Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Cantinho do Off-Topic


Rodolfo

Posts Recomendados

Agora longe de Lisboa ter culpa pelos problemas de inundações, só por ser Lisboa.

 

Eu falo em Lisboa falo na câmara como já aqui referi Rúben, Lisboa é um nome LOL  :dontknow:  quando falo em Lisboa falo de quem está à frente do municipe. Pensei que já tinhas percebido isso ... eu devo-me explicar mesmo mal  :haha:

Faço minhas as tuas palavras Miguel S, eu adoro viver cá, já cá estou à dois anos e apesar das saudades da Madeira eu não me arrependo de ter tomado essa decisão.

 

Mas ninguém está a falar de quem vive na cidade  :dontknow:  oh meu deus do céu, mas isto hoje está tudo lento ? que drama gente. EU ESTOU A FALAR DE UM PROBLEMA, não das vistas de Lisboa, não dos jardins ou das casas de Lisboa. Essa discussão já é velha e toda a gente sabe a minha opinião sobre isso. Leiam o que lá está e deixem de interpretar as coisas como se fosse um ataque tipo  :O  aposto que estão a ler isto com o pensamento "pronto lá está ele a atacar Lisboa". NÃO! Se isto acontecesse em qualquer outra parte do país, faria o mesmo comentário, mas pronto encerro por aqui este assunto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as tuas palavras Miguel S, eu adoro viver cá, já cá estou à dois anos e apesar das saudades da Madeira eu não me arrependo de ter tomado essa decisão.

Fizeste muito bem! :D Eu já vivi em três cidades (embora já não tenhas grandes recordações, pois era pequeno) e Lisboa é a minha favorita. 

 

Agora é que disseste tudo! É suspeito estares a defender a cidade e a arranjar desculpas ridículas ;) visto que é a tua cidade.

Eu não estou a arranjar desculpas ridículas, pois conheço Lisboa muito melhor que tu, assim como tu conheces melhor o Porto. Agora se sou suspeito, até acredito que seja, mas também não ganho nada em defender a cidade, pois há muitas coisas que vejo e que não me agradam, obviamente. Agora as inundações, é um pouco triste, é verdade, mas não se pode fazer grande coisa. E quem comenta no facebook e nas redes sociais é porque não tem mais nada para fazer.

Editado por Miguel S.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu falo em Lisboa falo na câmara como já aqui referi Rúben, Lisboa é um nome LOL  :dontknow:  quando falo em Lisboa falo de quem está à frente do municipe. Pensei que já tinhas percebido isso ... eu devo-me explicar mesmo mal  :haha:

 

Quando começas desta forma:

 

Isto é uma vergonha para a cidade e para a tão apelidada "capital", visto que não vejo isto a acontecer em outras cidades do país. Onde estão os bons sistemas de esgotos ? onde está a preparação da cidade para receber dias de chuva e não acontecer isto ? Toda a gente sabe que no Norte chove muito mais e nunca vi o Porto ou outra cidade inundada desta forma ...

 

tens mesmo a certeza que te referias só à câmara e ao António Costa, ou também vinhas com esse teu toque bastante peculiar de tornar um evento normal numa nova forma de "puxar para baixo" aquilo que tu chamas a "tão apelidada capital", isto mesmo que a apelidada seja mesmo capital e não "capital"...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 E quem comenta no facebook e nas redes sociais é porque não tem mais nada para fazer.

 

Wtf ?

 

Todos os foristas aqui, ou grande parte deles, tem redes sociais e todos temos vida  :huh:  acalma-te lá um bocadinho ok ?

 

E sim, culpares o relevo pelas inundações é ridículo quando outras cidades apresentam grande oscilações de terreno e não inudam. Nunca vi essa desculpa em lado nenhum, mas vê os noticiários hoje e diz-me se é por causa do terreno então ;)

 

Quando começas desta forma:

 

 

tens mesmo a certeza que te referias só à câmara e ao António Costa, ou também vinhas com esse teu toque bastante peculiar de tornar um evento normal numa nova forma de "puxar para baixo" aquilo que tu chamas a "tão apelidada capital", isto mesmo que a apelidada seja mesmo capital e não "capital"...

 

Tal como disse interpretas como quiseres :P  eu sei com que intenção vim postar a notícia, agora se queres dar outra porque te convém, oh meu caro Rúben é contigo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wtf ?

