Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

No caso dos esquizofrénicos concordo com o facto de serem internados à força, afinal já não têm consciência dos seus actos e daquilo que os rodeia.

Sabes lá? E chegou a haver alternativas de tratamento muito mais suaves:

https://en.wikipedia.org/wiki/Soteria_(psychiatric_treatment)

Achas que por serem esquizofrênicos merecem ser presos? Uma doença merece uma condenação?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso dos esquizofrénicos concordo com o facto de serem internados à força, afinal já não têm consciência dos seus actos e daquilo que os rodeia.

Do que os rodeia têm perfeita consciência. A consciência deles julga é que há algo mais, por causa das alucinações, que são na maior parte auditivas. Alucinações visuais acontecem, mas são muito mais raras do que as pessoas pensam na esquizofrenia. Quanto aos atos, eles também tẽm consciência do que fazem. Só que fazem-no justamente por causa da doença. Por causa das alucinações, têm a mania da perseguição e de que estão a ser vigiados sabe-se lá pelo quê. Então, quando eles cometem algo que nos possa parecer anormal, eles fazem-no por defesa dessa vigia constante que sentem.

Outra prova de que têm consciência daquilo que os rodeia é quando dizem aos familiares, a caminho do hospital, para mentirem sobre algo que ele fez para não correr o risco de ficar lá internado. Ou seja, eles sabem que certo ato aos olhos dos familiares/médico(s) pode ser sinal de que a medicação não está a correr bem, pelo menos em casa. Mas às vezes a família não aguenta, já não sabem o que fazer... e acabam por interná-los contra a sua vontade. Infelizmente, teve que ser.

Outra coisa: às vezes, quando é noticiado que uma pessoa com uma doença mental cometeu um crime, as pessoas normalmente pensam que foi por causa da doença. Eu não digo que a doença não está envolvida, mas isso faz de facto as pessoas pensarem que são um grupo de pessoas perigosas que devem ser evitadas. Isso não bem assim, porque a taxa de criminalidade dentro desse grupo de indivíduos é igual/aproximadamente igual à da sociedade em geral. Agora, se não me engano havia um pequeno grupo em que a taxa era maior, mas não me recordo qual era.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei de alguns casos de doentes com estas patologias que já tentaram pegar fogo às suas casas, já vieram nus para a rua, recusam-se a tomar a medicação. O que fazer nesses casos? 

Tambem ha muita gente que pega fogo todos os anos as florestas e nao sao esquizofrênicos. E tambem ha pessoas que vem quase nus pra rua todos os dias; a isso chama-se estupidez e penso que isso ainda nao é uma doença mental (se bem que nunca se sabe, o manual das doenças psiquiatrias aumenta com cada edição e para ai cerca de 50% da população é doente aos olhos deles).

E la esta, a medicação nao e a unica solução, há outros tratamentos que nem sequer sao tentados primeiro, vao logo pras drogas porque da lucro a industria farmacêutica e cala logo as pessoas, assim ficam quietinhos no seu canto e vivem como zombies sem incomodar ninguém. Uau, isso é tão humano e em conformidade com os valores europeus!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom o debate de hoje. Independentemente de quem venceu o debate foi um modelo muito mais esclarecedor, com mais tempo e com uma moderação muito melhor do que nas televisões. Isso permitiu que os candidatos pudessem explicar melhor as suas propostas e ideias sobre passado, presente e futuro.

Achei o António Costa menos bem preparado porque não trouxe cartas na manga e repetiu constantemente o mesmo discurso do debate anterior.Passos voltou ao seu estilo próprio, corrigiu os erros do debate anterior e aproveitou e bem a fragilidade do Costa relativamente às contas das prestações sociais que precisou de reunir com o Mário Centeno no pós debate para depois responder à pergunta nas declarações finais.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei se isto é trauma do 11 de setembro, se é racismo, se é estupidez ou o raio que o parta, mas como tudo acabou bem, algumas pessoas até poderão rir de tão insólito que é o caso:

http://visao.sapo.pt/obama-convida-rapaz-que-acusado-de-terrorismo-a-visitar-casa-branca=f830683

Americans...:rolleyes: Ainda por cima do Texas.

