Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

On 30/05/2022 at 12:46, FraisesSucrées disse:

Ainda me lembro do tempo em que o Natal dos Hospitais era uns dias antes à Consoada, bem dentro das férias escolares de Natal. Acho que foi a partir do início do século XXI que passou a dar na primeira quinzena de Dezembro.

A partir da edição de 1996( 19 de dezembro), penso que já passava na 1ªquinzena

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/12/2022 at 17:05, LAboy 456 disse:

Continuação da emissão do mesmo dia - incluindo o "24 horas" + intervalos durante e após:

 

Parte final da emissão do dia 24 de Outubro de 1990 - incluindo o "Remate" + fim de emissão:

Locutora de continuidade nesse dia: Isabel Bahia

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante ainda exisitir publicidade dentro desses blocos informativos com menos de 30 minutos. O Código da Publicidade tinha acabado de entrar em vigor (10 de outubro de 1990) excepto alguns artigos, entre os quais o que conteve essa proibição, que só entrou em vigor a 1 de outubro de 1991.

Outra situação que a RTP fazia e que passou a ser proibida pelo mesmo artigo desse decreto foram os intervalos logo após os inícios de filmes.

Editado por Rangel
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na RTP Arquivos, a série "Cobardias" (1988)

Cobardias-00.png?crop=top&fit=crop&h=461

https://arquivos.rtp.pt/programas/cobardias/

A série ficou marcada pelo suicídio do autor Miguel Rovisco uns meses antes da estreia (segundo consta Rovisco odiou tudo o que viu sobre a adaptação do seu texto) com apenas 27 anos.
Como a série passava em três diferentes espaços temporais (anos 40, 60 e 80) e com os mesmos actores a assumirem os mesmos papéis nos diferentes períodos, gerou-se a curiosa situação de Irene Cruz, então com 43 anos, interpretar a sua personagem com 20 anos sem qualquer esforço para a "rejuvenescer", ainda para mais contracenando com Guida Maria, que fazia de sua mãe e era sete anos mais nova. Essa particularidade foi referida no "Humor de Perdição" onde a personagem de Manuela Maria refere certa vez que gostaria de fazer de filha ou neta de Guida Maria nas "Cobardias". 

Eis aqui uma imagem de Irene Cruz na série na fase da trama em que a sua personagem, Pomme, teria 20 anos:
cobardias-08.jpg 

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 3
  • Surpresa 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em jeito de homenagem a Linda de Suza, hoje falecida, a RTP Arquivos disponibilizou o Festival da Canção de 1984, onde Suza foi a presidente do júri e a artista convidada. (Se não estou em erro é a primeira edição FdC a ser incluída na íntegra na RTP Arquivos.)

Fialho.jpg?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/festival-rtp-da-cancao-1984-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/festival-rtp-da-cancao-1984-parte-ii/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/festival-rtp-da-cancao-1984-parte-iii/

  • Gosto 2
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, FraisesSucrées disse:

Em jeito de homenagem a Linda de Suza, hoje falecida, a RTP Arquivos disponibilizou o Festival da Canção de 1984, onde Suza foi a presidente do júri e a artista convidada. (Se não estou em erro é a primeira edição FdC a ser incluída na íntegra na RTP Arquivos.)

Fialho.jpg?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/festival-rtp-da-cancao-1984-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/festival-rtp-da-cancao-1984-parte-ii/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/festival-rtp-da-cancao-1984-parte-iii/

O Fialho Gouveia comete várias vezes o erro de dizer que o primeiro Festival da RTP foi 21 anos antes, mas que na verdade foi em 1964.

O décor pode ser visto tanto no separador que a RTP1 (e quiçá a RTP2) estreou naquele dia, como o seu remake de outubro:

 

Editado por Vascof2001
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, ATVTQsV disse:

Esta é uma notícia de ÚLTIMA HORA ÚLTIMA HORA ÚLTIMA HORA

O Ricardo Loureiro encontrou o separador do globo de neve do Natal de 2002! MILAGRE PÓS-NATALÍCIO!

(a RTP 2 tinha um idêntico também)

Já eu notava que a música utilizada nos separadores de natal 2003 eram os destes.... já que a música era baseada na de 2002.

Nota: Alguém reparou que o logotipo da RTP1 dentro do globo de neve parece ter as pontas mais "redondas" do que o normal?:rofl:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/12/2022 at 00:07, ATVTQsV disse:

Esta é uma notícia de ÚLTIMA HORA ÚLTIMA HORA ÚLTIMA HORA

O Ricardo Loureiro encontrou o separador do globo de neve do Natal de 2002! MILAGRE PÓS-NATALÍCIO!

