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NOS mostra visão para o 5G em parceria com Nokia
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Num dia a que chamou “NOS TEK DAY 5G – download the future”, o operador de comunicações liderado por Miguel Almeida apresentou a sua visão sobre o que o 5G pote representar e as potencialidades desta nova geração móvel, com destaque para a experiência de utilização e para o seu papel na 4ª revolução industrial, numa altura em que a transformação digital está na ordem do dia. A Nokia é o parceiro tecnológico.

“Estamos com o 5G a testar os limites da velocidade da luz. Esta já não chega para o que queremos da fazer e a evolução das redes têm que acompanhar este desafio”, referiu o CTO da NOS, Jorge Graça. Para quem o grupo se posiciona como um “agente da transformação para o digital, não só como um operador tradicional de soluções de conetividade, mas muito mais como um parceiro tecnológico”.

Velocidade de acesso até 10 vezes mais rápida que a atual, conectividade mais robusta, baixa latência e menor consumo de energia são as principais características do 5G, que permitirá suportar um maior número de serviços, nomeadamente na Internet das Coisas (IoT), com impacto significativo na transformação digital da indústria e das cidades. Vai permitir muito mais do que simples ligação de objetos, passando a comunicar, analisar e utilizar a informação recolhida para desenvolver ações inteligentes autonomamente, com integração entre IoT, data analytics, robótica, inteligência artificial, impressão 3D, prototipagem rápida, materiais avançados e realidade aumentada.

Por isso, e como salientou Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, a empresa “assume-se como um parceiro inovador e global, dinamizando um ecossistema de inovação aberta e de desenvolvimento de hardware, produtos e soluções”, no sentido de preparar a transição para o 5G. Para já, o grupo está a acompanhar de perto o processo de standartização, previsto para este ano, e a preparar a rede para a nova geração, investindo na cobertura com 4G da quase totalidade da população portuguesa. O arranque comercial do 5G perspetiva-se para 2025.

Para materializar a rede do futuro e demonstrar como esta servirá as empresas, foram apresentados quatro uses cases desenvolvidos pela Nokia que mostram as potencialidades do 5G: controlo de produção, robótica, remotização e otimização da cadeia de fornecimento. O 5G será uma enorme oportunidade para os venders e os seus clientes, os operadores, numa altura em que a indústria tem que procurar novas fontes de receita, como referiu João Picoito, Country Senior Officer da Nokia. Destacando que os Estados Unidos, seguidos da China, são os mercados mais desenvolvidos nesta nova geração móvel, defende que a europa terá que se posicionar. E vê a transformação da indústria para o digital como o ‘game changer’, desde que esta investa e tenha vontade de se modernizar.

O gestor não tem dúvidas de que enquanto o 4G permitiu maiores velocidades, mas sem grande evolução dos modelos de negócio, o mesmo não acontecerá com o 5G, uma “rede que requer skills completamente diferentes. Estamos no início da maior resolução de sempre a nível mundial e é o 5G que o vai permitir. O desafio para a Europa é fazer parte do pelotão da frente”.

Estas afirmações foram feitas depois da 3ª reunião do Comité Estratégico da Plataforma Portugal 4.0, iniciativa conjunta do Ministério da Economia e COTEC Portugal, cuja missão é coordenar, monitorizar e avaliar a execução do programa Indústria 4.0 da Estratégia Nacional para a Digitalização da Economia.

A NOS e Nokia apresentaram ainda várias demostrações da tecnologia aplicada à indústria. Como os carros autónomos 5G, que mostrou o benefício da baixa latência e alta fiabilidade, utilizando como exemplo a condução autónoma de uma frota de carros a deslocarem-se coordenadamente entre si; os robots colaborativos; o streaming de realidade virtual, e a realidade aumentada.

