FraisesSucrées Postado 21 de julho Postado 21 de julho há 2 horas, ATVTQsV disse: Pelo código da ficha técnica, é Itchy and Scratchy vs. Marge O capítulo acabava com a vinda de uma estátua do Davide de Michelangelo que causou todo um alvoroço em Springfield, e que ao cabo só foi devidamente aprecidado por Homer e Marge (já depois da resolução da Marge de acabar com a violência na série Itchy e Scratchy, que causou uma queda na qualidade do programa do Krusty, e uma fuga das crianças, mas depois a produtora do desenho animado quis revogar a mudança do formato, ainda assim as crianças continuavam consternadas com a estátua que tinha genitais à mostra) Depois em Maio de 2023 uma escola na Flórida ofereceu uma viagem a Florença só para ver a estátua Intuo que o Canal 1 por incrível que pareça nunca tenha emitido a primeira temporada, ou seja, em Outubro de 1991 estavam a emitir já a segunda (o total de temporadas emitidas pela RTP como um todo seria 24, da segunda à vigésima quinta) A primeira já muita gente via pela SKY One em 1990-1991, mas sem legendas E via SIC, Portugal viu os primórdios dos Simpsons no Tracy Ullman Show. Citar
User3468 Postado 21 de julho Postado 21 de julho (editado) Sei que será muito difícil obter uma resposta a esta questão, mas alguém sabe qual é o nome do tema da Praça da Alegria utilizado até 2003, na sua peça original? Sei que em 1991 a Sky no Reino Unido utilizou a mesma em algumas promoções. Mas não consigo encontrar o autor e o nome da peça sonora. Editado 21 de julho por User3468 Citar
ATVTQsV Postado 21 de julho Postado 21 de julho Outubro de 1999 (semana entre a morte e o funeral de Amália) Não sei em que dia teriam colocado o documentário Amália: Uma Estranha Forma de Vida, pode ter sido mudança de última hora logo no dia da sua morte, não sei Telejornal do funeral da Amália (primeiros quinze minutos) 1 Citar
OTalAntiquado Postado 21 de julho Postado 21 de julho há 10 horas, ATVTQsV disse: Intuo que o Canal 1 por incrível que pareça nunca tenha emitido a primeira temporada, ou seja, em Outubro de 1991 estavam a emitir já a segunda (o total de temporadas emitidas pela RTP como um todo seria 24, da segunda à vigésima quinta) Acho essa hipótese muito remota. Pessoalmente, palpito que a 1.ª temporada (ou "série", na altura) da RTP não é a 1.ª temporada que conhecemos. Ou seja, por exemplo, para eles a 1.ª temporada dos Simpsons vai da T1 - Ep. 1 até meados da 2.ª. Depois, algures, lá acertaram 1 Citar
AndreRob Postado 21 de julho Postado 21 de julho há 40 minutos, OTalAntiquado disse: Acho essa hipótese muito remota. Pessoalmente, palpito que a 1.ª temporada (ou "série", na altura) da RTP não é a 1.ª temporada que conhecemos. Ou seja, por exemplo, para eles a 1.ª temporada dos Simpsons vai da T1 - Ep. 1 até meados da 2.ª. Depois, algures, lá acertaram a rtp deu de inicio mas a exibição não cumpria propriamente a mesma ordem dos eua e a primeira e a segunda temporada em parte deram juntas... acho que já se falou disso algures por aqui. 3 Citar
GP - MT Postado 21 de julho Postado 21 de julho há 12 horas, FraisesSucrées disse: Parabéns (13 Janeiro de 1996) Programa com convidados de luxo... E a atuação da Simone, a apenas um mês de ter enviuvado, arrepiou-me. 4 2 Citar
Lídia de Mello Postado quarta às 13:18 Postado quarta às 13:18 há 14 horas, GP - MT disse: Programa com convidados de luxo... E a atuação da Simone, a apenas um mês de ter enviuvado, arrepiou-me. Verdade! Foi um programa para promover a "Roseira Brava" , que tinha estreado nessa semana. Muito engraçado ver também a Sofia Sá da Bandeira e o Nicolau Breyner no apogeu do seu namoro 5 1 Citar
AG. Postado quarta às 14:37 Postado quarta às 14:37 Roseira Brava é capaz de ter a melhor música de genérico de sempre das novelas portuguesas. Banger absoluto. 4 Citar
