Jump to content

Demografia


tjspy

Posts Recomendados

há 5 minutos, Tiago João disse:

Eu moro numa aldeia com 2500 habitantes :mosking: E a minha freguesia tem 8500 xD Dependa da tua localização. Se não houver nada maior, em termos populacionais, à volta, é se elevado a freguesia ou até concelho com menos habitantes. Barrancos é um desses casos, é um concelho (com uma única freguesia) com 1800 pessoas, porque não há mais "nada" há volta xD

Isso até devia ser proibido de ser denominado de aldeia :lol:

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha aldeia com 2500 habitantes acaba por ter várias aldeiazinhas dentro da aldeia :mosking: Mas não pode ser vila porque não tem, de todo, as infraestruturas necessárias e não pode ser freguesia porque não justifica criar outra consideravelmente pequena em área (comparada à atual). Só em Lisboa é que acontece isso de haver freguesias minúsculas porque lá a população por km quadrado é realmente exurbitante :ph34r:

A minha aldeia inicialmente eram vários casais espalhados, mas aumentaram e ligaram-se todos formando uma super aldeia :mosking: Ou seja, é como várias mini-aldeias ligadas. Há locais onde já não se distinguem os casais (em quase todo o lado xD), mas por acaso o meu casal ainda não se ligou (por pouco) a nada e ganhámos recentemente uma tabuleta! Eu agora gosto de chamar ao meu casal aldeia, porque é um casal já com 30 pessoas :mosking: Até já fizemos este ano pela primeira vez uma festa cá na terra, durante 2 noites :haha: Não foi em honra de Santo nenhum porque não temos igreja né. Até é nítida a divisão entre a área velha (minha casa e meus familiares) e a área nova por cima - ficamos num vale (com alguns condomínios e sem idosos) :mosking:

há 1 minuto, Corey Taylor disse:

Ano menos ano esta aldeia aqui vai ficar quase desertificada, na aldeia da minha avó paterna vivem menos de 10 pessoas. 

Moras em que zona do país?

Por acaso tenho umas amigas cujos pais e avós moravam na zona de Oleiros/Sertã e depois os pais delas mudaram-se para aqui e elas nasceram já cá. A aldeia dos avós paternos está desabitada e a dos paternos tem 4 habitantes :( Esta última (já vi em fotos) é lindíssima :( E tem uma igreja e boa quantidade de casas em volta dela, parece quase um Santuário, mas parece que perdeu utilidade porque nem sei se há lá missa para 4 pessoas...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Tiago João disse:

A minha aldeia inicialmente eram vários casais espalhados, mas aumentaram e ligaram-se todos formando uma super aldeia :mosking: Ou seja, é como várias mini-aldeias ligadas. Há locais onde já não se distinguem os casais (em quase todo o lado xD), mas por acaso o meu casal ainda não se ligou (por pouco) a nada e ganhámos recentemente uma tabuleta! Eu agora gosto de chamar ao meu casal aldeia, porque é um casal já com 30 pessoas :mosking: Até já fizemos este ano pela primeira vez uma festa cá na terra, durante 2 noites :haha: Não foi em honra de Santo nenhum porque não temos igreja né. Até é nítida a divisão entre a área velha (minha casa e meus familiares) e a área nova por cima - ficamos num vale (com alguns condomínios e sem idosos) :mosking:

Estes miúdos hoje em dia casam muito cedo. :ph34r:

Spoiler
Spoiler

Hey, eu sei que não é isso! Mas também não sabia que isso era um conceito utilizado na Geografia, mas tenho desculpa, não tenho Geografia. :haha:

 

 

  • Gosto 2
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Corey Taylor disse:

Ano menos ano esta aldeia aqui vai ficar quase desertificada, na aldeia da minha avó paterna vivem menos de 10 pessoas. 

