Jump to content

Jacinta


ZDK

Posts Recomendados

  • Respostas 646
  • Criado
  • Última Resposta
há 2 minutos, Ivo disse:

Filipe Vargas, Mariana Marques Guedes, muito bem, a TVI está a variar os nomes de elenco!

Essa variação tinha sido boa se isto estivesse a ser produzido pela Plural. A Coral não dá com nada. Basta ver Água de Mar e a nova série Mulheres Assim que embora me pareça boa e pretenda ver os episódios (já só tenho duas semanas para poder ver o primeiro), não está a ter grande aceitação por parte dos espetadores. E os cenários da Coral são muito fracos. Até estou para ver o que vai sair daqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, SIM disse:

Essa variação tinha sido boa se isto estivesse a ser produzido pela Plural. A Coral não dá com nada. Basta ver Água de Mar e a nova série Mulheres Assim que embora me pareça boa e pretenda ver os episódios (já só tenho duas semanas para poder ver o primeiro), não está a ter grande aceitação por parte dos espetadores. E os cenários da Coral são muito fracos. Até estou para ver o que vai sair daqui.

Em Água da Mar eles até se safaram bem... Tirando as cenas com feridos e assim. MA é que está péssimo, mas o budget também deve ser baixíssimo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Rafael A. disse:

Em Água da Mar eles até se safaram bem... Tirando as cenas com feridos e assim. MA é que está péssimo, mas o budget também deve ser baixíssimo!

Estás a falar dos cenários ou do produto em si? É que os cenários eram bons, mas o produto não era nada de especial. Se bem que até se comia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, SIM disse:

Estás a falar dos cenários ou do produto em si? É que os cenários eram bons, mas o produto não era nada de especial. Se bem que até se comia.

A estória não era grande coisa. Os cenários até eram bonzitos... A realização idem. Eles falhavam era nas cenas de ação tipo afogamentos e ferimentos, eram de rir :haha: Mas não estava mal assim no geral... "Mulheres Assim" é que está um degredo. :dontknow: Safam-se as interpretações...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, ZDK disse:

Ri-me com a Rita Salema e Dalila Carmo em modo campónias, a darem à anca xD 

No final, os 3 pastorinhos juntos na mítica foto. 

Uma reconstituição muito mal feita. As poses dos pastorinhos não estão iguais nem as roupas. Acho que numa produção destas isso é importante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citação

FÁTIMA: “AÇÃO!” COMEÇARAM AS GRAVAÇÕES DE “JACINTA”, COM UMA CENTENA DE FIGURANTES DA REGIÃO

Gravações da série "Jacinta" tiveram início dia 7 e vão decorrer em Fátima durante o mês de setembro. Foto: mediotejo.net

De 7 a 22 de setembro, a Coral Europa vai estar a gravar em Fátima a série “Jacinta”, um projeto de dois episódios da TVI para 2017, ano do Centenário das Aparições da Cova da Iria. Ao casting para figurantes acorreram 500 pessoas da região mas apenas uma centena vai ter a hipótese de atuar ao lado de grandes atores da ficção portuguesa, como Dalila do Carmo ou Rita Salema. A rodagem decorre no interior da freguesia de Fátima, nas aldeias onde ainda se conservam as características do meio rural em que viveram os três pastorinhos, no início do último século. 

No meio de um baile, uma donzela pergunta ao apaixonado, um soldado a caminho da Grande Guerra, se vai voltar. Ele responde-lhe que sim, se ela esperar por ele. Dançando, o jovem casal despede-se alegremente, sendo interrompido violentamente pelo pároco, que não aprova tanta intimidade. A pequena Jacinta Marto acorre em defesa do soldado, dando uma pisadela maldisposta ao padre intrometido.

“Corta!!! Vamos repetir!!!”,  grita-se.

O pára-arranca das gravações deixa exaustos os mais inexperiente e propicia a distração. Estamos na manhã de 8 de setembro, segundo dia de gravações da série “Jacinta”, com cenário montado junto à capela da Casa de Turismo “Casal”, em Casal Farto, freguesia de Fátima. Uma antiga quinta que pertenceu à Ordem de Malta, com uma capela do século XVIII e uma envolvente característica da paisagem serrana de Fátima, de onde é proveniente a família Prazeres (fundou o topónimo Vilar dos Prazeres, Ourém).

