srcbica Posted December 9, 2025 Posted December 9, 2025 há 3 minutos, ATVTQsV disse: Titanic é para ver legendado. Grinch é para ver legendado. O primeiro ainda não tem dobragem oficial, mas tenho medo de que haja uma dobragem a longo prazo. Qual é a lógica destas televisões? "Mais português, menos inglês"? Por isso é que o que é "familiar" já não é emitido na língua original com legendas? "O Lobo e o Leão" é familiar e foi emitido legendado. Não sei como, mas foi e ainda bem! 1 Quote
ATVTQsV Posted December 9, 2025 Posted December 9, 2025 há 1 minuto, srcbica disse: "O Lobo e o Leão" é familiar e foi emitido legendado. Não sei como, mas foi e ainda bem! O que me fez confusão foi Belle e Sebastião: A Nova Geração, adaptação mais "contemporânea", mas em vez de darem em francês, deram com dobragem e nomes aportuguesados. Algum filme, série ou novela em inglês, espanhol ou francês parece ser rejeitado pela audiência. Titanic e Sozinho em Casa (1-4) são os únicos "unicórnios" que ainda dão audiências com legendagem, sendo que o que antes era a regra, agora é a excepção. 1 Quote
srcbica Posted December 9, 2025 Posted December 9, 2025 há 2 minutos, ATVTQsV disse: O que me fez confusão foi Belle e Sebastião: A Nova Geração, adaptação mais "contemporânea", mas em vez de darem em francês, deram com dobragem e nomes aportuguesados. Algum filme, série ou novela em inglês, espanhol ou francês parece ser rejeitado pela audiência. Titanic e Sozinho em Casa (1-4) são os únicos "unicórnios" que ainda dão audiências com legendagem, sendo que o que antes era a regra, agora é a excepção. Acho que estás a exagerar um bocado. Posso concordar em relação ao filme "Belle e Sebastien", porque eu desconheço em que língua foram emitidos os originais. Se foram na língua original, a dobragem fez tanto sentido quanto a dobragem do "Rex" que foi transmitido na altura da Gabi/Luís Marques, porque, apesar de serem produtos para toda a família, existe uma habituação à língua num público que também contribui para a audiência. É justamente essa habituação que permite a emissão em áudio original dos "Sozinho em Casa", porque, se fosse hoje, com a desculpa de ser um filme também para crianças, dariam dobrados. Agora, em relação ao resto, acho desmedidos esse receio de que tudo venha dobrado e essa crença de que legendados já não dão audiência. 3 Quote
Maya Posted December 9, 2025 Posted December 9, 2025 há 16 horas, Max30 disse: Tarde de feriado a ver o "Titanic" na SIC. Por mais anos que passem, nunca me canso de rever o filme E a dar em modo "Especial" mas este nem é preciso mandar mail porque o filme é realmente especial Aos feriados deveria ser sempre cinema! Só de pensar que houve uma altura em que tínhamos "Feriadão"... felizmente esse surto acabou! Hão de passar 100 anos, que 'Titanic' continuará a ser sempre "especial" e transversal a todas as gerações. Da minha parte: "I'll never let go. I Promise" 8 Quote
ilovetv.2008 Posted December 9, 2025 Posted December 9, 2025 Não sei se comentaram aqui, mas já se promove a exibição do Sozinho em Casa este Natal e legendado, como manda a tradição. 3 4 Quote
Lee Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 Juro que não percebo a constante conversa do legendado vs dobrado. A maior parte dos filmes, como sempre aconteceu, tem passado com áudio original e legendas. Para além do Grinch, os únicos filmes que deram dobrados são viradas a um público mais infantil, pelo que, naturalmente, não passam legendados. Isso, sempre aconteceu, tanto na SIC, como na TVI ou na RTP1. Parece-me óbvio que a SIC não vai começar a emitir todos os filmes dobrados, muito menos clássicos como Titanic ou Sozinho em Casa. 1 6 Quote
