D23 Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 agora mesmo, Dinis F. disse: Exatamente uma pessoa que cante karaoke não faz dela cantor, e ele não é jornalista mas pode ter liberdade de informar através dos seus próprios meios, não precisa de estar inserido no sindicato. A questão é que ele não é independente, ele está ao serviço do CHEGA e de outros partidos de extrema-direita. E recorre a falácias e não argumentos. Não tem qualquer problema em deturpar a realidade para servir as suas narrativas conspiracionistas. E há muitas pessoas que dizem com orgulho que não veem TV e que só se "informam" neste tipo de canais de youtube. São uma espécie de QAnons tuga. Dizem que têm um pensamento "único", mas a verdade é que seguem a cartilha conspiracionista em manada sem qualquer pensamento crítico! 11 Citar
Dinis F. Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 Por exemplo tens um sistema, não estou a falar do sistema que o Chega fala que esses também jogam e são o sistema, que te “ensinou” que para informar tens que ter um curso, claro que é sempre melhor, mas não invalida que o homem possa fazer noticias. 1 Citar
Fernando Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 46 minutes ago, Duarte said: Mas, meu bem, nós temos que assumir que as pessoas revêem-se só no Chega. Não há nada a fazer aqui. Não sei até que ponto é a "desinformação" a culpada. As pessoas votam no Ventura porque acreditam no Ventura. It's that easy. Sabes melhor que ninguém que é um ciclo da História e as pessoas, 100 anos depois, são tão burras como eram. Há uma parte do eleitorado que acredita no CH e no seu projeto, outra que ate se pode rever em algumas coisas, ideias que os partidos tradicionais largaram da mão,mas ha uma faixa que vai votar quase como protesto. 6 Citar
Free Live Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 26 minutos, Fernando disse: Há uma parte do eleitorado que acredita no CH e no seu projeto, outra que ate se pode rever em algumas coisas, ideias que os partidos tradicionais largaram da mão,mas ha uma faixa que vai votar quase como protesto. Já acreditei mais nisso. Acho mesmo que quem diz isso não vota por protesto, é só uma desculpa para não admitir que se revê nas ideias dele. Quem quer protestar vota em branco ou nem sequer vai votar. 4 Citar
ComicSans Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 12 horas, InesMig disse: Primeiro episódio de Bom Partido, uma mini-série de seis conversas com a Inês, o Luís, a Mariana, o Pedro, o Rui e o Rui. Nota: todos os partidos com assento parlamentar foram convidados. Eu gostei disto, se bem que entendo a visão de "não devemos humanizar os políticos", no entanto, são cidadãos como nós e gosto muito de ver os candidatos neste registo. Tenho pena o Raimundo não ir, mas se calhar achou que o descobrimento da sua aparição no programa da Cornélia já era intimidade a mais 2 Citar
Duarte Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 1 hora, Free Live disse: Já acreditei mais nisso. Acho mesmo que quem diz isso não vota por protesto, é só uma desculpa para não admitir que se revê nas ideias dele. Quem quer protestar vota em branco ou nem sequer vai votar. This Vai haver sempre voto de protesto, agora, qual é a real percentagem disso? A política é um espetro e as pessoas vão mudando ao longo da vida. Votar agora no Chega não significa que o voltem a fazer nas próximas eleições, mas significa sim que estão de acordo com aquilo que o partido propõe desta vez. Citar
Duarte com D Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 Honestamente muito dos que concordam com o Chega é quem quer o fecho da fronteiras, tudo o resto ignoram. 1 Citar
D91 Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 9 minutos, Duarte com D disse: Honestamente muito dos que concordam com o Chega é quem quer o fecho da fronteiras, tudo o resto ignoram. Ou que concordam com o que o Chega diz sobre os ciganos, e em parte também não estão totalmente errados em tudo. 1 Citar
Duarte com D Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 8 minutos, D91 disse: Ou que concordam com o que o Chega diz sobre os ciganos, e em parte também não estão totalmente errados em tudo. As pessoas sempre foram contra os ciganos, mas isso nunca os influenciou nos votos. Pois os ciganos sempre estiveram na margem da sociedade, não se "misturavam" na sociedade. Diferente dos imigrantes, que vamos a um restaurante eles estão lá a servir, a trabalhar lado a lado com os portugueses, a questão da habitação que muitos culpam os imigrantes que se enfiam 11 numa casa de dois quartos e fazem disparar as rendas. Honestamente, acho que a pauta "Imigração" é a pauta mais importante e que vai definir muita coisa nestas eleições, muito mais que os escândalos de corrupção. 3 Citar
