Jump to content

Demografia


tjspy

Posts Recomendados

há 4 minutos, Tiago João disse:

Aparece tudo, pode é não dar para ver o nome xD Nas seções aparece em vez do nome, um número, e nas subseções muitas vezes na periferia da aldeia principal aparece como "Residual" :haha:

Gente, o Piódão disparou de 178 para 222 :ph34r::party:

Como é que se vê mesmo? :ph34r: Eu clico no nome da aldeia e não aparece nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Tiago João disse:

Aparece tudo, pode é não dar para ver o nome xD Nas seções aparece em vez do nome, um número, e nas subseções muitas vezes na periferia da aldeia principal aparece como "Residual" :haha:

Gente, o Piódão disparou de 178 para 222 :ph34r::party:

O Piódão agora está na moda. :haha: Há uns anos quando falámos na aldeia na escola (primária, ainda), nem sem ouvia falar muito, e mesmo nós só falávamos por causa do xisto das casas. Ultimamente tem aparecido imenso em roteiros turísticos, penso que até fizeram um Inatel lá. Além de ter sido eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias, recentemente.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, SIM disse:

Como é que se vê mesmo? :ph34r: Eu clico no nome da aldeia e não aparece nada.

Vais à barrinha ao lado do mapa :P Clicas no icóne "Auto Indentifcar Informação Estatística". Metes a opção "Freguesia" e ao deslizares o cursor pelas freguesias aparece a informação :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Tiago João disse:

@Televisão 10 Vais a este link: http://mapas.ine.pt/map.phtml

Onde diz: "Pesquisa por:" Escolhes "Freguesia" e escreves o nome da tua freguesia. Vai aparecer-te um zoom dela no mapa (ou então abre uma caixa com várias opções de freguesias com o mesmo nome e encontras a tua :mosking: ). Estando na freguesia, vai a uma espécie de "Barra de Ferramentas" do lado direito do mapa e clicas no icóne em que quando passas o cursor por ele diz "Auto identificar informação estatística". Depois de clicares, passas e deixas o cursor em cima da tua freguesia e vão aparecer informações ao lado. Onde diz "população residente total" é a população segundo os últimos Censos de 2011 e onde disser "População Presente Total" é a população em tempo real (já atualizada com as mortes, nascimentos, emigrantes e imigrantes da freguesia em tempo real). :yes: 

Depois diz se é animador o resultado :mosking:

 

Obrigado pelas indicações. Não sei se são animadores os resultados, mas penso que sim, dado tratar-se de uma freguesia rural.

Nos Censos 2011, apresentava 2133 habitantes, agora 2032. Perdeu, portanto 101 habitantes, o que não é muito positivo.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Televisão 10 disse:

Obrigado pelas indicações. Não sei se são animadores os resultados, mas penso que sim, dado tratar-se de uma freguesia rural.

Nos Censos 2011, apresentava 2133 habitantes, agora 2032. Perdeu, portanto 101 habitantes, o que não é muito positivo.

A minha é uma freguesia bem litoral, com grande costa e que de 2001 para 2011 subiu de 6900 para 8500. De 2011 para agora caiu aos 8100 :ph34r: Parece que o crescimento parou :mosking: Mas já é um valor bom e mais começa a ser mau... Mas não deixa de ser curioso xD Aliás, o concelho perdeu 3 mil pessoas, claro que ainda sobram quase 77 mil :mosking:

Outra coisa engraçada é que as freguesias mais pequenas estão a parar de cair ou até a subir algumas! Mido, em Vila Real, tinha, em 2011, 46 habitantes e agora tem 52! Adoro estes caso de recuperação :D

No teu caso, não é muito bom mas é o "normal" :P É preocupante, dado que 100 pessoas numa freguesia com 2000 já é alguma coisa, mas não é mais preocupante que o resto do interior xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

A minha é uma freguesia bem litoral, com grande costa e que de 2001 para 2011 subiu de 6900 para 8500. De 2011 para agora caiu aos 8100 :ph34r: Parece que o crescimento parou :mosking: Mas já é um valor bom e mais começa a ser mau... Mas não deixa de ser curioso xD Aliás, o concelho perdeu 3 mil pessoas, claro que ainda sobram quase 77 mil :mosking:

Outra coisa engraçada é que as freguesias mais pequenas estão a parar de cair ou até a subir algumas! Mido, em Vila Real, tinha, em 2011, 46 habitantes e agora tem 52! Adoro estes caso de recuperação :D

No teu caso, não é muito bom mas é o "normal" :P É preocupante, dado que 100 pessoas numa freguesia com 2000 já é alguma coisa, mas não é mais preocupante que o resto do interior xD

A minha freguesia além de ser rural, também é litoral. Aliás, é das maiores do concelho, porém grande parte é ocupada com floresta. Também há muita emigração na freguesia, casas que estão fechadas quase o ano inteiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

A minha freguesia além de ser rural, também é litoral. Aliás, é das maiores do concelho, porém grande parte é ocupada com floresta. Também há muita emigração na freguesia, casas que estão fechadas quase o ano inteiro...

