Jump to content

O Outro Lado do Paraíso


DanielNunes

Posts Recomendados

On 30/04/2018 at 11:24 PM, Pedro M. said:

O segredo foi basicamente voltar à fórmula antiga, deixando de lado as histórias mais dark. A Força do Querer foi a responsável, não sei se alguma vez espreitaste quando deu na SIC. Uma história simples (tão simples que no início muita gente não dava nada por ela), personagens carismáticos, temas interessantes e uma condução super coerente e humana. Fechou com 36. Depois O Outro Lado do Paraíso é aquela novela clássica com a mocinha que sofre e volta para fazer justiça.

Em Família era uma seca descomunal, Império era maçadora, Babilónia veio com demasiada sede ao pote cheia de temas fortes, A Regra do Jogo veio numa altura em que os brasileiros estavam fartos do estilo mais forte, Velho Chico era demasiado alternativa e A Lei do Amor até doía de tão cliché e tão sem carisma. A Força do Querer e O Outro Lado do Paraíso são novelas simples, sem serem maçadoras, com premissas fortes, personagens carismáticas e uma condução inteligente. Isto numa análise pessoal minha, claro.

EF e ALDA foram altas xaropadas. :bad: ARDJ só via por causa da Atena, do velho e do Romero porque de resto era tudo uma salganhada do pior. Babiflop foi a porcaria que já sabemos e I e OOLDP podiam ter sido melhores não fossem o circo e as palhaçadas. :dry:

Novelas das 9 boas foram AB, AáV, VC e AFDQ. Pra mim AFDQ só fica atrás de Velho Chico como a melhor novela da Globo nesta década, empatada até com Avenida Brssil.:queen:

Não concordo muito que tenha sido "simples". Foi sim muito bem preparada e gerida pela Perez. Acho que esta o  @Figo ia gostar de ver. :)

Editado por Harry Cameron
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Harry Cameron disse:

O problema do Walcyr nesta novela é que o autor está tão focado em querer ridicularizar os conservadores (digo defensores da "cura gay") que não se apercebe que está a arrastar também os personagens gays. :rolleyes:

Eu só tenho que enaltecer ainda mais o grande ator que o Eriberto tem sido desde o início, porque apesar do texto absurdo/ridículo/ofensivo com que é obrigado a lidar, consegue interpretar um personagem gay sem clichés ou caricato. Eu admito mesmo que fiquei a gostar ainda mais dele depois desta novela. :giveheart: O trabalho dele aqui foi quase heroico!

Já dos restantes (vá lá alguns) personagens não se pode dizer o mesmo, mas também coitados a debitar diálogos tão parvos não são todos os atores que conseguem fazer bonito. :rolleyes:

O problema afeta a Globo toda no geral eu acho, não é só desta novela ou do Walcyr...

Um artigo que li sobre isso, já de 2015, e ainda continua a ser real infelizmente:

https://medium.com/@LuanBorges/a-globo-e-a-mais-homofobica-das-emissoras-50db0b39c104

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Globo de facto tem um grave problema na forma como aborda a representatividade de várias classes, sejam pessoas negras, homossexuais, bissexuais, mulheres, e.t.c.

Eu e algumas amigas, também elas espectadoras assíduas, comentávamos aqui ha dias sobre as falhas que a novela tem, que infelizmente não são inerentes ás de outras novelas.

Já tinha comentado aqui que não gosto particularmente e enquanto parte "interessada" da forma como as mulheres são retratadas nalgumas novelas. 'Avenida Brasil' foi um exemplo claro disso mesmo, pois embora me tenha marcado muito e não tenha perdido um único episódio, deixava-me literalmente a roer as unhas com algumas cenas referentes ao núcleo do "Cadinho e das suas três mulheres", que teve momentos bastante caricatos! Daí eu de certa forma conseguir perceber o porquê da novela ser tão criticada nas redes sociais e por membros aqui do nosso "cantinho", como o @Forbidden por exemplo que utiliza muitas vezes argumentos muito válidos e oportunos.No entanto, convém referir que novela trata-se só e apenas disso mesmo... de novela! As pessoas não deviam seguir tanto á letra o que acontece neste e noutros géneros de ficção.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Pedro M. disse:

Sim. Refiro-me a ser simples no ponto de partida.