Editado por srcbica
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vi o debate todo, mas do que vi, preferia 1000 vezes que este tivesse sido o debate que deu nas televisões. Passos não trouxe Sócrates a debate, o que lhe permitiu estar ao mesmo nível que o Costa, mas também não achei que um deles tivesse-se sobressaído.

Outra coisa...

Sabia que o seu voto pode não contar para nada?

 

Em 2011, mais de 512 mil votos foram ignorados e não elegeram deputados. Estudos mostram que as distorções no sistema eleitoral se agravaram. CONSULTE AS INFOGRAFIAS e perceba como é que isto acontece, onde e em prejuízo de que partidos

O sistema favorece os grandes. É uma frase de café, cunhada no futebol, mas aplica-se à democracia. Nas Legislativas de 2011, mais de meio milhão de eleitores ficou "fora de jogo". Foram cerca de 512 mil votos ignorados e valeram zero deputados.

info-votos-1-d741.jpg

Ora,  destes, mais de 51 por cento das cruzinhas nos boletins pertenciam a eleitores da CDU, BE e CDS-PP, enquanto 48,2 corresponderam a partidos sem assento parlamentar. Se fosse adotado um sistema eleitoral misto, com um círculo nacional extra, de compensação, o PAN e o MRPP teriam, por exemplo, convertido os mais de 120 mil votos que obtiveram em dois deputados para cada um (ver simulação). No outro extremo, PSD e PS perderam apenas trocos que não chegaram para lhes tirar o sono.
A história democrática não mente

Desde as primeiras eleições, o bloco central nunca teve mais de 50 mil votos desperdiçados, enquanto as forças de média dimensão registaram "mais de 300 mil", se contabilizarmos apenas uma amostra de três eleições (1975, 1987, 2005). Em quatro "legislativas", incluindo as últimas, um em cada dez cidadãos valeu... zero na conversão de votos em mandatos.

 

Para ler mais: http://visao.sapo.pt/sabia-que-o-seu-voto-pode-nao-contar-para-nada=f829396

 

É uma vergonha. Eu nem sei o que dizer. O BE precisou de quase mais 20 000 eleitores do que o PSD nas últimas legislativas por cada deputado. Eu juro que não entendo como isto é possível, apesar do texto explicar:

 

O advogado belga Victor D´Hondt não tem culpa, mas parte das distorções e perversidades do sistema eleitoral é atribuída ao modelo que ele inventou. Criado para converter votos em mandatos, o método de Hondt já tem a "desvantagem" de dar um "bónus" aos maiores partidos, favorecendo a formação de maiorias e a sacrossanta "governabilidade". Mas, no atual cenário demográfico, acentua o fosso entre o interior e o litoral, distorcendo ainda mais a proporcionalidade entre eleitos e eleitores. Quanto menor o círculo, mais votos vão para o lixo. "O método de Hondt é o mais desproporcional de todos os sistemas proporcionais, mas foi adotado desde o início porque havia muitos partidos, um território mais equilibrado e era necessário estabilizar o País. Hoje tornou-se um problema. O Parlamento tentou uma reforma eleitoral em 2002, mas desde então nada se fez", explica Luís Teixeira.