É pena isso acontecer :(

há 5 minutos, Tiago João disse:

A minha aldeia com 2500 habitantes acaba por ter várias aldeiazinhas dentro da aldeia :mosking: Mas não pode ser vila porque não tem, de todo, as infraestruturas necessárias e não pode ser freguesia porque não justifica criar outra consideravelmente pequena em área (comparada à atual). Só em Lisboa é que acontece isso de haver freguesias minúsculas porque lá a população por km quadrado é realmente exurbitante :ph34r:

A minha aldeia inicialmente eram vários casais espalhados, mas aumentaram e ligaram-se todos formando uma super aldeia :mosking: Ou seja, é como várias mini-aldeias ligadas. Há locais onde já não se distinguem os casais (em quase todo o lado xD), mas por acaso o meu casal ainda não se ligou (por pouco) a nada e ganhámos recentemente uma tabuleta! Eu agora gosto de chamar ao meu casal aldeia, porque é um casal já com 30 pessoas :mosking: Até já fizemos este ano pela primeira vez uma festa cá na terra, durante 2 noites :haha: Não foi em honra de Santo nenhum porque não temos igreja né. Até é nítida a divisão entre a área velha (minha casa e meus familiares) e a área nova por cima - ficamos num vale (com alguns condomínios e sem idosos) :mosking:

Casais? Como assim?

Ah, já percebi :lol:

Editado por SIM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, SIM disse:

É pena osso acontecer :(

É pena mesmo, porque o concelho em si têm tido um grande potencial a nível turístico até fizeram 2 hoteis (um de 4 estrelas e outro de 5 ao lado do Rio Douro) só que a cada ano que passa isto só têm vida na altura de Julho e Agosto porque é quando os emigrantes tão cá todos a passar férias porque depois disto é uma monotonia total. 

Editado por Corey Taylor
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, D007 disse:

Estes miúdos hoje em dia casam muito cedo. :ph34r:

  Ocultar conteúdo
  Ocultar conteúdo

Hey, eu sei que não é isso! Mas também não sabia que isso era um conceito utilizado na Geografia, mas tenho desculpa, não tenho Geografia. :haha:

 

 

 

Agora mesmo, SIM disse:

É pena osso acontecer :(

Casais? Como assim?

Casais, tipo, pequenos conjuntos de casas :mosking: Geralmente compostos por mais que 1 rua pequenas (daí não se chamar rua ou travessia, mas sim casal :P ).

há 1 minuto, Corey Taylor disse:

É pena mesmo, porque o concelho em si têm tido um grande potencial a nível turístico até fizeram 2 hoteis (um de 4 estrelas e outro de 5 ao lado do Rio Douro) só que a cada ano que passa isto só têm vida na altura de Julho e Agosto porque é quando os emigrantes tão cá todos a passar férias porque depois disto é uma monotonia total. 

Tu continuas a morar no concelho certo? :P Há mais jovens? Como é a experiência?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Tiago João disse:

Moras em que zona do país?

Por acaso tenho umas amigas cujos pais e avós moravam na zona de Oleiros/Sertã e depois os pais delas mudaram-se para aqui e elas nasceram já cá. A aldeia dos avós paternos está desabitada e a dos paternos tem 4 habitantes :( Esta última (já vi em fotos) é lindíssima :( E tem uma igreja e boa quantidade de casas em volta dela, parece quase um Santuário, mas parece que perdeu utilidade porque nem sei se há lá missa para 4 pessoas...

Sou de Baião. 

há 4 minutos, Tiago João disse:

Tu continuas a morar no concelho certo? :P Há mais jovens? Como é a experiência?

Sim continuo mas durante o ano tou durante a semana fora porque estou a estudar numa Escola Profissional Agrícola fora do concelho, há muitos jovens aqui mas maior parte tá a estudar fora na Universidade ou emigrados, é uma experiência boa viver num concelho calmo mas também satura as vezes porque não se tem muitos sítios para onde ir e chateia um pouco. 

Editado por Corey Taylor
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Corey Taylor disse:

Sou de Baião. 