(a RTP 2 tinha um idêntico também)

 

Desconhecia completamente esse separador do bloco de neve :surpresa: Valha-nos os canais de Youtube que mesmo com a GEDIPE constantemente à perna ainda nos conseguem brindar com estes belos arquivos xD

 

Para mim este grafismo de 2002-2004 é ainda até hoje o mais bonito que a RTP já teve.

Editado por Max30
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/09/2022 at 19:13, so.vimpra.olhar_ disse:

Tem sempre uma pessoa muito antiga do fórum que inventa que viu a Maria Mercedes... Viu a onde??

LF TV-O que era "Maria Mercedes" na RTP1? não me lembro.

Sandra- Olá Maria Mercedes era uma novela mexicana com a maravilhosa Thalia 

Olha que a minha mãe diz-me que tem memórias de ver a Maria Mercedes à hora de almoço da RTP1 a sofrer com a Malvina e o mordomo com um rifle :xmas_riso:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, tomy2359 disse:

Olha que a minha mãe diz-me que tem memórias de ver a Maria Mercedes à hora de almoço da RTP1 a sofrer com a Malvina e o mordomo com um rifle :xmas_riso:

Quanto a isso não sei. Não recordo-me de ver os usuários deste fórum a dizer algo sobre a exibição da Maria Mercedes por cá...

Mas o mordomo, o Aurélio, odiava Maria, por isso era o aliado da Malvina se não me estou em erro

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/05/2021 at 09:53, D91 disse:

O que era Sonho de Mulher? 

Eu não sei se alguma vez esclareceram, mas vim do futuro para dizer que, segundo a wikipedia, é a novela Muchachitas, de 1991. https://pt.wikipedia.org/wiki/Muchachitas

CURIOSIDADE: A novela tem 200 episódios originais, mas quando foi exibida no Brasil foi compactada em 78 devido ao fracasso. Além disso, não dobraram toda, tanto que a novela já foi retransmitida na TLN Network, um canal da Televisa que transmite as novelas na íntegra e dobradas em PT BR, numa versão de apenas 125 episódios.

Abertura: 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, tomy2359 disse:

Eu não sei se alguma vez esclareceram, mas vim do futuro para dizer que, segundo a wikipedia, é a novela Muchachitas, de 1991. https://pt.wikipedia.org/wiki/Muchachitas

CURIOSIDADE: A novela tem 200 episódios originais, mas quando foi exibida no Brasil foi compactada em 78 devido ao fracasso. Além disso, não dobraram toda, tanto que a novela já foi retransmitida na TLN Network, um canal da Televisa que transmite as novelas na íntegra e dobradas em PT BR, numa versão de apenas 125 episódios.

Abertura: 

 

Eu antes já tinha os esclarecido sobre isso. Agora a dobragem deixa-me grandes dúvidas, a transmissão dessa novela por cá, no Canal 1(RTP1), foi com aquela da exibição no SBT em 1993, ou foi refeita para o nosso sotaque? Se for a segunda opção, a telenovela Azul(transmitida na época de verão de 1996) não é a única com a dobragem de português de Portugal se não for também as outras(Alondra e Força de Mulher- La Dueña)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, so.vimpra.olhar_ disse:

Eu antes já tinha os esclarecido sobre isso. Agora a dobragem deixa-me grandes dúvidas, a transmissão dessa novela por cá, no Canal 1(RTP1), foi com aquela da exibição no SBT em 1993, ou foi refeita para o nosso sotaque? Se for a segunda opção, a telenovela Azul(transmitida na época de verão de 1996) não é a única com a dobragem de português de Portugal se não for também as outras(Alondra e Força de Mulher- La Dueña)

Desculpa, não sabia! Eu vi que comentaram aqui que, se não me engano, o Rui Paulo dobrou as vozes adicionais ou algo assim.

Adorava saber algo sobre essa dobragem de Força de Mulher. Eu não sei se ajuda, mas ouvi dizer que exibiram imagens de Alondra no promo de lançamento do canal TLN Network, que só exibe novelas dobradas em português do Brasil, mas nunca foi transmitida.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, tomy2359 disse:

Desculpa, não sabia! Eu vi que comentaram aqui que, se não me engano, o Rui Paulo dobrou as vozes adicionais ou algo assim.

Adorava saber algo sobre essa dobragem de Força de Mulher. Eu não sei se ajuda, mas ouvi dizer que exibiram imagens de Alondra no promo de lançamento do canal TLN Network, que só exibe novelas dobradas em português do Brasil, mas nunca foi transmitida.