 

Todos os foristas aqui, ou grande parte deles, tem redes sociais e todos temos vida  :huh:  acalma-te lá um bocadinho ok ?

 

E sim, culpares o relevo pelas inundações é ridículo quando outras cidades apresentam grande oscilações de terreno e não inudam. Nunca vi essa desculpa em lado nenhum, mas vê os noticiários hoje e diz-me se é por causa do terreno então ;)

 

Tal como disse interpretas como quiseres :P  eu sei com que intenção vim postar a notícia, agora se queres dar outra porque te convém, oh meu caro Rúben é contigo :D

 

Não me convém, apenas já conheço a tua relação com o assunto Porto vs. Lisboa (apesar de ninguém ver as duas cidades como um vs. para qual delas ser a melhor) e sei perfeitamente que tu quando puderes "deitar abaixo" Lisboa em algo, não o deixas de fazer. Tanto que podias ter dito aquilo tudo sem chamares o Porto ao barulho, bem como por exemplo agora dizes para o Miguel que o relevo não tem culpa, quando se sabe perfeitamente que o relevo de uma cidade facilita ou dificulta a construção de muitas infraestruturas bem como causa vários problemas indiretamente.

 

Até te dou um exemplo, nas cidades planas da Europa Central vês imensa gente a andar de bicicleta para se movimentar, bem como é incrivelmente fácil construíres um monte de infraestruturas bastante desenvolvidas. Agora compara o exemplo das bicicletas por Portugal, que tem um relevo montanhoso, e podes fazer a tua própria resposta em relação a isto tudo. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema não é só das sargetas não serem limpas. Porque mesmo que sejam limpas, a própria geografia natural é propicia a que hajam inundações. Não é à toa que Lisboa é chamada a cidade das sete colinas. Isso a juntar ao fraco ordenamento da cidade, dá nisto. Por muito que limpem as sargetas, o problema de fundo está lá e sempre que ocorrerem situações destas, teremos inundações.

Editado por sandroazenha
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me convém, apenas já conheço a tua relação com o assunto Porto vs. Lisboa (apesar de ninguém ver as duas cidades como um vs. para qual delas ser a melhor) e sei perfeitamente que tu quando puderes "deitar abaixo" Lisboa em algo, não o deixas de fazer. Tanto que podias ter dito aquilo tudo sem chamares o Porto ao barulho, bem como por exemplo agora dizes para o Miguel que o relevo não tem culpa, quando se sabe perfeitamente que o relevo de uma cidade facilita ou dificulta a construção de muitas infraestruturas bem como causa vários problemas indiretamente.

 

Até te dou um exemplo, nas cidades planas da Europa Central vês imensa gente a andar de bicicleta para se movimentar, bem como é incrivelmente fácil construíres um monte de infraestruturas bastante desenvolvidas. Agora compara o exemplo das bicicletas por Portugal, que tem um relevo montanhoso, e podes fazer a tua própria resposta em relação a isto tudo. 

 

Então vou tentar perceber-vos, algo que vocês não fazem ao contrário. Pegando nos exemplos do relevo, dou-te três grandes exemplos na baixa do Porto de grande oscilação de relevo, Avenida dos Clérigos, Rua 31 de Janeiro e Avenida do Coliseu do Porto.

 

2v9ucti.jpg

 

Todas as estas avenidas terminam na plana Avenida dos Aliados. Sabes a quantidade de água que escorre por estas ruas até à Avenida ? bastante mesmo ;) e NUNCA viste os Aliados inundados, mesmo com estas 3 cascatas a desaguar lá. Então explica-me porque é que em Lisboa o terreno é problema e no Porto não ? é só isso que estou a dizer. É óbvio que trata-te de SANEAMENTO e não relevo gente -.-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou tentar perceber-vos, algo que vocês não fazem ao contrário. Pegando nos exemplos do relevo, dou-te três grandes exemplos na baixa do Porto de grande oscilação de relevo, Avenida dos Clérigos, Rua 31 de Janeiro e Avenida do Coliseu do Porto.