Fonte:http://www.apdc.pt/noticias/atualidade-nacional/nos-mostra-visao-para-o-5g-em-parceria-com-nokia

Havas junta 11 artistas para comunicar nova oferta de internet da NOS (com vídeo)

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São 11 os artistas nacionais a juntar as vozes para interpretar uma nova versão do tema “A minha casinha” para comunicar a nova oferta de internet da NOS com a campanha “A Minha Casinha é Giga”. Ana Moura, António Zambujo, Capitão Fausto, Clã, Conan Osiris, Gisela João, Moullinex, Piruka, Surma, Throes & The Shine e The Legendary Tigerman são assim os protagonistas do filme da campanha, que contou com criatividade da Havas Worldwide e produção da Ministério dos Filmes. Marco Martins, que assina a realização, sublinha que este “foi um projecto único e inovador nas suas características” além de “um enorme prazer e desafio na forma como promoveu a colaboração com todos os músicos envolvidos, na criação de uma linguagem cinematográfica”. “As músicas criadas para a campanha são verdadeiramente inspiradoras e, em alguns casos, verdadeiramente surpreendentes”, afirma.

Este conjunto de interpretações faz com que esta campanha seja, explica Paulo Pinto, da Havas, “mais do que uma simples peça publicitária, é um conjunto de conteúdos que têm o produto como suporte. Conteúdos esses que estarão disponíveis em diferentes meios e plataformas”. Com o claim “A nova net da NOS é Giga”, a campanha marca presença em televisão, cinema, rádio, digital, redes sociais e nas lojas NOS. “Esta campanha tem todo o ADN da NOS. Por um lado, mostra a sua base tecnológica e o compromisso de entregar em todo o país a melhor experiência de net, construindo o eixo respect. Por outro lado, traz-nos a música, um território emocional da marca que constrói love e firma a sua posição no entretenimento”, destaca Rita Torres Baptista, directora de marca e comunicação da operadora de telecomunicações.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2018/07/havas-junta-11-artistas-comunicar-nova-oferta-internet-da-nos-video/

Editado por TekClub
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há 2 horas, ATVTQsV disse:

TV5MONDE em SD num folheto da NOS Fibra. Em HD por satélite deverá ser engano. Mas mencionam a Kuriakos TV em HD, o que é verdade, e está noutra posição nos serviços de satélite da operadora, perto do Canal NOS.

TV5Monde e erro o Kuriakos TV HD esta noutro satélite do hispassat que estas prestes a morrer, já esta o substituto no ar deve estar para breve a mudança...

A Kuriakos deve ter um contrato especial com a Nos porque e o único canal nesse satélite e nessa frequência e esta a emitir em aberto...

Editado por TekClub
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há 26 minutos, ATVTQsV disse:

Já que a Movistar+ abdicou-se do Hispasat, como será o futuro da NOS e da MEO Satélite?

Já entrou o mes passado uma nova operadora o Pantelio é vocacionada para a República Checa e Eslováquia, ocupa as frequências vagas pela Movistar...

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há 2 minutos, ATVTQsV disse:

Estava era à espera da NOS e da MEO mudarem de satélite.

Mais depressa acabam com o satélite do que mudam, a Nos ainda tem muito espaço para por canais e não os mete, e quando mudarem as 2 frequências que ainda funcionam numa norma antiga para a nova ainda mais canais podem por e só quererem melhorar a oferta...

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  • 2 semanas depois...

Pelos vistos o WTF já dá tráfego gratuito para ambos Spotify e Apple Music. Mas ainda não percebi se faz parte da oferta base ou se é alguma promoção limitada, já li nalguns sítios que era só até agosto ou lá o que é. Alguém sabe de alguma coisa?

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há 55 minutos, Magazine disse:

Pelos vistos o WTF já dá tráfego gratuito para ambos Spotify e Apple Music. Mas ainda não percebi se faz parte da oferta base ou se é alguma promoção limitada, já li nalguns sítios que era só até agosto ou lá o que é. Alguém sabe de alguma coisa?

