Jump to content

Posts Recomendados

Postado
há 1 hora, Fernando disse:

A expressão minoria não é literal :lol: Minoria é mais uma condição de estatuto do que demográfica, isto é, os ciganos não têm uma voz política ativa, são constantemente silenciados, isso é que faz com que sejam uma minoria, que aliás, já o são há séculos. Sabias que Portugal só é independente porque houve ciganos que ajudaram na guerra da Restauração? E mesmo tendo feito isso sempre foram marginalizados. É engraçado que todos falam dos ciganos, porém, raramente é um cigano a falar da condição de ser cigano, sendo há investigadores (e não comentadeiros como o Hernâni, Suzana Garcia e afins que pouco percebem do que fala e daquilo que percebem falam mal) que podem muito bem falar na primeira pessoa. No livro que indiquei tem lá pessoas de etnia cigana a falar sobre as suas vivências. 

Há vários ciganos integrados na sociedade, ou dentro do possível são integrados. No entanto, e como tu bem apontaste, ninguém lhes dá emprego, ou a boa parte não dão. É claro que a pessoa não têm . Não é só os ciganos que se têm de esforçar, a hipocrisia portuguesa é que também já podia acabar. Continuamos a viver na ideia do luso-tropicalismo que somos o país da miscinigação, que somos um país muito aberto. No entanto, diariamente, há pessoas a serem silenciadas e violentadas. 

Sobre os ciganos e a Guerra da Restauração. Um bocado de (boa) História não faz mal a ninguém.

Pegando na cena da miscigenação, o problema dos ciganos também está justamente no facto de não haver miscigenação ou, pelo menos, não há suficiente, pois uma pessoa até pode conhecer casos que são filhos de pai cigano com mulher não cigana, mas não são assim muitos. E engraçado que, até o dia de hoje, nunca me apareceu à frente uma cigana adolescente que me contasse que tinha namorado não cigano. É uma cena muito curiosa isso. Os rapazes ainda têm namoricos sem ser com ciganas e raro já é aquele, chegado a adulto, que se casa com uma mulher não cigana. É que as próprias mulheres ciganas fazem um escarcéu para que isso não aconteça. Mas raparigas ciganas não estarem de casamento feito aos 16 com outro cigano... Deve ser tipo japonês estrábico e funeral de anão. Existem, mas nunca vi, nunca me apareceu uma na consulta.

• Gosto 1
Postado
há 11 minutos, srcbica disse:

Pegando na cena da miscigenação, o problema dos ciganos também está justamente no facto de não haver miscigenação ou, pelo menos, não há suficiente, pois uma pessoa até pode conhecer casos que são filhos de pai cigano com mulher não cigana, mas não são assim muitos. E engraçado que, até o dia de hoje, nunca me apareceu à frente uma cigana adolescente que me contasse que tinha namorado não cigano. É uma cena muito curiosa isso. Os rapazes ainda têm namoricos sem ser com ciganas e raro já é aquele, chegado a adulto, que se casa com uma mulher não cigana. É que as próprias mulheres ciganas fazem um escarcéu para que isso não aconteça. Mas raparigas ciganas não estarem de casamento feito aos 16 com outro cigano... Deve ser tipo japonês estrábico e funeral de anão. Existem, mas nunca vi, nunca me apareceu uma na consulta.

Os casamentos dos ciganos, na sua grande maioria, são arranjados quando eles são ainda muito novos. Casam mesmo sem gostar da pessoa, mas são obrigados a fazê-lo. Essa explicação que deste, que é tal e qual a realidade, é muito importante para quem não conhece como as coisas são mesmo. Por isso é que eu falei nos meus posts anteriores em questão cultural, que é onde está o cerne da questão, e não está só relacionada com isto, mas também está.

• Obrigado 1
Postado
há 1 hora, Free Live disse:

Já viram o boletim dos votos? O ADN e a AD são facilmente confundíveis.

Vai acontecer e vai render imensos memes. Pode ser que sirva para retirar protagonismo ao Chega. :lol:

Ah eu não achei assim confundíveis, principalmente ao ponto do ADN poder eleger um deputado.

https://www.cne.pt/sites/default/files/dl/eleicoes/2024_ar/docs_geral/2024_ar_boletins_de_voto.pdf

Na linha da AD, estão os símbolos dos 3 partidos e a AD aparece primeiro. Além disso... bom, eu não sei como é nos vossos locais de voto, mas no meu é costume haver um boletim à porta para as pessoas já verem onde está o partido em que pretendem votar.

há 7 minutos, D91 disse:

Os casamentos dos ciganos, na sua grande maioria, são arranjados quando eles são ainda muito novos. Casam mesmo sem gostar da pessoa, mas são obrigados a fazê-lo. Essa explicação que deste, que é tal e qual a realidade, é muito importante para quem não conhece como as coisas são mesmo. Por isso é que eu falei nos meus posts anteriores em questão cultural, que é onde está o cerne da questão, e não está só relacionada com isto, mas também está.

