Jump to content

Demografia


tjspy

Posts Recomendados

https://pt.wikipedia.org/wiki/Colmeal_(Figueira_de_Castelo_Rodrigo)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldeia_do_Colmeal

:shok: A sério que isto aconteceu? É completamente ridículo... Expulsaram todos os habitantes da sede da freguesia e houve mortos :O Diz que foi a única situação assim e aconteceu há 60 anos. Atualmente essa freguesia possui apenas 42 habitantes e a descer :S 

Decidi criar este tópico porque acho que é uma temática importante e merecedora de um tópico próprio, dado que há quem se interesse por debater temas como a desertificação, envelhecimento do país, natalidade, divisões administrativas, sobrepopulação, etc. :P 

Editado por Tiago João
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Tiago João disse:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Colmeal_(Figueira_de_Castelo_Rodrigo)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldeia_do_Colmeal

:shok: A sério que isto aconteceu? É completamente ridículo... Expulsaram todos os habitantes da sede da freguesia e houve mortos :O Diz que foi a única situação assim e aconteceu há 60 anos. Atualmente essa freguesia possui apenas 42 habitantes :S 

Decidi criar este tópico porque acho que é uma temática importante e merecedora de um tópico próprio, dado que há quem se interesse por debater temas como a desertificação, envelhecimento do país, natalidade, divisões administrativas, sobrepopulação, etc. :P 

Mas porque raio a mulher quis expulsar toda a população da sua terra?!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

E pior, como raio é que o Tribunal deixou :O:dontknow: Ela devia era ser internada, quanto mais ver um pedido desses satisfeito pela justiça :rolleyes: 

Parece coisa do tempo da Idade Média... e eu pensava que nos anos 50 quem detinha as terras todas era o Estado, ela tinha uma aldeia inteira e expulsa as pessoas todas das suas casas, que ficam sem nada?! Credo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Parece coisa do tempo da Idade Média... e eu pensava que nos anos 50 quem detinha as terras todas era o Estado, ela tinha uma aldeia inteira e expulsa as pessoas todas das suas casas, que ficam sem nada?! Credo.

Sim, eu não fazia ideia que era possível ser-se dona de uma aldeia :O E morreram pessoas! A polícia expulsou-as à força :|  

E como é que depois das reformas administrativas deixam uma aldeia desabitada como sede de freguesia? :haha: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, joanna disse:

como assim? não era uma ditadura comunista, porque é que não haveria propriedade privada?

Eu sei que havia propriedade privada, mas sei lá, não pensava que as pessoas tivessem uma aldeia, tanta terra com imensas habitações... na monarquia por exemplo havia condes, barões, etc, que tinham muita terra, mas com a abolição da monarquia o Estado ficou com essas terras, pensava que por essa altura (anos 50) já não houvesse gente com tanta terra.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Forbidden disse:

Eu sei que havia propriedade privada, mas sei lá, não pensava que as pessoas tivessem uma aldeia, tanta terra com imensas habitações... na monarquia por exemplo havia condes, barões, etc, que tinham muita terra, mas com a abolição da monarquia o Estado ficou com essas terras, pensava que por essa altura (anos 50) já não houvesse gente com tanta terra.

isto sou eu a supor, mas talvez a mulher (e talvez familiares anteriores, isto normalmente são heranças) tivesse um acordo informal com os habitantes em que podiam construir e viver lá, mas depois lembrou-se que queria os terrenos de volta e os habitantes da aldeia não tinham direitos. claro que não deixa de ser uma crueldade. 

Editado por joanna
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Corey Taylor disse:

Coisas do demónio, há aldeias no interior com menos habitantes que esta. O interior do país a cada ano que passa cada vez fica mais desertificado. 

Mas isto não é uma aldeia! (i mean, a Aldeia do Colmeal tem 0 xD)

É uma freguesia! Com supostamente várias aldeias! Uma freguesia de 40 pessoas!!! :S 

Estive a pesquisar e a menor freguesia penso ter 32 habitantes (em 2011).

Editado por Tiago João
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, joanna disse:

isto sou eu a supor, mas talvez a mulher (e talvez familiares anteriores, isto normalmente são heranças) tivesse um acordo informal com os habitantes em que podiam construir e viver lá, mas depois lembrou-se que queria os terrenos de volta e os habitantes da aldeia não tinham direitos. claro que não deixa de ser uma crueldade. 

Que mulher mais idiota... mas eu gostava de saber o que a levou a cometer este ato atroz, em que desgraçou a vida de dezenas de pessoas, e passou impune.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Forbidden disse:

Que mulher mais idiota... mas eu gostava de saber o que a levou a cometer este ato atroz, em que desgraçou a vida de dezenas de pessoas, e passou impune.

 

há 14 minutos, アンドレ disse:

Um artigo mais detalhado sobre a tragédia do Colmeal. 

http://www.vortexmag.net/historia-desconhecida-de-portugal-o-massacre-de-colmeal/

Este link explica :P Mais para o fim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Tiago João disse:

 

Este link explica :P Mais para o fim.

Mas fiquei sem perceber... ela queria que as pessoas de lá pagassem os impostos, mas ela ao expulsar toda a gente de lá fica sem os impostos à mesma (visto que a aldeia ficou sem gente), não tem lucro nenhum. E ficou lá a morar sozinha? Que panca.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Forbidden disse:

Mas fiquei sem perceber... ela queria que as pessoas de lá pagassem os impostos, mas ela ao expulsar toda a gente de lá fica sem os impostos à mesma (visto que a aldeia ficou sem gente), não tem lucro nenhum. E ficou lá a morar sozinha? Que panca.

Há coisas que não têm explicação possível :haha:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Mas fiquei sem perceber... ela queria que as pessoas de lá pagassem os impostos, mas ela ao expulsar toda a gente de lá fica sem os impostos à mesma (visto que a aldeia ficou sem gente), não tem lucro nenhum. E ficou lá a morar sozinha? Que panca.

Basicamente, não lhe pagavam então decidiu expulsa-los, provavelmente ou por vingança (não se deviam dar bem com ela sempre a exigir dinheiro) ou para explorar a terra ela própria e lucrar com isso, já que assim não lucrava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

Basicamente, não lhe pagavam então decidiu expulsa-los, provavelmente ou por vingança (não se deviam dar bem com ela sempre a exigir dinheiro) ou para explorar a terra ela própria e lucrar com isso, já que assim não lucrava.

Estou mesmo a ver a dondoca a meter  a mão na terra :ph34r:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 2 minutos, SIM disse:

Com tentos habitantes essa aldeia ainda não passou a freguesia? :O Tem quase tantos habitantes como a minha freguesia.

Eu moro numa aldeia com 2500 habitantes :mosking: E a minha freguesia tem 8500 xD Dependa da tua localização. Se não houver nada maior, em termos populacionais, à volta, é se elevado a freguesia ou até concelho com menos habitantes. Barrancos é um desses casos, é um concelho (com uma única freguesia) com 1800 pessoas, porque não há mais "nada" há volta xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...