Esses tarifários com oferta de tráfego vão ser para acabar de acordo com a ANACOM:

ANACOM determina alteração das ofertas que violam as regras da neutralidade da rede e do roaming

"A ANACOM determina um prazo de 50 dias úteis para os operadores alterarem as ofertas conhecidas como zero-rating, e outras similares, disponibilizadas pelos prestadores de acesso móvel à Internet que violam o Regulamento TSM e o Regulamento do Roaming, no que respeita respetivamente às regras sobre a neutralidade da rede e sobre o roaming.

Esta decisão, que foi precedida de consulta pública, teve por base a monitorização das ofertas existentes, permitindo detetar situações em que os prestadores têm práticas de gestão de tráfego diferenciadas para os plafonds gerais de tráfego e para os plafonds específicos ou para as aplicações sem limites de tráfego, em violação das regras da neutralidade da rede. Constatou-se ainda que, nalguns casos, os plafonds específicos de dados não podem ser utilizados no Espaço Económico Europeu (EEE) em termos equivalentes aos que são usados em Portugal, violando o princípio do roam like at home.

Perante estes factos, a ANACOM decidiu determinar aos prestadores de serviço de acesso à Internet a alteração dos procedimentos adotados nas ofertas que incluem o serviço de acesso à Internet móvel (incluindo também o serviço de Internet no telemóvel), nos casos em que tem existido um tratamento do tráfego diferenciado, após esgotados os plafonds gerais de dados, entre as aplicações/conteúdos que integram plafonds específicos de dados ou que são disponibilizados sem limite de tráfego e as demais aplicações/conteúdos que integram os plafonds gerais de dados. Esta determinação da ANACOM aplicar-se-á a qualquer oferta que apresente as referidas características ainda que não tenha sido referenciada na análise efetuada.

O objetivo desta medida é evitar a discriminação entre conteúdos e/ou aplicações que integram plafonds de dados gerais, e que estão sujeitos a bloqueios ou atrasos quando esses plafonds se esgotam, e os conteúdos e/ou aplicações que integram plafonds de dados específicos ou sem limites de tráfego, e que não estão sujeitos a qualquer bloqueio ou atraso quando se esgota o plafond geral de dados. Esta prática, que é proibida pelo Regulamento TSM, no seu artigo 3.º, põe em causa os princípios da Internet aberta.

A ANACOM determinou ainda que os prestadores deverão igualmente alterar, no mesmo prazo de 50 dias úteis, os procedimentos nos casos das ofertas em que existem aplicações/conteúdos cujas condições de utilização em roaming no EEE não sejam equivalentes às disponibilizadas no território nacional.

Neste contexto, os prestadores que disponibilizem ofertas (incluídas ou não no preço do tarifário do serviço de acesso à Internet contratado) com aplicações zero-rated e/ou ofertas de plafonds adicionais para acesso a aplicações específicas devem garantir que os seus clientes, quando se encontram em roaming no EEE, conseguem utilizar essas aplicações em condições equivalentes às que são utilizadas a nível doméstico. Os prestadores poderão, no entanto, aplicar políticas de utilização responsável (PUR), se se tratar de ofertas classificáveis como pacotes de dados abertos.

A ANACOM recomendou ainda aos prestadores que nas suas ofertas de acesso móvel à Internet procedam a um aumento dos plafonds gerais de dados de modo a aproximá-los dos volumes de tráfego dos plafonds específicos, para melhor assegurar a livre escolha dos utilizadores relativamente a conteúdos, aplicações e serviços disponíveis através do acesso à Internet.

Também é recomendado aos prestadores que publiquem as condições específicas impostas às entidades potencialmente interessadas para inclusão das respetivas aplicações/conteúdos nas ofertas de zero-rating e similares, incluindo o prazo de resposta a essas solicitações. Esta recomendação permite que os benefícios da Internet aberta possam abranger também o lado da oferta, dando oportunidade a que novos produtos e plataformas digitais se possam desenvolver num ambiente de inovação diversificada, aberta e livre.

