Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 1 minuto, JDuarte disse:

Gostaste desta novela? Olha que é do seculo 21. :mosking: 

Lol...Não vi com o afinco que vi as anteriores do autor, mas ainda vi. E fica lonnnge das anteriores, mas ainda era uma novela de Manoel Carlos ( penso que o problema principal as novelas do autor foi a troca de diretor. Waddington escalava melhor os elencos em conjunto com o Maneco e dava mais agilidade ao texto). Mas sim, gostei. Regina e Lilia brilhantes.. :) 

PS: não gosto só de novelas do século 20. Acho que a segunda metade dos anos 80 e a 1ª metade dos anos 90 foi auge das novelas brasileiras. RepaCra. Assim, de uma acentada e seguidas, noevlas das 20: Roque Santeiro, Vale Tudo, Sassa Mutema, Tieta, Rainha da Sucata, Pedra Sobre Pedra, Renascer, Fera Ferida, Proxima Vitima, Explode Coraçao, O Rei do Gado, A Indomada...Por Amor...Das 19: Cambalacho, Bebé a bordo, Vamp, Perigosas Peruas, Deus Nos Acuda, 4 por 4, A Viagem, Cara E Coroa, Salsa E Merengue.. As 18: Sexo dos Anjos, Felicidade, Despedida de Solteiro, Mulheres de Areia, SOnho Meu, História de Amor, Anjo Mau.Força do Desejo Das 22: A otima Arapongaaa :)  etc, etc :) Sem falar nas fora Globo - Kananga  Do Japão, Pantanal e Xica da Silva..Dona Beija.. 

Mas tambem gostei  algumas  boas no século 21 ( se bem ue deiei de ter tempo de ver sempre, como fazia até ao inicio do século) :)

Uga Uga

Cravo E Rosa

Porto Milagres

O Clone

Esplendor

Estrela Guia

Celebridade

Chocolate com pimenta

Da Cor do pecado

Mulheres Apaixonadas

Cobras e Lagartos

Alma Gémea

Páginas da Vida

Filhas da mãe

A Favorita

Viver a Vida 

Insensato Coração 

Avenida Brasil

Caras E Bocas 

 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, JDuarte disse:

Pode ser os dois se não te importares, já fizeste alguma vez?

Acho que não.

Vou tentar entao.

1º Tieta

2º Pedra Sobre Pedra

3º História de Amor

4º Vale Tudo

5º Por Amor

6º Roque Santeiro

7º Rainha da Sucata

8º Xica da Silva

9º Felicidade

10º Força de um Desejo

 

1º Ninguém como tu

2º Cinzas

3º Banqueira do Povo

4º Roseira Brava

5º O olhar da Serpente

6º Desencontros

7º Nunca Digas Adeus

8º Tempo de Viver

9º Jardins Proibidos (2000)

10º Fascínios

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Visky disse:

Dá-me um exemplo de uma, porque sinceramente não conheço...

Alto Astral até falava dos espíritos mas aquilo era uma novela mais cómica. Estou a falar de algo assim mais pesado...

Fora da Globo havia uma novela chamada Carmen, escrita pela Glória Perez, em que a personagem principal entregava a sua alma a uma pomba gira e incorporava a pomba gira e também havia outra novela em o Diabo estava a vir sempre À Terra aterrorizar! As duas novelas bem pesadas!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JDuarte disse:

Achas o olhar da Serpente melhor que TdV? Porquê? E o que achaste de Ilha dos Amores e Belmonte.

Roseira Brava já ouvi falar muito bem.

Esqueci-me de Belmonte. Belmonte ficaria ali pelo lugar de fascinios e Jp.. ou em 11º :) Achei muito boa, do que vi. Foi daquelas novelas que ao ver-se o 1º episódio ( ótimo, refira-se) percebe-se que está ali uma boa novela. Bom elenco, boa Direcção e relativamente curta.Os protagonistas estiveram tds bem ( apesar do Diogo ser o mais canastrão) e Manuela Couto a roubar as cenas.. Até a Vivi não dececionou :) . Ilha dos amores  não vi grande coisa. Nunca me puxou, desde o incio.é o tipo de novela que não me fascina, em novelas portuguesas. Que é o folhetim puro..Foi "um bom produto", apelativo do ponto de vista técnico e de fotografia, mas uma água com acuçar. Qual era a grande história de Ilha dos Amores? Aquela parvoeira dos pais não sei de uem lá nas ilhas e tal...