 

Ok, agora digam-me com que cara eu fico quando eu digo a alguém para ir votar ao invés de ficar em casa se o voto desse alguém pode não contar para nada. Enchemos páginas deste tópico a falar de que algo devia ser feito para a abstenção descer e de repente parece que deixou de fazer sentido não votar noutro partido que não seja PS ou PSD, já que os votos nestes são mais úteis. Dizemos então que os portugueses só vêem à frente esses partidos, mas se esses votos fossem contabilizados de forma igual, o MRPP e o PAN já tinham 2 deputados eleitos. Eu não sei qual é a diferença entre o MRPP e o PCP, mas quem vota lá deve achar o secretário-geral desse mais carismático do que o Jerónimo.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vi o debate todo, mas do que vi, preferia 1000 vezes que este tivesse sido o debate que deu nas televisões. Passos não trouxe Sócrates a debate, o que lhe permitiu estar ao mesmo nível que o Costa, mas também não achei que um deles tivesse-se sobressaído.

Outra coisa...

Sabia que o seu voto pode não contar para nada?

 

Em 2011, mais de 512 mil votos foram ignorados e não elegeram deputados. Estudos mostram que as distorções no sistema eleitoral se agravaram. CONSULTE AS INFOGRAFIAS e perceba como é que isto acontece, onde e em prejuízo de que partidos

O sistema favorece os grandes. É uma frase de café, cunhada no futebol, mas aplica-se à democracia. Nas Legislativas de 2011, mais de meio milhão de eleitores ficou "fora de jogo". Foram cerca de 512 mil votos ignorados e valeram zero deputados.

info-votos-1-d741.jpg

Ora,  destes, mais de 51 por cento das cruzinhas nos boletins pertenciam a eleitores da CDU, BE e CDS-PP, enquanto 48,2 corresponderam a partidos sem assento parlamentar. Se fosse adotado um sistema eleitoral misto, com um círculo nacional extra, de compensação, o PAN e o MRPP teriam, por exemplo, convertido os mais de 120 mil votos que obtiveram em dois deputados para cada um (ver simulação). No outro extremo, PSD e PS perderam apenas trocos que não chegaram para lhes tirar o sono.
A história democrática não mente

Desde as primeiras eleições, o bloco central nunca teve mais de 50 mil votos desperdiçados, enquanto as forças de média dimensão registaram "mais de 300 mil", se contabilizarmos apenas uma amostra de três eleições (1975, 1987, 2005). Em quatro "legislativas", incluindo as últimas, um em cada dez cidadãos valeu... zero na conversão de votos em mandatos.

 

Para ler mais: http://visao.sapo.pt/sabia-que-o-seu-voto-pode-nao-contar-para-nada=f829396

 

É uma vergonha. Eu nem sei o que dizer. O BE precisou de quase mais 20 000 eleitores do que o PSD nas últimas legislativas por cada deputado. Eu juro que não entendo como isto é possível, apesar do texto explicar:

 

O advogado belga Victor D´Hondt não tem culpa, mas parte das distorções e perversidades do sistema eleitoral é atribuída ao modelo que ele inventou. Criado para converter votos em mandatos, o método de Hondt já tem a "desvantagem" de dar um "bónus" aos maiores partidos, favorecendo a formação de maiorias e a sacrossanta "governabilidade". Mas, no atual cenário demográfico, acentua o fosso entre o interior e o litoral, distorcendo ainda mais a proporcionalidade entre eleitos e eleitores. Quanto menor o círculo, mais votos vão para o lixo. "O método de Hondt é o mais desproporcional de todos os sistemas proporcionais, mas foi adotado desde o início porque havia muitos partidos, um território mais equilibrado e era necessário estabilizar o País. Hoje tornou-se um problema. O Parlamento tentou uma reforma eleitoral em 2002, mas desde então nada se fez", explica Luís Teixeira.

 

Ok, agora digam-me com que cara eu fico quando eu digo a alguém para ir votar ao invés de ficar em casa se o voto desse alguém pode não contar para nada. Enchemos páginas deste tópico a falar de que algo devia ser feito para a abstenção descer e de repente parece que deixou de fazer sentido não votar noutro partido que não seja PS ou PSD, já que os votos nestes são mais úteis. Dizemos então que os portugueses só vêem à frente esses partidos, mas se esses votos fossem contabilizados de forma igual, o MRPP e o PAN já tinham 2 deputados eleitos. Eu não sei qual é a diferença entre o MRPP e o PCP, mas quem vota lá deve achar o secretário-geral desse mais carismático do que o Jerónimo.
 

