Jump to content

Sociedade


João_O

Posts Recomendados

há 5 minutos, D91 disse:

Em algumas dessas localidades também há o Continente ou o Intermarché. Mas sim, seria mau porque muitas pessoas ficariam sem trabalho....

Estava a dizer mesmo no centro, os Intermachés geralmente ficam um pouco na periferia - além de para mim por vezes ter produtos de pior qualidade que o Minipreço - e Continentes Bom Dia ainda não são muitos...

Editado por canal5
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 minutes ago, canal5 said:

Isso é nas grandes cidades, os Market até são agradáveis. Quanto à questão dos empregados devem sentir na pele que a situação não está fácil há anos...
Apesar de tudo o fecho seria muito mau, assim nas médias e pequenas cidades em termos de supermercados no centro na maior parte dos casos ficariam apenas com o Pingo Doce que na minha opinião se não é neste momento o mais caro anda lá perto...

Depende muito da gerência... 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, D91 disse:

Em algumas dessas localidades também há o Continente ou o Intermarché. Mas sim, seria mau porque muitas pessoas ficariam sem trabalho....

Acredito que, a venderem a operação em Portugal, deverá ser a outra cadeira de supermercados, portanto a maioria dos empregos até deve ficar assegurada.

há 3 horas, canal5 disse:

Isso é nas grandes cidades, os Market até são agradáveis.

Ainda há Minipreço Market? Achava que já só havia Express e Family.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, canal5 disse:

Não estou a ver o Continente nem o Pingo Doce a comprar porque em certas cidades ficariam com várias dezenas de supermercados, podia ser uma forma do Mercadona se expandir rapidamente não sei...

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk


 

Ainda mais problemático seria o facto de a Autoridade da Concorrência poder não autorizar tal compra.

Não me parece o estilo do Mercadona. Talvez o Auchan, que agora tem as lojas de proximidade My Auchan, pudesse ter interesse, ou até o Intermarché, que tem algumas lojas "contact" com dimensões semelhantes às dos Minipreços mais pequenos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, canal5 disse:

@televisao10 Não estou a ver o Continente nem o Pingo Doce a comprar porque em certas cidades ficariam com várias dezenas de supermercados, podia ser uma forma do Mercadona se expandir mais rapidamente não sei...

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk



 

Pode ser que o Mercadona tenha interesse, eles estão a apostar forte em Portugal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos últimos anos tenho ido cada vez menos ao Minipreço de facto mas se fechar irá fazer falta nomeadamente em localidades mais pequenas (como no Alentejo por ex.) em que é dos poucos supermercados que há em algumas dessas terras. Mas por outro lado têm surgido os Mercadonas e os ALDIs que se têm expandido cada vez mais nos últimos anos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Fadokimi said:

Portugal é caro mesmo as coisas?

Em função do salário mínimo e em comparação com o Brasil, são bastante mais baratas. Agora em comparação com a restante Europa, não tanto. Além disso, a inflação afetou imenso os preços. 

Portugal é simplesmente visto como um "paraíso" para a s brasileiros que não têm fluência no Inglês ou que não querem ir para a América ou para a restante Europa. 

De qualquer das formas, em Portugal, a maioria da população tem uma boa qualidade de vida. Tanto que Lisboa é considerada, uma das melhores capitais do mundo para se viver. 

Editado por Diogo O.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Fadokimi disse:

Portugal é caro mesmo as coisas?

Regra geral, podia ser bem melhor, especialmente tendo em conta os baixos rendimentos de muitas pessoas. Mas é possível ainda conseguir-se coisas a preços acessíveis. Mas eu também sou um bocado forreta e faço o jogo da espera em coisas como roupa e afins. Óbvio que comida e assim é mais difícil contornar quando há aumentos de preços.

Habitação é que é para esquecer. Eu tenho quase trinta anos e ainda nem saí de casa dos meus pais, porque mesmo tendo os meus rendimentos subidos nos últimos dois anos, as rendas também têm aumentado em flecha.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

38 minutes ago, Afonso said:

Claro, com uma renda de 1000€, e o salário-mínimo nos 700€ e poucos euros, é mesmo uma das melhores capitais do mundo para se viver. /cdn-cgi/mirage/c18c848606bc86328b71a20f1d56e06c71a426a3213aece3c29ab284c2330594/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/306026416_ManasE.png

Oh Diogo... /cdn-cgi/mirage/c18c848606bc86328b71a20f1d56e06c71a426a3213aece3c29ab284c2330594/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/ATV_cray2.gif

https://eco.sapo.pt/2022/07/01/lisboa-e-a-terceira-melhor-cidade-do-mundo-para-viver-apenas-copenhaga-e-zurique-tem-mais-estrelas/

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Diogo O. disse:

Se fores um nómada digital multimilionário, talvez. Se viveres com um ordenado de cá, é impossível. Até mesmo em zonas mais pequenas bem fora de Lisboa é impossível arranjar-se rendas com valores decentes.

  • Obrigado 3
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JDaman disse:

Regra geral, podia ser bem melhor, especialmente tendo em conta os baixos rendimentos de muitas pessoas. Mas é possível ainda conseguir-se coisas a preços acessíveis. Mas eu também sou um bocado forreta e faço o jogo da espera em coisas como roupa e afins. Óbvio que comida e assim é mais difícil contornar quando há aumentos de preços.