Quanto ao OdS e TdV, considero a 1ª uma novela mais "original". A história verídica dá outro alan a qq novela. Tempo de viver tinha coisas geniais, ue eu considero do melhor já feito em novelas - Dalila Carmo otima,   Manuela Couto sempre a brilhar, entre outras coisas ( Zé Fidalgo de lamber os beiços) mas tambem tinha outras coisas que eram completamente fora. Se vilhena consegui fazer com NcT uma novela redondinha, onde td fazia mais ou menos sentido, em TdV passou-se. A premissa inicial era  ( como ja aqui disse algures) uma cópia descarada de Vale Tudo. A evolução da protagonista, que passa de presidiária a dona de um bom apartamento em Cascais foi não só demasiado rápida, como pouco credível. E aquela história do Tubarão..enfim. Se o "Quem matou António Paiva Calado" foi um apetrecho natural da história, essa do "Tubarão" era já um degrau acima.  Valeu-lhe o elenco. Com uma verdadeira constelação de estrelas foi mais fácil "engolir" algumas coisas e acabarmos pro gostar. :) 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, FLP disse:

Só a grande Regina define. :)

 

Esta novela foi muito especial para mim :giveheart: Cada vez que me lembro da cena em que a Marta se depara com a Nanda grávida e lhe bate.. que murro no estômago! :crying:Essa cena foi memorável e considerada das mais inesquecíveis da história da ficção brasileira, nunca a viste João? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Maya disse:

Esta novela foi muito especial para mim :giveheart: Cada vez que me lembro da cena em que a Marta se depara com a Nanda grávida e lhe bate.. que murro no estômago! :crying:Essa cena foi memorável e considerada das mais inesquecíveis da história da ficção brasileira, nunca a viste João? 

É aí que Maneco chega e mostra quem escreve bem.  A minha cena preferida da novela é a cena em que Helena comunica a Marta que a menina, recem nascida, sofria de Sindrome de Down. Numa cena sem grandes ondas, Marta tem uma argumentação incisiva em relaçao ao assunto, que á medida que a vai apresentando, deixa Helena completamente chocada. As expressões faciais de Regina Duarte durante os argumentos proferidos por Lilia Cabral foram uma aula. Sem barracos, sem gritarias, as duas transmitiram a quem via exactamente o que era pretendido. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, FLP disse:

É aí que Maneco chega e mostra quem escreve bem.  A minha cena preferida da novela é a cena em que Helena comunica a Marta que a menina, recem nascida, sofria de Sindrome de Down. Numa cena sem grandes ondas, Marta tem uma argumentação incisiva em relaçao ao assunto, que á medida que a vai apresentando, deixa Helena completamente chocada. As expressões faciais de Regina Duarte durante os argumentos proferidos por Lilia Cabral foram uma aula. Sem barracos, sem gritarias, as duas transmitiram a quem via exactamente o que era pretendido. 

As minhas cenas preferidas foram as da Marta a bater na Nanda grávida e mais tarde quando a Marta e o Alex descobrem que a Nanda morreu :crying:Duas cenas que jamais esquecerei! 

Lilía Cabral (que interpretação antagónica!), Regina Duarte, Fernanda Vasconcellos e Marcos Caruso foram os grandes destaques desta novela!  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Maya disse:

As minhas cenas preferidas foram as da Marta a bater na Nanda grávida e mais tarde quando a Marta e o Alex descobrem que a Nanda morreu :crying:Duas cenas que jamais esquecerei! 

Lilía Cabral (que interpretação antagónica!), Regina Duarte, Fernanda Vasconcellos e Marcos Caruso foram os grandes destaques desta novela!  

Sem duvida. Tambem achei as cenas de pancadaria "domestica" muito boas. Com grandes atores e um belissimo texto parece  fácil. Apenas referi a cena acima, por exemplo, porque são nas cenas "mais calmas" que se pode observar bem o calibre dos atores. Um diálogo assim mais sem grandes ondas permite "beber" todos os pormenores. A expressão de nojo de Lilia Cabral.. Regina Duarte "chocada"... cada palavra causava na contra cena uma reaçao mesmo que subtil.. Extraordinárias. É aqui que se vê. Lilia Cabral teria cenas dignas de Oscar, na novela Viver a Vida, nos diálogos com Luciana, de ALine Morais. Cenas "calmas" do ponto de vista físico mas com tamanha carga dramática que facilmente poderia derrapar para a parolice e acabaram por ser momentos verdadeiramente sublimes. A linguagem "fisica" da atirz.. enfim. É assim que se vê quem é a boa atriz. 