No mesmo prazo de 50 dias, os operadores terão que adaptar a informação que divulgam nos sites, lojas e outros canais informativos.

A ANACOM fixou ainda um prazo de 30 dias úteis para que os operadores a informem sobre a forma como vão dar cumprimento a esta decisão e de quais as condições que impõem às entidades interessadas em incluir aplicações/conteúdos nas ofertas zero-rated e similares, que deverão ser publicadas.

Esta decisão da ANACOM foi adotada depois de uma consulta pública que decorreu durante 35 dias úteis e na qual participaram 23 entidades, entre as quais se incluem operadores de telecomunicações, associações sectoriais, organizações do sistema científico e tecnológico nacional, uma estação de televisão e diversos cidadãos em nome individual.

A ANACOM continuará a monitorizar o mercado e a acompanhar a evolução dos modelos de negócio quanto ao cumprimento das regras em vigor."
Fonte: https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1456283

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Agora mesmo, TekClub disse:

Esses tarifários com oferta de tráfego vão ser para acabar de acordo com a ANACOM:

ANACOM determina alteração das ofertas que violam as regras da neutralidade da rede e do roaming

"A ANACOM determina um prazo de 50 dias úteis para os operadores alterarem as ofertas conhecidas como zero-rating, e outras similares, disponibilizadas pelos prestadores de acesso móvel à Internet que violam o Regulamento TSM e o Regulamento do Roaming, no que respeita respetivamente às regras sobre a neutralidade da rede e sobre o roaming.

Esta decisão, que foi precedida de consulta pública, teve por base a monitorização das ofertas existentes, permitindo detetar situações em que os prestadores têm práticas de gestão de tráfego diferenciadas para os plafonds gerais de tráfego e para os plafonds específicos ou para as aplicações sem limites de tráfego, em violação das regras da neutralidade da rede. Constatou-se ainda que, nalguns casos, os plafonds específicos de dados não podem ser utilizados no Espaço Económico Europeu (EEE) em termos equivalentes aos que são usados em Portugal, violando o princípio do roam like at home.

Perante estes factos, a ANACOM decidiu determinar aos prestadores de serviço de acesso à Internet a alteração dos procedimentos adotados nas ofertas que incluem o serviço de acesso à Internet móvel (incluindo também o serviço de Internet no telemóvel), nos casos em que tem existido um tratamento do tráfego diferenciado, após esgotados os plafonds gerais de dados, entre as aplicações/conteúdos que integram plafonds específicos de dados ou que são disponibilizados sem limite de tráfego e as demais aplicações/conteúdos que integram os plafonds gerais de dados. Esta determinação da ANACOM aplicar-se-á a qualquer oferta que apresente as referidas características ainda que não tenha sido referenciada na análise efetuada.

O objetivo desta medida é evitar a discriminação entre conteúdos e/ou aplicações que integram plafonds de dados gerais, e que estão sujeitos a bloqueios ou atrasos quando esses plafonds se esgotam, e os conteúdos e/ou aplicações que integram plafonds de dados específicos ou sem limites de tráfego, e que não estão sujeitos a qualquer bloqueio ou atraso quando se esgota o plafond geral de dados. Esta prática, que é proibida pelo Regulamento TSM, no seu artigo 3.º, põe em causa os princípios da Internet aberta.

A ANACOM determinou ainda que os prestadores deverão igualmente alterar, no mesmo prazo de 50 dias úteis, os procedimentos nos casos das ofertas em que existem aplicações/conteúdos cujas condições de utilização em roaming no EEE não sejam equivalentes às disponibilizadas no território nacional.

Neste contexto, os prestadores que disponibilizem ofertas (incluídas ou não no preço do tarifário do serviço de acesso à Internet contratado) com aplicações zero-rated e/ou ofertas de plafonds adicionais para acesso a aplicações específicas devem garantir que os seus clientes, quando se encontram em roaming no EEE, conseguem utilizar essas aplicações em condições equivalentes às que são utilizadas a nível doméstico. Os prestadores poderão, no entanto, aplicar políticas de utilização responsável (PUR), se se tratar de ofertas classificáveis como pacotes de dados abertos.

