bacalhaucomnatas Postado 13 de julho 2024 Postado 13 de julho 2024 agora mesmo, ATVTQsV disse: As duas rádios locais do concelho de Braga não passam música pimba. (Incrível como num país onde não há televisões locais, a música pimba passa nas televisões de Lisboa, sendo que aa rádios nacionais, de Lisboa, não passam artistas pimba na roração normal.) A Antena Minho infelizmente passa versões censuradas das músicas, uns dirão que é da religiosidade da região, eu diria que era por causa das ligações à Global Diffusion do Macedo, que tem censuras estritas como a Renascença, se é que me entendem a Renascença tem censuras? eles passam Madonna, Sinéad O'Connor (a que rasgou a fotografia do papa na televisão) ou Freddie Mercury! eu às vezes ouço a Record FM do Macedo e até acho que tem bastantes músicas "quentes" e "pecaminosas". 1 Citar
ATVTQsV Postado 13 de julho 2024 Postado 13 de julho 2024 há 2 minutos, bacalhaucomnatas disse: a Renascença tem censuras? eles passam Madonna, Sinéad O'Connor (a que rasgou a fotografia do papa na televisão) ou Freddie Mercury! eu às vezes ouço a Record FM do Macedo e até acho que tem bastantes músicas "quentes" e "pecaminosas". Ainda sou do tempo em que só as rádios do grupo da Renascença passavam músicas censuradas (é a questão dos palavrões e mais nada), pena é que isso se alastrou a outros grupos. No início da década passada tipo de 2013 para a frente tudo mudou. A Antena 3 era um claro exemplo 1 Citar
AG. Postado 13 de julho 2024 Postado 13 de julho 2024 há 1 hora, bacalhaucomnatas disse: "as opiniões são como as vaginas, quem as quer dar, dá": já eu sou da opinião que até temos insuficientes rádios nacionais. não vinha mal ao mundo se uma Rádio Observador (que tem boa seleção musical e, se descontarmos o assumido viés ideológico, boa informação) se tornasse nacional. o tempo das rádios locais já passou. vivemos num mundo global. de Bragança a Vila Real de Santo António é um pulinho... É difícil porque o espectro radiofónico é limitado. Tem de se encontrar um equilíbrio, por um lado é justo que rádios como a Observador ou a Smooth que são bons produtos possam emitir para mais regiões, mas também que as rádios locais possam sobreviver. Na minha opinião deve-se avançar para um modelo mais ao nível da região que do município, que não é viável economicamente, sobretudo no interior. Penso que umas 100 a 120 rádios "locais-regionais" seriam suficientes para um país como Portugal. 1 Citar
bacalhaucomnatas Postado 13 de julho 2024 Postado 13 de julho 2024 há 16 minutos, AG. disse: É difícil porque o espectro radiofónico é limitado. Tem de se encontrar um equilíbrio, por um lado é justo que rádios como a Observador ou a Smooth que são bons produtos possam emitir para mais regiões, mas também que as rádios locais possam sobreviver. Na minha opinião deve-se avançar para um modelo mais ao nível da região que do município, que não é viável economicamente, sobretudo no interior. Penso que umas 100 a 120 rádios "locais-regionais" seriam suficientes para um país como Portugal. não me parece que haja mercado para 100 ou 120 rádios locais-regionais. quando muito, com sorte, uma meia centena. Citar
Foid Postado 13 de julho 2024 Postado 13 de julho 2024 (editado) há 56 minutos, AG. disse: É difícil porque o espectro radiofónico é limitado. Tem de se encontrar um equilíbrio, por um lado é justo que rádios como a Observador ou a Smooth que são bons produtos possam emitir para mais regiões, mas também que as rádios locais possam sobreviver. Na minha opinião deve-se avançar para um modelo mais ao nível da região que do município, que não é viável economicamente, sobretudo no interior. Penso que umas 100 a 120 rádios "locais-regionais" seriam suficientes para um país como Portugal. O Modelo que se devia fazer, era modelos de filiação com horário nacional em que emitiam em cadeia, e depois umas x horas para programação local para as rádios, todas as mesmas horas. Editado 13 de julho 2024 por Foid 2 Citar