srcbica Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 3 horas, Free Live disse: Já acreditei mais nisso. Acho mesmo que quem diz isso não vota por protesto, é só uma desculpa para não admitir que se revê nas ideias dele. Quem quer protestar vota em branco ou nem sequer vai votar. Ah eu continuo a acreditar que o voto de protesto continua a fazer parte da equação, por causa do voto dos alentejanos. Imensa gente que votava no PCP e passou para o Chega. As mesmas gentes que continuam a votar CDU nas autárquicas e votam no Chega nas legislativas... Penso exatamente como o @Fernando para a explicação do crescimento do partido. 2 Citar
Duarte Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 2 horas, Duarte com D disse: As pessoas sempre foram contra os ciganos, mas isso nunca os influenciou nos votos. Pois os ciganos sempre estiveram na margem da sociedade, não se "misturavam" na sociedade. Diferente dos imigrantes, que vamos a um restaurante eles estão lá a servir, a trabalhar lado a lado com os portugueses, a questão da habitação que muitos culpam os imigrantes que se enfiam 11 numa casa de dois quartos e fazem disparar as rendas. Honestamente, acho que a pauta "Imigração" é a pauta mais importante e que vai definir muita coisa nestas eleições, muito mais que os escândalos de corrupção. Nunca influenciou votos porque nunca houve um partido que fizesse disso bandeira lol Citar
D91 Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 4 horas, Duarte com D disse: As pessoas sempre foram contra os ciganos, mas isso nunca os influenciou nos votos. Pois os ciganos sempre estiveram na margem da sociedade, não se "misturavam" na sociedade. Sempre estiveram e estão na margem, e o Estado nunca quis trabalhar essa questão e vai tudo para o racismo, quando nem se trata disso mas sim de uma etnia que em grande parte não está inserida na sociedade por diversos motivos, principalmente culturais. Aliás, a maioria das pessoas dessa etnia vive de subsídios, e se dizem que isso é um problema, eu pergunto: e alguém lhes vai dar trabalho? é muito fácil falar, mas se um cigano for a uma entrevista de emprego, tem a grande probabilidade de não ser contratado simplesmente por ser cigano. Eu aqui no Alentejo, conheço comunidades ciganas, e toda a gente sabe que vivem de subsídios e/ou de outros negócios não declarados. Por exemplo, a situação da Sandrina do BB é muito diferente, e ela e a família estão integradas, mas não são ciganos, ao contrário do que ela disse no programa, apesar de que pode ter ascendência cigana lá mais para trás. Citar
Fernando Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 (editado) 1 hour ago, D91 said: Sempre estiveram e estão na margem, e o Estado nunca quis trabalhar essa questão e vai tudo para o racismo, quando nem se trata disso mas sim de uma etnia que em grande parte não está inserida na sociedade por diversos motivos, principalmente culturais. Aliás, a maioria das pessoas dessa etnia vive de subsídios, e se dizem que isso é um problema, eu pergunto: e alguém lhes vai dar trabalho? é muito fácil falar, mas se um cigano for a uma entrevista de emprego, tem a grande probabilidade de não ser contratado simplesmente por ser cigano. Eu aqui no Alentejo, conheço comunidades ciganas, e toda a gente sabe que vivem de subsídios e/ou de outros negócios não declarados. Por exemplo, a situação da Sandrina do BB é muito diferente, e ela e a família estão integradas, mas não são ciganos, ao contrário do que ela disse no programa, apesar de que pode ter ascendência cigana lá mais para trás. 1) vivem às "margens" da sociedade porque há políticas públicas para tal, há vários bairros sociais feitos nas periferias, onde muitas vezes sem acesso a saneamento ou a transportes públicos. Recomendo ler o livro "O Estado do Racismo em Portugal". 2) Essa ideia de que há imensa gente cigana a viver de subsídios já foi mais que desmontada. Nem sequer representa a maior fatia. Podes ler, também te vai fazer bem https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/apenas-38-dos-beneficiarios-de-rsi-sao-de-etnia-cigana 3) Muito engraçado falares de negócios não declarados, e até podia estender para rendimentos, sendo que isso nem é uma particularidade dos ciganos. Conheço muita boa gente mais branca que a cal que não declara tudo Agora, podemos falar que há grupos ciganos violentos? Podemos. Podemos falar que há comunidades provocam desacatos? Também. No entanto, não representam nem de perto nem de longe a maioria. No entanto, concordo com a questão do emprego. 