Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 3 minutos, ATVTQsV disse:

Titanic é para ver legendado.

Grinch é para ver legendado.

O primeiro ainda não tem dobragem oficial, mas tenho medo de que haja uma dobragem a longo prazo.

Qual é a lógica destas televisões? "Mais português, menos inglês"? Por isso é que o que é "familiar" já não é emitido na língua original com legendas?

"O Lobo e o Leão" é familiar e foi emitido legendado. Não sei como, mas foi e ainda bem!

• Thanks 1
Posted
há 1 minuto, srcbica disse:

"O Lobo e o Leão" é familiar e foi emitido legendado. Não sei como, mas foi e ainda bem!

O que me fez confusão foi Belle e Sebastião: A Nova Geração, adaptação mais "contemporânea", mas em vez de darem em francês, deram com dobragem e nomes aportuguesados.

Algum filme, série ou novela em inglês, espanhol ou francês parece ser rejeitado pela audiência. Titanic e Sozinho em Casa (1-4) são os únicos "unicórnios" que ainda dão audiências com legendagem, sendo que o que antes era a regra, agora é a excepção.

• Thanks 1
Posted
há 2 minutos, ATVTQsV disse:

O que me fez confusão foi Belle e Sebastião: A Nova Geração, adaptação mais "contemporânea", mas em vez de darem em francês, deram com dobragem e nomes aportuguesados.

Algum filme, série ou novela em inglês, espanhol ou francês parece ser rejeitado pela audiência. Titanic e Sozinho em Casa (1-4) são os únicos "unicórnios" que ainda dão audiências com legendagem, sendo que o que antes era a regra, agora é a excepção.

Acho que estás a exagerar um bocado. Posso concordar em relação ao filme "Belle e Sebastien", porque eu desconheço em que língua foram emitidos os originais. Se foram na língua original, a dobragem fez tanto sentido quanto a dobragem do "Rex" que foi transmitido na altura da Gabi/Luís Marques, porque, apesar de serem produtos para toda a família, existe uma habituação à língua num público que também contribui para a audiência. É justamente essa habituação que permite a emissão em áudio original dos "Sozinho em Casa", porque, se fosse hoje, com a desculpa de ser um filme também para crianças, dariam dobrados. Agora, em relação ao resto, acho desmedidos esse receio de que tudo venha dobrado e essa crença de que legendados já não dão audiência.

• Thanks 3
Posted
há 16 horas, Max30 disse:

Tarde de feriado a ver o "Titanic" na SIC. Por mais anos que passem, nunca me canso de rever o filme :adoro_xmas:

E a dar em modo "Especial" mas este nem é preciso mandar mail porque o filme é realmente especial :dog:

Aos feriados deveria ser sempre cinema! Só de pensar que houve uma altura em que tínhamos "Feriadão"... felizmente esse surto acabou!

Hão de passar 100 anos, que 'Titanic' continuará a ser sempre "especial" e transversal a todas as gerações. 

Da minha parte: "I'll never let go. I Promise" <3

• Love 8
Posted

Juro que não percebo a constante conversa do legendado vs dobrado. A maior parte dos filmes, como sempre aconteceu, tem passado com áudio original e legendas. Para além do Grinch, os únicos filmes que deram dobrados são viradas a um público mais infantil, pelo que, naturalmente, não passam legendados. Isso, sempre aconteceu, tanto na SIC, como na TVI ou na RTP1. Parece-me óbvio que a SIC não vai começar a emitir todos os filmes dobrados, muito menos clássicos como Titanic ou Sozinho em Casa.

• Like 1
  • Thanks 6
Posted
há 2 horas, Lee disse:

Juro que não percebo a constante conversa do legendado vs dobrado. A maior parte dos filmes, como sempre aconteceu, tem passado com áudio original e legendas. Para além do Grinch, os únicos filmes que deram dobrados são viradas a um público mais infantil, pelo que, naturalmente, não passam legendados. Isso, sempre aconteceu, tanto na SIC, como na TVI ou na RTP1. Parece-me óbvio que a SIC não vai começar a emitir todos os filmes dobrados, muito menos clássicos como Titanic ou Sozinho em Casa.

Eu também não estou a entender, mesmo não sabendo qual é o critério que a SIC usa, porque "A Filha do Rei", pela promo, pelo menos, parece ser tão infantil quanto "Mulan" (ou se calhar até é mais, já que está mesmo classificado como fantasia/infantil e o "Mulan" como filme de ação/aventura) e o primeiro vai passar legendado e o segundo dobrado.

• Like 1
Posted
há 22 horas, srcbica disse:

Acho que estás a exagerar um bocado. Posso concordar em relação ao filme "Belle e Sebastien", porque eu desconheço em que língua foram emitidos os originais. Se foram na língua original, a dobragem fez tanto sentido quanto a dobragem do "Rex" que foi transmitido na altura da Gabi/Luís Marques, porque, apesar de serem produtos para toda a família, existe uma habituação à língua num público que também contribui para a audiência. É justamente essa habituação que permite a emissão em áudio original dos "Sozinho em Casa", porque, se fosse hoje, com a desculpa de ser um filme também para crianças, dariam dobrados. Agora, em relação ao resto, acho desmedidos esse receio de que tudo venha dobrado e essa crença de que legendados já não dão audiência.

O Rex na versão ou adaptação italiana julgo que a SIC a transmitiu dobrada, tendo sido a única em que tal aconteceu, pois o original austríaco e a actual versão canadiana que passa no AXN sempre foram com legendas.