Podem ser obrigados a fazê-lo, mas justamente por ser cultural, é algo que acaba sendo natural para eles. Se (quase) todos fazem isso, acabam aceitando por ser a norma. Cultura é assim mesmo. Molda-nos.

• Gosto 1
Postado
há 1 hora, Mar-Vell disse:

Eu do que já li, acho que o ADN é muito pior que o Chega :cryhappy:

Apenas o Chega é mais moderado e é mais social que o ADN porque o segundo não tem nada a perder.

Em relação à história dos ciganos terem ajudado na guerra da Restauração isso era noutro tempo, e não é desculpa para nada, isso ainda piora as coisas para a comunidade cigana, aos olhos das pessoas só mostra como regrediram, até porque na altura não deveriam ter os problemas ou a fama que têm hoje em dia. Não entendo como ajudar na restauração mude alguma coisa, quem não os grama não é isso que os vai fazer gostar. 

• Obrigado 1
Postado (editado)
há 11 horas, Dinis F. disse:

Exatamente uma pessoa que cante karaoke não faz dela cantor, e ele não é jornalista mas pode ter liberdade de informar através dos seus próprios meios, não precisa de estar inserido no sindicato. 
estar limitado é normal nem todos estamos na mesma fase, estamos sempre em evolução.

Não é jornalista. Não tem formação para o ser, não tem carteira, não segue o código deontológico. Ponto final e sem parágrafo.

Por esse prisma, qualquer um pode ser médico e se assim pensas, vou adorar quando fores atendido por alguém que aprendeu a fazer um transplante num tutorial em Notepad ao som da "Dreamscape" dos 009 Sound System no YouTube.

Editado por JDaman
  • Gosto 3
  • Obrigado 3
Postado
há 1 minuto, JDaman disse:

Não é jornalista. Não tem formação para o ser, não tem carteira, não segue o código deontológico. Ponto final e sem parágrafo.

Por esse prisma, qualquer um pode ser médico e se assim pensas, vou adorar quando fores atendido por alguém que aprendeu a fazer um transplante num tutorial em Notepad no YouTube.

Mas o que ele faz não precisa de curso nenhum, basta ter jeito, é diferente de uma operação, porque o que conta é a forma e o conteúdo da informação que ele quer passar, não não precisa dessa formação, códigos e etc., para o fazer livremente. É claro que é sempre melhor ter esses skils todos, mas nada o impede de fazer.
Não vale a pena não vão me conseguir mudar a minha ideia, pelo menos por enquanto assim é.

• Haha 5
Postado
há 28 minutos, Dinis F. disse:

Mas o que ele faz não precisa de curso nenhum, basta ter jeito, é diferente de uma operação, porque o que conta é a forma e o conteúdo da informação que ele quer passar, não não precisa dessa formação, códigos e etc., para o fazer livremente. É claro que é sempre melhor ter esses skils todos, mas nada o impede de fazer.
Não vale a pena não vão me conseguir mudar a minha ideia, pelo menos por enquanto assim é.

O jornalismo não requer formação? Não requer atenção a um conjunto de regras e normas que todo e qualquer profissional da área deve seguir? Isto não são "skills", são pontos extremamente necessários para de facto de ser um jornalista e não um tripé de microfone. Isso já não é ser ignorante, é mesmo ser burro, porque o ignorante ao menos procura-se informar antes de dizer uma borrada destas e ficar todo orgulhoso de o dizer.

Bem, por esse prisma qualquer um pode ser advogado, tradutor, psiquiatra, etc. já amanhã sem problema algum. Vou já tratar de abrir o meu escritório de advocacia amanhã e tentar sacar uns processos daqueles multimilionários, então.

• Gosto 6
  • Obrigado 3
Postado
há 7 horas, JDaman disse:

O jornalismo não requer formação? Não requer atenção a um conjunto de regras e normas que todo e qualquer profissional da área deve seguir? Isto não são "skills", são pontos extremamente necessários para de facto de ser um jornalista e não um tripé de microfone. Isso já não é ser ignorante, é mesmo ser burro, porque o ignorante ao menos procura-se informar antes de dizer uma borrada destas e ficar todo orgulhoso de o dizer.