Há tendas de feira, movimento de adultos e crianças, comes e bebes, um exterior preparado para recordar um baile “à moda antiga”, com vendedores, soldados, mulheres de lenço na cabeça, homens de cajado e a figura peremptória do padre a velar pelos bons costumes e o amor à pátria. Também há um fotógrafo que pede à pequena Jacinta para lhe tirar uma fotografia, arrastando esta a prima e o irmão, Lúcia e Francisco, para o retrato.

O guião da série de dois episódios, previamente titulada de “Jacinta”, é de Manuel Arouca, autor do livro com o mesmo nome e de várias novelas, como “Jardins Proibidos”. Segundo a produção, as gravações vão decorrer entre Fátima e Lisboa, e constituem uma reprodução dos acontecimentos da Cova da Iria entre 1917 e 1920, pelo olhar da pastorinha e Beata Jacinta Marto, que morreu nesse ano no Hospital Dona Estefânia, em resultado da gripe espanhola. A narrativa será apresentada com sucessivos saltos no tempo e flashbacks.

A série conta com vários atores conhecidos, entre os quais Dalila do Carmo, Rita Salema, António Pedro Cerdeira, Almano Gonçalves, Filipe Vargas e Rodrigo Paganelli. Para a figuração a produtora Coral Europa realizou um casting onde acorreram cerca de 500 pessoas da região, mas foram selecionadas pouco mais de uma centena. A participação vai variando com os dias, rodando-se os figurantes.

Envergonhado, um jovem de Fátima comenta que simplesmente veio “ganhar uns trocos”, embora não saiba qual será o seu ordenado pela participação, e está disponível para vir mais dias, desde que esteja na sua folga. Já Abel Silva, morador da localidade próxima de Loureira, foi desafiado por um amigo para ir ao casting e acabou por ser chamado e ele não, comenta rindo. As filmagens são “interessantes” e dão para perceber o “trabalhão” necessário à realização de um filme. O mesmo reflete Duarte Ribeiro, também natural de Loureira, que participou no casting apenas pela experiência. “Nunca tinha feito figuração, é um bocadinho cansativo o tempo de espera, mas de resto é bom”, comenta.

A produção contou com o apoio da junta de freguesia, que cedeu os animais da quinta pedagógica, e da Casa do Povo de Fátima, em que cerca de 15 elementos do Rancho participaram na recriação do baile. O Rancho fez ainda a consultoria em termos de recriação histórica, com sugestões sobre as roupas, os objetos rurais e a música.

Mas já não é a primeira vez, afirma a presidente da Casa do Povo, Hélia Faria, que a instituição é chamada a participar em produções deste género. “Para nós não é novidade, já estamos habituados a este tipo de experiência. Temos agora também uma outra filmagem simultânea, para a EWTN”, o maior canal de televisão católico do mundo, adianta.

De resto já não é a primeira vez que a freguesia de Fátima é cenário para uma produção ficcional sobre as Aparições de Nossa Senhora aos três pastores, apenas as abordagens vão variando. Para Humberto Silva, presidente da junta de Fátima, “tudo o que sirva positivamente para levar o nome de Fátima às pessoas, mais longe, é bom para a economia, a sociedade e para a divulgação do que é Fátima”, referiu sucintamente ao mediotejo.net.

Na quinta-feira, dia 8, Fátima Prazeres, responsável pela Casa de Turismo “Casal” mostrava-se satisfeita pela perspetiva de poder promover um pouco o espaço, uma quinta recuperada há 20 anos, destinada sobretudo a dormidas. Mas “estamos abertos a estas iniciativas”, referiu, tendo-se já realizado ali outras produções comerciais e eventos.

As filmagens vão decorrer em Casal Farto, Ramila e Vale de Cavalos. A transmissão da série “Jacinta” está prevista para o horário nobre da TVI em 2017, mas ainda sem data de estreia definida.