Habitação é que é para esquecer. Eu tenho quase trinta anos e ainda nem saí de casa dos meus pais, porque mesmo tendo os meus rendimentos subidos nos últimos dois anos, as rendas também têm aumentado em flecha.

Passou um Globo Repórter sobre Portugal e o pessoal fala que se vivesse só do que ganhava em Portugal, não teria como sobreviver. Não entendo, um monte de brasileiro querendo sair por ser caro e não ter emprego e outros querendo ir para cair na mesma burrada. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Fadokimi disse:

Passou um Globo Repórter sobre Portugal e o pessoal fala que se vivesse só do que ganhava em Portugal, não teria como sobreviver. Não entendo, um monte de brasileiro querendo sair por ser caro e não ter emprego e outros querendo ir para cair na mesma burrada. 

Porque acreditam piamente que na Europa é que é bom... Como em Portugal a língua é a "mesma" é mais fácil embarcar aqui. 

Mas a realidade é dura e injusta. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Fadokimi disse:

Passou um Globo Repórter sobre Portugal e o pessoal fala que se vivesse só do que ganhava em Portugal, não teria como sobreviver. Não entendo, um monte de brasileiro querendo sair por ser caro e não ter emprego e outros querendo ir para cair na mesma burrada. 

Sair do Brasil para vir morar cá em Portugal, atualmente, já não é tão benéfico. Mais vale aventurar-se por uma Holanda, Luxemburgo ou até mesmo na Suíça, onde os salários são muitooo bons. A língua é que pode ser um entrave, mas a convivência diária é o grande curso que se pode ter para aprender uma língua. Também, o facto de não serem europeus, pode dificultar o acesso ao trabalho. No caso da Suíça, eles têm uma hierarquia (mesmo não pertencendo à UE): Suíços, Europeus e Não-Europeus. Não quer dizer que não consigam arranjar trabalho, até porque há bastantes brasileiros na Suíça, mas as empresas respeitam esta hierarquia por lá. E, também conseguem poupar e juntar dinheiro, coisa que em Portugal é impossível. As rendas - nas grandes cidades - estão pela hora da morte, a luz está caríssima, os supermercados também estão cada vez mais caros... 

Não é fácil ser jovem, morar e trabalhar em Lisboa, por exemplo. Por isso, a grande maioria ainda vive com os pais, ou, então, está a emigrar para esses países da Europa. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Luisão disse:

Viver em Lisboa ou nos muitos concelhos ao redor (alguns deles já a mais de 40km da capital) é completamente incomportável para uma pessoa sozinha que ganhe por volta dos 800€.

Só me apetece chorar quando pesquiso casas para comprar ou arrendar :triste_teresa:

eu moro a 50km e apesar de ganhar um pouco acima do salário minimo é-me totalmente impossivel arrendar uma casa mais perto do trabalho em lisboa. Como vivo na casa que era dos meus pais não pago renda... de outra forma não saberia como ter dinheiro para tudo sobretudo vivendo sozinho. O sistema de compra e arrendamento hoje em dia é feito para casais, não há sequer em conta que uma pessoa solteira não tem como pagar estes valores ridiculos atuais. Isto vai rebentar por algum lado e aquilo que temos visto no porto com imigrantes a viver em tendas não demorará a ser a nossa realidade sobretudo quem entra agora no mercado de trabalho.

  • Gosto 2
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Fadokimi disse:

Passou um Globo Repórter sobre Portugal e o pessoal fala que se vivesse só do que ganhava em Portugal, não teria como sobreviver. Não entendo, um monte de brasileiro querendo sair por ser caro e não ter emprego e outros querendo ir para cair na mesma burrada. 

Eu tenho dois empregos. Num deles, quando tenho um volume maior de projectos, consigo ganhar o que ganho no outro em uma semana, às vezes até em meros dias. E mesmo assim, ando a penar. Óbvio que não é sempre este bem-bom todos os meses, porque há sempre alturas do ano com menos trabalho, mas mesmo com rendimentos a crescer nos últimos dois anos dou por mim quase a cair numa depressão porque estou num ciclo em que não sinto verdadeiramente independente. Viver com os pais retira-nos alguma responsabilidade financeira, mas por outro lado é horrível para a nossa saúde mental.

Quanto a alguns brasileiros que vêm para cá, muitos vão no encanto de ir para a Europa e de acharem que chegam e tudo está disponível à mão de semear e escolhem Portugal pelo factor língua e clima. O problema é que Portugal não é o país onde isso vai acontecer e acabo por conhecer casos de famílias brasileiras a viver em condições miseráveis e a trabalharem em empregos muito mal pagos e com pouca segurança e estabilidade. E depois temos sempre o factor xenofobia, que me custa a entender, sinceramente. Sigo a página do Brasileiras Não Se Calam e alguns dos relatos que leio por lá são da coisa mais absurda possível. Custa-me a entender como é que ainda há portugueses com aquele tipo de ideias de caca na cabeça (e que depois dão uma imagem horrível dos portugueses e do país).

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...