srcbica Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 há 2 horas, Lee disse: Juro que não percebo a constante conversa do legendado vs dobrado. A maior parte dos filmes, como sempre aconteceu, tem passado com áudio original e legendas. Para além do Grinch, os únicos filmes que deram dobrados são viradas a um público mais infantil, pelo que, naturalmente, não passam legendados. Isso, sempre aconteceu, tanto na SIC, como na TVI ou na RTP1. Parece-me óbvio que a SIC não vai começar a emitir todos os filmes dobrados, muito menos clássicos como Titanic ou Sozinho em Casa. Eu também não estou a entender, mesmo não sabendo qual é o critério que a SIC usa, porque "A Filha do Rei", pela promo, pelo menos, parece ser tão infantil quanto "Mulan" (ou se calhar até é mais, já que está mesmo classificado como fantasia/infantil e o "Mulan" como filme de ação/aventura) e o primeiro vai passar legendado e o segundo dobrado. 1 Quote
George Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 Eu até acho que outro tipo de filmes faria sentido serem dobrados numa generalista, é mais inclusivo. 1 Quote
tuscano Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 há 22 horas, srcbica disse: Acho que estás a exagerar um bocado. Posso concordar em relação ao filme "Belle e Sebastien", porque eu desconheço em que língua foram emitidos os originais. Se foram na língua original, a dobragem fez tanto sentido quanto a dobragem do "Rex" que foi transmitido na altura da Gabi/Luís Marques, porque, apesar de serem produtos para toda a família, existe uma habituação à língua num público que também contribui para a audiência. É justamente essa habituação que permite a emissão em áudio original dos "Sozinho em Casa", porque, se fosse hoje, com a desculpa de ser um filme também para crianças, dariam dobrados. Agora, em relação ao resto, acho desmedidos esse receio de que tudo venha dobrado e essa crença de que legendados já não dão audiência. O Rex na versão ou adaptação italiana julgo que a SIC a transmitiu dobrada, tendo sido a única em que tal aconteceu, pois o original austríaco e a actual versão canadiana que passa no AXN sempre foram com legendas. Quote
OTalAntiquado Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 há 4 horas, tuscano disse: O Rex na versão ou adaptação italiana julgo que a SIC a transmitiu dobrada, tendo sido a única em que tal aconteceu, pois o original austríaco e a actual versão canadiana que passa no AXN sempre foram com legendas. Rex deu legendado na SIC, desde a estreia até sair da grelha. Quando voltaram com as novas temporadas, nos idos da década de 2010, por aí, foi dobrado e dava nas manhãs, se não me engano (e acho que durou pouco). 2 2 Quote
ATVTQsV Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 há 3 horas, OTalAntiquado disse: Rex deu legendado na SIC, desde a estreia até sair da grelha. Quando voltaram com as novas temporadas, nos idos da década de 2010, por aí, foi dobrado e dava nas manhãs, se não me engano (e acho que durou pouco). A série em Roma tinha estreado antes na SIC K, por ser dobrado puseram em horário infantil 1 Quote
Pedro M. Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 Confirma-se: a edição inédita do Circo de Montecarlo é transmitida na noite de 24. 3 3 Quote
D91 Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 há 9 minutos, Pedro M. disse: Confirma-se: a edição inédita do Circo de Montecarlo é transmitida na noite de 24. Essa noite devia ser reservada para filmes e não para o Circo. Péssima ideia. 2 Quote
Max30 Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 O ano passado correu bem o Circo na noite de 24 e acredito que este ano deva novamente liderar sem problemas (ainda para mais a concorrência deve ser fraca e a RTP1 também deverá emitir Circo). Se a ideia for dar o Sozinho em Casa ao final da tarde e o Circo à noite a SIC tem tudo para bombar durante esse período! 6 Quote
jt9 Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 (edited) Surpreende-me não apostarem novamente no "Sozinho em Casa" para o horário nobre. Ainda assim, é verdade que no ano passado o Circo funcionou muito bem à noite, e o "Sozinho em Casa" no final da tarde rebenta com tudo e puxa a grelha inteira. Edited December 10, 2025 by jt9 2 Quote