AndreRob Postado quarta às 14:43 Postado quarta às 14:43 há 2 minutos, AG. disse: Roseira Brava é capaz de ter a melhor música de genérico de sempre das novelas portuguesas. Banger absoluto. Paco Bandeira conseguiu imprimir nestas duas novelas uma identidade muito perfeitinha nas musicas dos genéricos. 4 Citar
ATVTQsV Postado quarta às 15:08 Postado quarta às 15:08 Havia um quinto separador dos elementos? O primeiro do vídeo: 2 Citar
JM26 Postado quarta às 19:59 Postado quarta às 19:59 https://www.publico.pt/2002/04/27/jornal/programas-de-milhoes-na-rtp-169872 O custo da programação em 2002 Imagino nos dias de hoje. Era bom saber esse tipo de dados mas de uns tempos para cá tem sido mais difícil termos essa informação. Nos últimos anos assim por alto só soubemos o custo dos flops da Cristina e de Papel Principal. 6 Citar
ATVTQsV Postado quarta às 23:19 Postado quarta às 23:19 Estou à procura do fim de emissão do Canal 1 (ou da TV2, sei lá) que tocava 125 Azul nos quadros de programação. Era do espólio do LUSITANIATV, não sei se está republicado. Foi de 1993 ou 1994 (antes da renovação de Setembro). Já devem saber o porquê Citar
ATVTQsV Postado quinta às 21:58 Postado quinta às 21:58 On 21/07/2026 at 22:53, OTalAntiquado disse: Acho essa hipótese muito remota. Pessoalmente, palpito que a 1.ª temporada (ou "série", na altura) da RTP não é a 1.ª temporada que conhecemos. Ou seja, por exemplo, para eles a 1.ª temporada dos Simpsons vai da T1 - Ep. 1 até meados da 2.ª. Depois, algures, lá acertaram "Eu nunca percebi como é que a RTP começou a passar os Simpsons no final de 1991 de forma relativamente próxima ao que decorria nos EUA e depois mais ou menos em 1994 ou 1995, parou abruptamente. Recomeçou em 1996 mas a partir do primeiro episódio - isto foi útil, porque eu em '96 já tinha mais um aninhos e comecei a gravar tudo, mas também implicou um desfasamento enorme em relação ao decorrer da série. Lembro-me que no Verão de 1999 estavam a passar episódios de 1996, e quando estávamos em 2002 a Maude Flanders ainda era viva." Seja como for, a primeira temporada como tal, seja qual for a ordem, só foi ao ar em 1996 - acho que foi a RTP 1 que deu, mas como dava os capítulos semanalmente tinham que tentar arranjar uma maneira de render o peixe, e tentaram uma emissão diária na RTP 2 enquanto tinham os direitos das primeiras temporadas. Para ter uma ideia do atraso e da teoria da emissão semanal na RTP 1 a contar da primeira temporada, a 26 de Setembro de 1998, segundo uma TV Guia da altura, foi ao ar Fear of Flying na faixa do sábado à tarde, sendo este da temporada 6. Só isto confirma o facto de que, em Janeiro de 1999, a RTP 2 que passou a ser o canal exclusivo da série em Portugal pré-FOX, tenha já emitido a sétima temporada possivelmente em regime de estreia. No dia 3 daquele mês, estavam a dar o do Bart a roubar o jogo Bonestorm. 2 Citar
AG. Postado sexta às 00:00 Postado sexta às 00:00 (editado) há 2 horas, ATVTQsV disse: "Eu nunca percebi como é que a RTP começou a passar os Simpsons no final de 1991 de forma relativamente próxima ao que decorria nos EUA e depois mais ou menos em 1994 ou 1995, parou abruptamente. Recomeçou em 1996 mas a partir do primeiro episódio - isto foi útil, porque eu em '96 já tinha mais um aninhos e comecei a gravar tudo, mas também implicou um desfasamento enorme em relação ao decorrer da série. Lembro-me que no Verão de 1999 estavam a passar episódios de 1996, e quando estávamos em 2002 a Maude Flanders ainda era viva." Seja como for, a primeira temporada como tal, seja qual for a ordem, só foi ao ar em 1996 - acho que foi a RTP 1 que deu, mas como dava os capítulos semanalmente tinham que tentar arranjar uma maneira de render o peixe, e tentaram uma emissão diária na RTP 2 enquanto tinham os direitos das primeiras temporadas. Para ter uma ideia do atraso e da teoria da emissão semanal na RTP 1 a contar da primeira temporada, a 26 de Setembro de 1998, segundo uma TV Guia da altura, foi ao ar