Eu acho que o que faz grande diferença é a qualidade da escrita... enquanto que esta novela parece ser  escrita por uma criança de 10 anos, tamanha é a infantilidade de alguns diálogos e histórias, AFDQ, Velho Chico e Tempo de Amar (para citar apenas 3) tem um texto maduro, mais refinado e que não trata o público como retardado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Harry Cameron said:

EF e ALDA foram altas xaropadas. :bad: ARDJ só via por causa da Atena, do velho e do Romero porque de resto era tudo uma salganhada do pior. Babiflop foi a porcaria que já sabemos e I e OOLDP podiam ter sido melhores não fossem o circo e as palhaçadas. :dry:

Novelas das 9 boas foram AB, AáV, VC e AFDQ. Pra mim AFDQ só fica atrás de Velho Chico como a melhor novela da Globo nesta década, empatada até com Avenida Brssil.:queen:

Não concordo muito que tenha sido "simples". Foi sim muito bem preparada e gerida pela Perez. Acho que esta o  @Figo ia gostar de ver. :)

È verdade Harry e que grande decepção foram essas duas primeiras novelas que referiste, principalmente 'Em Família' que foi escrita pelo grande Manoel Carlos, um senhor pelo qual tenho um carinho enorme e que faz tanta falta á teledramaturgia brasileira! :|

Eu gostei e gosto das quatro novelas que referiste no teu segundo parágrafo e tambem de 'O Outro Lado do Paraíso', esta última que tal como 'Amor á Vida' teve os seus defeitos, mas mesmo assim o cômputo geral é positivo, na minha opinião.

Editado por Maya 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Maya disse:

A Globo de facto tem um grave problema na forma como aborda a representatividade de várias classes, sejam pessoas negras, homossexuais, bissexuais, mulheres, e.t.c.

Eu e algumas amigas, também elas espectadoras assíduas, comentávamos aqui ha dias sobre as falhas que a novela tem, que infelizmente não são inerentes ás de outras novelas.

Já tinha comentado aqui que não gosto particularmente e enquanto parte "interessada" da forma como as mulheres são retratadas nalgumas novelas. 'Avenida Brasil' foi um exemplo claro disso mesmo, pois embora me tenha marcado muito e não tenha perdido um único episódio, deixava-me literalmente a roer as unhas com algumas cenas referentes ao núcleo do "Cadinho e das suas três mulheres", que teve momentos bastante caricatos! Daí eu de certa forma conseguir perceber o porquê da novela ser tão criticada nas redes sociais e por membros aqui do nosso "cantinho", como o @Forbidden por exemplo que utiliza muitas vezes argumentos muito válidos e oportunos.No entanto, convém referir que novela trata-se só e apenas disso mesmo... de novela! As pessoas não deviam seguir tanto á letra o que acontece neste e noutros géneros de ficção.

Mas no Brasil, muito mais do que aqui em Portugal, as novelas tem influencia na sociedade... e acho preferível se for positiva do que pela negativa, não achas? Claro que é novela, eu sei, mas acaba sempre por passar algo pro público.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Forbidden said:

Mas no Brasil, muito mais do que aqui em Portugal, as novelas tem influencia na sociedade... e acho preferível se for positiva do que pela negativa, não achas? Claro que é novela, eu sei, mas acaba sempre por passar algo pro público.

Claro Forbi, mas os brasileiros não podem ser todos "ignorantes" no que toca aos nomes dos seus atores, realizadores ou autores. As pessoas deviam aprender a destinguir os diversos géneros de escrita, todos sabemos que a escrita de uma Glória Perez não tem rigorosamente nada a ver com a de um Gilberto Braga, ou que não se pode comparar um Manoel Carlos com um João Emanuel Carneiro por exemplo.

O Walcyr, e principalmente o Aguinaldo, são autores que usam e abusam despretensiosamente do "popularuxo". Tivemos agora recentemente uma cena da Nádia a armar uma peixeirada ao apanhar o marido na cama com a prostituta... uma cena do mais brejeira que pode existir! :haha:

E parece que o fim da tal polémica da representatividade não vai chegar tão cedo! :| 'Segundo Sol' não vai ter a vida facilitada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Maya disse:

E parece que o fim da tal polémica da representatividade não vai chegar tão cedo! :| 'Segundo Sol' não vai ter a vida facilitada.

Não vai, ainda pra mais com as explicações ridiculas que a Globo dá, ainda se enterra mais :|

há 6 minutos, Maciel disse:

Outra vez a conversa dos gays?  a novela vai acabar e voces ainda vao continuar a bater na mesma tecla...

quanto fez o episodio bombastico de ontem no brasil?