9 hours ago, Dinis F. said: A mim choca-me ver pessoas que ficam cegas que criticam pessoas como o Sérgio Tavares, não digo que esteja certo ou errado, mas pessoas que não seguem linhas editoriais do sistema e são criticadas por isso, eu por exemplo quando vejo jornais portugueses consigo identificar quando é propaganda ou não, neste caso dou o exemplo da guerra na Ucrânia a maioria das notícias que são dadas cá são com a visão ocidental apenas só, ninguém ou quase ninguém questiona o contrário, se calhar é porque eu estou desperto em relação a isso, enquanto as pessoas não perceberem que toda a gente está a mercê de propaganda não concordo quando criticam pessoas como o Sergio, no fundo só querem que a verdade prevaleça, a intenção é boa, se é tudo verdade não deve, mas fazer a cultura da ovelha negra não apoio. com isto quero dizer que dou mais valor a um pseudo jornalista do que um jornalista com carteira que só sabe seguir a linha editorial. Sim, o pseudo-jornalista não seguem uma linha editoral #confia pois, de facto, não é linha editorial, prefere mais a chalupice e as fake news. Editado 27 de fevereiro 2024 por Fernando 5 3 Citar
D91 Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 7 minutos, Fernando disse: 1) vivem às "margens" da sociedade porque há políticas públicas para tal, há vários bairros sociais feitos nas periferias, onde muitas vezes sem acesso a saneamento ou a transportes públicos. Recomendo ler o livro "O Estado do Racismo em Portugal". 2) Essa ideia de que há imensa gente cigana a viver de subsídios já foi mais que desmontada. Nem sequer representa a maior fatia. Podes ler, também te vai fazer bem https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/apenas-38-dos-beneficiarios-de-rsi-sao-de-etnia-cigana 3) Muito engraçado falares de negócios não declarados, e até podia estender para rendimentos, sendo que isso nem é uma particularidade dos ciganos. Conheço muita boa gente mais branca que a cal que não declara tudo Agora, podemos falar que há grupos ciganos violentos? Podemos. Podemos falar que há comunidades provocam desacatos? Também. No entanto, não representam nem de perto nem de longe a maioria. No entanto, concordo com a questão do emprego. Aqui na minha zona, onde há uma grande comunidade cigana, a maioria vende nas feiras, outros de subsídios e claro que tem rendimentos ou seja o que for não declarados, se não achas que viviam do quê? o dinheiro não vem do ar. Isso tudo que referes, não representa a maioria, pois não porque eles são uma minoria, logo não se pode comparar com outros grupos sociais. Mas são um grupo que vive há margem, muitas vezes em condições péssimas. Mas eles também tem a sua própria cultura e modo de vida e na maioria das vezes não querem mudar. Mas talvez se houvesse um esforço (da parte deles também) pudessem estar mais integrados na sociedade. Citar
Fernando Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 2 minutes ago, D91 said: Isso tudo que referes, não representa a maioria, pois não porque eles são uma minoria, logo não se pode comparar com outros grupos sociais. A expressão minoria não é literal Minoria é mais uma condição de estatuto do que demográfica, isto é, os ciganos não têm uma voz política ativa, são constantemente silenciados, isso é que faz com que sejam uma minoria, que aliás, já o são há séculos. Sabias que Portugal só é independente porque houve ciganos que ajudaram na guerra da Restauração? E mesmo tendo feito isso sempre foram marginalizados. É engraçado que todos falam dos ciganos, porém, raramente é um cigano a falar da condição de ser cigano, sendo há investigadores (e não comentadeiros como o Hernâni, Suzana Garcia e afins que pouco percebem do que fala e daquilo que percebem falam mal) que podem muito bem falar na primeira pessoa. No livro que indiquei tem lá pessoas de etnia cigana a falar sobre as suas vivências. Há vários ciganos integrados na sociedade, ou dentro do possível são integrados. No entanto, e como tu bem apontaste, ninguém lhes dá emprego, ou a boa parte não dão. É claro que a pessoa não têm . Não é só os ciganos que se têm de esforçar, a hipocrisia portuguesa é que também já podia acabar. Continuamos a viver na ideia do luso-tropicalismo que somos o país da miscinigação, que somos um país muito aberto. No entanto, diariamente, há pessoas a serem silenciadas e violentadas. Sobre os ciganos e a Guerra da Restauração. Um bocado de (boa) História não faz mal a ninguém. 3 Citar