Fear of Flying na faixa do sábado à tarde, sendo este da temporada 6. Só isto confirma o facto de que, em Janeiro de 1999, a RTP 2 que passou a ser o canal exclusivo da série em Portugal pré-FOX, tenha já emitido a sétima temporada possivelmente em regime de estreia. No dia 3 daquele mês, estavam a dar o do Bart a roubar o jogo Bonestorm. Não tinha noção desse "recomeço" em 1996. Curioso. Quando é que "sincronizou", digamos assim, passou a dar com menos temporadas de diferença na RTP2? Lembro-me de uma altura em que a RTP2 deu Os Simpsons de forma diária, ali por 1997 ou 1998. Tenho ideia disso, mas pelos vistos esse "atraso" continuou posteriormente. E em 1991/92 pelo que já foi dito a primeira e a segunda temporada deram em sequência. PS: Noutra série que vi na RTP, Os Sopranos, também fizeram algo de semelhante: a primeira e a segunda temporadas foram emitidas "de seguida", entre finais de 2000 e abril de 2001 (emissão original nos USA em 1999 e 2000, respectivamente). A terceira temporada já deu mais ou menos a par da emissão na HBO, com uns seis meses de diferença, em finais de 2001. Editado sexta às 00:04 por AG. Citar
ATVTQsV Postado sexta às 00:45 Postado sexta às 00:45 há 36 minutos, AG. disse: Quando é que "sincronizou", digamos assim, passou a dar com menos temporadas de diferença na RTP2? Lembro-me de uma altura em que a RTP2 deu Os Simpsons de forma diária, ali por 1997 ou 1998. Tenho ideia disso, mas pelos vistos esse "atraso" continuou posteriormente. E em 1991/92 pelo que já foi dito a primeira e a segunda temporada deram em sequência. Entendo que na temporada 1991-1992 o Canal 1 deu a segunda, mas com base num vídeo da conta antiga do LUSITANIATV, próximo ao Dia das Bruxas de 1991 deram o segundo Treehouse of Horror, da terceira temporada (devem ter enviado às pressas, também na altura o separador da RTC ainda era o do olho amarelo e cinza, o novo viria já em Novembro) Seja como for, na wiki da FANDOM em inglês da série, preparei aos poucos uma actualização que conta já com uma lista incompleta de episódios emitidos até à data. https://simpsons.fandom.com/wiki/RTP O dono das Organizações Máquina do Tempo tem uma gravação do episódio do irmão do Homer (o Tio Herb, mas que na FOX era "Titio"), por volta de Março ou Abril, e o ArquiTV o Two Cars in Every Garage no início do ano. Fora isso temos a data do Itchy and Scratchy vs. Marge, mas vou por amanhã de manhã (esqueci-me) Ainda assim, o começo da série na RTP é um bocado confusa, por causa do caos da distribuidora, não sei, mas como foi reposta em 1996 desde o início, aí sim temos a confirmação de terem dado oficialmente a primeira temporada. Acho que a sincronia só veio em 2009, né não? A vigésima temporada chegou com um ano de atraso face aos EUA e quando esta acabou tiveram que repetir as temporadas das quais ainda tinham os direitos (a contar pela 17 em regime contratual de burnout porque a FOX PT tinha acabado de estrear a 16), e quando veio a 21 em 2011, já tinham retirado os direitos. Citar
FraisesSucrées Postado sexta às 09:44 Postado sexta às 09:44 Intervalo do dia 26 de Setembro de 1998 (lembro-me que nesse dia pela segunda vez à Expo) 1 Citar
ATVTQsV Postado sexta às 10:15 Postado sexta às 10:15 há 20 minutos, FraisesSucrées disse: Intervalo do dia 26 de Setembro de 1998 (lembro-me que nesse dia pela segunda vez à Expo) Também dia em que (calculei mal) a RTP 1 deu o tal Fear of Flying, que apareceu numa das primeiras edições das Revistas da Gente. Programação completa para aquele dia: 08:00 - quadros da programação 08:02 - espaço infantil 11:15 - Companhia dos Animais 12:00 - Grande Prémio do Luxemburgo de Fórmula 1 (treinos) 13:30 - O Tempo 13:35 - Top+ 15:00 - Os Simpsons (sexta série, episódio 11: Fear of Flying) 15:20 - As Novas Aventuras de Robin dos Bosques (como diria o locutor da SIC, "não há intervalo") 16:20 - Nunca é Tarde (episódio 7, não sei