Bem, por esse prisma qualquer um pode ser advogado, tradutor, psiquiatra, etc. já amanhã sem problema algum. Vou já tratar de abrir o meu escritório de advocacia amanhã e tentar sacar uns processos daqueles multimilionários, então.

Desculpe lá senhor doutor. 

Pode passar.

Postado
há 1 hora, jt9 disse:

sao tao ridiculos estes ativistas de merd@

ao menos que acertassem do pescoço pra baixo, agora na cabeça foi baixo nivel.

Só me deu vontade de rir :riso: 

• Gosto 1
Postado (editado)

A malta do Climáximo conseguiu que todos os partidos democráticos, da esquerda à direita, condenassem o caso :dog: Um raro consenso político, parabéns, Climáximo.

Editado por Fernando
  • Gosto 2
  • Adoro 3
  • Obrigado 1
  • Haha 2
  • Surpresa 1
Postado
há 32 minutos, Fernando disse:

A malta do Climáximo conseguiu que todos os partidos democráticos, da esquerda à direita, condenassem o caso :dog: Um raro consenso político, parabéns, Climáximo.

Eles agradecem, era esse o objetivo. Não procuram popularidade da classe política, que é completamente descredibilizada no país, o problema não é claramente a Climáximo, se queres ir por aí. 

Postado

Só vão parar quando um doido qualquer der um tiro a algum deles... Isto vai acabar mal. Já andam a puxar a corda. Bloquear estradas, invadir debates, atirar tinta a políticos... 

• Obrigado 1
Postado (editado)
10 minutes ago, Patiño said:

Eles agradecem, era esse o objetivo. Não procuram popularidade da classe política, que é completamente descredibilizada no país, o problema não é claramente a Climáximo, se queres ir por aí. 

Pois não, creio que devem procurar descredibilizar o movimento ambientalista, uma vez que a cada ação que fazem mais as pessoas acham tudo isto uma enorme parvoíce, quando têm até partidos de esquerda mais radicais a condenar estas ações acho que está tudo explicado. 

Já é uma corrente débil neste país, temos um partido ambientalista que brinca ao ambientalista e nem vão falar do apendice do PCP porque já nem o PCP quer saber deles,  e ainda há gente com atitudes destas. Genuinamente, gostava de entrar na cabeça desta gente para perceber se eles genuinamente acho que estão a dar algum contributo ao movimento ambientalista, ainda por cima já vi intervenções onde se percebe que são pessoas que percebem muito pouco daquilo que estão a falar. 

Para não falar que o PSD acabou de limpar a imagem depois de em dois dias se ter associado ao Passos e um candidato a defender a um novo referendo ao aborto sem razão aparente  :clown: Parabéns, Climáximo, defende o consenso entre os partidos e defende conservadores (ou reacionários?), cada vez mais na vanguarda do progresso :clown: eu morro com gente a defender isto, nem inventado.

7 minutes ago, Taktak said:

Só vão parar quando um doido qualquer der um tiro a algum deles... Isto vai acabar mal. Já andam a puxar a corda. Bloquear estradas, invadir debates, atirar tinta a políticos... 

A culpa é de quem não lhes mete um processo, porque eu não me chocaria se isto algum dia escalasse. Ainda por cima, este tipo de ações e a facilidade com que acessam aos políticos faz com que outros lunáticos também comecem a tirar notas. Os nossos políticos brincam, a polícia brinca e os "democratas" que apoiam isto aplaudem, achando que isto é algum movimento de contracultura dos anos 60 (não é).

Editado por Fernando
  • Gosto 3
  • Obrigado 2
Postado
há 16 minutos, Fernando disse:

Para não falar que o PSD acabou de limpar a imagem depois de em dois dias se ter associado ao Passos e um candidato a defender a um novo referendo ao aborto sem razão aparente  :clown: Parabéns, Climáximo, defende o consenso entre os partidos e defende conservadores (ou reacionários?), cada vez mais na vanguarda do progresso :clown: eu morro com gente a defender isto, nem inventado.

Eu tenho uma teoria da conspiração para isso, conto mais logo. :obrigado:

• Gosto 1
Postado

Pelo que vou vendo na rua e no meu emprego, onde lido com vários responsáveis de N departamentos financeiros, é que as pessoas acima dos 30 anos  e até aos 50, vão virar-se muito para a AD, com o Livre e a IL abaixo. O PAN também tem aparecido nas conversas, o que não admira dado o bom desempenho da líder deles em campanha.

Os mais novos, mesmo sem ter contacto direto no dia a dia, creio que vão aos partidos mais pequenos. Infelizmente com o Chega a liderar. 