Que horror, nao sabia nada disto! Que ultraje, mas como e que uma coisa destas existe e ninguem fala nisto?!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que horror, nao sabia nada disto! Que ultraje, mas como e que uma coisa destas existe e ninguem fala nisto?!!

Se calhar, porque se a malta soubesse a abstenção era capaz de estar entre os 70 e os 80%... Não é justificação, mas era capaz de ser esse o impacto se isto fosse noticiado na SIC ao invés de ser na colega de empresa Visão.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar, porque se a malta soubesse a abstenção era capaz de estar entre os 70 e os 80%... Não é justificação, mas era capaz de ser esse o impacto se isto fosse noticiado na SIC ao invés de ser na colega de empresa Visão.

Realmente... isto é mesmo estúpido, nem á palavras! 500 mil votos deitados ao lixo e simplesmente nojento. Agora percebo porque e que os partidos do poder sao sempre PS/PSD/CDS, com um sistema assim é quase impossivel os outros partidos ganharem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem mete nojo são os "refugiados". Não respeitam nada nem ninguém, acham que é chegar aqui e fazer exigências. Que vão fazer m**** para a terra deles.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isto das sondagens em 3 canais...

Na SIC a sondagem dá mais 1,5% ao PS (35%), mas mesmo assim a coligação consegue ter mais deputados (eu não sei porquê; posso apenas conjeturar que assim o seja por se tratar de uma coligação, mas não tenho mesmo certezas).

Na RTP, a sondagem dá à coligação 41%. Bem, é um tanto difícil de acreditar, tendo em conta todas as outras sondagens anteriores, e por isso mesmo não me lembro do valor do PS.

Falta a sondagem da TVI.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sondagens de hoje:

RTP - Coligação (41 %) PS (34%)

SIC - Coligação (34 %) PS (35,5%)

CM Coligação (35,3 %) PS (34,7%)

 

Sondagens todas diferentes. De realçar que todas apanharam o pós debate das televisões e  da RTP  apresenta dados já do dia de ontem daí se explicar a subida inesperada da coligação após debate radiofónico. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sondagens de hoje:

RTP - Coligação (41 %) PS (34%)

SIC - Coligação (34 %) PS (35,5%)

CM Coligação (35,3 %) PS (34,7%)

 

Sondagens todas diferentes. De realçar que todas apanharam o pós debate das televisões e  da RTP  apresenta dados já do dia de ontem daí se explicar a subida inesperada da coligação após debate radiofónico. 

Conclusao: os portugueses são masoquistas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conclusao: os portugueses são masoquistas.

Essa conclusão não é nova.

Afinal, não houve sondagem na TVI. Pensava que havia...

Sondagens de hoje:

RTP - Coligação (41 %) PS (34%)

SIC - Coligação (34 %) PS (35,5%)

CM Coligação (35,3 %) PS (34,7%)

 

Sondagens todas diferentes. De realçar que todas apanharam o pós debate das televisões e  da RTP  apresenta dados já do dia de ontem daí se explicar a subida inesperada da coligação após debate radiofónico. 

Sabes dizer qual é a empresa mais credível (que tenha acertado mais previsões)?

A sondagem da RTP leva a crer que até foi feita hoje, porque a subida de rating que a Standar & Poor's deu, apesar de mínima, podia ter influenciado qualquer coisa.

Editado por srcbica
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem mete nojo são os "refugiados". Não respeitam nada nem ninguém, acham que é chegar aqui e fazer exigências. Que vão fazer m**** para a terra deles.

Realmente, porque é que não vão para a terra deles ser bombardeados pelo Estado Islâmico em vez de andarem por aí com exigências absurdas como serem tratados como pessoas e não como gado? 