o título original) 16:45 - Conan, o Guerreiro (episódio 20, Antidote, série de temporada única de 1997, acabou precisamente antes da renovação de 12 de Outubro) 17:40 - O Tempo 17:45 - Excentricidades (episódios 5 e 6, não sei o título original, mas era um programa de "histórias diferentes sobre pessoas "diferentes" apresentado por Leslie Nielsen) 18:45 - Há Horas Felizes 19:55 - O Tempo 20:00 - Telejornal 20:50 - Cais do Oriente (como é óbvio, estava próximo do fim) 21:05 - Contra-Informação (compacto da semana) 21:25 - Nós, os Ricos 22:15 - JAG (a revista não indica o nome da temporada, é o episódio 11, qual série? Tinha três temporadas até à data disponíveis para Portugal) 23:15 - 86-60-86 (um programa que podia ter dado à tarde, mas queriam entulhar a tarde de enlatados americanos) 00:00 - 24 Horas 00:35 - O Tempo 00:40 - Resumo da Volta a Espanha 00:50 - Limites do Terror (segunda série, episódio 19. Aqui Sheena Easton interpreta uma cantora que arrisca o suicídio) 01:45 - Última Sessão: Prêt-à-Porter 04:00 - O Tempo 04:05 - Televendas 05:05 aprox - encerramento Calculei a hora de fecho com base numa gravação recente do LUSITANIATV da altura do Mundial A RTP 1 emitia televendas só aos fins-de-semana à hora de fecho e durava uma hora, como era de manhã 2 Citar
miguelalex23 Postado sexta às 12:53 Postado sexta às 12:53 há 3 horas, FraisesSucrées disse: Intervalo do dia 26 de Setembro de 1998 (lembro-me que nesse dia pela segunda vez à Expo) A música no anúncio da Cheers aos 01:36 não é a mesma das promos de programas (o separador laranja) da SIC de 97 a 2001? 3 Citar
ATVTQsV Postado sexta às 14:36 Postado sexta às 14:36 há 1 hora, miguelalex23 disse: A música no anúncio da Cheers aos 01:36 não é a mesma das promos de programas (o separador laranja) da SIC de 97 a 2001? "Hoje, à noite, Assalto à Televisão." O intervalo teria sido de manhã (ou já de tarde, antes das 15, porque As Novas Aventuras do Robin dos Bosques dava pegado aos Simpsons) Citar
LAboy 456 Postado sábado às 15:03 Postado sábado às 15:03 Excerpto de mais um "24 horas" - isto no dia 7 de Julho de 1999: 1 Citar
AG. Postado sábado às 22:04 Postado sábado às 22:04 On 24/07/2026 at 10:44, FraisesSucrées disse: Intervalo do dia 26 de Setembro de 1998 (lembro-me que nesse dia pela segunda vez à Expo) Gosto bastante deste grafismo das promos, casava bem com o grafismo do canal, ao contrário de todos os anteriores. Foram 6 ao todo, entre 1996 e 1998, 2 deles de Natal e Ano Novo. Citar
ATVTQsV Postado sábado às 22:36 Postado sábado às 22:36 Isto Só Vídeo de 1992, data precisa desconhecida (mais cedo Março ou Abril por causa dos vídeos enviados pelos telespectadores) Os comentários estão desactivados Citar
AndreRob Postado sábado às 22:45 Postado sábado às 22:45 há 8 minutos, ATVTQsV disse: Isto Só Vídeo de 1992, data precisa desconhecida (mais cedo Março ou Abril por causa dos vídeos enviados pelos telespectadores) Os comentários estão desactivados O programa costumava receber escolas, eu não fui mas lembro-me da escola onde andava ter ido com algumas turmas assistir ao programa... a mim calhou-me o clube amigos disney. Este programa não pode ser repetido na memoria? Talvez por serem videos amadores que perderam a licença? Os primordios do youtube... embora muitas vezes fosse evidente que eram 'dirigidos' os videos para fazer uma piada... Citar
ATVTQsV Postado sábado às 22:50 Postado sábado às 22:50 há 4 minutos, AndreRob disse: Este programa não pode ser repetido na memoria? Talvez por serem videos amadores que perderam a licença? Formato mais ou menos adaptado, também a licença dos vídeos amadores estrangeiros parece ter expirado, por isso é que nunca deu na Memória. Citar
FraisesSucrées Postado domingo às 17:16 Postado domingo às 17:16 Intervalos do dia 22 de Junho de 2007 - inclui promos à telenovela Prova De Amor 1 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.