Fui ver e esse concelho ainda é bastante populoso comparado com alguns :mosking: Se bem que perdeu 1/3 da população em 50 anos :S Mas por exemplo Oleiros, passou de 15 mil a 5 mil pessoas nesse mesmo tempo, perdendo 2/3 :S

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tiago João disse:

Fui ver e esse concelho ainda é bastante populoso comparado com alguns :mosking: Se bem que perdeu 1/3 da população em 50 anos :S Mas por exemplo Oleiros, passou de 15 mil a 5 mil pessoas nesse mesmo tempo, perdendo 2/3 :S

Perdeu uma população ainda significativa mas a tendência é vir sempre a diminuir nestes concelhos mais perto ou no interior do país, eu não me posso queixar muito na localização da minha terrinha, por acaso tou perto da cidade do Porto, a uns 60 km de Vila Real e a 1h de Braga mais ao menos. :P 

Editado por Corey Taylor
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Corey Taylor disse:

Perdeu uma população ainda significativa mas a tendência é vir sempre a diminuir nestes concelhos mais perto ou no interior do país, eu não me posso queixar muito na localização da minha terrinha, por acaso :P 

Pois, exato, o mais caótico é mesmo lá no Interior :S Nesse caso que mostrei, um concelho que perdeu 66% da população nos últimos anos pode antever-se que em 2030, por aí, esteja muito perto de estar deserto :S E o problema é que não vai ser só esse, mas todos à volta :|

Já agora, a título de exemplo, a freguesia (que agora foi fundida com outra) dessas minhas amigas :P

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amieira_(Oleiros)

A freguesia INTEIRA tem 116 habitantes: 3 crianças e 4 jovens - 57% idosos +65

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entrando no tema, a aldeia da minha avó (no interior, concelho de Celorico da Beira) está cada vez mais deserta. Da última vez que lá fui a maioria das casas estava ao abandono, é triste. E até o único café/minimercado da aldeia fechou, agora não há mesmo nada. O problema é que também ninguém quer repovoar estas regiões pois não há futuro ali, há pouco investimento naquelas zonas.

Falando da minha zona, o concelho de Coimbra nos últimos anos perdeu 7% da população, muita gente saiu por falta de trabalho/oportunidades. :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://ensina.rtp.pt/artigo/quem-eram-os-retornados/

Citação

Foram cerca de 600 mil os portugueses que regressaram a Portugal, após a revolução de 1974, na sequência do processo de descolonização. Ficaram conhecidos como os “retornados”, mas muitos haviam nascido fora do país e não tinham para onde "regressar".

(...)

Estudos recentes mostram que a maioria se fixou junto do litoral, nas zonas de Lisboa, Porto e Setúbal e, também que, de um modo geral, esta população apresentava índices mais elevados de escolaridade que o resto do país.

Assim foi depois do 25 de abril. Recebemos cerca de 600 000 pessoas e a maioria ficou no litoral.

Como será agora, se recebermos todos aqueles que creio que já possam ser denominados de retornados da Venezuela? São cerca de 500 000 pessoas. Para onde irão? Muitos já voltaram para onde tinham as suas raízes. Nos dias de hoje, convém recordar como aguentámos receber tanta gente depois do 25 de abril; convém recordar como era o país da altura e a sua sociedade. Convém recordar para corrigir na atualidade os erros que possam ter existido, que prejudicaram quem veio e quem estava, para que possamos fazer melhor desta vez.

Entrando no tema aqui discutido, pergunto: "Quantos têm as suas raízes no interior?"; "Quantos estão dispostos a repovoar o interior?".

Retornados da Venezuela.

Está lançado o tema para discussão aqui no tópico de "Demografia" do fórum atv.

Spoiler

Prós e Contras.jpg

 

Editado por srcbica
  • Gosto 3
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corrijam-me se estiver errado, mas a maioria dos emigrantes na Venezuela não são naturais da Madeira? :dontknow: Penso que a maioria das suas raízes está lá.

há 45 minutos, srcbica disse:

http://ensina.rtp.pt/artigo/quem-eram-os-retornados/

Assim foi depois do 25 de abril. Recebemos cerca de 600 000 pessoas e a maioria ficou no litoral.

