Jump to content

Demografia


tjspy

Posts Recomendados

Agora mesmo, Corey Taylor disse:

Concordo com tudo o que dizes e uma das maiores condicionantes na terra onde vivo é os transportes e a falta de alternativas para fazer compras e serviços, na aldeia as pessoas tem uma vantagem é que se ajudam umas as outras e também há outro aspeto negativo que há pessoas muito coscuvilheiro e que se gostam de meter na vida dos outros. ( :lol: )

Exatamente :lol: Falta alguma coisa, vai-se ao vizinho, ou por vezes é ele mesmo que oferece. Mas claro que são muitos pontos negativos: isso das coscuvilhices (tudo se sabe, ainda há duas semanas houve aqui confusão e no dia seguinte já se sabia que tinha sido uma rapariga a por os cornos ao namorado), a rede, o isolamento, os transportes... Mas até é bom viver na aldeia. Eu nem vivo muito longe da cidade (cerca de 10km), mas claro que era muito mais fácil viver na cidade. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, SIM disse:

Exatamente :lol: Falta alguma coisa, vai-se ao vizinho, ou por vezes é ele mesmo que oferece. Mas claro que são muitos pontos negativos: isso das coscuvilhices (tudo se sabe, ainda há duas semanas houve aqui confusão e no dia seguinte já se sabia que tinha sido uma rapariga a por os cornos ao namorado), a rede, o isolamento, os transportes... Mas até é bom viver na aldeia. Eu nem vivo muito longe da cidade (cerca de 10km), mas claro que era muito mais fácil viver na cidade. 

Sim é bom viver na aldeia porque é muito calmo mas também chateia não mudar as vezes um pouco de ares, posso tar um pouco saturado da minha terra mas uma coisa te digo quando sair daqui por motivos profissionais nunca vou esquecer as minhas raízes Baionenses e vir aqui passar umas férias bem passadas porque para descanso isto é a melhor cena que se pode ter. :P  

Editado por Corey Taylor
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vivo no centro da cidade, mas por exemplo a nível de comércio estamos um bocado mal servidos (falando no meu bairro apenas). O supermercado que há aqui ao pé tem imensa falta de produtos e muitos deles estão fora de validade. Não sei o que se passa mas ultimamente tem sido assim, dantes não era. :S E estamos a falar de uma grande superfície...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Ambrósio disse:

Eu vivo no centro da cidade, mas por exemplo a nível de comércio estamos um bocado mal servidos (falando no meu bairro apenas). O supermercado que há aqui ao pé tem imensa falta de produtos e muitos deles estão fora de validade. Não sei o que se passa mas ultimamente tem sido assim, dantes não era. :S E estamos a falar de uma grande superfície...

Qual é a suepreficie? Quero saber se também tenho razão para me queixar :diablo: Por acaso o que tem menos variedade na minha cidade e um Pingo Doce. Raio do Soares dos Santos que comprou as lojas do Plus e não fez nada jeito :parting:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Manuel Silva disse:

As freguesias populosas nunca deviam ser fundidas.. Mas o problema é que se o governo abrisse excepções para alguns concelhos os outros iriam reclamar e iriam atrasar o processo. Mas já que as fusões já foram feitas e não houve grande contestação, o governo agora podia restaurar algumas freguesias principalmente as mais populosas. 

Há uns anos houve uma polémica em Vila de Rei porque queriam repovoar o concelho com brasileiros. Eles podiam recuperar essa ideia e ajudar os imigrantes da Venezuela.  

As pessoas pensam sempre que as coisas vão melhorar e dá nisto. É o defeito do português que acredita sempre que a esperança é a última a morrer. 