A minha também é considerada rural :haha: Porque é um pouco extensa até. É estranho, geralmente as que estão no litoral tem mais gente :mosking: É no litoral alentejano?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Tiago João disse:

A minha também é considerada rural :haha: Porque é um pouco extensa até. É estranho, geralmente as que estão no litoral tem mais gente :mosking: É no litoral alentejano?

É na Figueira da Foz. A minha foto de perfil em cada mês é uma imagem do concelho. Este mês, da ponte.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma longa orgazinação automática de dados no Excel pesquisa, descobri finalmente a freguesia menos habitada do país inteiro! (que agora deixou de ser, porque foi agregada a outras 3, mas as 4 somadas mesmo assim tem cerca de 230 habitantes :haha: ).

Ela é: Soutelo Mourisco, com 31 habitantes! :party:Localizada no concelho de Macedo de Cavaleiros :yes:

Editado por Tiago João
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...

https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0008272&contexto=bd&selTab=tab2

Alcoutim (distrito de Faro) é o primeiro e único (até agora) município português em que o número de idosos com mais de 65 anos superou o grupo etário com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos, tendo a camada idosa se tornado a classe dominante a nível municipal. A população em idade ativa é de 981 habitantes, já a população idosa situa-se 1 095 habitantes, sendo este um caso único a nível a nacional. A população idosa representa 45.6% da população residente (sendo que a média nacional se situa nos 20%). 

O concelho contém apenas cerca de 2 400 habitantes. Ocupa a 303ºposição no top de concelhos, por população, em 308 municípios, sendo que se excluirmos os arquipélagos da equação, o concelho é mesmo o menos habitado, perdendo somente para Barrancos (1 687 habitantes), que possui como justificação para este baixo valor a sua mais reduzida área, que lhe consegue assegurar ainda uns forçosos 10 habitantes por quilómetro quadrado. Mas Barrancos tem um número de idosos, de longe, mais positivo, em relação à quantidade de população em idade ativa (948 em idade ativa (quase tantos como Alcoutim, que tem mais 700 pessoas) contra ""apenas"" 368 idosos). 

Mas a pior notícia ainda está por vir, é no seguinte indicador que o município consegue mesmo chegar ao último lugar, que, no fim das contas, acaba por ser o mais importante na análise da população residente, ao relacionar a população efetiva com o tamanho da área em análise. Alcoutim conta com apenas 4,2 habitantes por quilómetro quadrado. Este município consegue bater até municípios como Idanha-a-Nova (6,1) e Mértola (5) - gigantes em área, pequenos em população - no indicador da densidade populacional, deixando o mais próximo a quase um ponto de distância, apesar de ter menos de metade da área deste. A média do concelho consegue, inclusivé, bater negativamente grande parte das freguesias (não municípios) do centro do pais que estão em coma, com quedas brutais de população todos os anos, e que mesmo assim possuem uma densidade superior que varia geralmente entre os 5 e os 7 hab./km2. Quando um município inteiro perde até para freguesias remotas e perdidas atrás do sol posto dá que pensar...  

 

Não sei já quem mora por estes lados... @Visky @SIM? Tenho essa ideia... Como é a situação?

 

 

Editado por Tiago João
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Tiago João disse:

https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0008272&contexto=bd&selTab=tab2

Alcoutim (distrito de Beja) é o primeiro e único (até agora) município português em que o número de idosos com mais de 65 anos superou o grupo etário com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos, tendo a camada idosa se tornado a classe dominante a nível municipal. A população em idade ativa é de 981 habitantes, já a população idosa situa-se 1 095 habitantes, sendo este um caso único a nível a nacional. A população idosa representa 45.6% da população residente (sendo que a média nacional se situa nos 20%). 

