Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

  • 1 mês depois...

A minha série favorita de sempre! Um excelente trabalho por parte dos actores e técnicos, assim como uma excelente ideia da RTP! A RTP, em séries, tem dado 10 a 0 aos restantes canais!

x2 Minha série preferida desde o «Médico de Família». Adorava, mesmo, daí estar impaciente pela nova série, «Depois do adeus». Espero que siga a mesma linha! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Há 30 anos estreava ''Vila Faia''

Há trinta anos, os portugueses já tinham o hábito de ver telenovelas, depois de terem visto, em 1977, a produção brasileira «Gabriela, Cravo e Canela», que dominou os serões dos telespetadores.

Cinco anos depois dessa novela brasileira, a produtora Edipim aventurou-se numa produção portuguesa com «Vila Faia», uma história da escritora Odette de Saint-Maurice, realizada por Nuno Teixeira, sobre uma família abastada produtora de vinho.

O enredo foi adaptado por Francisco Nicholson e João Alves da Costa, e protagonizado por um conjunto de nomes sonantes e outros estreantes, como Mariana Rey Monteiro, Ruy de Carvalho, Margarida Carpinteiro, Ana Zanatti, Luís Esparteiro, Curado Ribeiro, João Perry, Varela Silva e Nicolau Breyner. Na altura, Nicolau Breyner tinha 42 anos e ficou com o papel do camionista João Godunha e encarregado da direção de atores.

Hoje, passados trinta anos, o ator, produtor, apresentador e realizador de cinema recorda-se de um tempo em que tudo estava a ser feito pela primeira vez. «Ninguém sabia nada daquilo. Era tudo novíssimo, foi uma aventura lindíssima. Recordo-me de estarmos numa garagem da Edipim a fazer os «castings». Foram milhares a querer participar», disse à agência Lusa.

A crítica não foi favorável à telenovela. «Claro, estavam habituados às produções brasileiras e os críticos tentaram deitar aquilo abaixo, mas não conseguiram, porque tivemos índices de audiência espantosos», recordou Nicolau Breyner.

O sucesso da telenovela impulsionou a produção de outras novelas nos anos seguintes, sempre na RTP - até à abertura dos canais privados SIC e TVI na década de 1990 -, como «Chuva na Areia» (1985), «Palavras Cruzadas» (1987) e «Telhados de Vidro» (1994).

Nos anos seguintes, a RTP repôs «Vila Faia» por várias vezes e foi feita uma nova versão, já no virar do milénio, por ocasião dos 25 anos da estreia. Essa versão atualizada de «Vila Faia», estreada em 2008, contou com realização de Duarte Teixeira, filho de Nuno Teixeira, e de Sérgio Graciano. Do elenco fizeram parte Albano Jerónimo, Inês Castel-Branco, Simone de Oliveira, Virgílo Castelo e Suzana Borges, entre outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Para voltar no assunto dos concursos, houve também :

- o Cofre :

- o Cubo (ainda estava no RTP Play há pouco) :

- Passo a palavra (com Nicolau Breyner) :

http://www.youtube.com/watch?v=ZL1I1ixGnEk

- e mais recentemente claro o Elo mais Fraco e o Decisão Final. ;)

O meu preferido nos concursos da RTP ainda é o Desafio Final (um formato francês, o que é raro em TV). :D

--

Quanto ao Jogos sem Fronteiras, ainda era pequeno naquela altura mas ainda me lembro deste jogo e gostava imenso. :)

E faz também sempre prazer ver o logótipo da RTP junto aos logos de outros grandes grupos audiovisuais europeus como a France 2, a RAI ou a TSI. ^^

Um regresso do JSF seria muito bom, e numa época de crise, um pouco de diversão não faria nada mal. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Em dia de "fim de ciclo" na Praça da Alegria, estive a ver uns vídeos antigos do programa...

Eu era pequeno na altura do Goucha, mas lembro-me perfeitamente do cenário! E aquele genérico é épico!
Curioso que neste excerto se percebe como a Sónia tinha um papel secundário no programa (as interrupções do MLG eram constantes). E os programas da manhã eram completamente diferentes do que são hoje.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em dia de "fim de ciclo" na Praça da Alegria, estive a ver uns vídeos antigos do programa...

Eu era pequeno na altura do Goucha, mas lembro-me perfeitamente do cenário! E aquele genérico é épico!

Curioso que neste excerto se percebe como a Sónia tinha um papel secundário no programa (as interrupções do MLG eram constantes). E os programas da manhã eram completamente diferentes do que são hoje.

mesmo!!!

e ele era muito sério!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em dia de "fim de ciclo" na Praça da Alegria, estive a ver uns vídeos antigos do programa...

Eu era pequeno na altura do Goucha, mas lembro-me perfeitamente do cenário! E aquele genérico é épico!

Curioso que neste excerto se percebe como a Sónia tinha um papel secundário no programa (as interrupções do MLG eram constantes). E os programas da manhã eram completamente diferentes do que são hoje.

LOL!!!

Andas a fazer telepatia comigo o quê? Também estava a ver vídeos antigos da Praça da Alegria ontem a noite, incluindo este vídeo! :D

Pessoalmente, quando ouço falar na Praça da Alegria ainda agora vem-me em mente este genérico. :happy:

Só para dizer a qualidade dos genéricos que seguiram... :dry:

Naquela altura os programas da manhãs ainda eram sérios e interessantes, agora... :/

E a Praça da Alegria era mesmo... uma praça! :haha:

mesmo!!!

e ele era muito sério!!

E tinha bigode! :D

Editado por Rmeteora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL!!!

Andas a fazer telepatia comigo o quê? Também estava a ver vídeos antigos da Praça da Alegria ontem a noite, incluindo este vídeo! :D

Pessoalmente, quando ouço falar na Praça da Alegria ainda agora vem-me em mente este genérico. :happy:

Só para dizer a qualidade dos genéricos que seguiram... :dry:

Naquela altura os programas da manhãs ainda eram sérios e interessantes, agora... :/

E a Praça da Alegria era mesmo... uma praça! :haha:

Foi precisamente por causa de ti. Sigo a tua conta no YouTube e apareceu-me no "mural" que tinhas gostado do vídeo, e eu fui vê-lo, e entretanto vi outros. :)

E aquele cenário era lindo. Tive pena quando foram os elementos cénicos de uma praça verdadeira (as arcadas, prédios) foram desaparecendo.

Quanto ao genérico, o último da era Goucha, com umas bolas verdes, até era giro. Está no final deste vídeo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi precisamente por causa de ti. Sigo a tua conta no YouTube e apareceu-me no "mural" que tinhas gostado do vídeo, e eu fui vê-lo, e entretanto vi outros. :)

E aquele cenário era lindo. Tive pena quando foram os elementos cénicos de uma praça verdadeira (as arcadas, prédios) foram desaparecendo.

Quanto ao genérico, o último da era Goucha, com umas bolas verdes, até era giro. Está no final deste vídeo:

Hehehe, suspeitava isso. :happy:

Olha o que fostes descobrir! Eu que estava precisamente a procura deste genérico! :D

Depois não encontrei mais nada até 2008... :/

No YouTube encontram-se pérolas, mas é preciso preciso procurar por todo o lado. ;)

Olha outro exemplo exemplo com a

da RTP1 que só encontrei há poucos meses porque estava bem escondida quase sem indicação nenhuma. :happy:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...