Penso que o fizeram, porém, passados alguns anos, os brasileiros foram-se embora.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, SIM disse:

Qual é a suepreficie? Quero saber se também tenho razão para me queixar :diablo: Por acaso o que tem menos variedade na minha cidade e um Pingo Doce. Raio do Soares dos Santos que comprou as lojas do Plus e não fez nada jeito :parting:

Pesquisando todas as cidades que tinham Plus e que mudaram para Pingo Doce :read:

Spoiler

n

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu encontrei no INE as informações em tempo real da população em todas as freguesias do país (meu deus, que bênção :haha: ) e vou tentar atualizar a Wikipédia com dados (claro que é preciso ter coragem e pode demorar muito :ph34r: ).

Acontece que comecei por Oleiros e aquele exemplo de uma "Amieira" que meti aqui não foi o melhor, isto porque aquela freguesia com um miserável número de habitantes (116) foi muito, mas mesmo muito, curiosamente, a ÚNICA freguesia em todo o concelho de Oleiros a subir na população! :O Com uma subida fantástica de 2 habitantes para 118 :haha:

Por outro lado, a própria sede de concelho, a freguesia de Oleiros está em maus lençóis, de 2011 para 2016, ou seja, em 5 anos, perdeu mais de 300 pessoas, ou melhor, perdeu 15% da população em 5 anos e foi abaixo dos 2 000. Se continuar perder 15% da população a cada 5 anos, em 2050 já não existe Oleiros :rolleyes:

Editado por Tiago João
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, SIM disse:

Qual é a suepreficie? Quero saber se também tenho razão para me queixar :diablo: Por acaso o que tem menos variedade na minha cidade e um Pingo Doce. Raio do Soares dos Santos que comprou as lojas do Plus e não fez nada jeito :parting:

Curioso, aqui na Figueira, os 3 Pingo Doce estão sempre cheios. Um deles, quando era Plus, tinha muito menos pessoas. Onde costumo fazer as compras é no Pingo Doce, além de agora já ter cartões e promoções, ao contrário do que era anteriormente.

há 9 minutos, Ambrósio disse:

Precisamente Pingo Doce! :rofl:

Também já ouvi falar mal do Pingo Doce em Coimbra.

há 9 minutos, Tiago João disse:

Eu encontrei no INE as informações em tempo real da população em todas as freguesias do país (meu deus, que bênção :haha: ) e vou tentar atualizar a Wikipédia com dados (claro que é preciso ter coragem e pode demorar muito :ph34r: ).

Acontece que comecei por Oleiros e aquele exemplo de uma "Amieira" que meti aqui não foi o melhor, isto porque aquela freguesia com um miserável número de habitantes (116) foi muito, mas mesmo muito, curiosamente, a ÚNICA freguesia em todo o concelho de Oleiros a subir na população! :O Com uma subida fantástica de 2 habitantes para 118 :haha:

Por outro lado, a própria sede de concelho, a freguesia de Oleiros está em maus lençóis, de 2011 para 2016, ou seja, em 5 anos, perdeu mais de 300 pessoas, ou melhor, perdeu 15% da população em 5 anos e foi abaixo dos 2 000. Se continuar perder 15% da população a cada 5 anos, em 2050 já não existe Oleiros :rolleyes:

Fui ao Pordata e o meu concelho até não registou uma grande descida de população. Já a minha freguesia, não consigo ver neste site. A que site do INE acedes?

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Televisão 10 disse:

Curioso, aqui na Figueira, os 3 Pingo Doce estão sempre cheios. Um deles, quando era Plus, tinha muito menos pessoas. Onde costumo fazer as compras é no Pingo Doce, além de agora já ter cartões e promoções, ao contrário do que era anteriormente.

Também já ouvi falar mal do Pingo Doce em Coimbra.

Qual deles? Há quatro. :haha: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Ambrósio disse:

Precisamente Pingo Doce! :rofl:

Raio do Pingo Doce :parting:

há 5 minutos, Televisão 10 disse:

Curioso, aqui na Figueira, os 3 Pingo Doce estão sempre cheios. Um deles, quando era Plus, tinha muito menos pessoas. Onde costumo fazer as compras é no Pingo Doce, além de agora já ter cartões e promoções, ao contrário do que era anteriormente.