 

2v9ucti.jpg

 

Todas as estas avenidas terminam na plana Avenida dos Aliados. Sabes a quantidade de água que escorre por estas ruas até à Avenida ? bastante mesmo ;) e NUNCA viste os Aliados inundados, mesmo com estas 3 cascatas a desaguar lá. Então explica-me porque é que em Lisboa o terreno é problema e no Porto não ? é só isso que estou a dizer. É óbvio que trata-te de SANEAMENTO e não relevo gente -.-

 

 

hipso_Portugal.JPG

 

Caxias.jpgFig_1%20Mapa%20Hipsom%C3%A9trico%20do%20

 

Como podes ver, apesar de se notar um relevo em algumas zonas do Porto (embora grande parte da cidade esteja num relevo entre os 0 e os 100 metros, podendo chegar aos 200 em algumas zonas), notas que em Lisboa, influenciada pela Serra de Sintra, tem uma diferença mais variada no que toca ao relevo, podendo em algumas zonas chegar até aos 300 metros. Tal como disseram, não é ao acaso que se chama a cidade das 7 colinas. Saneamento também pode ter as suas culpas, mas o relevo também influencia bastante.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Saneamento também pode ter as suas culpas, mas o relevo também influencia bastante.

 

Finalmente chegamos a consenso! O relevo pode ter as suas influências, mas se fores por zonas montanhosas então falemos das cidades de Vila Real ou Bragança, que o único problema que tem é de neve e não de água.

 

Inundações nunca se podem normalizar senão eu dia 10 de Novembro vou de canoa para Lisboa em vez de autocarro  :dontknow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho estes comentários do saneamento de Lisboa desnecessários, parece um pouco para atacar a cidade :S eu adoro o Porto mas não é por isso que vou atacar Lisboa (nem tenho nada contra a cidade), o Porto também não é perfeito, então aquelas ruas todas inclinadas que existe na zona histórica, entre outras coisas...acho que existe inperfeições em todas as cidades ;) Mas claro que amo o Porto com as suas imperfeições, até porque tem mais perfeições :)

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente chegamos a consenso! O relevo pode ter as suas influências, mas se fores por zonas montanhosas então falemos das cidades de Vila Real ou Bragança, que o único problema que tem é de neve e não de água.

 

Inundações nunca se podem normalizar senão eu dia 10 de Novembro vou de canoa para Lisboa em vez de autocarro  :dontknow:

 

Não queiras comparar cidades maiores como menores, as infraestruturas são completamente diferentes. Eu estou na zona mais alta de Portugal Continental e não vou comparar os problemas de saneamentos da cidade onde vivo com Lisboa ou com o Porto. Mas se comparar Lisboa E Porto, então aí podes ver perfeitamente que Lisboa tem uma maior inclinação em algumas partes e que isso influencia a maneira como são instalados os saneamentos.

 

E inundações podem-se sim normalizar, até porque não aconteceu nada aí de extraordinário, não houve nenhum tsunami, nem caíram casas, nem morreu ninguém. Basta olhares para a Ásia onde tens as monções (isso sim são grandes inundações) todos os anos e que matam centenas de pessoas ou até mesmo não indo tão longe tens várias cidades da Europa onde as margens dos respetivos rios transbordam e sobem vários metros anualmente. E aquilo para os locais é normal. E diga-se, às vezes faz-se muito drama por causa de coisas que não são assim tão "mindblowing" quanto aquilo que dão a parecer.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho estes comentários do saneamento de Lisboa desnecessários, parece um pouco para atacar a cidade :S eu adoro o Porto mas não é por isso que vou atacar Lisboa (nem tenho nada contra a cidade), o Porto também não é perfeito, então aquelas ruas todas inclinadas que existe na zona histórica, entre outras coisas...acho que existe inperfeições em todas as cidades ;) Mas claro que amo o Porto com as suas imperfeições, até porque tem mais perfeições :)

 

Blá blá blá, dispensa-se comentários moralistas, eu não ataquei Lisboa.) Ainda agora ouvi na SIC o problema que houve das condutas de água. A SIC está a atacar Lisboa então  :rolleyes:

Rodapé na SIC : "comerciantes lembram que cheias acontecem vezes demais"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai hoje apanhei o susto das minhas vidas na estrada!! Saí de casa a meio da tarde que coincidiu com o temporal...nunca vi coisa assim!!
Chuva torrencial, e os lençóis de água eram tantos que os do outro lado da estrada mandavam a água toda para o meu lado. Conclusão... por momentos deixei de ver, nem o limpa para-brisas tirava aquela água toda! :O

 

Que medo juro!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai hoje apanhei o susto das minhas vidas na estrada!! Saí de casa a meio da tarde que coincidiu com o temporal...nunca vi coisa assim!!