A minha definição de talento- uma cena mais levezinha, porque nem só de dramalhoes se fazem grandes interpretaçoes  ( sim, são dois monstros). Uma cena "banal". Não houve gritos.. Não houve tiros... Não houve nada de especial. Vejam com atenção. :)  

 

Editado por FLP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, FLP disse:

Sem duvida. Tambem achei as cenas de pancadaria "domestica" muito boas. Com grandes atores e um belissimo texto parece  fácil. Apenas referi a cena acima, por exemplo, porque são nas cenas "mais calmas" que se pode observar bem o calibre dos atores. Um diálogo assim mais sem grandes ondas permite "beber" todos os pormenores. A expressão de nojo de Lilia Cabral.. Regina Duarte "chocada"... cada palavra causava na contra cena uma reaçao mesmo que subtil.. Extraordinárias. É aqui que se vê. Lilia Cabral teria cenas dignas de Oscar, na novela Viver a Vida, nos diálogos com Luciana, de ALine Morais. Cenas "calmas" do ponto de vista físico mas com tamanha carga dramática que facilmente poderia derrapar para a parolice e acabaram por ser momentos verdadeiramente sublimes. A linguagem "fisica" da atirz.. enfim. É assim que se vê quem é a boa atriz. 

Um pormenor interessante das novelas do Manoel Carlos é o facto dos vilões terem poder argumentativo, A Marta, por exemplo, foi uma vilã muito real, revoltou-se contra a gravidez da filha e não quis a neta por se deficiente, mas tinha argumentos próprios dai tantas pessoas se terem colocado no lugar dela e acharem que, no lugar dela, teriam agido da mesma forma. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Maya disse:

Um pormenor interessante das novelas do Manoel Carlos é o facto dos vilões terem poder argumentativo, A Marta, por exemplo, foi uma vilã muito real, revoltou-se contra a gravidez da filha e não quis a neta por se deficiente, mas tinha argumentos próprios dai tantas pessoas se terem colocado no lugar dela e acharem que, no lugar dela, teriam agido da mesma forma. 

Isso mesmo. EF nao vi num um episodio sequer, mas de todas as novelas dele não tinham propriamente vilões. Tinham pessoas qque pensavam como algumas pessoas que nos rodeiam ou até mesmo como nós, em determinadas alturas. E o mesmo se aplica as protagonistas. faziam merd"... arrependiam-se e o publico identificava-se com aquilo. Era esse o grande poder do Maneco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, FLP disse:

Isso mesmo. EF nao vi num um episodio sequer, mas de todas as novelas dele não tinham propriamente vilões. Tinham pessoas qque pensavam como algumas pessoas que nos rodeiam ou até mesmo como nós, em determinadas alturas. E o mesmo se aplica as protagonistas. faziam merd"... arrependiam-se e o publico identificava-se com aquilo. Era esse o grande poder do Maneco...

A Marta foi a que mais se aproximou do registo vilã das novelas dele, e deixa-me confessar-te que para mim ela foi efetivamente uma vilã, embora tivesse coisas boas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Maya disse:

A Marta foi a que mais se aproximou do registo vilã das novelas dele, e deixa-me confessar-te que para mim ela foi efetivamente uma vilã, embora tivesse coisas boas. 

Ela foi uma vilã, sim. Mas se nas novelas da década passada ele "suprimiu" praticamente esse registo esa figura - inclusive em Laços de Familia, onde o mais proximo ue havia era a Iris - as novelas dos anos 90 tinham vilãs com o perfil muito semelhante ao de Marta - a propria Lilia, como Sheila em HdA , a Viviane Pasmanter em Felicidade - provavelmente, a mais "agressiva" e a diva Suzana Viera na magistral Branca de por Amor.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, Maya disse:

Esta novela foi muito especial para mim :giveheart: Cada vez que me lembro da cena em que a Marta se depara com a Nanda grávida e lhe bate.. que murro no estômago! :crying:Essa cena foi memorável e considerada das mais inesquecíveis da história da ficção brasileira, nunca a viste João? 