Eu vou muito ao Pingo Doce e ao Continente, embora ultimamente vá mais ao Continente. 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, SIM disse:

Raio do Pingo Doce :parting:

Eu vou muito ao Pingo Doce e ao Continente, embora ultimamente vá mais ao Continente. 

Aquilo que eu prefiro no Continente em relação ao Pingo Doce é a fila única nas caixas e as caixas automáticas. :ph34r:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cada vez menos gosto do Pingo Doce, provavelmente por causa deste que há aqui ao pé xD Gosto do Continente e também do Lidl. Intermarché depende um pouco, Jumbo não gosto muito, Minipreço detesto. É verdade, alguém se lembra do Feira Nova? Quem mais tarde se fundiu com o Pingo Doce. E do Carrefour? Chegou a haver um cá que durou pouco mais de um ano, até ter sido substituído por mais um Continente.

Mas vá, isto não é um tópico para falar de supermercados. :haha: Desculpem o :offtopic:.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Ambrósio disse:

Eu cada vez menos gosto do Pingo Doce, provavelmente por causa deste que há aqui ao pé xD Gosto do Continente e também do Lidl. Intermarché depende um pouco, Jumbo não gosto muito, Minipreço detesto. É verdade, alguém se lembra do Feira Nova? Quem mais tarde se fundiu com o Pingo Doce. E do Carrefour? Chegou a haver um cá que durou pouco mais de um ano, até ter sido substituído por mais um Continente.

Mas vá, isto não é um tópico para falar de supermercados. :haha: Desculpem o :offtopic:.

Devia haver um tópico para marcas, em que se falaria destes assuntos.

Desculpem o off-topic, mas eu gostava tanto do Carrefour no Fórum Coimbra. Agora é Continente e tem a Worten integrada. É a única no país onde isso acontece...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, D007 disse:

Aquilo que eu prefiro no Continente em relação ao Pingo Doce é a fila única nas caixas e as caixas automáticas. :ph34r:

Ah... Isso aqui não existe :no: Uma vergonha, uma autêntica vergonha. Numa cidade tão populosa, de tanta importância... O Continente devia fechar :angry:

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Devia haver um tópico para marcas, em que se falaria destes assuntos.

Desculpem o off-topic, mas eu gostava tanto do Carrefour no Fórum Coimbra. Agora é Continente e tem a Worten integrada. É a única no país onde isso acontece...

Como assim Worten integrada? Dentro do supermercado? 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, SIM disse:

Ah... Isso aqui não existe :no: Uma vergonha, uma autêntica vergonha. Numa cidade tão populosa, de tanta importância... O Continente devia fechar :angry:

Como assim Worten integrada? Dentro do supermercado? 

Podemos dizer que sim. Entra-se no supermercado e à esquerda é a Worten. Uma professora minha diz que ia lá, pois dava para utilizar os vales do Continente em compras da Worten, que passam nas caixas do supermercado.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Televisão 10 disse:

Devia haver um tópico para marcas, em que se falaria destes assuntos.

Desculpem o off-topic, mas eu gostava tanto do Carrefour no Fórum Coimbra. Agora é Continente e tem a Worten integrada. É a única no país onde isso acontece...

Há este, podemos falar aqui:

Eu só me lembro das funcionárias a andar de patins, mais nada. Não sabia que era a única no país assim. :O

há 9 minutos, SIM disse:

Ah... Isso aqui não existe :no: Uma vergonha, uma autêntica vergonha. Numa cidade tão populosa, de tanta importância... O Continente devia fechar :angry:

Como assim Worten integrada? Dentro do supermercado? 

Sim, dentro do Continente. Só tem uns separadores no teto a dizer "Worten".

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Ambrósio disse:

Corrijam-me se estiver errado, mas a maioria dos emigrantes na Venezuela não são naturais da Madeira? :dontknow: Penso que a maioria das suas raízes está lá.