Eu acho que ainda não entendeste que não é só com esta novela, mas sim com todas, daí estarmos sempre a "repetir no mesmo", porque a situação não muda.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Forbidden disse:

Não vai, ainda pra mais com as explicações ridiculas que a Globo dá, ainda se enterra mais :|

Eu acho que ainda não entendeste que não é só com esta novela, mas sim com todas, daí estarmos sempre a "repetir no mesmo", porque a situação não muda.

Ja tentaram mudar e foram boicotados.

e eu nem vejo de que forma é que os gays de OOLDP vos chocam tanto. Ok, transformaram aquilo no núcleo de comedia, mas o nucleo do psiquiatra, mae e a esposa ja era meio comedia.. Juntaram o Cido e pronto. Eu nao acho piada ao nucleo, mas é mesmo por ser super repetitivo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Forbidden said:

Não vai, ainda pra mais com as explicações ridiculas que a Globo dá, ainda se enterra mais :|

Eu acho que ainda não entendeste que não é só com esta novela, mas sim com todas, daí estarmos sempre a "repetir no mesmo", porque a situação não muda.

Mas também não é assim com todas as produções Forbi, acho que estás a exagerar um bocadinho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Forbidden said:

O problema afeta a Globo toda no geral eu acho, não é só desta novela ou do Walcyr...

Um artigo que li sobre isso, já de 2015, e ainda continua a ser real infelizmente:

https://medium.com/@LuanBorges/a-globo-e-a-mais-homofobica-das-emissoras-50db0b39c104

Mas a Globo já mostrou inúmeras vezes estar do lado das pessoas LGBT, e ainda em 2017 tivemos muitos exemplos disso onde a comunidade foi retratada com respeito, sensibilidade, dignidade... :giveheart:

Tiveste AFDQ, onde as questões do género foram exemplarmente retratadas e onde a autora acertou na forma como conseguiu desmistificar a ideia de que travestismo e transsexualidade se tratam do mesmo. 

Também teve Os Dias Eram Assim, Malhação Viva a Diferença e Pega Pega... por isso não acho que esse artigo seja mt fiável desculpa ai que te diga bro. :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Maciel disse:

Ja tentaram mudar e foram boicotados.

e eu nem vejo de que forma é que os gays de OOLDP vos chocam tanto. Ok, transformaram aquilo no núcleo de comedia, mas o nucleo do psiquiatra, mae e a esposa ja era meio comedia.. Juntaram o Cido e pronto. Eu nao acho piada ao nucleo, mas é mesmo por ser super repetitivo.

Porque nem são casais sequer, não se tocam. Isso é o mais básico, são pseudo-casais. Depois, são tratados com gozo. Só não vê quem não quer, não vou estar a repetir o óbvio.

Agora mesmo, Harry Cameron disse:

Mas a Globo já mostrou inúmeras vezes estar do lado das pessoas LGBT, e ainda em 2017 tivemos muitos exemplos disso onde a comunidade foi retratada com respeito, sensibilidade, dignidade... :giveheart:

Tiveste AFDQ, onde as questões do género foram exemplarmente retratadas e onde a autora acertou na forma como conseguiu desmistificar a ideia de que travestismo e transsexualidade se tratam do mesmo. 

Também teve Os Dias Eram Assim, Malhação Viva a Diferença e Pega Pega... por isso não acho que esse artigo seja mt fiável desculpa ai que te diga bro. :unsure:

Tivestes algumas esmolas, como o artigo fala... nada mais que isso. Compara com a Argentina e a diferença é brutal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, Maciel said:

Ja tentaram mudar e foram boicotados.

e eu nem vejo de que forma é que os gays de OOLDP vos chocam tanto. Ok, transformaram aquilo no núcleo de comedia, mas o nucleo do psiquiatra, mae e a esposa ja era meio comedia.. Juntaram o Cido e pronto. Eu nao acho piada ao nucleo, mas é mesmo por ser super repetitivo.

Eu já não tenho aquela raiva que tinha ao início porque o Walcyr, a bem ou a mal, la conseguiu ensinar uma coisa boa aos brasucas: Que ninguém "deixa de ser gay"!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Maya disse:

Mas também não é assim com todas as produções Forbi, acho que estás a exagerar um bocadinho!