Posted
há 4 horas, tuscano disse:

O Rex na versão ou adaptação italiana julgo que a SIC a transmitiu dobrada, tendo sido a única em que tal aconteceu, pois o original austríaco e a actual versão canadiana que passa no AXN sempre foram com legendas.

Rex deu legendado na SIC, desde a estreia até sair da grelha. Quando voltaram com as novas temporadas, nos idos da década de 2010, por aí, foi dobrado e dava nas manhãs, se não me engano (e acho que durou pouco).

• Like 2
  • Thanks 2
Posted
há 3 horas, OTalAntiquado disse:

Rex deu legendado na SIC, desde a estreia até sair da grelha. Quando voltaram com as novas temporadas, nos idos da década de 2010, por aí, foi dobrado e dava nas manhãs, se não me engano (e acho que durou pouco).

A série em Roma tinha estreado antes na SIC K, por ser dobrado puseram em horário infantil

• Like 1
Posted
há 9 minutos, Pedro M. disse:

Confirma-se: a edição inédita do Circo de Montecarlo é transmitida na noite de 24.

Essa noite devia ser reservada para filmes e não para o Circo. Péssima ideia.

• Thanks 2
Posted

O ano passado correu bem o Circo na noite de 24 e acredito que este ano deva novamente liderar sem problemas (ainda para mais a concorrência deve ser fraca e a RTP1 também deverá emitir Circo).

Se a ideia for dar o Sozinho em Casa ao final da tarde e o Circo à noite a SIC tem tudo para bombar durante esse período!

• Like 6
Posted (edited)

Surpreende-me não apostarem novamente no "Sozinho em Casa" para o horário nobre.

Ainda assim, é verdade que no ano passado o Circo funcionou muito bem à noite, e o "Sozinho em Casa" no final da tarde rebenta com tudo e puxa a grelha inteira. :cryhappy:

Edited by jt9
  • Thanks 2
Posted
há 5 minutos, jt9 disse:

Surpreende-me não apostarem novamente no "Sozinho em Casa" para o horário nobre.

Ainda assim, é verdade que no ano passado o Circo funcionou muito bem à noite, e o "Sozinho em Casa" no final da tarde rebenta com tudo e puxa a grelha inteira. :cryhappy:

No ano passado, o trio Sozinho em Casa + Jornal da Noite + Circo foi uma bombinha, devem querer repetir o esquema. A darem o SeC1 (ou o 2) às 18h até é capaz de fazer mais que o 3 no ano passado... Pode ser que deem o SeC2 no dia 25 à noite (ou às 18h na mesma e apostem numa estreia para as 21h30)... No ano passado deram o "Podia ter Esperado por Agosto" :mosking:

(Depois o 3 e o 4 devem ir para o meio das tardes dos dias 31 e 1, que certamente farão mais que qualquer outro filme às 16h.)

• Like 1
  • Love 3
Posted
há 9 minutos, Pedro M. disse:

Que comecem as listinhas. :adoro_xmas:

Quarta, 24

• 47° Festival Internacional do Circo de Montecarlo (estreia)

Quinta, 25

• Frozen - O Reino do Gelo
  • Cinderella

Pensava que os filmes Frozen iam dar nos dias 24 e 25.

• Like 4
Posted
há 2 minutos, Lee disse:

Pensava que os filmes Frozen iam dar nos dias 24 e 25.

Também eu.

Como não têm mais nenhuma animação de destaque, devem dar o Frozen 2 no dia 31 ou 1.

• Like 4
Posted
há 1 hora, Pedro M. disse:

Também eu.

Como não têm mais nenhuma animação de destaque, devem dar o Frozen 2 no dia 31 ou 1.

Acredito que o Frozen 2 seja para a noite do dia 1 de Janeiro. 

Posted

Quarta, 24

• Natal no Paraíso (estreia)

Quinta, 25

• Frozen - O Reino do Gelo
  • Cinderella
  • Sozinho em Casa

Temos a certeza que compraram o Sozinho em Casa 2? Ainda não vi referência nenhuma, nem na lista da promo lá está, e como dão o 1 só dia 25...

• Like 9
Posted
há 32 minutos, Pedro M. disse:

Quarta, 24

• Natal no Paraíso (estreia)

Quinta, 25

• Frozen - O Reino do Gelo
  • Cinderella
  • Sozinho em Casa

Temos a certeza que compraram o Sozinho em Casa 2? Ainda não vi referência nenhuma, nem na lista da promo lá está, e como dão o 1 só dia 25...

Pois, também não sei se o exibem...

Só se estiverem a pensar nele para o domingo, dia 28, em que não há Domingão como é habitual no último fim de semana do ano.

Posted (edited)
há 9 minutos, VascoSantos disse:

Pois, também não sei se o exibem...

Só se estiverem a pensar nele para o domingo, dia 28, em que não há Domingão como é habitual no último fim de semana do ano.

À partida vai haver "Domingão". Já tinha sido dito há uns dias. Um artista disse que lhe adiaram uma atuação para esse dia.

Edited by jt9
  • Sad 2
Posted
há 1 hora, Pedro M. disse:

De facto, nas promos que saíram não parece que tenham alguma cena do 2º filme, mas já encontrei pelo menos uns sites onde dizem que vão dar o 1, o 2 e o 3 (não é que seja muito fiável)...