Jump to content

Super Quiz


João Fernandes

Posts Recomendados

há 21 minutos, RPSG disse:

Já aproveitaste! E os outros que fizeram notícia a cair que nem patos é que me deixa admirado!

E já que a Patrícia gosta de fazer teatro, vamos dar mais uns minutos de fama à senhora (especialmente para o @Tiago João):

 

O drama no início do programa :rofl: Ela deitada :rofl: Pena que cá ainda não chegou a esse ponto :crying:

Agora mesmo, miguelassousa disse:

Fizes-te tu se não bem xD

Alguém que me compreenda :giveheart:@BBFF

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, miguelassousa disse:

Usar a quê?:lol:

Próclise - ocorrência dos pronomes em posição pré-verbal.

Spoiler

Casos:

1) com o uso do advérbio 'não': se tiver hífen, passa para trás do verbo. «Não fizeste» está correto. Logo, não se separa o 'te'.

2) com o uso de certas expressões, como 'já', 'ainda'... «Já fizeste» está, também, correto. Assim, não se separa.

3) com o uso de orações subordinadas. «Quando fizeste» está correto, também. Conclusão: não se separa.

 

 

 

 

Editado por BBFF
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

Próclise - ocorrência dos pronomes em posição pré-verbal.

  Ocultar conteúdo

Casos:

1) com o uso do advérbio 'não': se tiver hífen, passa para trás do verbo. «Não fizeste» está correto. Logo, não se separa o 'te'.

2) com o uso de certas expressões, como 'já', 'ainda', etc. «Já fizeste» está, também correto. Assim, não se separa.

3) com o uso de orações subordinadas. «Quando fizeste» está correto, tamb

 

 

 

Ah! Não me lembro de ter dado isso no meu 12º Ano! Deve-me ter escapado! Também já acabei aquilo em junho estamos em dezembro hahahah entra-me a 100 e sai-me a 200 xD 

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, miguelassousa disse:

Ah! Não me lembro de ter dado isso no meu 12º Ano! Deve-me ter escapado! Também já acabei aquilo em junho estamos em dezembro hahahah entra-me a 100 e sai-me a 200 xD 

Spoiler

emeli.jpg.dcc86f06bd1bc2615f19668fb4ce1bee.jpg

:lol: A propósito, a próclise não é só ensinada no 12.º ano...

 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...