O concelho contém apenas cerca de 2 400 habitantes. Ocupa a 303ºposição no top de concelhos, por população, em 308 municípios, sendo que se excluirmos os arquipélagos da equação, o concelho é mesmo o menos habitado, perdendo somente para Barrancos (1 687 habitantes), que possui como justificação para este baixo valor a sua mais reduzida área, que lhe consegue assegurar ainda uns forçosos 10 habitantes por quilómetro quadrado. Mas Barrancos tem um número de idosos, de longe, mais positivo, em relação à quantidade de população em idade ativa (948 em idade ativa (quase tantos como Alcoutim, que tem mais 700 pessoas) contra ""apenas"" 368 idosos). 

Mas a pior notícia ainda está por vir, é no seguinte indicador que o município consegue mesmo chegar ao último lugar, que, no fim das contas, acaba por ser o mais importante na análise da população residente, ao relacionar a população efetiva com o tamanho da área em análise. Alcoutim conta com apenas 4,2 habitantes por quilómetro quadrado. Este município consegue bater até municípios como Idanha-a-Nova (6,1) e Mértola (5) - gigantes em área, pequenos em população - no indicador da densidade populacional, deixando o mais próximo a quase um ponto de distância, apesar de ter menos de metade da área deste. A média do concelho consegue, inclusivé, bater negativamente grande parte das freguesias (não municípios) do centro do pais que estão em coma, com quedas brutais de população todos os anos, e que mesmo assim possuem uma densidade superior que varia geralmente entre os 5 e os 7 hab./km2. Quando um município inteiro perde até para freguesias remotas e perdidas atrás do sol posto dá que pensar...  

 

Não sei já quem mora por estes lados... @Visky @SIM? Tenho essa ideia... Como é a situação?

 

 

Eu não :haha: Mas sim, o Visky vive no Baixo Alentejo. Saberá melhor responder à tua questão :P

Spoiler

Julgava que fossem íntimos :sex:

No entanto é muito grava o que está a acontecer no nosso país :|

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, SIM disse:

Eu não :haha: Mas sim, o Visky vive no Baixo Alentejo. Saberá melhor responder à tua questão :P

  Ocultar conteúdo

Julgava que fossem íntimos :sex:

No entanto é muito grava o que está a acontecer no nosso país :|

Éramos :crying: Ele anda sumido :crying: 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Tiago João disse:

https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0008272&contexto=bd&selTab=tab2

Alcoutim (distrito de Beja) é o primeiro e único (até agora) município português em que o número de idosos com mais de 65 anos superou o grupo etário com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos, tendo a camada idosa se tornado a classe dominante a nível municipal. A população em idade ativa é de 981 habitantes, já a população idosa situa-se 1 095 habitantes, sendo este um caso único a nível a nacional. A população idosa representa 45.6% da população residente (sendo que a média nacional se situa nos 20%). 

Alcoutim pertence ao distrito de Faro.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Tiago João disse:

Tens toda a razão! Foi mesmo lapso meu, estava a pensar no exemplo de Barrancos ao mesmo tempo e misturei tudo, obrigado! :) 

De nada. A minha professora de Geografia A e uma colega também achavam que eu estava errado quando dizia que Ourém pertencia ao distrito de Santarém (e não a Leiria, como elas e outras pessoas pensam). Erros acontecem...

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, SIM disse:

Eu não :haha: Mas sim, o Visky vive no Baixo Alentejo. Saberá melhor responder à tua questão :P

  Ocultar conteúdo

Julgava que fossem íntimos :sex:

No entanto é muito grava o que está a acontecer no nosso país :|

Ninguém sabe onde moras. :cray:

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/01/2018 at 14:21, JoanaSantos disse:

https://www.dn.pt/portugal/interior/nasceram-menos-sete-criancas-por-dia-em-2017-9035566.html

está relacionada com o tema do tópico.

Off topic - mas as concorrentes do SS e do LoT não estavam todas grávidas?:lol:

Diz-se que o aumento dos nascimentos nos 3 anos anteriores foi conjuntural, não sendo verdadeiramente um aumento da natalidade, mas apenas um efeito da passagem da crise na mesma, não havendo propriamente uma vontade dos pais de terem mais filhos :S 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Forbidden disse:

Para além da questão da natalidade, há outra questão muito importante que afectou a demografia, que foi a maior vaga de emigração portuguesa desde os anos 60, mais de 400 mil pessoas emigraram e não devem regressar. E essa gente não vai constituir família cá.

Só? Julgo que esse é o valor da imigração :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...