D91 Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 7 minutos, Fernando disse: A expressão minoria não é literal Minoria é mais uma condição de estatuto do que demográfica, isto é, os ciganos não têm uma voz política ativa, são constantemente silenciados, isso é que faz com que sejam uma minoria, que aliás, já o são há séculos. Sabias que Portugal só é independente porque houve ciganos que ajudaram na guerra da Restauração? E mesmo tendo feito isso sempre foram marginalizados. É engraçado que todos falam dos ciganos, porém, raramente é um cigano a falar da condição de ser cigano, sendo há investigadores (e não comentadeiros como o Hernâni, Suzana Garcia e afins que pouco percebem do que fala e daquilo que percebem falam mal) que podem muito bem falar na primeira pessoa. No livro que indiquei tem lá pessoas de etnia cigana a falar sobre as suas vivências. Há vários ciganos integrados na sociedade, ou dentro do possível são integrados. No entanto, e como tu bem apontaste, ninguém lhes dá emprego, ou a boa parte não dão. É claro que a pessoa não têm . Não é só os ciganos que se têm de esforçar, a hipocrisia portuguesa é que também já podia acabar. Continuamos a viver na ideia do luso-tropicalismo que somos o país da miscinigação, que somos um país muito aberto. No entanto, diariamente, há pessoas a serem silenciadas e violentadas. Sobre os ciganos e a Guerra da Restauração. Um bocado de (boa) História não faz mal a ninguém. Eu conheço a comunidade cigana e sei bem como vivem, e parte do problema também é cultural, mas isso daria uma discussão muito longa. O assunto é mais complexo do que parece. Agora, concordo contigo quando dizes que não tem uma voz politica ativa. Mas para os políticos e comunicação social é mais facil dizer que não há problema com a comunidade cigana, quando isso não é verdade, e só quem conhece no terreno essa realidade sabe o que se passa. Citar
Phoenix Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 20 minutos, Fernando disse: 2) Essa ideia de que há imensa gente cigana a viver de subsídios já foi mais que desmontada. Nem sequer representa a maior fatia. Podes ler, também te vai fazer bem https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/apenas-38-dos-beneficiarios-de-rsi-sao-de-etnia-cigana Vou só fazer um reparo na leitura da percentagem: até pode ser verdade que apenas 3,8% da população beneficiária de RSI seja de etnia cigana, mas qual é a percentagem da população portuguesa que é de etnia cigana? Não deve ser muito mais do que esse valor (se passar dos 5% já deve ser muito). Ou seja, esse valor (mesmo que seja baixíssimo no universo de população que recebe RSI) não prova que não tens a maioria da população de etnia cigana a viver de subsídios. E daí é que vem a extrapolação. Se em 10 famílias ciganas, 9 recebem apoios, esse número assume uma importância maior do que se tiveres 10 idosos em que apenas 5 recebem apoios. Ou seja, a incidência de beneficiários de apoios sociais é maior na população de etnia cigana do que na população em geral. 2 Citar
Fernando Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 2 minutes ago, Phoenix said: Vou só fazer um reparo na leitura da percentagem: até pode ser verdade que apenas 3,8% da população beneficiária de RSI seja de etnia cigana, mas qual é a percentagem da população portuguesa que é de etnia cigana? Não deve ser muito mais do que esse valor (se passar dos 5% já deve ser muito). Ou seja, esse valor (mesmo que seja baixíssimo no universo de população que recebe RSI) não prova que não tens a maioria da população de etnia cigana a viver de subsídios. E daí é que vem a extrapolação. Se em 10 famílias ciganas, 9 recebem apoios, esse número assume uma importância maior do que se tiveres 10 idosos em que apenas 5 recebem apoios. Ou seja, a incidência de beneficiários de apoios sociais é maior na população de etnia cigana do que na população em geral. Não podemos fazer asserções relativamente à percentagem de população no que toca à etnia porque os censos em Portugal não o permitem, nem dados para outras etnias temos, se tivessemos os portugueses se calhar até ficariam chocados com as suas verdadeiras origens. Eu estou a dar dados do que conheço, não me vou pôr a fazer ginástica de números. 2 Citar
