de Deus, poucos dias depois de ter nascido. A TV 7 Dias tentou entrar em contacto com a jovem, que prontamente nos respondeu não ter nada a "falar sobre isso".

(N.T. (nota de transcrição): a jovem que recusa falar sobre o caso espelha o facto dos pastores da IURD estarem sempre a contrariar a verdade)

Tentou matar-se três vezes

Actualmente casada com o pastor Filipe, Raquel teve uma adolescência conturbada e conflituosa. É a própria que o revela num vídeo publicado no YouTube, onde relata o porquê de ter decidido entregar a sua vida à religião. "Quando tinha 13 anos mudámo-nos para o Brasil e eu senti uma necessidade extrema de ser igual às meninas que convivam comigo (...) Nisso eu fui dando brecha para o Diabo, não falava mais com Deus. Eu permiti que ele fosse colocando na minha cabeça que eu nunca seria boa o suficiente, que eu nunca serviria para fazer ninguém feliz. Aos 13 anos eu tentei o suicídio pela primeira vez. Tomei uma cartela de comprimidos, sentei no chão, pedi perdão a Deus e esperei morrer, esperei e nada aconteceu", desabafa.

Com o passar do tempo, o estado de espírito em que se encontrava não melhorou, bem pelo contrário, agravou: "O Diabo colocava na minha cabeça que nem para morrer eu servia. De noite via vultos, tinha muitos pesadelos e ouvia vozes constantemente, que me diziam que eu era lixo, que nunca seria ninguém na vida. Eu olhava-me ao espelho e sentia nojo do que via, sentia-me feia, não conseguia olhar para mim, não conseguia gostar de mim. Passados alguns meses tentei o suicídio pela segunda vez." Nesta segunda tentativa, Raquel, em vez de recorrer a fármacos, optou por um objecto cortante, mas mais uma vez não foi bem-sucedida: "Tentei cortar o meu pescoço com uma tesoura de cozinha. Quando enfiei a tesoura na minha garganta, nada aconteceu."

Se qualquer tipo de ajuda psicológica, Raquel começou a andar revoltada. A ir mal no colégio, a brigar muito em casa, ao ponto de a minha mão dizer ao meu pai que eu estava a dar cabo do casamento deles, porque eles sentiam que não me tinham educado bem. Eu tinha muitos problemas, chorava noite e dia, não sentia amor por ninguém", explica neste mesmo vídeo. Poucos meses mais tarde, a irmã de Marlene voltou a tentar terminar com a sua própria vida. "Dessa vez eu entrei no banheiro, pequei uma lâmina e cortei o meu pulso. Cortei duas vezes e fiquei sentada a pensar em tudo o que tinha vivido, e nada aconteceu, só sangrou, e foi um corte profundo. Pensei que, naquele dia, eu ia morrer, mas não aconteceu... de novo. Eu saí do banheiro determinada em que, daí para a frente, eu ia entregar a minha vida a Deus. Hoje em dia sou uma pessoa totalmente diferente", revelou a jovem, que desde então entregou o corpo e a alma à Igreja Universal do Reino de Deus.

Pai impedido de ver a filha

Antes da sua relação com Ricardo Campos, Milena foi casada com José Santos, com quem teve Marlene e Miriam. Contudo, este foi um casamento de curta duração. Os dois casaram em 1985, Marlene nasceu no ano seguinte, e o divórcio aconteceu em 1989. "Nós éramos muito chegados, mas devido ao divórcio com a mãe houve ali uma altura em que estivemos separados", começa por explicar o pai da concorrente, em declarações exclusivas à TV 7 Dias. Este afastamento aconteceu, segundo o próprio, devido à vida profissional de Milena. "Na altura, a vida dela não lhe permitia viver sempre no mesmo sítio. Esteve a viver em vários sítios à volta de Lisboa", pois Milena já estava a trabalhar para a IURD como secretária. "Ela era secretária de alguém, gostava de não dizer mais nada. No recibo que vinha do tribunal vinha lá que era secretária. Eu não quero estar a dizer quem era o patrão e a instituição porque é uma coisa que é dela, é ela que tem de justifiar. Não me compete a mim falhar, não sou eu que tenho de comentar, por respeito à minha filha", refere José, sempre na tentativa de evitar falar sobre a Igreja Universal do Reino de Deus.