Só houve casais lgbt em duas novelas: Liberdade Liberdade (e morreram os dois no final, sendo que um deles levou o outro à morte), e pelo que vocês dizem Os Dias Eram Assim, eu essa não vi. E essas foram novela das 11... e nas novelas das 6, 7 e 9?! Aí ficam os pseudo-casais que não se tocam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Forbidden disse:

Porque nem são casais sequer, não se tocam. Isso é o mais básico, são pseudo-casais. Depois, são tratados com gozo. Só não vê quem não quer, não vou estar a repetir o óbvio.

Tivestes algumas esmolas, como o artigo fala... nada mais que isso. Compara com a Argentina e a diferença é brutal.

Mas se a globo foi boicatada numa novela (pior media de sempre) por colocar abertamente e sem preconceitos duas senhoras a beijarem-se queres o quê?? 

há 4 minutos, Harry Cameron disse:

Eu já não tenho aquela raiva que tinha ao início porque o Walcyr, a bem ou a mal, la conseguiu ensinar uma coisa boa aos brasucas: Que ninguém "deixa de ser gay"!

Então qual foi o problema deste casal para além de não se tocarem?

se colocaram no nucleo comico acho perfeitamente normal. Ou por serem personagens gay não podem fazer parte do nucleo comico??

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Maciel disse:

Mas se a globo foi boicatada numa novela (pior media de sempre) por colocar abertamente e sem preconceitos duas senhoras a beijarem-se queres o quê?? 

Que não se juntasse aos fanáticos religiosos ;)

Ou então que deixe de vez a hipocrisia de lado, não pode ter esta dupla posição de se fingir pro-lgbt e depois nas novelas não o ser. Fica algo contraditório.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Que não se juntasse aos fanáticos religiosos ;)

Ou então que deixe de vez a hipocrisia de lado, não pode ter esta dupla posição de se fingir pro-lgbt e depois nas novelas não o ser. Fica algo contraditório.

Isso é muito bonito de falar, mas a globo é uma empresa e quer lucro. Se os brasileiros ainda são muito retrogados, eles nao podem tentar incutir mudanças de forma brusca (já tentaram e deu no que deu). E se nas novelas das 11 esses assuntos ja sao melhor abordados, nota-se que ha vontade. Agora não esperes que a Globo va arriscar a ter outra novela das 9 boicotada nos proximos anos.. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Forbidden said:

Porque nem são casais sequer, não se tocam. Isso é o mais básico, são pseudo-casais. Depois, são tratados com gozo. Só não vê quem não quer, não vou estar a repetir o óbvio.

Tivestes algumas esmolas, como o artigo fala... nada mais que isso. Compara com a Argentina e a diferença é brutal.

"Esmolas"?! As novelas da Globo já tiveram casais e personagens LGBTs que ainda hoje guardo na memória, como:

- Clara e Rafaela de Mulheres Apaixonadas

- Junior de América

- O casal de dois homens de Paraíso Tropical 

- Thales e Julinho de Ti Ti Ti. 

- Eduardo e Hugo de Insensato Coração 

- Félix e Nikko de Amor á Vida

- Clara e Marina Em Família

- Max do Totalmente Demais

- André e Tolentino de Liberdade Liberdade

- Médico de Etá Mundo Bom 

- Personagens gays e bissexuais da Malhação do ano passado 

- Ivan de A Força do Querer

- Leon e Rudá de Os Dias Eram Assim 

 

Esses pelo menos foram muito bem retratados. ;) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Harry Cameron disse:

"Esmolas"?! As novelas da Globo já tiveram casais e personagens LGBTs que ainda hoje guardo na memória, como:

- Clara e Rafaela de Mulheres Apaixonadas

- Junior de América

- O casal de dois homens de Paraíso Tropical 

- Thales e Julinho de Ti Ti Ti. 

- Eduardo e Hugo de Insensato Coração 

- Félix e Nikko de Amor á Vida

- Clara e Marina Em Família

- Max do Totalmente Demais

- André e Tolentino de Liberdade Liberdade

- Médico de Etá Mundo Bom 

- Personagens gays e bissexuais da Malhação do ano passado 

- Ivan de A Força do Querer

- Leon e Rudá de Os Dias Eram Assim 

 

Esses pelo menos foram muito bem retratados. ;) 

Só considero casal os que se tocam, os outros pra mim não são.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, Maciel said:

Mas se a globo foi boicatada numa novela (pior media de sempre) por colocar abertamente e sem preconceitos duas senhoras a beijarem-se queres o quê?? 