Foid Postado 13 de julho 2024 Postado 13 de julho 2024 (editado) Mais uma radio histórica a desaparecer, desde o dia de ontem que a 94 fm de leria passou a retransmitir a Observador. https://www.regiaodeleiria.pt/2024/07/radio-94fm-comprada-pelo-grupo-observador/ Editado 13 de julho 2024 por Foid Citar
ATVTQsV Postado 13 de julho 2024 Postado 13 de julho 2024 Já aqui falei sobre o caso 94 FM. É gritante, Leiria perdeu a última rádio local que tinha, mesmo estando em dificuldades na playlist. Só de pensar que antigamente as únicas "rádios de Lisboa" eram as quatro da RDP (Antena 1, Antena 2, Comercial OM e FM) e as duas da Renascença (OM e FM, a primeira depois passou a ter simultâneo FM e a segunda passou a RFM) e nesta altura as únicas rádios 100% privadas nem sequer tinham alvará. Depois o governo começou a conceder alvarás a muitas daquelas rádios e com o passar dos anos o poder dos grandes grupos fez com que as rádios locais mais históricas desaparecessem. Citar
tuscano Postado 14 de julho 2024 Postado 14 de julho 2024 On 13/07/2024 at 00:30, miguelalex23 disse: Isso são dados do Bareme anterior, o 2º deste ano. Os do Bareme deste mês: Comercial - 19,4% (-0,9) RFM - 16,3% (-0,2) M80 - 8,6% (+0,5) Renascença - 6,8% (+0,2) Cidade FM - 5,2% (+1,1) RDP Antena 1 - 4,8% (-0,8) TSF - 3,2% (-0,8) Mega Hits - 2,7% (+0,1) Observador - 2,1% (+0,6) RDP Antena 3 - 2,0% (-0,1) Smooth FM - 1,1% (-0,4) Nova Era - 0,9% (-0,2) RDP Antena 2 - 0,5% (-0,2) Liderança da Comercial continua tranquila. Valores mais baixos das duas desde 2021, embora o duopólio continue fortíssimo. RFM gaba-se de ser líder nos 15/24 e 25/34, o que não deixa de ser curioso. M80 continua em grande, a igualar o melhor resultado de sempre, conseguido no final do ano passado. Renascença ainda longe do pódio mas também com um óptimo Bareme, a ter a melhor AAV dos últimos dez anos (é preciso recuar aos 7,1% do 2º bareme de 2014). Cidade FM dá um salto face ao último bareme, que tinha sido mais fraquito, e continua a dar uma sova à Mega. E de pensar que há 2 ou 3 anos andavam uma a par com a outra... Antena 3 estável num período de grandes mudanças na programação, com a renovação das manhãs e fins de tarde (que, a meu ver, correu muito bem em ambos os horários). Antena 1 e TSF a dar um trambolhão (efeito do fim do campeonato?). Ainda assim, a rádio pública menos mal, porque teve um início de ano muito positivo (5,9% e 5,6%). Observador a continuar a subida, e já a lutar de igual para igual na Grande Lisboa. As saídas de 2 para a Antena3 e de uma para a RR, não ajudam a Mega e quem por lá está agora é fraco. Citar
ATVTQsV Postado 14 de julho 2024 Postado 14 de julho 2024 Sem cerimónias, nem nada: a 94FM saiu do ar de maneira silenciosa, sem dar uma última emissão especial. A rádio tem estado ao desarranjo por anos, vários dos seus locutores mudaram para a Record Leiria, o auge da rádio foi a fase de 1997 a meados dos anos 2000, sendo que a saída de grande parte dos profissionais ajudou a baixar a imagem da rádio. E no Fórum da Rádio, como sempre, condenaram o centralismo e alguém enviou o fim da rádio. Com pezinhos de lã, avança o fim da rádio local. https://drive.google.com/file/d/1S0BqqGBaD7oCaxHfWAkKLOUy4pMKz6Tj/view?usp=drive_link 2 1 Citar
ATVTQsV Postado 16 de julho 2024 Postado 16 de julho 2024 https://www.facebook.com/share/v/gmn3m9rKFZexCgkN/ Citar
ATVTQsV Postado 19 de julho 2024 Postado 19 de julho 2024 Vi há pouco um anúncio na Globo ao Jogo da Mala, agora é O Grandioso Jogo da Mala e é nas três rádios Para a Mega Hits é nada de novo, pois em 2011 tinham no seu programa da manhã o Jogo da Mula, que era uma versão intencionalmente rasca do Jogo da Mala, e com jingle inspirado no "pai" 1 Citar