Este distanciamento provocado pelo trabalho da mãe de Marlene agravou-se anos mais tarde, quando Milena decidiu partir para os Estados Unidos da América "durante dois ou três anos", já depois de entregar a filha Raquel à IURD. "A mãe teve de ir viver para o estrangeiro, eu assinei os papéis para elas irem com ela, ver com a profissão da mãe (...) Durante um certo tempo não as pude visitar e não tinha o contacto. Deram-me um número de telefone, mas faltava um dígito, portanto perdemos o contacto", lamenta o progenitor, salientando no entanto que, mais tarde, ainda as suas filhas estavam nos EUA, receberam uma chamada telefónica das mesmas e que, a partir daí, voltaram a reatar relações.

Embora, durante toda a entrevista, José Santos tenha tentado evitar o assunto da religião, lá deixou escapar o seu desagrado em relação a algo que foi dito na reportagem, que as crianças passavam necessidades. "Não gostei porque há uma parte da história que está mal contada. Está a perguntar-me se a Marlene passou dificuldades. Quando me separei da mãe de Marlene, a única dificuldade que tiveram foi o afastamento de mim, principalmente a Marlene, porque éramos muito ligados. Eu nunca vi faltar nada às minhas filhas, embora tenha ouvido di<er que as minhas filhas tiveram muitas dificuldades. Elas tiveram as dificuldades que qualquer criança tem quando os pais se separam", critica. Ainda neste contexto de infignação, josé decide ainda desmentir outro facto que consta na referida reportagem. De acordo com uma das ex-funcionárias da IURD, Milena tinha a seu encardo as duas filhas da relação anterior. Contudo, segundo o pai da concorrente da Casa dos Segredos 7, isto não corresponde à verdade, pois, segundo refere, na altura em que Milena estava grávida de Raquel, pediu a José que tomasse conta da filha mais velha do ex-casal, por ser complicado estar com as duas em casa e ainda estar a aguardar a chegada da terceria filha.

Da maternidade à EMIGRAÇÃO
Foi para ir em busca de umamelhor qualidade de vida que Marlene decidiu partir para a Alemanha, pois, na altura, a concorrente já tinha uma família para cuidar. Afinal de contas, a jovem já é mãe de uma pré-adolescente, de 12 anos. "A Marlene tem uma filha. Viveu 12 anos com o companheiro e depois cada um seguiu a sua vida. Ele também vive na Alemanha e a minha neta também. Quando estive com ela em Torres Vedras, ela estava de bebé e eu comprei tudo para dentro de casa", conta José. Isto porque, segundo nos explicou, quando chegou a casa da filha deparou-se com um imóvel praticamente sem mobília e sem condições de habitabilidade: "Eu comprei tudo para dentro de casa. Fui para comprar um berço e acabei por comprar frigorífico, televisão, máquina de lavar, fogão, esquentador, bilha de gás... Depois a Marlene esteve um ano com esse moço cá e, entretanto, emigraram para a Alemanha, foram atrás de melhores condições."

Texto de Carla Ventura, TV 7 Dias, Impala. Adaptado para o velho AO por ATVTQsV.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

“Estou muito bem, senhores deputados”. Jovem adotada pela IURD nega estar em perigo em carta enviada ao Parlamento

http://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2018-03-13-Estou-muito-bem-senhores-deputados.-Jovem-adotada-pela-IURD-nega-estar-em-perigo-em-carta-enviada-ao-Parlamento#gs.0MxqsiI

 

Família e advogado têm dúvidas quanto à autoria da carta de jovem adoptada pela IURD

 
 
 
Isto futuramente vai tão dar um filme... E óbvio que a carta é falsa. Se o vídeo que a IURD lançou com os irmãos a falar era do mais fake e forçado que podia haver, quanto mais isto. Pobre Vera, nem imagino a pressão máxima a que deve estar a ser sujeita. 
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/03/2018 at 02:14, ZDK disse:

Brutal! :god:

Se calhar pode ser que apareça alguém com uma camisola dessas na Eurovisão.