RMF_123 Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 há 5 minutos, jt9 disse: Surpreende-me não apostarem novamente no "Sozinho em Casa" para o horário nobre. Ainda assim, é verdade que no ano passado o Circo funcionou muito bem à noite, e o "Sozinho em Casa" no final da tarde rebenta com tudo e puxa a grelha inteira. No ano passado, o trio Sozinho em Casa + Jornal da Noite + Circo foi uma bombinha, devem querer repetir o esquema. A darem o SeC1 (ou o 2) às 18h até é capaz de fazer mais que o 3 no ano passado... Pode ser que deem o SeC2 no dia 25 à noite (ou às 18h na mesma e apostem numa estreia para as 21h30)... No ano passado deram o "Podia ter Esperado por Agosto" (Depois o 3 e o 4 devem ir para o meio das tardes dos dias 31 e 1, que certamente farão mais que qualquer outro filme às 16h.) 1 3 Quote
Pedro M. Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 Que comecem as listinhas. Quarta, 24 47° Festival Internacional do Circo de Montecarlo (estreia) Quinta, 25 Frozen - O Reino do Gelo Cinderella 9 1 Quote
Lee Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 há 9 minutos, Pedro M. disse: Que comecem as listinhas. Quarta, 24 47° Festival Internacional do Circo de Montecarlo (estreia) Quinta, 25 Frozen - O Reino do Gelo Cinderella Pensava que os filmes Frozen iam dar nos dias 24 e 25. 4 Quote
Pedro M. Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 há 2 minutos, Lee disse: Pensava que os filmes Frozen iam dar nos dias 24 e 25. Também eu. Como não têm mais nenhuma animação de destaque, devem dar o Frozen 2 no dia 31 ou 1. 4 Quote
Bruno31 Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 há 1 hora, Pedro M. disse: Também eu. Como não têm mais nenhuma animação de destaque, devem dar o Frozen 2 no dia 31 ou 1. Acredito que o Frozen 2 seja para a noite do dia 1 de Janeiro. Quote
Pedro M. Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 Quarta, 24 47° Festival Internacional do Circo de Montecarlo (estreia) Natal no Paraíso (estreia) Quinta, 25 Frozen - O Reino do Gelo Cinderella Sozinho em Casa Temos a certeza que compraram o Sozinho em Casa 2? Ainda não vi referência nenhuma, nem na lista da promo lá está, e como dão o 1 só dia 25... 9 Quote
VascoSantos Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 há 32 minutos, Pedro M. disse: Quarta, 24 47° Festival Internacional do Circo de Montecarlo (estreia) Natal no Paraíso (estreia) Quinta, 25 Frozen - O Reino do Gelo Cinderella Sozinho em Casa Temos a certeza que compraram o Sozinho em Casa 2? Ainda não vi referência nenhuma, nem na lista da promo lá está, e como dão o 1 só dia 25... Pois, também não sei se o exibem... Só se estiverem a pensar nele para o domingo, dia 28, em que não há Domingão como é habitual no último fim de semana do ano. Quote
jt9 Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 (edited) há 9 minutos, VascoSantos disse: Pois, também não sei se o exibem... Só se estiverem a pensar nele para o domingo, dia 28, em que não há Domingão como é habitual no último fim de semana do ano. À partida vai haver "Domingão". Já tinha sido dito há uns dias. Um artista disse que lhe adiaram uma atuação para esse dia. Edited December 13, 2025 by jt9 2 Quote
RMF_123 Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 há 1 hora, Pedro M. disse: Temos a certeza que compraram o Sozinho em Casa 2? Ainda não vi referência nenhuma, nem na lista da promo lá está, e como dão o 1 só dia 25... De facto, nas promos que saíram não parece que tenham alguma cena do 2º filme, mas já encontrei pelo menos uns sites onde dizem que vão dar o 1, o 2 e o 3 (não é que seja muito fiável)... Quote
Manu Tenry Posted December 13, 2025 Posted December 13, 2025 Adoro ver este telefilme Um Desejo de Natal!! Sobretudo para rever a personagem da Joana Soldado! Acho a beta francesa dela uma ternura 2 1 Quote
Recommended Posts