Não, via Tempo de viver e Ilha dos Amores na altura.

Já ouvi muitos elogios á Branca de Por Amor, geralmente aparece no Top10 de maiores vilãs.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, FLP disse:

Ela foi uma vilã, sim. Mas se nas novelas da década passada ele "suprimiu" praticamente esse registo esa figura - inclusive em Laços de Familia, onde o mais proximo ue havia era a Iris - as novelas dos anos 90 tinham vilãs com o perfil muito semelhante ao de Marta - a propria Lilia, como Sheila em HdA , a Viviane Pasmanter em Felicidade - provavelmente, a mais "agressiva" e a diva Suzana Viera na magistral Branca de por Amor.

 

 

há 4 minutos, JDuarte disse:

Não, via Tempo de viver e Ilha dos Amores na altura.

Já ouvi muitos elogios á Branca de Por Amor, geralmente aparece no Top10 de maiores vilãs.

A Iris de 'Laços de Família' era uma peste realmente, e a Camila também não se portou lá muito bem quando "roubou" o namorado á mãe, embora ela me tenha conquistado mais tarde com toda aquela campanha magistral em torno da sua doença. 

Não me recordo lá muito de 'Por Amor' mas já ouvi dizer que foi uma boa novela. e 'Felicidade' também tive sempre curiosidade de ver pois foi a novela favorita da minha mãe. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, JDuarte disse:

Não, via Tempo de viver e Ilha dos Amores na altura.

Já ouvi muitos elogios á Branca de Por Amor, geralmente aparece no Top10 de maiores vilãs.

Branca é dos melhores personagens da Tv. Já vi por amor duas vezes e não há como não gostar cada vez mais. Sem nunca ter tido grandes "atos", os seus momentos alimentaram a novela inteira e olha que havia bons personagens, bem desenvolvidos. O seu humor, o seu requinte suavizavam a coisa, mas ela fazia um verdadeiro terrorismo aos filhos mais novos e ia interferindo na vida de todos que a rodeavam. E Susana Vieira estava no auge.  Vê os videos abaixo. Ela era sempre "assim"... era este o registo. Maravilhosa. :)

há 2 minutos, Maya disse:

 

A Iris de 'Laços de Família' era uma peste realmente, e a Camila também não se portou lá muito bem quando "roubou" o namorado á mãe, embora ela me tenha conquistado mais tarde com toda aquela campanha magistral em torno da sua doença. 

Não me recordo lá muito de 'Por Amor' mas já ouvi dizer que foi uma boa novela. e 'Felicidade' também tive sempre curiosidade de ver pois foi a novela favorita da minha mãe. 

Iris era  o tipo de miuda que Maneco coloca em todas as  novelas - podiam chamar-se todas iris - a DOris (MA), a Sandra, de PdV, a Isabel (VaV)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas era disso diariamente. :)

Susana ainda teve algumas promessas.. Aquilo em DC era suposto haver uma "reedição" da dupla Susana Vs Renata, desta com o papel de vilã na Susana, mas acabou pela ideia ser abortada. Assim como em AaV, o papel dela quando se começou a falar na novela, era o de vilã. Tambem ficou ali em cima do muro, assim como em ARdJ..

Regininha, o mais longe que tinha ido era a Porcina. Nao era bem uma vilã.. Era apenas "torta" de principios. Antes, em Selva de Pedra, tambem já tinha feito um personagem assim. A primeira vilã da sua carreira viria a ser n´O Astro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostava tanto de puder ver as novelas mais antigas do Maneco. A minha mãe e a minha avó fartavam-se de falar comigo sobre 'Felicidade', 'História de Amot' e 'Por Amor', desta última ainda tenho poucas lembranças mas como na altura só tinha 5/6 anos ligava muito pouco ás novelas como devem calcular. 

Tirando 'Em Família', gostei de todas as novelas do Manoel Carlos que vi. 'Viver a Vida' foi um bocadinho secante mas as cenas emocionantes da Alinne Moraes com a Lília Cabral acabaram por compensar tudo o resto! :crying:'Laços de Família' e 'Páginas da Vida' tiveram as cenas que mais me marcaram em novelas. :crying:O Maneco já disse que não vai voltar a escrever novelas, mas isto não são propriamente más notícias visto que a Licía Manxo tem uma escrita muito semelhante á dele. :giveheart:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...