Porém, existe um outro problema: no ano passado vimos o Salvador Sobral com uma camisola a dizer "S.O.S. REFUGEES" e tiveram forçadamente de retirá-la quando se aperceberam que os organizadores não podiam permitir camisolas com conteúdo "político", apesar do Salvador dizer o contrário. Se calhar isto pode criar mais expectativa noutros países (o caso, digamos).

Há dias, no Correio da Manhã, falaram sobre o lançamento (apesar de ser já um bocadinho atrasado) do Universal Truth e disseram que vai haver também a legendagem da série para francês, juntando-se às traduções em inglês, francês e alemão. A TVI poderá vender as reportagens para outras televisões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Vi esta série de jornalismo de investigação no mês passado, muito depois do hype inicial, e excelente trabalho, tenho a dizer (isto vindo de quem normalmente não vai à bola com o jornalismo da TVI). Acabei por ficar com vontade de ver os restantes desenvolvimentos e ver no que consequências é que isto terá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JDaman disse:

Vi esta série de jornalismo de investigação no mês passado, muito depois do hype inicial, e excelente trabalho, tenho a dizer (isto vindo de quem normalmente não vai à bola com o jornalismo da TVI). Acabei por ficar com vontade de ver os restantes desenvolvimentos e ver no que consequências é que isto terá.

Eu também vi que a qualidade da reportagem foi muito superior a qualquer coisa que a TVI costuma fazer na sua informação. Primaram pela qualidade e talvez foi esta a razão pela qual começaram a exportar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Promo da "segunda temporada" de O Segredo dos Deuses:

A primeira temporada chega à Alemanha no próximo domingo. Só não se sabe em que canal, mas a notícia da venda da série a um canal alemão já foi ecoada pela diáspora portuguesa na Suíça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 QUESTÕES PARA O MP
Como é que Justiça garante que vai “concluir o inquérito antes do verão” ( leia-se Ministério Público que tutela a investigação, leia-se Dra. Auristela que é a procuradora responsável por este inquérito das adoções ilegais da IURD) quando (FACTOS):
1-INVESTIGAÇÃO AINDA ESTÁ A DECORRER
2- OS ASSISTENTES ( mães a quem roubaram os filhos) AINDA ESTÃO A ENTREGAR REQUERIMENTOS EXIGINDO DILIGÊNCIAS DE PROVA
3- OS ADVOGADOS PEDIRAM PERÍCIAS ÀS ASSINATURAS DAS MÃES E O LABORATORIO DE POLÍCIA CIENTÍFICA AINDA NÃO ENTREGOU O RELATÓRIO FINAL
4- A ALICE, SECRETÁRIA DO BISPO MACEDO, E PRINCIPAL TESTEMUNHA NESTE PROCESSO AINDA NÃO FOI OUVIDA NO INQUÉRITO PELA PROCURADORA
5- PORQUE É QUE A PROCURADORA AURISTELA NÃO INVESTIGA O CASO DE PAULO BROVINI, UMA CRIANÇA QUE PASSOU NO LAR ILEGAL DA IURD, E QUE FOI ENCONTRADA PELAS AUTORIDADES BRASILEIRAS INDOCUMENTADA EM CASA DE UM PASTOR DA IURD NO BRASIL? A TVI ENTREGOU TODOS OS DOCUMENTOS A QUE TEVE ACESSO E QUE CONSTITUEM FORTES INDÍCIOS DA EXISTÊNCIA DE UMA REDE INTERNACIONAL DE TRÁFICO DE CRIANÇAS...esqueceu-se do caso do Paulo Brovini, da Marcinha, do Emanuel e das outras 26 crianças que o próprio bispo Julio Freitas, líder máximo da IURD em Portugal e o lar assumem ,em documentos que a TVI tem na sua posse, terem sido adotados até o ano 2001?

