Jump to content

Literatura


_zapping_

Posts Recomendados

Agora mesmo, joanna disse:

por escrever um livro  baseado numa história real (com mais ou menos floreados sei lá), quer dizer que pensa isso de toda a gente? lol, por favor também.

juro que não percebo a vossa revolta, há mais "mundo" para além do nosso.

O @BBFF já explicou isso antes " É mesmo uma generalização! Na sinopse do segundo volume, dizem que é esta a realidade dos jovens portugueses do século XXI. "

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, joanna disse:

por escrever um livro baseado numa história real (com mais ou menos floreados sei lá), quer dizer que pensa isso de toda a gente? lol, por favor também.

juro que não percebo a vossa revolta, há mais "mundo" para além do nosso.

Como o Forb disse agora, o autor disse que era a realidade dos jovens portugueses dos século XXI.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, BBFF disse:

'Migo, passar a vida em discotecas e fumar... O. K. Ir para a cama com gajos que nem conheces, avaliar os períodos com que os professores têm sexo, fumar charros, entre outros (que li nas páginas iniciais)... é outra coisa :lol: desculpa, mas acho algo estranho as raparigas gozarem com uma amiga por, aos doze anos, ela «ainda» ser virgem...

No nacional, conheci uma rapariga da zona problemática de Lisboa, a Amadora, que me disse que a média aos 12 anos é as raparigas já terem feito um aborto, ela só perdeu aos 13 e foi muito gozada. Charros, muitos amigos meus levaram para o Nacional, um meteu os charros na caixa de óculos. 
Imensas pessoas perderam a virgindade lá até, e com pessoas que conheciam nem há 2 dias.
Já isso de avaliar os professores, nunca tinha ouvido falar mas os alunos são muito criativos, nunca os subestimes.
O autor fala de pesquisa e de que lhe contaram isto, portanto vamos acreditar. Vou procurar na net, a ver se tem todo. Queria ler!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, André Sousa disse:

No nacional, conheci uma rapariga da zona problemática de Lisboa, a Amadora, que me disse que a média aos 12 anos é as raparigas já terem feito um aborto, ela só perdeu aos 13 e foi muito gozada. Charros, muitos amigos meus levaram para o Nacional, um meteu os charros na caixa de óculos. 
Imensas pessoas perderam a virgindade lá até, e com pessoas que conheciam nem há 2 dias.
Já isso de avaliar os professores, nunca tinha ouvido falar mas os alunos são muito criativos, nunca os subestimes.
O autor fala de pesquisa e de que lhe contaram isto, portanto vamos acreditar. Vou procurar na net, a ver se tem todo. Queria ler!

Pois, acredito em ti. Eu não conheço, de perto, essa realidade.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos, então, concluir uma coisa: nem o autor nem o @André Sousa devem ter motivos para estar a mentir, principalmente o André, portanto essa pode não ser a realidade dos jovens portugueses, mas pode ser a realidade de alguns jovens portugueses, certamente, a realidade dos jovens desta zona ou daquela e, fiando nas palavras do André, de zonas problemáticas. Entendi bem, André?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, srcbica disse:

Vamos, então, concluir uma coisa: nem o autor nem o @André Sousa devem ter motivos para estar a mentir, principalmente o André, portanto essa pode não ser a realidade dos jovens portugueses, mas pode ser a realidade de alguns jovens portugueses, certamente, a realidade dos jovens desta zona ou daquela e, fiando nas palavras do André, de zonas problemáticas. Entendi bem, André?

Não nego que seja a realidade de alguns jovens, mas não venham dizer que é da maioria, eu isso não acredito.

Agora mesmo, André Sousa disse:

Foi me contado por alguém da Amadora. Eu ouvi dizer que aquilo é muito problemático mesmo!

Mas essa gente não tem pais/mães? Que coisa...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, srcbica disse:

Vamos, então, concluir uma coisa: nem o autor nem o @André Sousa devem ter motivos para estar a mentir, principalmente o André, portanto essa pode não ser a realidade dos jovens portugueses, mas pode ser a realidade de alguns jovens portugueses, certamente, a realidade dos jovens desta zona ou daquela e, fiando nas palavras do André, de zonas problemáticas. Entendi bem, André?

Mas olha que, no livro, as personagens, supostamente, são meninos riquinhos de colégio. Não devem ser de zonas problemáticas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, srcbica disse:

Vamos, então, concluir uma coisa: nem o autor nem o @André Sousa devem ter motivos para estar a mentir, principalmente o André, portanto essa pode não ser a realidade dos jovens portugueses, mas pode ser a realidade de alguns jovens portugueses, certamente, a realidade dos jovens desta zona ou daquela e, fiando nas palavras do André, de zonas problemáticas. Entendi bem, André?