Guida Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 há 13 horas, ATVTQsV disse: Vi há pouco um anúncio na Globo ao Jogo da Mala, agora é O Grandioso Jogo da Mala e é nas três rádios Para a Mega Hits é nada de novo, pois em 2011 tinham no seu programa da manhã o Jogo da Mula, que era uma versão intencionalmente rasca do Jogo da Mala, e com jingle inspirado no "pai" "O telefone vai tocar e o Sala vai falar para um número qualqueeeeer" Saudosos tempos... fico feliz por ainda existir o "Jogo da Mala", porque, sinceramente, achava que tinha acabado com o Despertar. 1 Citar
tuscano Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 Festivais em directo na Rádio de 18 a 21 de Julho: Mega FM - SBSR Comercial - Meo Marés Vivas M80 - EDP Cool Jazz Antena3 - Mimo Citar
AG. Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 há 57 minutos, Guida disse: "O telefone vai tocar e o Sala vai falar para um número qualqueeeeer" Saudosos tempos... fico feliz por ainda existir o "Jogo da Mala", porque, sinceramente, achava que tinha acabado com o Despertar. Voltou há umas semanas. Se me lembro bem acabou em 2003, já o Sala não fazia o Despertar há muito tempo (uns três anos ou mais). 1 Citar
ATVTQsV Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 há 8 minutos, AG. disse: Voltou há umas semanas. Se me lembro bem acabou em 2003, já o Sala não fazia o Despertar há muito tempo (uns três anos ou mais). Naquela altura (2003) o passatempo substituto era o Jack do Pote. Ouvi dizer que o Jogo da Mula era dos tempos da Mega FM quando o Palmeirim trabalhava. Só ouvi pela primeira vez em 2011, e parece ter continuado até ao fim da década passada - quando o programa da manhã passou a Snooze (não sei desde quando é que esteve vigente o nome porque não oiço). Citar
AG. Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 há 41 minutos, ATVTQsV disse: Naquela altura (2003) o passatempo substituto era o Jack do Pote. Ouvi dizer que o Jogo da Mula era dos tempos da Mega FM quando o Palmeirim trabalhava. Só ouvi pela primeira vez em 2011, e parece ter continuado até ao fim da década passada - quando o programa da manhã passou a Snooze (não sei desde quando é que esteve vigente o nome porque não oiço). Sim, não sei quando o Palmeirim entrou na Mega FM mas lembro-me de ouvir o Jogo da Mula já em 2002 ou 2003, por aí. Durou muitos anos também. Citar
Patiño Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 Gente, era o único que amava a dupla Vanda Miranda e Vasco Palmeirim na Comercial? Será que eles se chatearam? Citar
canal5 Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 há 41 minutos, Patiño disse: Gente, era o único que amava a dupla Vanda Miranda e Vasco Palmeirim na Comercial? Será que eles se chatearam? A saída da Vanda nunca foi oficialmente explicada, mas consta que foram problemas com o Pedro Ribeiro. Citar
JDaman Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 On 13/07/2024 at 10:54, bacalhaucomnatas disse: "as opiniões são como as vaginas, quem as quer dar, dá": já eu sou da opinião que até temos insuficientes rádios nacionais. não vinha mal ao mundo se uma Rádio Observador (que tem boa seleção musical e, se descontarmos o assumido viés ideológico, boa informação) se tornasse nacional. o tempo das rádios locais já passou. vivemos num mundo global. de Bragança a Vila Real de Santo António é um pulinho... O grande problema é que as rádios locais são, por vezes, o último reduto de jornalismo local. Sem as mesmas, muitos em Bragança passam mais depressa a saber o que se passa em Lisboa do que o que se passa em Bragança. 4 Citar
Patiño Postado 20 de julho 2024 Postado 20 de julho 2024 Alguém ouve a RDS - Quem liga não desliga na Margem Sul? Eu amo! Citar
Foid Postado 21 de julho 2024 Postado 21 de julho 2024 Radio Foia acaba oficialmente amanha. No comunicado disseram que pretendem voltar, mas todos sabemos que isso não é uma possibilidade real. 5 Citar
starlx90 Postado 21 de julho 2024 Postado 21 de julho 2024 há 23 horas, Patiño disse: Alguém ouve a RDS - Quem liga não desliga na Margem Sul? Eu amo! Há uma loja dos chineses tipo armazém aqui perto que tem sempre a RDS, a tocar nos corredores mais ao fundo da loja, e logo á entrada na parte do pagamento, a Rádio Comercial. On 13/07/2024 at 13:19, Foid disse: Mais uma radio histórica a desaparecer, desde o dia de ontem que a 94 fm de leria passou a retransmitir a Observador. https://www.regiaodeleiria.pt/2024/07/radio-94fm-comprada-pelo-grupo-observador/ A rádio continua com emissão online, mas sem locução, no seu site oficial. 94 Citar