Como será agora, se recebermos todos aqueles que creio que já possam ser denominados de retornados da Venezuela? São cerca de 500 000 pessoas. Para onde irão? Muitos já voltaram para onde tinham as suas raízes. Nos dias de hoje, convém recordar como aguentámos receber tanta gente depois do 25 de abril; convém recordar como era o país da altura e a sua sociedade. Convém recordar para corrigir na atualidade os erros que possam ter existido, que prejudicaram quem veio e quem estava, para que possamos fazer melhor desta vez.

Entrando no tema aqui discutido, pergunto: "Quantos têm as suas raízes no interior?"; "Quantos estão dispostos a repovoar o interior?".

Retornados da Venezuela.

Está lançado o tema para discussão aqui no tópico de "Demografia" do fórum atv.

  Ocultar conteúdo

Prós e Contras.jpg

 

Ela já está pronta! :cool:

HrCcTDR.gif

  • Gosto 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era bom que fossem para o interior :mosking: 500 mil é um grande número, já justificava bastante investimento nalguma zona mais desertificada!

há 59 minutos, JoanaSantos disse:

acham  que faz sentido a fusão de freguesias bastante populosas (como fizeram em Oeiras ou na Amadora)?

Talvez não... Porque a ideia de uma freguesia é ajudar na organização do espaço e da população e quanto mais gente tiver, mais dificil se pode tornar (bem como quanto menos gente tiver, menos sentido faz existir uma Junta de Freguesia xD). Nas freguesias pouco populosas acho que faz mais sentido... Não é sustentável ter freguesias com 50 pessoas :S Mas vá, as Juntas de Freguesia ainda se "comem", o pior mesmo é concelhos (o que implica ter uma câmara) em locais com 2000 pessoas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Tiago João disse:

Porque a ideia de uma freguesia é ajudar na organização do espaço e da população e quanto mais gente tiver, mais dificil se pode tornar (bem como quanto menos gente tiver, menos sentido faz existir uma Junta de Freguesia xD)

Pequena correção: a ideia de uma freguesia é ajudar a dar tacho a quem não quer fazer nada. :ph34r:

Editado por D007
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, JoanaSantos disse:

acham  que faz sentido a fusão de freguesias bastante populosas (como fizeram em Oeiras ou na Amadora)?

As freguesias populosas nunca deviam ser fundidas.. Mas o problema é que se o governo abrisse excepções para alguns concelhos os outros iriam reclamar e iriam atrasar o processo. Mas já que as fusões já foram feitas e não houve grande contestação, o governo agora podia restaurar algumas freguesias principalmente as mais populosas. 

há 4 horas, srcbica disse:

http://ensina.rtp.pt/artigo/quem-eram-os-retornados/

Assim foi depois do 25 de abril. Recebemos cerca de 600 000 pessoas e a maioria ficou no litoral.

Como será agora, se recebermos todos aqueles que creio que já possam ser denominados de retornados da Venezuela? São cerca de 500 000 pessoas. Para onde irão? Muitos já voltaram para onde tinham as suas raízes. Nos dias de hoje, convém recordar como aguentámos receber tanta gente depois do 25 de abril; convém recordar como era o país da altura e a sua sociedade. Convém recordar para corrigir na atualidade os erros que possam ter existido, que prejudicaram quem veio e quem estava, para que possamos fazer melhor desta vez.

Entrando no tema aqui discutido, pergunto: "Quantos têm as suas raízes no interior?"; "Quantos estão dispostos a repovoar o interior?".

Retornados da Venezuela.

Está lançado o tema para discussão aqui no tópico de "Demografia" do fórum atv.

 

Há uns anos houve uma polémica em Vila de Rei porque queriam repovoar o concelho com brasileiros. Eles podiam recuperar essa ideia e ajudar os imigrantes da Venezuela.  

há 4 horas, JoanaSantos disse:

É grave a situação dos emigrantes na Venezuela, mas já há bastante tempo que sabiam que as coisas poderiam piorar. Porque não se preocuparam com o futuro e começaram a tomar providências?