Entendeste, o autor conheceu um caso, quis conta-lo. O errado do autor foi generalizar, ele diz que o livro é um aviso para os pais e praticamente afirma que todos os jovens são assim.
Eu nunca bebi, fumei e oportunidades não faltaram porque estou rodeado por amigos que o fazem.
Depende das zonas, e muitas vezes os riquinhos são os piores.

há 1 minuto, BBFF disse:

Mas olha que, no livro, as personagens, supostamente, são meninos riquinhos de colégio. Não devem ser de zonas problemáticas...

Uma vez ouvi uma palestra de um tipo que andava no Colégio Francês no Porto que disse que lá era dos piores sítios, com mau ambiente, tudo metido em drogas. Normalmente, são estes betos riquinhos que extravasam mais.

há 3 minutos, Forbidden disse:

Mas essa gente não tem pais/mães? Que coisa...

É uma zona muito conhecida por violação também e normalmente os abortos estão associados. Eu fiquei muito abalado quando ela me contou isto. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, André Sousa disse:

Uma vez ouvi uma palestra de um tipo que andava no Colégio Francês no Porto que disse que lá era dos piores sítios, com mau ambiente, tudo metido em drogas. Normalmente, são estes betos riquinhos que extravasam mais.

Colégio Luso Francês? Eu tive um colega que andou nesse colégio que falava que lá era tudo muito bem comportado e um excelente local de ensino :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, André Sousa disse:

Uma vez ouvi uma palestra de um tipo que andava no Colégio Francês no Porto que disse que lá era dos piores sítios, com mau ambiente, tudo metido em drogas. Normalmente, são estes betos riquinhos que extravasam mais.

Olha! Então, por coincidência, no meu colégio e nos dos meus conhecidos, não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Ivo disse:

Colégio Luso Francês? Eu tive um colega que andou nesse colégio que falava que lá era tudo muito bem comportado e um excelente local de ensino :P

Devia ser na altura dele mas eu não duvido que na alta esfera da sociedade estejam os que mais abusam.
Parabéns @BBFF por teres conseguido colocar este tópico a bombar!

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, André Sousa disse:

Devia ser na altura dele mas eu não duvido que na alta esfera da sociedade estejam os que mais abusam.
Parabéns @BBFF por teres conseguido colocar este tópico a bombar!

Se me falares em drogas, acredito. Agora, aquilo de, em adolescentes, andarem metidas com pessoas desconhecidas, em 'festas' estranhas, e de perderem a virgindade aos 12, duvido. Se calhar, estou a ser preconceituoso, mas não me parece nada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, BBFF disse:

Se me falares em drogas, acredito. Agora, aquilo de, em adolescentes, andarem metidas com pessoas desconhecidas, em 'festas' estranhas, e de perderem a virgindade aos 12, duvido. Se calhar, estou a ser preconceituoso, mas não me parece nada.

É mais em drogas que falo, nisso das festas e de perderem virgindade já não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Forbidden disse:

Não nego que seja a realidade de alguns jovens, mas não venham dizer que é da maioria, eu isso não acredito.

Mas essa gente não tem pais/mães? Que coisa...

Eu já escrevi justamente "alguns", porque também não acredito que seja a maioria. E, sinceramente, a mim não me choca que seja a realidade dos jovens das zonas problemáticas.

há 2 minutos, BBFF disse:

Mas olha que, no livro, as personagens, supostamente, são meninos riquinhos de colégio. Não devem ser de zonas problemáticas...

Igualmente, não me choca que seja a realidade de alguns meninos ricos de colégio, porque os garotos ricos mimados devem ter uma tendência para isso. Eu escrevo "devem", porque esse autor não é o primeiro a escrever semelhantes coisas sobre esse nicho da sociedade. Trocentas obras que têm como pano de fundo adolescentes ricos já tiveram igualmente adolescentes ricos que iam por maus caminhos. Eu acho que até os MCA tiveram mais ricos rebeldes do que adolescentes rebeldes provenientes de zonas problemáticas.

A história do(a) menino(a) rico(a) que perdeu a virgindade muito cedo sem preservativo (nossa, que escândalo:rolleyes: ) ou que se mete em drogas ou que não respeita os pais/professores ou outras coisas mais é do mais clichê que existe. Tanto é clichê que, justamente por conta dos MCA, eu pensava que os adolescentes citadinos eram uma porcaria, BBFF.:mosking:

Aqui um filme já com alguns aninhos que aborda a temática:

https://www.rtp.pt/programa/tv/p28588

Julgo que esse filme era o mais escandaloso que havia sobre o tema aplicado à realidade portuguesa. Passaram-se 6 anos. Tendo em conta que todos nós concordamos que parece haver uma ânsia cada vez maior de começar uma vida sexual cada vez mais cedo e de fazer coisas rebeldes, não me admira que tenha chegado ao ponto que o autor descreve nesse livro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@srcbica, que é um cliché sei eu. Um cliché estúpido, eu acho!

há 52 minutos, Ivo disse:

Também nem toda a gente que anda nos colégios é rica :mosking: eu não sou rico, longe disso (se fosse tinha continuado lá quando passei para o 7º).

Claro que não. Aliás, há colégios que atribuem bolsas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...