Sondagens de hoje:

RTP - Coligação (41 %) PS (34%)

SIC - Coligação (34 %) PS (35,5%)

CM Coligação (35,3 %) PS (34,7%)

Sondagens todas diferentes. De realçar que todas apanharam o pós debate das televisões e  da RTP  apresenta dados já do dia de ontem daí se explicar a subida inesperada da coligação após debate radiofónico. 

As sondagens da RTP e da TVI vão ser diárias. No caso da RTP inclui respostas dos últimos 4 dias, e portanto a amostra vai sendo actualizada.
A da Católica/RTP tem o resultado mais estranho. Outra surpresa é o crescimento do BE (8%), que aparece à frente da CDU (7%).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa conclusão não é nova.

Afinal, não houve sondagem na TVI. Pensava que havia...

Sabes dizer qual é a empresa mais credível (que tenha acertado mais previsões)?

A sondagem da RTP leva a crer que até foi feita hoje, porque a subida de rating que a Standar & Poor's deu, apesar de mínima, podia ter influenciado qualquer coisa.

A sondagem da RTP foi a mais recente. Realizada nos últimos 3 dias...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As sondagens da RTP e da TVI vão ser diárias. No caso da RTP inclui respostas dos últimos 4 dias, e portanto a amostra vai sendo actualizada.A da Católica/RTP tem o resultado mais estranho. Outra surpresa é o crescimento do BE (8%), que aparece à frente da CDU (7%).

Eu fiquei tão parvo com o valor da coligação, que nem reparei no do BE. Era bem bom para o BE, mas estamos tão habituados a vê-lo atrás da CDU, que acho que tira credibilidade à sondagem. É que é tão diferente de todas as outras. Mas, vá, na Grécia, sabe-se lá como, só havia uma empresa a dar vitória ao Não no referendo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiquei tão parvo com o valor da coligação, que nem reparei no do BE. Era bem bom para o BE, mas estamos tão habituados a vê-lo atrás da CDU, que acho que tira credibilidade à sondagem. É que é tão diferente de todas as outras. Mas, vá, na Grécia, sabe-se lá como, só havia uma empresa a dar vitória ao Não no referendo.

Eu não compreendo como é que a CDU tem mais votos que o BE. Parece-me que há uma grande diferença e sem dúvida que o BE é melhor que os comunistas. Pelo menos, não têm o descaramento de incluir a saída da UE no seu programa eleitoral, como o PCP. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não compreendo como é que a CDU tem mais votos que o BE. Parece-me que há uma grande diferença e sem dúvida que o BE é melhor que os comunistas. Pelo menos, não têm o descaramento de incluir a saída da UE no seu programa eleitoral, como o PCP. 

Eu diria que é por causa de termos uma população envelhecida. O PCP sempre se manteve fiel ao comunismo do séc. XX, ainda hoje se mantém fiel a esses valores, e o facto de o Jerónimo de Sousa ser líder do partido há tantos anos e manter o mesmo discurso de sempre deve, de alguma forma, alienar a população mais idosa. Não estou bem ciente em que partido os jovens votam mais (nos EUA fazem todo o tipo de detalhes, desde a orientação sexual a quantas vezes vão à igreja, aqui não sei), mas acho que os jovens que votam de maneira mais informada prefiram o BE ao PCP. Eu nunca iria votar por nenhum deles mas prefiro o BE também. :haha: 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não compreendo como é que a CDU tem mais votos que o BE. Parece-me que há uma grande diferença e sem dúvida que o BE é melhor que os comunistas. Pelo menos, não têm o descaramento de incluir a saída da UE no seu programa eleitoral, como o PCP. 

Também acho que o BE é bem melhor que a CDU. Mas acho que a CDU tem muitas pessoas que são muito fiéis ao partido, apesar disso não chegar para ganharem. Mas eu até pensava que o BE ia ter mais intenções de voto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...