Não sei muito sobre a dobragem de Força de Mulher. Da Alondra sei mais ou menos porque pesquisei aqui mesmo, penso que foi dobrada aqui...

Mas a única que sabemos é a Azul, novela essa que foi protagonizada por Kate del Castillo; o folhetim tinha uma orca, o Keiko. O plus da novela é que foi dobrada em português de Portugal pela Valentim de Carvalho, e o Quimbé dobrou as vozes adicionais. Dados os resultados da mesma, que só tinha 55 episódios, mudou de horário duas vezes(19h, 17h20 e 16h45), em 1996.

Resultado: o que era para ser uma novela que agradasse algum público, com as imagens frescas do litoral mexicano, não fez sucesso, resultando num fracasso ao horário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, so.vimpra.olhar_ disse:

Não sei muito sobre a dobragem de Força de Mulher. Da Alondra sei mais ou menos porque pesquisei aqui mesmo, penso que foi dobrada aqui...

Mas a única que sabemos é a Azul, novela essa que foi protagonizada por Kate del Castillo; o folhetim tinha uma orca, o Keiko. O plus da novela é que foi dobrada em português de Portugal pela Valentim de Carvalho, e o Quimbé dobrou as vozes adicionais. Dados os resultados da mesma, que só tinha 55 episódios, mudou de horário duas vezes(19h, 17h20 e 16h45), em 1996.

Resultado: o que era para ser uma novela que agradasse algum público, com as imagens frescas do litoral mexicano, não fez sucesso, resultando num fracasso ao horário.

Eu acho que só foi mesmo Azul que foi dobrada em portugues de Portugal, isto porque a novela era uma 'grande' aposta para as 19h e portanto quiseram investir nisso para potenciar algum sucesso da novela, algo que não aconteceu... tenho ideia de apenas uma outra novela às 14 depois ter sido dobrada mas rapidamente isso acabou porque além de ter custos não atraía audiencias como eles pensavam... tudo o resto foi mesmo com dobragens brasileiras.

Ao ver o genérico de Muchachitas reocordo-me da novela, não associei claramente o nome Força de Mulher mas eu só achava mesmo piada às aberturas manhosas das novelas latino americanas e essa sim deu cá. Acho que a cena inicial dos carros estava cortada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, AndreRob disse:

Eu acho que só foi mesmo Azul que foi dobrada em portugues de Portugal, isto porque a novela era uma 'grande' aposta para as 19h e portanto quiseram investir nisso para potenciar algum sucesso da novela, algo que não aconteceu... tenho ideia de apenas uma outra novela às 14 depois ter sido dobrada mas rapidamente isso acabou porque além de ter custos não atraía audiencias como eles pensavam... tudo o resto foi mesmo com dobragens brasileiras.

Ao ver o genérico de Muchachitas reocordo-me da novela, não associei claramente o nome Força de Mulher mas eu só achava mesmo piada às aberturas manhosas das novelas latino americanas e essa sim deu cá. Acho que a cena inicial dos carros estava cortada.

Essa "novela das 14" que falas, não é a Alondra(novela de época), transmitida em 1997?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, AndreRob disse:

Não tenho a certeza mas seria a novela que seria a sucessora de Azul daí que ainda manteve a dobragem...

E é, porque depois de Azul, não há nenhuma novela mexicana a substitui-la nos fins de 1996. Das 19 entra O Campeão, novela brasileira que deu um retumbante fracasso(o resto vocês sabem). Depois de O Campeão, entra Alondra, novela mexicana de época exibida em 1997(28-04 a 14-08), à tarde. 

 

https://revistasantigas.blogs.sapo.pt/novelas-mexicanas-emitidas-na-rtp1-7339

Editado por so.vimpra.olhar_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, so.vimpra.olhar_ disse:

E é, porque depois de Azul, não há nenhuma novela mexicana a substitui-la nos fins de 1996. Das 19 entra O Campeão, novela brasileira que deu um retumbante fracasso(o resto vocês sabem). Depois de O Campeão, entra Alondra, novela mexicana de época exibida em 1997(28-04 a 14-08), à tarde. 

 

https://revistasantigas.blogs.sapo.pt/novelas-mexicanas-emitidas-na-rtp1-7339

olho para ali e nota-se como as novelas tinham durações muito curtas, a rtp dava as novelas em 60 a 80 episódios na sua maioria, isto porque davam dois ou mais episodios ao mesmo tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...