Facebook de Alexandra Borges
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comunicado - Movimento Verdade

No seguimento da reportagem veiculada pelo Jornal Expresso, este fim de semana, “investigação” das jornalistas, Joana Bastos e Raquel Moleiro, emitimos o seguinte comunicado, em virtude de considerarmos que esta reportagem foi fundamentada de forma tendenciosa e pejorativa para com os pais biológicos.

1 - O inquérito ainda não terminou, portanto, tudo o que se possa dizer, independentemente das fontes da justiça, é especulativo.

2 - No primeiro parágrafo fala-se de um lar e omite-se que é ilegal. Mais à frente as jornalistas admitem que não está licenciado – o que na prática quer dizer ilegal – e admitem que era lá que Segurança Social e tribunais colocavam crianças. As jornalistas não confrontaram estas entidades? Terão considerado normal este procedimento?

3 – Contradizem-se quando afirmam que todas as crianças que chegaram ao lar foram encaminhadas via tribunais ou Segurança Social para depois referirem que muitas crianças chegaram ao lar pelas mãos de familiares.

4 - O Expresso não fala do caso do Paulo Brovinni, uma criança portuguesa, que passou pelo lar ilegal da IURD, e foi encontrada indocumentada, na casa de um Pastor da IURD no Brasil.

Não fala o Expresso, nem a Justiça Portuguesa está a investigar este caso, apesar das jornalistas responsáveis pela investigação, O Segredo dos Deuses, Alexandra Borges e Judite França, terem feito chegar provas à Procuradora, Dr. Auristela Pereira, titular do processo.

5 - Sobre a intervenção da PGR Joana Marques Vidal, neste processo, nem uma palavra? Porquê? Será que não é importante que em 1999, a responsável máxima do departamento das adoções da Santa Casa da Misericórdia e outra colega tenham ido pessoalmente ter com a atual PGR ao tribunal de Menores denunciar esta grave situação e a senhora procuradora não tenha reduzido o depoimento delas a escrita, mas tenha avocado o processo para ficar mais de dois meses parado em cima da sua secretária?

6 – Difamaram uma mãe como prostituta, baseados em relatórios falsos da Segurança Social. 23 anos depois, é feita a mesma reprodução acrítica, sem qualquer elemento de prova, o que merece uma queixa deste movimento ao Sindicato dos Jornalistas contra quem assina este artigo.

7 - É mentira quando as jornalistas do semanário Expresso afirmam ter falado com todos os pais adotivos: não falaram com Alice de Andrade Katz, nem com Cristiane Cardoso.

8 – Como é possível que as jornalistas tenham ouvido Luís Andrade dizer que foram adotados por Alice Andrade por causa de dinheiro e não esclareçam a questão? Será que é porque não lhes interessa recolher os indícios que apontam para uma rede internacional de tráfico de crianças?

Face à gravidade das notícias veiculadas por este semanário e em representação dos 8000 portugueses que assinaram a petição #NÃO ADOTO ESTE SILÊNCIO iremos solicitar os seguintes esclarecimentos:

como tiveram as jornalistas acesso integral aos processos quando estes ainda estão em segredo de justiça?

Qual o resultado da investigação feita à Procuradora Geral da República Dr.ª Joana Marques Vidal? Como investigou a veracidade dos factos? Chamou Alice Andrade Katz? Viu as crianças? Ouviu a ama da Vera, Luís e Fábio? O que a levou a determinar que após queixas do IAC e da ama não havia motivos para alarme?

Como é que adoções feitas em 2004 já prescreveram?