A ANACOM recomendou ainda aos prestadores que nas suas ofertas de acesso móvel à Internet procedam a um aumento dos plafonds gerais de dados de modo a aproximá-los dos volumes de tráfego dos plafonds específicos, para melhor assegurar a livre escolha dos utilizadores relativamente a conteúdos, aplicações e serviços disponíveis através do acesso à Internet.

Também é recomendado aos prestadores que publiquem as condições específicas impostas às entidades potencialmente interessadas para inclusão das respetivas aplicações/conteúdos nas ofertas de zero-rating e similares, incluindo o prazo de resposta a essas solicitações. Esta recomendação permite que os benefícios da Internet aberta possam abranger também o lado da oferta, dando oportunidade a que novos produtos e plataformas digitais se possam desenvolver num ambiente de inovação diversificada, aberta e livre.

No mesmo prazo de 50 dias, os operadores terão que adaptar a informação que divulgam nos sites, lojas e outros canais informativos.

A ANACOM fixou ainda um prazo de 30 dias úteis para que os operadores a informem sobre a forma como vão dar cumprimento a esta decisão e de quais as condições que impõem às entidades interessadas em incluir aplicações/conteúdos nas ofertas zero-rated e similares, que deverão ser publicadas.

Esta decisão da ANACOM foi adotada depois de uma consulta pública que decorreu durante 35 dias úteis e na qual participaram 23 entidades, entre as quais se incluem operadores de telecomunicações, associações sectoriais, organizações do sistema científico e tecnológico nacional, uma estação de televisão e diversos cidadãos em nome individual.

A ANACOM continuará a monitorizar o mercado e a acompanhar a evolução dos modelos de negócio quanto ao cumprimento das regras em vigor."
Fonte: https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1456283

Eu não vou ler isso tudo, amigo :sarcastic: :mosking: A minha pergunta não foi essa

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há 2 horas, TekClub disse:

Saída de Canal: TV Fátima. Por motivos alheios à NOS, o canal TV Fátima, na posição 184, terminará a sua transmissão a 25 de julho.

Fonte:http://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Pages/default.aspx

Na NOS ficamos com:

-Canção Nova

-Kuriakos TV

-Angelus TV

-Canal Um Europa com imagem da NOS a dizer que está "temporariamente indisponível" desde que o mesmo chegou à MEO (a qualidade de imagem e som melhorou um bocadinho mas por causa do frame rate ainda tem som alto que se consegue ouvir doutras partes da casa, numa qualidade inferior aos canais da Globo)

Editado por ATVTQsV
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Razão oficial do encerramento da TV Fátima: no passado dia 20 passaram a haver limitações das emissões em directo da Capelinha e, para tal, deixou de emitir as cerimónias como os terços em directo. O canal tem vivido à custa de alguns programas de produção própria que vão passar a ser exclusivos online.

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NOS será principal patrocinador da Comic Con

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A Comic Con Portugal terá a NOS como main sponsor na próxima edição do evento, que decorre de 6 a 9 de Setembro, no Passeio Marítimo de Algés.
Para Rita Torres Baptista, directora de marca e comunicação da NOS, “a NOS, como marca de entretenimento, quer estar próxima dos portugueses, das suas emoções e interesses. A Comic Con Portugal é um evento único que se distingue pelas personagens, conteúdos e activações preferidas dos portugueses pelo que a parceria com a NOS se revela natural nesta estratégia emocional de comunicação”.
Cinema & TV, a banda desenhada, literatura, cosplay, gaming, new media e música são algumas das áreas em destaque na Comic Con. As edições anteriores do evento, que arrancou em 2014, decorreram em Matosinhos.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2018/07/nos-sera-principal-patrocinador-da-comic-con/

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