Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

agora mesmo, AndreRob disse:

olho para ali e nota-se como as novelas tinham durações muito curtas, a rtp dava as novelas em 60 a 80 episódios na sua maioria, isto porque davam dois ou mais episodios ao mesmo tempo.

Simples: As novelas encomendadas para exibição no nosso país tinham 20 minutos ou mais(uma duração curta). Para não exibir a coisa curta, a RTP fazia edição das novelas, tanto pela duração em tempo de antena como os episódios a serem exibidos, que às vezes eram mais que 2 episódios no mesmo dia... Notava-se no vosso tempo aqueles ganchos do episódio para o outro destas novelas, mas a edição original da mesma era facilmente notada. Lembras-te de me teres dito algo assim sobre a duração das novelas mexicanas e a edição destas?

 

Um detalhe: A soap opera Malha de Intrigas, quer pela sua 1ª exibição, quer pela reposição, na 1ª vez que a emitiram, antes da estreia do Viva a Manhã, a novela assumiu o horário das 10h, juntamente com Origens(reposição), em 1995. Os episódios eram duplos e a sua duração era cerca de 90 minutos ou menos. Quando passou para a tarde( 14h/15h), chegou a ocupar quase duas horas em antena, ainda em 1995/96.

Agora falando da sua reposição, que foi em 1998 até 1999, ano onde a série foi descontinuada pela RTP1: em agosto de 1998, quando não havia Praça da Alegria(os apresentadores estavam de férias:xmas_happy:), a série chegava a ocupar quase duas horas, ou seja, preenchendo o horário da manhã(11h-13h), antes do Jornal da Tarde. Entretanto, em setembro de 98, o PdA estava de volta, e a soap voltou para o horário das 10 da manhã. 

Foi transferida para o horário da tarde, como sucessora de Chiquititas, em março de 1999(15h30), e a qualquer momento, até ao seu fim, e dados os resultados razoáveis, ocupou o horário das 9 da manhã, até chegar ao fim, em outubro de 1999. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://www.youtube.com/watch?v=1XaFH8uvYpY

Nas descobertas da Analógica, uma promo ao Riso, Mentiras & Vídeo que marcou a estreia da Ana Galvão em televisão e que era um protótipo do que depois seria o Ri-te Ri-te na TVI, e um final de emissão de 1992 com o hino. A Ana Galvão gostaria de saber quando é que foi que a RTP passou a emitir 24/24 (foi em 2000, não foi?), quem souber a data exata pode mandar-lhe DM. 

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, FraisesSucrées disse:

https://www.youtube.com/watch?v=1XaFH8uvYpY

Nas descobertas da Analógica, uma promo ao Riso, Mentiras & Vídeo que marcou a estreia da Ana Galvão em televisão e que era um protótipo do que depois seria o Ri-te Ri-te na TV, e um final de emissão de 1992 com o hino. A Ana Galvão gostaria de saber quando é que foi que a RTP passou a emitir 24/24 (foi em 2000, não foi?), quem souber a data exata pode mandar-lhe DM. 

Tanto quanto se sabe, em 2002 ainda havia mira técnica:

 

Cortesia: @pedrodepinto

Nota para o gerador de caracteres da mira já com uma fonte de maior resolução

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, OTalAntiquado said:

Tanto quanto se sabe, em 2002 ainda havia mira técnica:

 

Cortesia: @pedrodepinto

Nota para o gerador de caracteres da mira já com uma fonte de maior resolução

Muito curta duração, era coisa para durar 15 a 30 minutos, não mais que isso.

Julgo que no final desse ano de 2002/início de 2003 a mira técnica terminou de vez.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grafismo da bandeira a voar foi literalmente o último, usado de 1992 a 2000 na TV2/RTP 2 e de 1996 a 1999 na RTP 1.

há 9 horas, FraisesSucrées disse:

https://www.youtube.com/watch?v=1XaFH8uvYpY

Nas descobertas da Analógica, uma promo ao Riso, Mentiras & Vídeo que marcou a estreia da Ana Galvão em televisão e que era um protótipo do que depois seria o Ri-te Ri-te na TV, e um final de emissão de 1992 com o hino. A Ana Galvão gostaria de saber quando é que foi que a RTP passou a emitir 24/24 (foi em 2000, não foi?), quem souber a data exata pode mandar-lhe DM. 

O encerramento parcial é do verão pois passavam os Jogos Sem Fronteiras daquele ano (uma das edições era em Portugal) mas aquilo que pode servir para tirar a data é o último capítulo de O Sedutor.