Os mais velhos, esses sim com total certeza nos votos. PS porque tem dado estabilidade ao país e às famílias, ou AD porque conhecem as dinâmicas de poder e são sempre novidade ao fim de tantos anos de PS. 

Não tive ninguém a falar do BE... O que é estranho dado que a Catarina Martins até era relativamente popular entre pares. 

PCP nem dito nem achado, mas também não vêm buscar votos ao meu meio. 

• Gosto 3
Postado

Consenso público ≠ Opinião pessoal

O que não falta em muitos partidos de esquerda são pessoas que defendem as acções da Climáximo. E achar que isto "não é forma de protesto ou acção político" é algo muito sonso, na minha opinião. A história está cheia de exemplos de movimentos de acções semelhantes que eram ridicularizados porque "não é assim que se fazem as coisas", mas muitos foram responsáveis por algum do progresso actual. Achar que democracia é apenas democracia representativa é matar parte da própria democracia.

Postado (editado)

A culpa é de quem não lhes mete um processo, porque eu não me chocaria se isto algum dia escalasse. Ainda por cima, este tipo de ações e a facilidade com que acessam aos políticos faz com que outros lunáticos também comecem a tirar notas. Os nossos políticos brincam, a polícia brinca e os "democratas" que apoiam isto aplaudem, achando que isto é algum movimento de contracultura dos anos 60 (não é).

Eu também fico chocado com a facilidade de acesso das pessoas aos políticos. É uma questão de tempo para acontecer uma tragédia....

Mas não vejo ninguém aparentemente preocupado com isto.

Editado por D91
  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Postado (editado)
18 minutes ago, JDaman said:

Consenso público ≠ Opinião pessoal

O que não falta em muitos partidos de esquerda são pessoas que defendem as acções da Climáximo. E achar que isto "não é forma de protesto ou acção político" é algo muito sonso, na minha opinião. A história está cheia de exemplos de movimentos de acções semelhantes que eram ridicularizados porque "não é assim que se fazem as coisas", mas muitos foram responsáveis por algum do progresso actual. Achar que democracia é apenas democracia representativa é matar parte da própria democracia.

Foram os coordenadores/presidentes dos partidos a tomarem posições, não foi o deputado A ou B. É a posição oficial do partido, não quer dizer que todos subscrevam. Eu quando falo em consenso, refiro-me, é claro, aos partidos.

A grande diferença para outros movimentos na história é que há uma fundamentação, não basta só pegar nas questões climáticas para se achar que isto é uma forma de ação política ótima. Isto são pessoas que não sabem do que estão a falar, não sabem quem são os verdadeiros alvos (ora atacam o cidadão comum, ora vão aos políticos, ora atacam partidos que até os defendiam como o BE, não há um substrato, é só hostilizar por hostilizar) e têm uma péssima comunicação. Num país onde os movimentos ambientalista que têm atenção são um piada autêntica, acho grave hostilizar, restringir o debate democrático (não esquecer a invasão do debate) e atacar de forma violenta políticos (ainda que achem que não é, mas a partir do momento é que se atira tinta, considero um forma de violência), as pessoas acabam por repelir movimentos assim. E eu sei que a democracia não é só representativa, embora continue a ser a única viável num país com 10 milhões de habitantes, mas a partir do momento em que a ação envolve restringir o próprio debate democrático, já entramos no campo que não é o da democracia. Eles tiveram oportunidade de serem ouvidos mais do que uma vez, preferem o barulho. Aliás, continuam com a fic de que são ostracidados quando se o fossem verdadeiramente já tinha sido, e bem, detidos. 

Eu acho muito utópico, e até ingénuo, achar que isto vai contribuir para algum progresso. O que vai acontecer é uma descredibilização do movimento ambientalista porque o Climáximo é um movimento incoerente e uma trapalhada autêntica. As pessoas estão tão mal habituadas a ações diretas, que são cada vez mais raras, que acham que movimentos assim vão contribuir para alguma coisa. Era primeiro preciso que houvesse alguma ideia para além de atirar tinta e invadir espaços. A única vez que tiveram uma ação em concreto e bastante boa foi com a questão dos campos de golfe, agora, tudo o resto foi só para o inglês ver. Quem tiver dois dedos de testa ou perceber o mínimo de política, percebe que neste movimento falta tudo, coerência na ação, uma base ideológica, uma boa comunicação, os verdadeiros alvos. O Climáximo é um movimento sobre tudo e sobre nada.

Editado por Fernando
  • Gosto 3
  • Adoro 2

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...