Então qual foi o problema deste casal para além de não se tocarem?

se colocaram no nucleo comico acho perfeitamente normal. Ou por serem personagens gay não podem fazer parte do nucleo comico??

Foi boicotada por mostrar lésbicas idosas, que para uma parte do Brasil secalhar foi como descobrir a pólvora quando se depararam que gays idosos existem também. :rolleyes:

Eu não acho que a culpa seja só dos brasileiros. Sim e verdade que são um país homofóbico, sexista e racista até mais não, mas em AFDQ por exemplo tu viste a questão da transsexualidade a ser retratada de forma 100% fidedigna, sem tabus... não ficou mesmo nada por explicar! E estamos a falar do país que mais mata LGBTs, sendo que os Ts são de longe as principais vitimas do movimento. :( Por isso cai por terra essa tese de que a "culpa é dos brasileiros ou de todos os idosos zucas vá". Eu culpo sim os autores, O Walcyr por ser preguiçoso, o Aguinaldo por ser arrogante e fazer "circos gays" propositados, e por fim o JEC que chegou ao cumulo de "curar" um gay de uma novela. :angry:

 

10 minutes ago, Forbidden said:

Só considero casal os que se tocam, os outros pra mim não são.

Eu considero casal os que são retratados com respeito e transmitem emoção com o olhar. O beijo e o toque são um bocado relativos mas ya eu percebo a tua parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Harry Cameron disse:

Eu considero casal os que são retratados com respeito e transmitem emoção com o olhar. O beijo e o toque são um bocado relativos mas ya eu percebo a tua parte.

Eu num casal de novela quero emoção, paixão, desejo, amor, não duas pessoas que nem se tocam e ficam-se pelo olhar. Isso pra mim não dá, não desperta interesse nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Harry Cameron disse:

Foi boicotada por mostrar lésbicas idosas, que para uma parte do Brasil secalhar foi como descobrir a pólvora quando se depararam que gays idosos existem também. :rolleyes:

Eu não acho que a culpa seja só dos brasileiros. Sim e verdade que são um país homofóbico, sexista e racista até mais não, mas em AFDQ por exemplo tu viste a questão da transsexualidade a ser retratada de forma 100% fidedigna, sem tabus... não ficou mesmo nada por explicar! E estamos a falar do país que mais mata LGBTs, sendo que os Ts são de longe as principais vitimas do movimento. :( Por isso cai por terra essa tese de que a "culpa é dos brasileiros ou de todos os idosos zucas vá". Eu culpo sim os autores, O Walcyr por ser preguiçoso, o Aguinaldo por ser arrogante e fazer "circos gays" propositados, e por fim o JEC que chegou ao cumulo de "curar" um gay de uma novela. :angry:

 

Eu considero casal os que são retratados com respeito e transmitem emoção com o olhar. O beijo e o toque são um bocado relativos mas ya eu percebo a tua parte.

Quem?
Eu acho o JEC o pior. Aqueles gays de AB que eram gays e nunca diziam que eram gays, sempre tudo tratado como se fosse, mas não fosse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Maciel disse:

Outra vez a conversa dos gays?  a novela vai acabar e voces ainda vao continuar a bater na mesma tecla...

quanto fez o episodio bombastico de ontem no brasil?

O episódio que deu ontem no Brasil? Ainda não saiu a audiência.

há 1 hora, Maciel disse:

Ja tentaram mudar e foram boicotados.

e eu nem vejo de que forma é que os gays de OOLDP vos chocam tanto. Ok, transformaram aquilo no núcleo de comedia, mas o nucleo do psiquiatra, mae e a esposa ja era meio comedia.. Juntaram o Cido e pronto. Eu nao acho piada ao nucleo, mas é mesmo por ser super repetitivo.

É o que eu acho também. Há coisas que não devem ser levadas tão a sério, por amor de Deus. Eu acho o núcleo repetitivo e mal conduzido, o problema é esse. Acho que na primeira fase ficou muito em cima do muro, eu nem percebi se a intenção era ser cómico ou não. Tinhas o drama dele por não ser aceitar a si próprio e pela mãe homofóbica, mas depois tinhas comédia na relação com a Suzy e em outras coisas. Com uma certa rejeição do público o Walcyr Carrasco na segunda fase cagou para tudo e apostou na brejeirice de uma vez.

Editado por Pedro M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...