FOTOS:

Spoiler

Gravações de 8 de setembro decorreram na Casa de Turismo "Casal", em Casal Farto. FOTO: mediotejo.net

Série vai recordar últimos três anos da Beata Jacinta Marto, que morreu com 9 anos. FOTO: mediotejo.net

51 figurantes da região de Fátima participaram nas gravações de 8 de setembro, FOTO: mediotejo.net

Uma centena de pessoas de Fátima e arredores vão participar nas três semanas de rodagem. FOTO: mediotejo.net

Produção contou com a consultoria histórica da Casa do Povo de Fátima e a participação do seu Rancho Folclórico. FOTO: mediotejo.net

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, ZDK disse:

Mas isso foi confirmado? 

Pensava que sim, mas estive agora a ver a página de FB dela e ela esteve a gravar promos para a série da RTP ontem e hoje esteve na semifinal dos Emmys, por isso não é ela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é um um pouco off-topic, mas há uma duvida que eu sempre tive e nunca percebi direito...

Em Portugal as ordens religiosas foram todas extintas na primeira metade do século XIX, ou seja, os conventos deixaram de poder admitir freiras. No entanto apos estas aparições em 1917 a Lúcia vai para um convento, o que quer dizer que voltaram a existir?! Alguém sabe mais pormenores sobre isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Forbidden disse:

Isto é um um pouco off-topic, mas há uma duvida que eu sempre tive e nunca percebi direito...

Em Portugal as ordens religiosas foram todas extintas na primeira metade do século XIX, ou seja, os conventos deixaram de poder admitir freiras. No entanto apos estas aparições em 1917 a Lúcia vai para um convento, o que quer dizer que voltaram a existir?! Alguém sabe mais pormenores sobre isso?

fui ler umas coisas na wiki dela (dá uma vista de olhos), e ela só foi para um convento nos anos 40, ou seja já em plena ditadura, quando o salazar era tu cá tu lá com a igreja.

e aqui fala sobre a restauração da ordem religiosa à qual ela pertencia http://www.ordem-do-carmo.pt/index.php/os-carmelitas/historia.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, joanna disse:

fui ler umas coisas na wiki dela (dá uma vista de olhos), e ela só foi para um convento nos anos 40, ou seja já em plena ditadura, quando o salazar era tu cá tu lá com a igreja.

e aqui fala sobre a restauração da ordem religiosa à qual ela pertencia http://www.ordem-do-carmo.pt/index.php/os-carmelitas/historia.html

Obrigado pela informação :)

Na wiki dela diz isto:

" Em 17 de Junho de 1921, o Bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, proporcionou a sua entrada no colégio das irmãs doroteias em Vilar, Porto, alegadamente para a proteger dos peregrinos e curiosos que acorriam cada vez mais à Cova da Iria e pretendiam falar com ela. Professou como doroteia em 1928, em Tui, Espanha, onde viveu alguns anos. "

Confunde-me um pouco, porque se ela em 1921 foi para um colégio de freiras em Portugal, é porque já havia conventos nessa altura, não? Ou havia apenas colégios mas não conventos? Depois diz que ela foi pra Espanha, portanto talvez não houvesse mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Forbidden disse:

Isto é um um pouco off-topic, mas há uma duvida que eu sempre tive e nunca percebi direito...

Em Portugal as ordens religiosas foram todas extintas na primeira metade do século XIX, ou seja, os conventos deixaram de poder admitir freiras. No entanto apos estas aparições em 1917 a Lúcia vai para um convento, o que quer dizer que voltaram a existir?! Alguém sabe mais pormenores sobre isso?

Há vários conventos que continuam a admitir novas freiras, senão já nem haveria freiras vivas.

há 6 horas, ZDK disse:

A personagem do Paganelli vai ter um irmão:

Sabe-se se as personagens deles são inventadas ou se representam alguém que existiu mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabe-se se as personagens deles são inventadas ou se representam alguém que existiu mesmo?

Sim, eu sei que agora são permitidas, o que não sei foi quando as ordens religiosas voltaram a ser permitidas depois da sua extinção no século XIX. Pensava que nos anos 20 ainda estavam extintas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...