Ela já está pronta! :cool:

HrCcTDR.gif

Sim, a maioria é de origem madeirense, mas no entanto há pessoas do norte do país que também emigraram para a Venezuela. Conheço alguns casos desses.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Televisão 10 disse:

Penso que o fizeram, porém, passados alguns anos, os brasileiros foram-se embora.

Infelizmente a câmara de Vila de Rei não criou as condições para que eles continuassem por cá. Acho que o grande mal  foi terem trazido muita gente de uma vez. Mas em relação aos imigrantes da Venezuela Portugal devia tentar espalhá-los no território nacional. Assim era mais fácil de os ajudar. Se a maioria dos imigrantes da Venezuela forem para a Madeira isso irá sobrecarregá-los e será mais difícil de integrar toda a gente. Seria bom se o Costa se empenhasse a ajudar os imigrantes com a mesma vontade que ajuda os refugiados.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Televisão 10 Vais a este link: http://mapas.ine.pt/map.phtml

Onde diz: "Pesquisa por:" Escolhes "Freguesia" e escreves o nome da tua freguesia. Vai aparecer-te um zoom dela no mapa (ou então abre uma caixa com várias opções de freguesias com o mesmo nome e encontras a tua :mosking: ). Estando na freguesia, vai a uma espécie de "Barra de Ferramentas" do lado direito do mapa e clicas no icóne em que quando passas o cursor por ele diz "Auto identificar informação estatística". Depois de clicares, passas e deixas o cursor em cima da tua freguesia e vão aparecer informações ao lado. Onde diz "população residente total" é a população segundo os últimos Censos de 2011 e onde disser "População Presente Total" é a população em tempo real (já atualizada com as mortes, nascimentos, emigrantes e imigrantes da freguesia em tempo real). :yes: 

Depois diz se é animador o resultado :mosking:

 

Editado por Tiago João
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tiago João disse:

@Televisão 10 Vais a este link: http://mapas.ine.pt/map.phtml

Onde diz: "Pesquisa por:" Escolhes "Freguesia" e escreves o nome da tua freguesia. Vai aparecer-te um zoom dela no mapa (ou então abre uma caixa com várias opções de freguesias com o mesmo nome e encontras a tua :mosking: ). Estando na freguesia, vai a uma espécie de "Barra de Ferramentas" do lado direito do mapa e clicas no icóne em que quando passas o cursor por ele diz "Auto identificar informação estatística". Depois de clicares, passas e deixas o cursor em cima da tua freguesia e vão aparecer informações ao lado. Onde diz "população residente total" é a população segundo os últimos Censos de 2011 e onde disser "População Presente Total" é a população em tempo real (já atualizada com as mortes, nascimentos, emigrantes e imigrantes da freguesia em tempo real). :yes: 

Depois diz se é animador o resultado :mosking:

Interessante isso, vou ver a minha freguesia. :haha:

Já agora, os Censos são de 10 em 10 anos não é? Sendo assim, os próximos serão daqui a 4 anos! Nem acredito que 2011 já foi há 6 anos, ainda me lembro de andarem aí porta a porta com os papéis dos Censos para preencher!

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Ambrósio disse:

Interessante isso, vou ver a minha freguesia. :haha:

Já agora, os Censos são de 10 em 10 anos não é? Sendo assim, os próximos serão daqui a 4 anos! Nem acredito que 2011 já foi há 6 anos, ainda me lembro de andarem aí porta a porta com os papéis dos Censos para preencher!

Descobri agora que se fizermos zoom tem secções e subsecções onde até dá para ver das aldeias :ph34r:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ambrósio disse:

A sério? Isso não vi. Tenho de ver a tal aldeia da minha avó, mas aquilo é tão pequeno, nem sei se aparece xD

Aparece tudo, pode é não dar para ver o nome xD Nas seções aparece em vez do nome, um número, e nas subseções muitas vezes na periferia da aldeia principal aparece como "Residual" :haha:

Gente, o Piódão disparou de 178 para 222 :ph34r::party:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...