Seria engraçado reagirem a um encerramento completo, engraçado também reagirem à programação toda.

Ah e o hino entrou cortado :riso_fatima:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal era o mesmo fecho de emissão de 7 de Setembro de 1992 (obrigado a quem pousou a data no meu por agora efémero canal ATVTQsV no YouTube) que estava na TVARK (que está em obras há quase um ano e não aguento mais! :rofl:)

A RTP usou o hino nacional para encerrar desde o início, não era só nos anos 90. Esta versão foi usada pela primeira vez em 1986 quando os dois canais receberam novos separadores de encerramento (o da RTP 1 era o da Praia da Adraga). Foi esta instrumentação a última a ser usada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

A RTP usou o hino nacional para encerrar desde o início, não era só nos anos 90. Esta versão foi usada pela primeira vez em 1986 quando os dois canais receberam novos separadores de encerramento (o da RTP 1 era o da Praia da Adraga). Foi esta instrumentação a última a ser usada.

Melhor dizendo, a partir de 1986 deixaram de usar a versão cantada do hino. No entanto, essa versão instrumental deve ser dos anos 70, pois já tinha sido utilizada nessa década. Como exemplo, isto que saquei da emissão do dia 25 de abril de 1974:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, srcbica disse:

Alguém me sabe dizer que obras de ficção da RTP tiveram personagens com HIV/SIDA?

Na novela Desencontros (1994-1995), a personagem "Alberto" era toxicodependente e a dada altura acho que se descobre que ele contraiu o vírus...

Mas alguém que confirme isto, eu vi a novela há já alguns anos e posso estar a fazer confusão 

Editado por Marta90
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, srcbica disse:

Alguém me sabe dizer que obras de ficção da RTP tiveram personagens com HIV/SIDA?

Telefilme Entre as Mulheres, integrado na minissérie Portugal Hoje - 4, de 2012, com a personagem da Cremilda Gil

O Conta-me Como Foi tenho uma vaga ideia que abordou o assunto, mas sem certezas.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Rui Melo disse:

Telefilme Entre as Mulheres, integrado na minissérie Portugal Hoje - 4, de 2012, com a personagem da Cremilda Gil

O Conta-me Como Foi tenho uma vaga ideia que abordou o assunto, mas sem certezas.

Sim no conta-me acho que abordaram isso de forma muito superficial e optaram por matar o personagem gay... mas no acidente de comboio.

A série riscos também abordou o tema, confesso que não me lembro que personagens foram.

 

Editado por AndreRob
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, AndreRob disse:

 

A série riscos também abordou o tema, confesso que não me lembro que personagens foram.

 

Foi um episódio em que a Rita pensava que tinha sido infectada, porque um dos rapazes com quem ela teve sexo uma vez descobriu que era seropositivo, mas o teste deu negativo. 

Ana Galvão recordando a sua estreia em televisão em 1997 no programa Riso Mentiras e Vídeo.

Este segmento foi depois recuperado para o Ri-te Ri-Te na TVI, desta vez com a Sofia Barciela (que então usava o seu primeiro nome Tânia).

Há um comentário no YouTube que diz que a Ana parecia a Catriona Balfe em Outlander. 

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, OTalAntiquado disse:

A mosca é da RTP-Porto. Coloco a questão: o material gravado que passava com essa mosca significava que as cassetes tinham de estar na RTP-Porto?

Haveria que consultar a programação mas, se foi uma transmissão durante a manhã/hora do almoço, então sim, é provável que as cassetes estivessem em Gaia.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, FraisesSucrées disse:

Foi um episódio em que a Rita pensava que tinha sido infectada, porque um dos rapazes com quem ela teve sexo uma vez descobriu que era seropositivo, mas o teste deu negativo. 

Ana Galvão recordando a sua estreia em televisão em 1997 no programa Riso Mentiras e Vídeo.

Este segmento foi depois recuperado para o Ri-te Ri-Te na TVI, desta vez com a Sofia Barciela (que então usava o seu primeiro nome Tânia).

Há um comentário no YouTube que diz que a Ana parecia a Catriona Balfe em Outlander. 

Não soubesse e nem diria que eram a mesma pessoa. A começar pela voz...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tema de abertura de "A vista da Cornélia", mitico concurso (e, ao mesmo tempo, talent show) da RTP 1 transmitido no ano de 1977 e apresentado por Raul Solando:

O tema em si foi interpretado pelos Gemini - menos de um ano antes de vencerem o Festival (RTP) da Canção 1978 com "Dai-li-dou"

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...