Queremos saber do Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Dr. Edmundo Martinho, como determina que não houve, irregularidades no processo de adoções, quando a provedora Carmo Romão pede a confiança judicial dos menores para Alice Andrade em seu nome e não em nome da instituição que representa (procedimento irregular). Já foi ouvida a Dr.ª Maria do Carmo Romão? Já foi ouvida a Dr.ª Teresa Brandão coordenadora das adoções à época dos factos e que avisou a agora Procuradora Joana Marques Vidal de possíveis irregularidades à época?

Quem foram as Assistentes Sociais que fizeram a retirada das crianças? Como é que é considerado normal mandar crianças para lares sem alvará? Quem vai assumir a responsabilidade pelos maus tratos já testemunhados por jovens nas reportagens da TVI, O Segredo dos Deuses?

Quem vai assumir a responsabilidade pela jovem descartada como lixo, após 3 anos a viver com um bispo da IURD para posteriormente ser devolvida à Instituição? Quem vai assumir a responsabilidade pela falta de fiscalização a este lar? A Segurança Social vai indemnizar estes jovens por aquilo que os fez passar?

Como fornece o Hospital D. Estefânia, resultados de análises e processos médicos sigilosos a jornalistas?

Como andaram a medicar jovens para o HIV com retrovirais, baseados numa análise, sem contraprova?

Como é que Justiça garante que vai “concluir o inquérito antes do verão” (leia-se Ministério Público que tutela a investigação, leia-se Dra. Auristela que é a procuradora responsável por este inquérito) quando a investigação ainda está a decorrer; os assistentes do inquérito (mãe e pai) ainda estão a entregar requerimentos exigindo diligências de prova.

Os advogados pediram perícias às assinaturas das mães e o laboratório de polícia científica ainda não entregou o relatório final.

Alice Andrade, a secretária do bispo Macedo, e principal testemunha neste processo, ainda não foi ouvida pela procuradora.

Porque é que a procuradora não investiga o caso de Paulo Brovini, uma criança que passou no lar ilegal da IURD e que foi encontrada pelas autoridades brasileiras indocumentada em casa de um pastor da IURD no Brasil? A TVI entregou os documentos referentes a este caso e que provam a existência de uma rede internacional de tráfico de crianças.

27 crianças foram adotadas do lar como o próprio Júlio Freitas, à época líder da IURD em Portugal, assume num documento a que a TVI teve acesso.

Por último, e em virtude da denúncia de Luís Andrade Katz, em entrevista ao Expresso, sobre Alice ter ficado consigo e os seus irmãos por dinheiro, questionamos ainda o Ministério Público se mesmo assim não chamará a antiga secretária de Macedo a depor.

O Movimento Verdade, em representação de 8 mil peticionários e do cabal esclarecimento relativo a este roubo de crianças e para reposição da confiança dos portugueses nas suas instituições exige que sejam chamados a depor, Edir Bezerra Macedo, Viviane Freitas, Júlio Freitas, Cristiane Cardoso, Renato Cardoso, Romualdo Panceiro, Luís Andrade Katz, João Luis Urbaneja, Eliana Urbaneja, Maria do Carmo Romão, Joana Marques Vidal, Paulo Brovinni e como testemunhas que viveram a realidade deste lar ilegal, que sejam ouvidos todos os jovens que estão identificados à data dos factos.

Não nos revemos em notícias que não consideram todos os meios de prova, que ignoram os diários de Viviane Freitas e Cristiane Cardoso, nos seus blogues pessoais que confirmam e provam a escolha de crianças por fotografia e o envolvimento direto de Edir Macedo, ou os vídeos difundidos pela própria IURD com a exposição da vida destes jovens, incluindo a morte de Fábio, para obtenção do dízimo aos seus fiéis.

Não nos revemos quando ignoram a falsificação de documentos por Romualdo Panceiro no registo de nascimento de uma criança.

Queremos a responsabilização de todos os que direta ou indiretamente intervieram neste caso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...