TV1_22 Postado 21 de julho 2024 Postado 21 de julho 2024 On 20/07/2024 at 15:27, JDaman disse: O grande problema é que as rádios locais são, por vezes, o último reduto de jornalismo local. Sem as mesmas, muitos em Bragança passam mais depressa a saber o que se passa em Lisboa do que o que se passa em Bragança. Verdade... infelizmente os jornais locais são raros fora das grandes cidades... Citar
Foid Postado 21 de julho 2024 Postado 21 de julho 2024 há 12 minutos, starlx90 disse: Há uma loja dos chineses tipo armazém aqui perto que tem sempre a RDS, a tocar nos corredores mais ao fundo da loja, e logo á entrada na parte do pagamento, a Rádio Comercial. A rádio continua com emissão online, mas sem locução, no seu site oficial. 94 Uma Radio sem locução nao é radio, é uma playlist do Spotify. 4 Citar
ATVTQsV Postado 21 de julho 2024 Postado 21 de julho 2024 O verão de 2024 tem sido apocalíptico para algumas rádios locais. A Observador comprou a frequência física da 94FM mas esta ainda emite em portadora no seu site, e ainda está por entrar na Emissora das Beiras, uma das rádios locais mais antigas (senão a mais antiga) em actividade (porém acabaram com a dita cuja e a locução este mês), tendo sido fundada em 1939. Agora temos a Rádio Fóia, uma rádio que ouvi dizer foi criada muito antes de ter o alvará em 1989. Falamos de uma rádio que esteve a fazer um tratamento para esperar pelo seu fim definitivo, passando a produzir apenas três noticiários que poderão desaparecer ao fim de algum tempo. Incrível que há 35 anos o governo incentivou a criação de rádios locais a quase uma por concelho, e agora infelizmente as rádios lisboetas querem dominar o espectro todo. A criação da CM Rádio para 2025 poderá implicar a compra a longo prazo de rádios locais e trabalha a passos largos para a sua extinção. Haverá maneira de travar este "genocídio" em massa de meios de comunicação local? Braga tinha mais do que duas rádios locais nos anos 80 no tempo em que havia tipo seis rádios nacionais (da RDP e da Renascença). Não podiam limitar o número de rádios nacionais para continuarem a desenvolver a indústria local? Impossível, o governo não quer dar o travão. Só quer é que os grandes grupos comprem rádios locais, On 20/07/2024 at 15:27, JDaman disse: O grande problema é que as rádios locais são, por vezes, o último reduto de jornalismo local. Sem as mesmas, muitos em Bragança passam mais depressa a saber o que se passa em Lisboa do que o que se passa em Bragança. porque graças às declarações acima do JDaman, abre-se um buraco gigante na comunicação social, onde ouvintes de certas zonas sabem mais rápido o que se passa em Lisboa do que, sei não, em Braga (e nós que vivemos sem televisão local sabemos o que é sofrer com os noticiários da SIC, da TVI etc. a falarem quase exclusivamente de Lisboa, Porto, alguma cidade entre as duas e raramente Braga). Acabam-se os programas de discos pedidos. Acabam-se as missas locais que eram emitidas pela rádio local. Acaba-se o cheiro a anacronismo que ainda enfeitavam muitas rádios. E o pior, a Renascença infelizmente aboliu as emissões regionais antes da primeira fase do fecho da Rádio Sim, o que implicou também o fim de um programa desportivo emblemático do Norte (Alvo) e que o meu falecido avô ouvia nos seus últimos anos de vida. Os da Rádio Fóia estão com esperança de voltarem a emitir, que acho que é algo remoto. Dificilmente irão conseguir. Agora parem e pensem: o que é que aconteceria se as rádios locais que entretanto fecharam continuariam a emitir? E será que as rádios nacionais voltariam a abrir a mão aos discos pedidos? 2 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.