As pessoas pensam sempre que as coisas vão melhorar e dá nisto. É o defeito do português que acredita sempre que a esperança é a última a morrer. 

Editado por Manuel Silva
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Tiago João disse:

Pois, exato, o mais caótico é mesmo lá no Interior :S Nesse caso que mostrei, um concelho que perdeu 66% da população nos últimos anos pode antever-se que em 2030, por aí, esteja muito perto de estar deserto :S E o problema é que não vai ser só esse, mas todos à volta :|

Já agora, a título de exemplo, a freguesia (que agora foi fundida com outra) dessas minhas amigas :P

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amieira_(Oleiros)

A freguesia INTEIRA tem 116 habitantes: 3 crianças e 4 jovens - 57% idosos +65

É um grande problema o interior ficar desertificado daqui a uns anos, porque devia-se apostar mais nessas regiões nem que fosse a nível turístico. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Corey Taylor disse:

É um grande problema o interior ficar desertificado daqui a uns anos, porque devia-se apostar mais nessas regiões nem que fosse a nível turístico. 

Eles a nível turístico até têm investido, mas o turismo não paga contas. Vêm meia dúzia de turistas num dia,  depois meia dúzia passa uma semana, depois outra meia dúzia passa três meses, mas o que eles precisam é de pessoas a viver nas aldeias. Mas o que leva uma pessoa com um bom emprego, a viver no centro da cidade com tudo o que precisa, a mudar-se para uma aldeia isolada? Bem, há 15 anos, os meus pais mudaram-se para uma aldeia, quando tinham tudo na cidade, mas era uma aldeia que entre as 7 e as 19 tinha autocarros de hora em hora (a minha mãe ainda não tinha a carta), um mini mercado a 50 metros, pastelaria/café a 100 metros, pão porta a porta, peixe porta a porta, congelados porta a porta, mais as áreas que são muito maiores do que quando vivia na cidade. Sem falar no à vontade com que se anda na rua. Eu posso andar de chinelos, que ninguém vai comentar. As aldeias precisam de investimento. Inexistência de transportes públicos é uma condicionante para metade dos portugueses. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, SIM disse:

Eles a nível turístico até têm investido, mas o turismo não paga contas. Vêm meia dúzia de turistas num dia,  depois meia dúzia passa uma semana, depois outra meia dúzia passa três meses, mas o que eles precisam é de pessoas a viver nas aldeias. Mas o que leva uma pessoa com um bom emprego, a viver no centro da cidade com tudo o que precisa, a mudar-se para uma aldeia isolada? Bem, há 15 anos, os meus pais mudaram-se para uma aldeia, quando tinham tudo na cidade, mas era uma aldeia que entre as 7 e as 19 tinha autocarros de hora em hora (a minha mãe ainda não tinha a carta), um mini mercado a 50 metros, pastelaria/café a 100 metros, pão porta a porta, peixe porta a porta, congelados porta a porta, mais as áreas que são muito maiores do que quando vivia na cidade. Sem falar no à vontade com que se anda na rua. Eu posso andar de chinelos, que ninguém vai comentar. As aldeias precisam de investimento. Inexistência de transportes públicos é uma condicionante para metade dos portugueses. 

Concordo com tudo o que dizes e uma das maiores condicionantes na terra onde vivo é os transportes e a falta de alternativas para fazer compras e serviços, na aldeia as pessoas tem uma vantagem é que se ajudam umas as outras e também há outro aspeto negativo que há pessoas muito coscuvilheiro e que se gostam de meter na vida dos outros. ( :lol: )

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Corey Taylor disse:

Concordo com tudo o que dizes e uma das maiores condicionantes na terra onde vivo é os transportes e a falta de alternativas para fazer compras e serviços, na aldeia as pessoas tem uma vantagem é que se ajudam umas as outras e também há outro aspeto negativo que há pessoas muito coscuvilheiro e que se gostam de meter na vida dos outros. ( :lol: )

Nem é preciso ir para uma aldeia... basta viver num bairro ou num prédio. :rolleyes::haha:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...