Chuva torrencial, e os lençóis de água eram tantos que os do outro lado da estrada mandavam a água toda para o meu lado. Conclusão... por momentos deixei de ver, nem o limpa para-brisas tirava aquela água toda! :O

Que medo juro!

Mas felizmente estás vivo e aqui para comentar!

Deve ter sido uma experiência para não repetir. Mas também, ninguém manda no tempo, se houver mais algum dia em que estiver um tempo semelhante ao de hoje, deverá acontecer a mesma coisa a muita gente, infelizmente.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai hoje apanhei o susto das minhas vidas na estrada!! Saí de casa a meio da tarde que coincidiu com o temporal...nunca vi coisa assim!!

Chuva torrencial, e os lençóis de água eram tantos que os do outro lado da estrada mandavam a água toda para o meu lado. Conclusão... por momentos deixei de ver, nem o limpa para-brisas tirava aquela água toda! :O

 

Que medo juro!

 

Eu já vi é que vou ter de ir assim para Lisboa no dia 10  :haha:  :rolleyes:

 

2usapt0.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto deste tempo assim rigoroso! Não é por acaso que nasci no Inverno :haha:

Mas credo foi assustador...tudo cinzento, visibilidade reduzida, o pânico ......

E no mesmo momento que escreves isso, está a Clara de Sousa na SIC a descrever o cenário catastrófico e, suponho, que assim seja nos outros canais. ahaha

Editado por Hugo3
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:laugh: O Porto nunca inunda, aliás, basta continuar a chover assim como choveu hoje, em toda a zona do Douro que não tarda muito as barragens a estar cheias, e serem obrigados a abrir as comportas e a Ribeira portuense fica logo toda inundada porque aquela zona não tem condições para suportar a força das águas assim que o nível das águas do Douro sobe. E isto acontece no mínimo 2 a 3 vezes por ano... antigamente as antigas habitações ribeirinhas foram todas construídas sem a mínima segurança no que toca a inundações e agora acontece o que acontece. 

 

Realmente, perceber o porquê de o Porto não inundar (no centro histórico) e Lisboa sim, é uma questão de Geografia, ou diria mesmo, até de Cultura Geral. Inclinação? As ruas do centro histórico do Porto são todas "a descer" em direção ao rio o que facilmente evacua toda a carga de água. ;) Lisboa não tem esse grau de inclinação, é como Viana do Castelo e Aveiro e assim. Porto é como Coimbra, a zona ribeira pode inundar devido ao rio, agora os centros históricos nunca. ;)

  • Gosto 13
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os media também gostam muito de dramatizar! :sleep:

Rodolfo vai ao estádio nacional e aluga umas :mosking:

Concordo. Os media gostam de exagerar nas notícias (que assim acabam por ser não notícias, dado o hiperbolismo e por vezes até falacia usados em cada uma) xD

Editado por Hugo3
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu hoje não sai de casa porque estava um temporal dos diabos e ainda por cima uma colega minha chegou toda molhada e aconselhou-me a não ir para a faculdade porque estava tudo inundado então eu fiquei no quentinho a ver tv (podia muito bem estar a ler a Ilíada, mas gosto mais da minha tv :rolleyes::haha:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os foristas aqui, ou grande parte deles, tem redes sociais e todos temos vida :huh: acalma-te lá um bocadinho ok ?

Oh Rodolfo, poupa-me. Percebeste muito bem o que quis dizer, pois não me estava a referir às pessoas que têm redes sociais mas sim às que comentam nas diversas páginas a dizer que é uma vergonha e muitos outros disparates. E é de uma completa ignorância comparar o Porto a Lisboa no relevo, pois como mostraste e bem, as ruas do Porto são claramente inclinadas portanto dificilmente inundam. Já as de Lisboa sobem e descem e andam às voltas se for preciso. É verdade que é mau isto de ter as ruas cheias de águas, mas quem vai viver para Lisboa já sabe que isto acontece. Sempre aconteceu e quanto Lisboa tiver o relevo que tem, sempre acontecerá. O Chiado, por exemplo, é semelhante às ruas do Porto e é por essa razão que nunca tem inundações (ou quase nunca). A água escorre pela rua abaixo, algo que não acontece noutros pontos históricos. Agora, se fores ao Lumiar, a Odivelas, ou ao Parque das Nações (zonas recentes) não encontras inundações e isso deve-se em muito à Câmara Municipal e às construções. Mas pronto, por mim este assunto morreu aqui porque já foram mostrados vários argumentos e não há necessidade de prolongar isto.
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...