Phoenix Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 1 minuto, Fernando disse: Não podemos fazer asserções relativamente à percentagem de população no que toca à etnia porque os censos em Portugal não o permitem, nem dados para outras etnias temos, se tivessemos os portugueses se calhar até ficariam chocados com as suas verdadeiras origens. Eu estou a dar dados do que conheço, não me vou pôr a fazer ginástica de números. É verdade que não há censos "a sério" sobre as etnias em Portugal, mas se chegam à conclusão de que apenas 3,8% dos beneficiários de RSI são de etnia cigana é porque hão-de fazer alguma contagem. Citar
Fernando Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 (editado) 19 minutes ago, D91 said: Mas para os políticos e comunicação social é mais facil dizer que não há problema com a comunidade cigana, quando isso não é verdade, e só quem conhece no terreno essa realidade sabe o que se passa. A comunicação social, pelo contrário, esforça-se em estigmatizar minorias. Eu não digo que não existam ciganos que causem confusão, claro que há, eu conheço casos desses, como também conheço casos de ciganos que são pessoas honestas, que não arranjam problemas. No entanto, é preciso encontrar razões para o porquê dessas pessoas enverdarem, muitas vezes, pelo crime. , que nem tudo se justifica por questões culturais como tentam demonstrar, uma vez que em vários bairros sociais há criminalidade, droga e por aí fora e não é só composto por pessoas ciganas, há de tudo. O problema poderá estar, na verdade, com razões socioeconómicas, quando uma sociedade não está disposta a integrar pessoas marginalizadas, essas pessoas continuam na marginalização. A própria escola pública segrega alunos, eu recordo-me de quando andava no básico e havia turmas especificamente para pessoas ciganas, sem razão aparente. Pouca gente fala disto e já li artigos onde relatam o mesmo, acabei por perceber que não é uma realidade isolada. 6 minutes ago, Phoenix said: É verdade que não há censos "a sério" sobre as etnias em Portugal, mas se chegam à conclusão de que apenas 3,8% dos beneficiários de RSI são de etnia cigana é porque hão-de fazer alguma contagem. Verdade. As políticas públicas e suas estatísticas são sempre contraditórias, mas se também não fossem não tínhamos certos estudos Daí que dá para fazer tantos trampolins com os números relativamente aos dados do RSI como o CH faz. Eu entendo algum do fundamento para a não inclusão da etnia nos Censos e acho-os totalmente válidos, uma vez que poderia abrir uma caixa de Pandora, mas já não sei o que é o melhor porque também acaba-se por mascarar imensa coisa, para o bem e para o mal. Editado 27 de fevereiro 2024 por Fernando 6 Citar
Mar-Vell Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 E a Tracking Poll da CNN que coloca o ADN (partido dos chalupas) a eleger um deputado? o fim do mundo está próximo https://cnnportugal.iol.pt/tracking-poll/eleicoes-legislativas/tracking-poll-ad-distancia-se-e-ha-um-novo-partido-de-fora-do-parlamento-que-entra-nas-intencoes/20240226/65dcc26cd34e87e0c08a16b7 1 5 1 1 Citar
Free Live Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 7 minutos, Mar-Vell disse: E a Tracking Poll da CNN que coloca o ADN (partido dos chalupas) a eleger um deputado? o fim do mundo está próximo https://cnnportugal.iol.pt/tracking-poll/eleicoes-legislativas/tracking-poll-ad-distancia-se-e-ha-um-novo-partido-de-fora-do-parlamento-que-entra-nas-intencoes/20240226/65dcc26cd34e87e0c08a16b7 Já viram o boletim dos votos? O ADN e a AD são facilmente confundíveis. Vai acontecer e vai render imensos memes. Pode ser que sirva para retirar protagonismo ao Chega. 2 Citar
Mar-Vell Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 1 minuto, Free Live disse: Já viram o boletim dos votos? O ADN e a AD são facilmente confundíveis. Vai acontecer e vai render imensos memes. Pode ser que sirva para retirar protagonismo ao Chega. Eu do que já li, acho que o ADN é muito pior que o Chega 1 Citar
Free Live Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 agora mesmo, Mar-Vell disse: Eu do que já li, acho que o ADN é muito pior que o Chega São, sim, nível chalupas que passam no Extremamente Desagradável. Não têm inteligência para ser uma ameaça. 1 Citar
D91 Postado 27 de fevereiro 2024 Postado 27 de fevereiro 2024 há 49 minutos, Mar-Vell disse: E a Tracking Poll da CNN que coloca o ADN (partido dos chalupas) a eleger um deputado? o fim do mundo está próximo https://cnnportugal.iol.pt/tracking-poll/eleicoes-legislativas/tracking-poll-ad-distancia-se-e-ha-um-novo-partido-de-fora-do-parlamento-que-entra-nas-intencoes/20240226/65dcc26cd34e87e0c08a16b7 Mas a AD vai há frente. Isso sim é que é importante. 1 1 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.